Todos sabemos como é bom ser generoso. Ajudar os outros é uma parte importante da maioria das doutrinas religiosas e guia a forma como a maioria de nós partilha este planeta e leva vidas que têm significado e propósito.
Correndo o risco de parecer menos do que altruísta, retribuir é benéfico para ambos os lados. Como voluntário, está a fazer algo grandioso para a sua comunidade, mas também pode beneficiar. É difícil pensar num melhor exemplo de uma situação vantajosa para ambas as partes.
Então, como é que o voluntariado o beneficia, precisamente? O voluntariado alarga as suas redes sociais, permite-lhe exercer a sua paixão por uma causa particular, ligar-se com outros de forma significativa, melhorar a sua saúde física e mental, aumentar o seu sentido de propósito, e sentir a realização pessoal que advém de saber que fez a diferença na vida de alguém. Com todas estas vantagens, a questão é: porque não quer ser um voluntário?
benefícios do voluntariado para o desenvolvimento da carreira
- experimentar uma área de estudo diferente ou uma nova carreira.
É uma excelente forma de obter experiência e conhecimentos em primeira mão na sua área de interesse, explorar novas possibilidades e conhecer pessoas no campo com pouco ou nenhum risco, ou assumir um compromisso a longo prazo.
- aperfeiçoar as competências existentes ou aprender novas competências.
Aprenda a exercitar as partes do seu cérebro que frequentemente não obtêm um bom treino, aumentar o seu nível de confiança, comunicar melhor, e praticar a resolução de problemas e trabalho de equipa. Muitas organizações proporcionam formação gratuita à sua força de trabalho voluntária.
- criar ou expandir a sua rede.
O voluntariado expõe-o a novas pessoas, potenciais mentores e organizações profissionais a que de outra forma não teria acesso ou mesmo consideraria. Conhecer novas pessoas através do voluntariado abre portas a potenciais oportunidades com organizações que estão a contratar, uma nova videira de informação e dicas, e referências a pessoas que talvez não consiga contactar por si próprio.
- impressionar os gestores de contratação.
O voluntariado demonstra a sua paixão e vontade de se comprometer com uma causa. Muitas vezes, os departamentos de RH citam a experiência voluntária num currículo como um factor decisivo na sua vontade de considerar um candidato em detrimento de outro. Por vezes, é apenas a questão de inclinar a balança a seu favor - especialmente se a empresa com a qual está a entrevistar partilha as mesmas causas. E certamente fornece referências valiosas quando se está à procura de emprego.
- ganhar experiência do "mundo real".
Se for um recém graduado ou se estiver apenas a familiarizar-se com uma nova área, poderá não ter tido oportunidades de aprendizagem prática para pôr as suas novas competências em prática. A aprendizagem dos livros é óptima, mas por vezes os recrutadores procuram um pouco mais. O voluntariado é uma forma ideal de adquirir experiência no trabalho, particularmente quando está a ter dificuldades em localizar empregos remunerados. A vontade de se comprometer e o desejo de contribuir são praticamente tudo o que precisa para encontrar oportunidades significativas de voluntariado.
- evitar o tempo ocioso ou o aborrecimento.
Há oportunidades tanto para reformados qualificados que procuram preencher os seus dias como para pessoas com o desejo de esculpir algum tempo das suas vidas ocupadas.
- sentir-se produtivo, e bom com as suas contribuições.
Talvez o seu trabalho se tenha tornado um beco sem saída que desempenha por rotina. O voluntariado pode acordá-lo e lembrar-lhe que é possível desfrutar do que faz com as pessoas de quem gosta e com quem partilha interesses. Ou talvez tenha estado desempregado, a sua procura de emprego esteja a demorar demasiado tempo e precise de reconstruir a sua auto-estima fracturada. O voluntariado pode fazê-lo sentir-se valioso e apreciado; e quem não poderia usar um pouco - ou muito - disso?
- permanecer activo na reforma.
Os médicos concordam que os reformados que se oferecem voluntariamente relatam níveis mais elevados de bem-estar e boa saúde, mesmo entre aqueles que sofrem de perdas ou dores crónicas. O voluntariado permite-lhe permanecer activo no seu campo sem cometer o mesmo nível de tempo e esforço.
como fazer com que o voluntariado funcione para si
- descubra o que lhe apaixona.
Se vai ser voluntário, fá-lo porque acreditas nisso! Vai gostar mais. Afinal de contas, está a doar o seu tempo - porquê gastar esforço em algo pelo qual não és apaixonado? O melhor de tudo é que vai conhecer e fazer amizade com pessoas que pensam da mesma maneira. É um amante de animais? Tente ser voluntário com o seu abrigo local. É um ambientalista fervoroso? Seja voluntário para limpar o parque local. É apaixonado pelas artes? Um período de voluntariado com o seu centro de artes da comunidade local pode ser o caminho a seguir.
- tratar o trabalho voluntário como trabalho remunerado.
Só porque está a doar o seu tempo, isso não lhe dá liberdade para fazer o que quiser. Seja respeitoso, fiável, e diligente. Se não agiria da mesma forma no trabalho, não o faça quando se oferece como voluntário.
- afie a sua ética de trabalho.
Assuma mais responsabilidade e mais deveres, se o tempo o permitir. É fácil ficar preso aos compromissos da sua 'vida real' como um trabalho a tempo inteiro e as crianças. Se todos fizessem o mesmo, viveríamos num mundo bastante egoísta. Mas se está num bom lugar e tem a oportunidade, porque não aproveitar um pouco mais? O voluntariado pode ser viciante, uma vez que nos apercebemos de como é fantástico aquele sentimento caloroso e confuso de ajudar alguém!
- saiba quem está no comando.
A maioria das organizações de caridade e sem fins lucrativos têm conselhos compostos por figuras políticas, empresariais e sociais de alto nível. Conheça-os e ligue-se a eles. Nunca se sabe de onde virá a próxima mão para cima. Se estiver estabelecido na sua própria carreira, nunca se sabe, pode estar em posição de o pagar a um jovem e comer.
- tenha zero expectativas.
Não entre no voluntariado com a mão estendida, perguntando-se "o que é que eu ganho com isto? No final do dia, como voluntário, está a servir a sua comunidade. Sim, há algumas grandes implicações para a sua carreira, mas se essas são as únicas razões pelas quais está a considerar o voluntariado, talvez queira dar um passo atrás e reavaliar. Os melhores e mais eficazes voluntários oferecem ajuda e apoio em primeiro lugar, e desfrutam de quaisquer regalias em segundo lugar. No final, deverá sentir que contribuir para algo que valha a pena foi recompensa suficiente!
O voluntariado beneficia toda a gente. É um ganho mútuo para todos os que toca. E não poderíamos todos usar muito mais disso?
fonte: Randstad Canada