Iniciar a semana positivamente. Porque é que todos queremos começar uma dieta numa segunda-feira? O que é que nos leva a pensar que teremos mais sucesso a evitar a sobremesa nesse dia do que, digamos, na quinta-feira? Estudos mostram que a segunda-feira é o dia mais produtivo da semana. Então porque é que, em vez de o abraçarmos, receamos muitas vezes a sua chegada?
vê as 4 dicas para terminar tarefas aborrecidas
4 dicas para terminar tarefas aborrecidasa segunda-feira é um novo começo
A segunda-feira é o ponto de partida para o resto da semana. É um novo começo, mesmo que tenhas trabalhado no fim-de-semana ou sido perseguido pelos teus filhos e as suas múltiplas atividades. Idealmente, terias usado o fim-de-semana como uma pausa da tua rotina frenética regular e chegado a segunda-feira refrescado e recarregado. (Se estiveres a rir-te da última frase, pode ser porque és uma mãe ou um pai que trabalha e a tua vida é gerida na autoestrada. Para ti, voltar ao escritório à segunda-feira pode até ser visto como uma pausa) Independentemente disso, as segundas-feiras são um novo começo, especialmente se o virmos como o topo da colina em vez do fundo. A partir daí poderás ver o resto da semana e, se fores esperto, preparar-te-ás para isso. A preparação é a chave para aceitar a segunda-feira e torná-la tua amiga. Eis como:
prepara-te durante o fim-de-semana
Experimenta cozinhar grandes quantidades para que as refeições sejam fáceis de organizar. Prepara os teus almoços com antecedência para que tenhas sempre uma opção saudável e rápida garantida. Quanto mais saudável for a tua dieta e mais bem equipado estiveres para te concentrares, maior será a tua resistência e mais aguçada estará a tua mente.
Prepara o pequeno-almoço e as tuas roupas na noite anterior, para tornar a manhã de segunda-feira o menos stressante possível. Se tiveres filhos, ajuda-os a fazer o mesmo. Até as crianças pequenas podem participar na preparação da semana.
usa a tua melhor roupa
Por muito tentador que seja vestir uma roupa preguiçosa de segunda-feira de manhã, a tua roupa dá o tom ao teu estado de espírito. Escolhe uma roupa que transmita motivação para ti próprio, algo em que te sintas bem e que te ajude a entrar no estado de espirito certo, rumo ao sucesso.
As tuas roupas influenciam a forma como te sentes, o modo como ages e a perceção dos outros sobre ti. Porque não tirar partido disso numa segunda-feira de manhã, quando podes precisar de um pouco de ajuda extra para te sentires no teu melhor?
chega ao trabalho um pouco mais cedo
Para muitos de nós, a tentação de dar uma ou duas bofetadas no botão de snooze (desligar o alarme) é especialmente tentadora numa segunda-feira de manhã. Em vez disso, começa a tua semana com o pé direito. Em vez de dormir até ao último segundo, experimenta ir para a cama um pouco mais cedo no domingo. Chegar ao trabalho um pouco mais cedo pode dar-te tempo para organizar os teus pensamentos. Usa a primeira meia hora do teu dia de trabalho para planear o teu dia e o resto da semana.
estabelece objetivos realistas para a semana
Muitas vezes sobrecarregamos as nossas agendas e depois ficamos stressados quando não conseguimos concluir tudo. Sê realista sobre como o teu tempo será gasto e, se algo precisar de ser adiado para a semana seguinte, sê honesto contigo mesmo nesse âmbito.
Também podes utilizar a tecnologia para te ajudar a definir e alcançar objetivos realistas e possíveis para o dia e para a semana. Um calendário online ou em papel pode ajudar-te a organizar os teus pensamentos, atividades e prazos, e a criar um plano de ação.
elimina os teus e-mails em atraso
A maioria de nós passa muito tempo, no trabalho, a verificar e a responder a e-mails, quando deveríamos utilizar esse tempo para, efetivamente, executar trabalho. Programa algum tempo, diariamente, no teu calendário para organizar o correio eletrónico e restringe-te a esse tempo.
Se conseguires aceder a e-mails de trabalho a partir de casa, usa algum do teu tempo, durante o fim-de-semana, para dar uma vista de olhos ao teu e-mail; apaga o que não é importante, identifica o que pode esperar e marca o que vai requerer atenção imediata quando chegares ao trabalho na segunda-feira. Colocar a tua caixa de entrada em ordem de antemão garante-te a possibilidade de te concentrares no que é importante quando voltares ao trabalho.
guarda as reuniões para mais tarde
Cancela as reuniões de segunda-feira de manhã, se possível, ou remarca-as para mais tarde no dia. Não estarás apenas a ajudar-te a ti próprio; os teus colegas apreciarão ter tempo para adiantarem o trabalho da semana. Em seguida, dedica-te ao teu trabalho. Coloca um temporizador no teu relógio durante duas horas, liga os teus auscultadores para reduzir as distrações e compromete-te com o teu trabalho. Após duas horas, levanta-te, anda, estica-te, bebe um copo de água.
agenda um pouco de tempo pessoal
Muitas pessoas usam a sua hora de almoço para fazer recados de forma a deixar para depois do trabalho ou a libertar tempo nos fins-de-semana. Outras dão um passeio. Cabe-te a ti decidir o melhor e mais produtivo uso do teu tempo. Tornar o exercício parte da tua rotina de segunda-feira, seja qual for a forma em que o possas encaixar, também pode ser um enorme estimulo para a tua energia durante o resto da semana. O exercício liberta endorfinas, o que pode proporcionar um sentimento positivo para o teu primeiro dia da semana, e esse sentimento pode perdurar ao longo da semana.
exponencia a tua carreira profissional
6 conselhos essenciais que nunca é tarde (ou muito cedo) para seguir.
melhorar a minha carreiraO melhor que pode ser dito sobre algumas segundas-feiras é que elas terminaram e que estás oficialmente lançado para uma nova semana de trabalho. Mas agarrar a oportunidade e tirar proveito da segunda-feira como apenas o começo da semana, coloca-te no comando e coloca-te numa posição para atingires os teus objetivos. Com um pouco de planeamento e uma nova atitude, a segunda-feira pode tornar-se a tua nova melhor amiga.
vê os 10 passos para quebrar a procrastinação no trabalho
10 passos para quebrar a procrastinação no trabalho