Quando as organizações fazem um balanço dos benefícios disponíveis para os trabalhadores, os de outplacement são frequentemente negligenciados como parte do pacote global. Poderá estar a perguntar-se por que razão uma empresa incluiria assistência de outplacement como parte do seu pacote global de benefícios quando a última coisa em que muitos empregadores querem pensar é em potenciais layoffs.
Quais são os valores empresariais de outplacement para o empregador? Eles incluem:
- diminuição dos custos associados aos despedimentos
- experiências positivas para os trabalhadores impactados
- melhoria da produtividade e do moral dos restantes trabalhadores
- proteção da sua employer & corporate brand
- apelo ao talento qualificado e a novos negócios
O que está incluído nos serviços de outplacement? Os benefícios podem incluir:
- coaching de transição de carreira
- um currículo atualizado e redigido profissionalmente e perfis nos meios de comunicação social
- networking e oportunidade de emprego personalizados
- formação e requalificação através do acesso a recursos online tais como avaliações, vídeos, folhas de dicas, podcasts, webinars, workshops e mais
Ter benefícios de outplacement já implementados – em vez de esperar que surja uma necessidade imediata de utilizar este tipo de serviços – pode ajudar a sua organização a estar preparada. Desta forma, mostra aos seus colaboradores atuais que os irá ajudar numa possível transição de carreira.
Como é que os empregadores beneficiam do outplacement?
diminui custos associados aos despedimentos
Pode parecer contraintuitivo para uma organização que procura diminuir os custos através de uma redução de investimento em serviços de outplacement, mas em muitos aspetos, o valor do negócio pode ultrapassar em muito o custo. Por exemplo, o apoio aos trabalhadores através de serviços de outplacement pode ajudar a acelerar a procura de emprego, reduzindo os custos associados a indemnizações e impostos de desemprego, entre outras despesas.
O custo destes serviços varia em função das necessidades da empresa e do nível profissional dos colaboradores afetados. Algumas variáveis que determinam o custo incluem, o número de trabalhadores afetados e o nível de serviços oferecidos aos trabalhadores - tais como o tempo de coaching, a avaliação crítica versus a escrita do currículo e a duração dos serviços. Outros fatores podem incluir quaisquer serviços e programas adicionais - tais como desenvolvimento de carreira e programas relacionados para os restantes trabalhadores - e descontos oferecidos por empresas de outplacement, muitas vezes com base no volume.
O potencial impacto empresarial e os custos associados à não oferta de serviços de outplacement salientam o valor empresarial do apoio aos trabalhadores que deixam a empresa. Dado o custo dos serviços de outplacement, é importante avaliar cuidadosamente as potenciais empresas de outplacement, considerar as necessidades únicas da sua organização e escolher o seu parceiro em conformidade.
promove uma experiência positiva para os trabalhadores impactados
A ausência de serviços de outplacement, e de outros meios de apoio aos trabalhadores que saem, pode levar a custos inesperados para a sua organização. Se os trabalhadores impactados tiverem uma experiência negativa, poderão partilhar esta experiência nos meios de comunicação social ou em sites de revisão como o Glassdoor, o que colocará a sua organização numa situação de desvantagem e tornará mais difícil - e dispendioso - recrutar trabalhadores qualificados ao longo do caminho.
Segundo um estudo da Randstad and Future Workplace, 57% dos trabalhadores inquiridos disseram que nem sequer se candidatarão a uma empresa com avaliações negativas. Ex-trabalhadores descontentes podem também considerar a possibilidade de apresentar processos judiciais por despedimento sem justa causa, o que pode colocar uma pressão financeira sobre a sua organização.
impulsiona a produtividade e o moral entre os restantes trabalhadores
Os despedimentos e as reduções da força de trabalho também têm impacto nos restantes trabalhadores e podem levar a um declínio na produtividade e no engagement dos mesmos. De facto, um estudo da Universidade de Estocolmo e da Universidade de Canterbury revelou que os "sobreviventes" do despedimento enfrentam um declínio de 41% na satisfação profissional, de 36% no compromisso organizacional e de 20% no desempenho profissional.
Ao manter a transparência em todas as comunicações, tornando claro aos restantes trabalhadores que os seus colegas não foram deixados passar por nenhuma falha própria e destacando a forma como a sua organização os está a ajduar através de serviços de outplacement, é possível manter o moral e a produtividade numa altura em que muitos estão a sentir um stress adicional.
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3 razões para investir em outplacementVê qual é o papel do outplacement nos processos de redução de força de trabalho
papel do outplacement nos processos de redução de força de trabalhoprotege a sua employer & corporate brand
A forma como as organizações tratam os trabalhadores durante o redimensionamento diz muito sobre uma empresa e os seus valores - e os trabalhadores esperam cada vez mais este tipo de transparência.
Embora muitos empregadores possam pensar que o outplacement não precisa necessariamente de ser discutido durante uma visão geral dos benefícios com candidatos e novas contratações, estes serviços são uma peça chave de qualquer pacote de benefícios. Podem ajudar a sua empresa a destacar-se durante o recrutamento, mostrando um compromisso com o seu pessoal, e até reduzir o custo e a duração dos esforços de recrutamento.
Estes serviços, juntamente com os pacotes de indemnização padrão, políticas de notificação prévia e outros benefícios de desemprego forçado, devem ser discutidos com os funcionários de forma tão aberta como benefícios comuns, tais como planos médicos, dentários e de reforma.
Para além de manter a transparência com os trabalhadores, os principais empregadores compreendem hoje a importância de mostrar ao público em geral o compromisso com os seus valores empresariais e a sua marca. Dado um pico no desemprego devido à pandemia COVID-19, muito do estigma que rodeia os despedimentos diminuiu - mas a forma como os empregadores tratam os trabalhadores afetados tem um impacto significativo sobre a marca de uma organização.
A Airbnb teve recentemente de tomar a difícil decisão de reduzir a sua força de trabalho em 25% e o Co-Fundador e CEO Brian Chesky escreveu uma carta aberta aos seus colaboradores anunciando esta notícia, que também foi publicada no website da Airbnb. A sua carta posiciona a Airbnb como um exemplo ideal de um empregador transparente e solidário que está a viver à altura dos valores da sua marca. Para além de oferecer aos trabalhadores benefícios de despedimento e cuidados de saúde, a carta destacou várias formas como a Airbnb está a oferecer aos trabalhadores que partem apoio laboral, incluindo serviços de outplacement. Outras organizações, tais como a Intuit e a Mozilla, partilharam cartas semelhantes.
atrai talento qualificado e novos negócios
A assistência aos trabalhadores durante um despedimento reflete bem a employer brand e a marca global de uma empresa. As organizações que constroem uma reputação de tratar bem os seus trabalhadores durante tempos difíceis serão os empregadores de eleição quando o negócio e a contratação retomarem a atividade, facilitando a aquisição de talentos qualificados. Uma reputação positiva da marca pode também ajudar as organizações a atrair novos negócios de clientes que queiram estabelecer parcerias com uma empresa que defenda os seus valores.
Na Randstad Risesmart, estabelecemos parcerias com organizações de todo o mundo e de todas as indústrias para oferecer soluções bem sucedidas de outplacement, transição de carreira e mobilidade de talentos. Dedicamo-nos a ajudar as melhores organizações a abraçar os seus valores empresariais e a ajudar os seus colaboradores à medida que fazem transições de carreira bem sucedidas - tanto dentro como fora da empresa.
Tanto do ponto de vista do negócio como do valor da marca, os serviços de outplacement são um investimento que vale a pena para qualquer organização. Ao oferecer serviços de outplacement impactantes, pode impulsionar a poupança de custos, apoiar uma experiência positiva para os trabalhadores que partem, aumentar a produtividade entre os restantes, proteger a sua marca, e preparar a sua organização para o sucesso a longo prazo, estando mais bem posicionada para atrair tanto talento qualificado como novos negócios.
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