Todos já tivemos aqueles dias em que simplesmente não conseguimos começar as coisas, a isso chama-mos de procrastinação. Existem tarefas que precisamos de realizar, mas evitamo-las. Continuamos a adiar e trabalhamos noutras coisas. Estamos a procrastinar.
Não é que não estejamos a fazer nada; apenas estamos a adiar ou a postergar uma ação ou tarefa específica. Com o tempo, evitar demais pode afetar a produtividade.
Felizmente, fazer pequenas alterações na tua abordagem pode melhorar a tua produtividade no trabalho. Este artigo irá discutir as razões comuns pelas quais procrastinamos no trabalho e fornecer dicas práticas para superar os nossos maus hábitos de procrastinação.
porque procrastinamos
As pessoas procrastinam por várias razões. Algumas das mais comuns são:
- Não gostar de realizar uma tarefa específica
- Preocupação com um resultado negativo ou baixo desempenho
- A tarefa ser desafiadora
- Ser uma tarefa que causa ansiedade
- Adiar porque ainda há muito tempo disponível
- Falta de direção clara ou ordem de passos
- Baixo valor ou falta de recompensa
10 maneiras de vencer os maus hábitos de procrastinação e concluir tarefas
Queres ser mais produtivo no trabalho? Põe um fim à procrastinação no local de trabalho com estas dicas fáceis de implementar:
1. define objetivos e cria uma lista realista de tarefas
Listas de tarefas são altamente eficazes apenas se fizeres listas realistas. Podes colocar pressão desnecessária sobre ti mesmo ao criar listas de tarefas que não são geríveis dentro do tempo que tens disponível para trabalhar nelas.
Sê realista em relação ao teu tempo, quanto tempo as tarefas demoram a ser concluídas e quanto consegues realizar num determinado dia, semana ou mês.
2. começa por uma tarefa que gostes
Começa sempre o dia com algo que gostes de fazer. Isso ajudar-te-á a entrar no ritmo do dia de trabalho. Pode ser algo tão simples como verificar o teu email, ter uma reunião diária com a tua equipa, rever o teu horário ou entrar na mentalidade de trabalho adequada. Além disso, serás capaz de riscar algo da tua lista de tarefas, o que é motivador.
3. divide as tarefas em ações mais pequenas e fáceis de gerir
As pessoas procrastinam frequentemente quando se sentem sobrecarregadas. Uma maneira eficaz de tornar as coisas mais fáceis de completar é dividir uma tarefa em passos menores e mais fáceis de gerir. Concentra-te em completar essas ações menores uma a uma até que a tarefa maior esteja concluída.
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Estás cansado da vozinha no fundo da tua mente que interfere com a vida e a carreira que realmente desejas? As crenças limitadoras são um obstáculo mental comum. Sabe como vencê-las neste artigo.
quero saber mais!4. para de fazer promessas exageradas
Fazer promessas exageradas pode colocar muita pressão sobre ti para executar tarefas. Se não conseguires fazer algo, assume-o. O tempo é limitado e é essencial geri-lo bem. Quando fazes promessas demasiado ambiciosas, rapidamente ficas stressado com tudo o que precisas de fazer. Acabas por te preocupar com o que tens de fazer em vez de o concretizar.
5. não tentes fazer várias coisas ao mesmo tempo
Concentra-te numa coisa de cada vez. Dá toda a tua atenção e não apenas parte dela até que a tarefa esteja concluída. Depois de terminares, passa para a próxima coisa em que precisas de trabalhar. Continua este processo até concluíres todas as tuas tarefas do dia.
6. organiza as tarefas por prioridade
Ordenar as tarefas diárias por prioridade permite-te realizar as coisas mais importantes quando estás mais fresco. As tarefas podem demorar mais do que o previsto e outras coisas podem surgir durante o dia. Se começares pelas tarefas mais críticas, mesmo que não completes toda a lista, as coisas mais importantes ainda serão feitas.
7. estabelece prazos e compromete-te com eles
Definir um prazo para as tarefas é importante. Pode ajudar-te a planear tarefas a curto e longo prazo. Terás uma melhor ideia de quando deves trabalhar nas tarefas e, o mais importante, quando as deves concluir.
vê 4 dicas para terminar tarefas aborrecidas
4 dicas para terminar tarefas aborrecidas8. reduz as distrações
As distrações consomem tempo. Desviam a tua atenção do que precisas de fazer e quebram a tua concentração. Fecha o teu email, afasta o teu telemóvel, desativa as notificações das redes sociais e, se isso te distrai, não ouças música. Mantém-te concentrado!
9. começa cada dia de novo
Esquece a procrastinação passada. Não há necessidade de te deteres no passado. Mesmo que tenhas tido um dia difícil anteriormente, concentrar os teus esforços nas tarefas de hoje ajudar-te-á a recuperar. Lembra-te de que em alguns dias não conseguirás fazer tanto quanto gostarias, mas também terás dias em que realizarás muito.
10. faz pausas curtas, mas frequentes
É desafiador concentrarmo-nos a plena capacidade por mais de 90 minutos seguidos. Depois de ultrapassares este limite, a tua eficiência diminuirá e terás maior dificuldade em manter a concentração. Aborda as tarefas em blocos realistas (por exemplo, 30 minutos por tarefa). Faz pausas curtas e frequentes para manter a tua mente fresca e permitires-te recarregar as energias.
A procrastinação no trabalho pode afetar o teu desempenho geral. Para resumir, para alcançares os teus objetivos, precisarás de gerir melhor o tempo que gastas a realizar a tarefa, mas também o tempo despendido a planear a tarefa.
Planear com antecedência é bom, mas o mais importante é concluir a tarefa em questão, mesmo que isso signifique reduzir o número de tarefas que fazes! Compromete-te com a ação, não com o número de coisas que queres fazer!
Se tens tendência para procrastinar, experimenta as dicas acima para reduzir a tentação de evitar tarefas e ações específicas no local de trabalho.
vê como estabelecer objetivos - e mantê-los!
como estabelecer objetivos - e mantê-los!queres mais dicas de produtividade e outros conselhos para aproveitares ao máximo o teu dia de trabalho?
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