É uma das perguntas mais comuns nas entrevistas, mas também uma das mais temidas. Estamos a falar de: "qual é a sua maior fraqueza? Embora tenha surgido uma tendência recente para deixar de fazer esta pergunta com base no facto de que ninguém gosta dela ou a responde honestamente, continua a ser um ponto de partida para muitos entrevistadores. Há uma boa hipótese de teres de responder a esta pergunta em algum momento da tua carreira, por isso é uma boa ideia teres uma resposta preparada.
Embora identificar as tuas piores características provavelmente não seja a parte mais divertida da tua entrevista, existem formas de usar esta pergunta em teu benefício. Abaixo estão as nossas dicas profissionais para falares sobre os teus maiores pontos fracos de uma forma produtiva e significativa.
não congeles nem negues ter quaisquer fraquezas
Quando um entrevistador lhe pergunta sobre as suas fraquezas, acima de tudo procura auto-consciencialização. Querem saber se é capaz de se ver a si próprio claramente e identificar as áreas a melhorar. Não estão à procura da perfeição (ou pelo menos, não deveriam estar!) Negar-lhe quaisquer áreas a melhorar indica que lhe falta auto-consciência ou que não se preparou para uma pergunta de entrevista incrivelmente comum. É por isso que é importante pensar em como irá enquadrar as suas fraquezas muito antes de se sentar numa cadeira de entrevista. Tente identificar 3 potenciais pontos fracos, para que tenha opções quando chegar a altura (para que possa adaptar a sua resposta de modo a ligar-se ao entrevistador) e não seja deixado em branco.
não exageres na sinceridade
Há uma linha ténue entre uma área a melhorar e um dealbreaker profissional. Embora ser honesto consigo mesmo seja importante, ser demasiado honesto pode fazer soar os alarmes. Considere como o gerente de contratação irá interpretar a sua fraqueza. Por exemplo, se identificar a pontualidade como a sua fraqueza, um gerente de contratação poderá assumir que tem o mau hábito de chegar atrasado a tudo. Isso é uma grande bandeira vermelha para um potencial empregador, e provavelmente não o tipo de fraqueza para a qual queira chamar a sua atenção.
escolhe algo que possa ser melhorado
O segredo para falar das suas fraquezas num cenário de entrevista é escolher uma fraqueza que pode ser melhorada com tempo e esforço. Por exemplo, se tiver identificado o estabelecimento de um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal como uma das suas fraquezas, pode falar sobre como está a fazer um esforço para usar o intervalo do almoço para dar um passeio e sair do escritório, ou comprometer-se a sair do escritório às 17 horas pelo menos duas vezes por semana para passar mais tempo com os seus filhos. Falar sobre os passos que está a dar para melhorar mostra crescimento e adaptabilidade.
sê breve
Não passe 5 minutos a debitar sobre as suas fraquezas. O seu objectivo é a auto-consciencialização e não a partilha excessiva. Aqui está um formato a utilizar: 1) Identifique a área das fraquezas. 2) Dê um exemplo concreto de como isto afectou o seu trabalho. 3) Explique as medidas que está a tomar para melhorar. Esta terceira e última secção é onde vai passar a maior parte do seu tempo. Tente manter toda a sua resposta dentro do intervalo de 30 segundos a um minuto.
evita respostas clichê: "sou perfecionista" ou "assumo demasiada responsabilidade"
Garantimos-lhe que cada gerente de contratação e recrutador sob o sol tem ouvido este tipo de respostas diariamente durante toda a sua carreira. Embora possa ser tentador escolher uma fraqueza que é realmente uma força disfarçada, ela não será considerada autêntica. Os recrutadores são sábios a este truque. Estar vulnerável e confessar uma verdadeira falha requer coragem. E essa é uma característica que a maioria dos gerentes de recrutamento apreciará.
sê específico e usa exemplos
Uma vez identificada a sua fraqueza, faça um brainstorm com exemplos da vida real. Se indicar a "gestão do tempo" como a sua fraqueza e deixar as coisas assim, o gerente de contratação será deixado a fazer suposições sobre o que isso significa. Parece que não é capaz de terminar o seu trabalho a tempo, mesmo que isso não seja o que queria dizer! A identificação de um exemplo pinta um quadro e permite-lhe controlar a narrativa. Por exemplo, tente dizer "Eu, por vezes, luto com a gestão do meu tempo". Por exemplo, dei por mim a aceitar todos os projectos que surgiram no meu caminho, mesmo quando sabia que a cronologia dada não era realista para a minha agenda. Estou a tentar ser mais selectivo em relação aos projectos que aceito assumir, e ser frontal com os meus colegas de trabalho sobre quanto tempo demorará a completar os resultados".
tem calma
Estar vulnerável é desconfortável. Essa é uma das razões pelas quais falar de fraquezas é uma das questões mais temidas das entrevistas. No entanto, há uma boa hipótese de estar a repensar esta questão mais do que o seu entrevistador o fará! Tendemos a ser os nossos piores críticos e a cavar mais fundo nas nossas falhas do que qualquer pessoa de fora alguma vez o fará. Seja autoconsciente e identifique formas de melhorar as suas fraquezas, e tudo correrá bem, prometemos!
torna-te um #everydayhero e descobre oportunidades de emprego, dicas de carreira e insights sobre o mercado de trabalho!
subscreve a newsletter