No passado, muitos colaboradores juntaram-se a organizações com a intenção de permanecerem com um empregador durante a maioria - se não a totalidade - das suas carreiras. Para a maioria das indústrias e funções, este já não é o caso, e os colaboradores precisam de se valorizar e de aprender continuamente, com o apoio dos seus empregadores, para permanecerem relevantes no mercado de trabalho atual.
As organizações de topo que têm um forte empenho em criar condições de trabalho superiores, reter talentos e aumentar o número de contratações internas compreendem a importância de encorajar os talentos a ter uma mentalidade de "aprendizagem permanente". No entanto, muitas organizações que oferecem iniciativas de formação profissional enfrentam desafios com a adoção e a eficácia em geral. De facto, o nosso recente inquérito ‘Skilling Today’ concluiu que, das organizações que ofereceram formação e requalificação em 2020, apenas nove por cento dos profissionais de RH estão confiantes de que os colaboradores podem conduzir eficazmente as suas próprias iniciativas de formação. Como é que oferecer aos colaboradores ferramentas robustas de desenvolvimento de carreira, formação e requalificação ajuda a sua organização a ultrapassar as barreiras à adoção de competências e a otimizar o retorno do investimento das iniciativas de formação profissional?
organizações e trabalhadores enfrentam uma necessidade urgente de dar prioridade à formação
Em 2018, o World Economic Forum previu que 42% das competências exigidas em todas as indústrias mudariam entre 2018 e 2022. Dados da Gartner revelaram que o número de competências necessárias para um único emprego aumentou 10% de ano para ano desde 2017. Estes números provavelmente só aumentaram, devido a perturbações como a globalização, o avanço da automatização e a pandemia global.
Como as necessidades das empresas mudam rapidamente, as organizações precisam que as competências dos seus colaboradores evoluam para acompanharem as exigências. Estas organizações querem muitas vezes ocupar mais cargos internamente - fazendo-o é mais rentável do que recorrer a contratações externas e impulsiona o compromisso dos colaboradores - mas descobrem que os seus atuais colaboradores nem sempre têm as aptidões certas para preencher esses cargos. Oferecer aos trabalhadores oportunidades contínuas de formação profissional assegura que eles têm as competências necessárias para gerar resultados positivos, contribui para a empregabilidade a longo prazo e impulsiona a retenção. Isto é demonstrado pelos dados do relatório Talent Trends de 2021 da Randstad Sourceright, que revela que 87% do capital humano e dos líderes de C-suite acreditam que a requalificação dos seus colaboradores irá reforçar a retenção.
barreiras à adoção generalizada de competências
Inúmeros recursos de valorização e requalificação estão hoje disponíveis para os colaboradores. A falta de opções não é o problema, mas sim a falta de orientação. Muitas organizações oferecem aos seu trabalhadores acesso a conteúdos pedagógicos, tais como Degreed, ou cursos extensivos online (MOOCs), tais como Coursera, LinkedIn Learning e Udemy. O recente Workplace Learning Report do LinkedIn concluiu que 73% dos profissionais de aprendizagem e desenvolvimento esperam gastar menos em formação dirigida por formadores e 79% esperam aumentar o seu investimento na aprendizagem em linha. No entanto, os empregadores enfrentam frequentemente desafios com a utilização e o impacto da aprendizagem online. Em muitos casos, estas organizações têm investido em contratos plurianuais e dedicaram tempo e recursos ao lançamento dos mesmos.
O problema fundamental é que esta mudança da formação dirigida por formadores para a aprendizagem online retira uma peça chave de qualquer jornada de aprendizagem bem sucedida - orientação. Os trabalhadores veem uma extensa lista de cursos disponíveis e não têm a certeza do que querem aprender ou do que precisam de aprender para crescer nas suas funções atuais ou passar para outras funções internamente. Em alguns casos, podem saber o que querem aprender, mas podem não ter a certeza sobre a melhor abordagem ou os melhores cursos a seguir. Sem saber por onde começar ou o que introduzir na barra de pesquisa das ferramentas que lhes foram dadas, estas ferramentas são muitas vezes subutilizadas pelos trabalhadores.
como superar os desafios de formação e gerar retorno do investimento
Ferramentas de desenvolvimento de carreira eficazes podem fornecer o elo que falta na maioria dos programas de formação profissional das empresas para ajudar os trabalhadores que não compreendem o que devem ou precisam de aprender.
Ao estabelecer uma parceria com o fornecedor certo de mobilidade de talentos, pode dar aos trabalhadores ferramentas de desenvolvimento de carreira que os habilitem a descobrir e aprender competências que se alinhem com as suas paixões e necessidades profissionais. Para além destas ferramentas, os trabalhadores devem ser acompanhados por especialistas em carreiras. O programa de formação profissional da Risesmart, por exemplo, inclui serviços que ajudam os colaboradores a transformar o seu plano de carreira num plano estratégico de formação profissional. Esta combinação de tecnologia e orientação humana pode aumentar a motivação dos colaboradores quanto à requalificação e valorização. As empresas que utilizam esta abordagem veem frequentemente uma melhor adoção dos seus programas de formação profissional atuais.
vê as 7 estratégias para o reskilling da sua força de trabalho
7 estratégias para o reskilling da sua força de trabalhoproporcionar acesso a ferramentas de prospeção de carreira
Os instrumentos de desenvolvimento de carreira permitem aos trabalhadores desenvolverem a sua própria prospeção e descoberta de carreira, ajudando-os a decidir no que se querem concentrar mais e no que não necessariamente desperta o seu interesse. Estas ferramentas também ajudam os trabalhadores a formar uma visão de potenciais percursos de carreira que se alinhem com os objetivos da sua organização e competências exigidas no mercado de trabalho em geral.
Em vez de ficarem sobrecarregados com as opções de formação profissional disponíveis, os trabalhadores podem aproveitar os dados para tomar decisões inteligentes sobre os seus percursos de formação profissional e de desenvolvimento de carreira.
Segundo o nosso recente relatório "Skilling Today", das organizações que ofereceram formação profissional em 2020, quase todos (98%) disseram que os trabalhadores ou utilizaram total ou parcialmente as competências que aprenderam para benefício da empresa. Além disso, 57% dos trabalhadores que participaram nas ações de qualificação disseram ter aplicado as suas novas ou renovadas competências para trabalhar de uma forma significativa. Ao oferecer aos seus colaboradores os recursos para não só aprenderem competências relevantes, mas também aplicarem essas competências - quer nas suas funções atuais ou ao descobrir novas oportunidades através do desenvolvimento da carreira - a sua organização pode aumentar a eficácia e o ROI das suas iniciativas de formação profissional.
oferecer coaching personalizado
Mesmo com acesso a dados relevantes do mercado de trabalho e de competências, todos os colaboradores podem beneficiar de uma orientação personalizada 1:1 prestada por um coach de carreira. A orientação personalizada ajuda os trabalhadores a perceber os dados do mercado de trabalho e a expandir as suas perspetivas relativamente às opções de carreira. Isto pode levar à descoberta de competências inexploradas ou a um foco na construção de novas competências que não conheciam anteriormente - o que pode ajudar a sua empresa a preencher lacunas de competências críticas.
O coaching também ajuda os colaboradores a criar um plano de desenvolvimento de carreira focalizado, que é altamente relevante e que se baseia na sua própria motivação pessoal.
fornecer orientação pessoal adicional
Para além do coaching, alguns colaboradores poderão necessitar de orientação adicional para tirar o máximo partido das iniciativas de desenvolvimento de carreira e de qualificação. Quando necessário, conselheiros de aprendizagem certificados e os assistentes de carreira podem ajudá-los a converter o seu plano de carreira num plano de aprendizagem - aquilo a que chamamos um plano estratégico de competências - recomendando cursos específicos e oportunidades de aprendizagem experimental para tirar partido das ferramentas de competências fornecidas pela empresa. Um conselheiro de aprendizagem pode ajudar os colaboradores que tenham planos de aprendizagem complexos ou necessitem de ajuda para se manterem no bom caminho com o seu plano.
recolher feedback dos colaboradores
Uma forma fundamental de alcançar o sucesso com qualquer iniciativa para os colaboradores na sua organização é recolher feedbacks e agir com base neles. Antes de lançar uma nova iniciativa de desenvolvimento de carreira ou de qualificação, considere enviar aos colaboradores um inquérito que faça perguntas relacionadas com os seus objetivos de carreira, quais as competências que estão interessados em aprender e como prefeririam construir essas competências. Uma vez que estes programas estejam em curso, continue a recolher feedback para assegurar que estão a contribuir para o crescimento, bem como a impulsionar o engagement e a retenção dos colaboradores.
promover bons resultados através da formação profissional
As organizações que seguem uma estratégia de formação eficaz e orientada podem proporcionar aos colaboradores maior clareza sobre as suas opções e oportunidades para o futuro. O plano de qualificação de cada indivíduo pode ser dividido num processo passo-a-passo, com metas alcançáveis, o que ajudará a reduzir os obstáculos à adoção formações e tornará os colaboradores mais propensos a agir. Como resultado, os trabalhadores terão mais probabilidades de desenvolver as competências para se destacarem nas suas funções atuais ou mudarem para novas funções internamente para satisfazer as exigências empresariais em mudança. E quando chegar o momento de os trabalhadores abandonarem a organização, terão competências relevantes que os ajudarão a permanecer empregáveis.
Incentivar a aplicação de ações de formação pode também proteger a sua organização de um futuro imprevisível, pois os colaboradores manterão as suas competências atualizadas, permitindo que a empresa se mantenha ágil e capaz de se adaptar rapidamente a um ambiente empresarial em rápida mudança. Além disso, as empresas podem ver um melhor ROI nos investimentos feitos em ferramentas atuais, como conteúdos de aprendizagem ou MOOCs, porque os trabalhadores terão mais probabilidades de os utilizar e aplicar as competências que aprendem de uma forma significativa.
vê como identificar e colmatar lacunas de competências na sua
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