Os grandes avanços nas ferramentas de IA tradicionais e generativas nos últimos anos tiveram um sério impacto no sector do recrutamento. A colaboração entre humanos e IA já está a ajudar as empresas e os candidatos a contratar ou a serem contratados, e algumas organizações estão a adotar a sua capacidade de automatizar e simplificar tarefas de recrutamento comuns.
As ferramentas de IA atuais conseguem compreender grandes quantidades de informação e gerar novos conteúdos de uma forma surpreendentemente humana, e estão a melhorar todos os dias. Isto levanta uma questão importante para muitas empresas e recrutadores - que papel terão os humanos no processo de recrutamento com IA nos próximos meses ou anos?
Neste artigo, mostraremos que os recrutadores humanos não se tornarão obsoletos tão cedo. O impacto da IA no recrutamento é enorme e a IA pode tornar os recrutadores mais eficazes, mas não os vai substituir totalmente.
download: o nosso relatório condensado sobre a IA e o mercado de trabalho
download relatório condensadosó os seres humanos podem construir uma relação forte entre candidato e recrutador
O recrutamento é um sector inerentemente centrado nas pessoas. Em muitos casos, um recrutador precisa de compreender verdadeiramente os desejos, as perspectivas e as motivações mais amplas das empresas para as quais trabalha e dos candidatos que recruta. Uma relação forte baseada numa comunicação clara é essencial neste domínio - e é frequente que estas relações estreitas entre indivíduos conduzam aos recrutamentos mais bem sucedidos.
Mesmo nos casos em que a relação candidato-recrutador é estritamente profissional, a maioria das pessoas concorda que um rosto amigável e alguma ligação humana conduzem a melhores resultados. Este facto é até apoiado pela ciência - num estudo publicado na revista de RH Personnel Review, os investigadores conseguiram provar, em condições laboratoriais, que os talentos reagem melhor a um recrutador simpático.
Os resultados mostraram que os participantes no teste, confrontados com um recrutador amigável numa entrevista simulada, "sentiram-se mais atraídos pelo recrutador, consideraram a oportunidade de emprego mais desejável e estavam mais dispostos a aceitar a oportunidade de emprego".
As ferramentas de IA podem reduzir a carga de trabalho manual de um recrutador, mas não são capazes de criar a ligação humana que melhora os resultados do recrutamento - o que nos leva ao ponto seguinte.
os candidatos confiam mais nos recrutadores humanos do que nos sistemas de IA
Uma das principais razões pelas quais as pessoas não estão dispostas a construir uma relação a longo prazo com um recrutador de IA é simples - não confiam na IA. Isto foi demonstrado numa série de inquéritos, nomeadamente "Trust in artificial intelligence", um estudo global de 2023 realizado pela KPMG e pela Universidade de Queensland.
De acordo com o inquérito, três em cada cinco pessoas têm receio de confiar nos sistemas de IA e 67% dos inquiridos referiram uma aceitação "baixa" ou "moderada" da IA. A grande maioria dos inquiridos reconheceu que a tecnologia de IA traz uma série de benefícios, mas apenas metade acredita que os benefícios superam os riscos.
download: o nosso relatório condensado sobre a IA e o mercado de trabalho
download relatório condensadoO estudo também analisou os níveis de confiança do público em diferentes aplicações de IA. A maioria dos inquiridos mostrou-se bastante descontraído quanto à utilização da IA para melhorar os diagnósticos médicos, mas a área de utilização da IA em que menos se confiava era a dos RH.
O relatório do inquérito não analisou as causas deste ceticismo em relação à contratação de IA, mas os números mostram que é pouco provável que os candidatos e as empresas queiram trabalhar com um recrutador que dependa demasiado da IA - as manchetes sobre ferramentas avançadas de IA que discriminam certos candidatos não são susceptíveis de reparar esta falta de confiança num futuro próximo.
A IA terá dificuldade em desenvolver os conhecimentos necessários para o recrutamento especializado
A razão pela qual as ferramentas de IA generativa mais populares atualmente podem fazer tanto é o facto de serem "treinadas" em conjuntos de dados verdadeiramente maciços criados a partir de conteúdos extraídos da Internet, de livros e de revistas de investigação. Quando confrontadas com uma questão, podem recorrer instantaneamente a este enorme banco de conhecimentos pormenorizados e dar uma resposta útil a quase todas as perguntas.
No entanto, o tipo de conhecimento necessário para um recrutamento eficaz em funções especializadas ou de nicho não se encontra, normalmente, em nenhum conjunto de dados. As informações sobre as necessidades específicas de uma empresa, os objetivos e desejos dos candidatos e empregadores envolvidos e os detalhes aprofundados dos produtos, serviços e estratégias comerciais específicos de uma empresa não podem ser reunidos e estruturados por um modelo de linguagem de grande dimensão (LLM).
O futuro da IA no recrutamento consiste em simplificar o fluxo de trabalho de recrutamento, lidar com tarefas repetitivas e fornecer uma fonte de feedback e inspiração instantâneos. A interação humano-IA é uma excelente forma de os profissionais de recrutamento obterem apoio num ambiente exigente. No entanto, o trabalho de construir relações e criar as melhores correspondências possíveis continuará a exigir recrutadores humanos.
À medida que a IA progride a longo prazo, a profissão de recrutador pode tornar-se menos administrativa e mais baseada na utilização de conhecimentos profundos para orientar as empresas e os candidatos na direção certa. Já vemos sinais disso - de acordo com os números da empresa de análise de RH Aptitude Research, 42% dos recrutadores acreditam que a IA os ajudará a concentrar-se no recrutamento estratégico e no trabalho de planeamento, em vez de nas operações do dia a dia.
saber mais sobre as atitudes em relação à IA no mercado de trabalho
A IA está a ter um impacto significativo no recrutamento, tal como noutras indústrias. Mas as empresas que a abordam de forma responsável não precisam de temer os seus efeitos na sua força de trabalho. Faça download do nosso documento de posição condensado sobre IA e o mercado de trabalho para obter os factos sobre as atitudes dos talentos em relação à IA, potenciais casos de utilização de IA no recrutamento e as nossas recomendações aos empregadores que querem começar a utilizar a IA em todo o seu potencial.