Independentemente da dimensão da sua empresa ou do sector em que se encontra, é provável que os seus talentos já estejam a utilizar ferramentas de IA para simplificar o seu trabalho diário. Estas ferramentas tornam-se mais poderosas todos os dias e têm o potencial de melhorar as competências existentes dos membros da sua equipa. Mas à medida que a tecnologia se espalha, os riscos potenciais aumentam.
Por esse motivo, é altura de a sua empresa tornar clara a sua posição relativamente à IA. Com uma política de IA, potencialmente combinada com um conjunto de princípios de IA, a sua empresa pode definir ambições, regras e expectativas claras para a utilização da IA dentro da organização - criando confiança e clareza internamente e criando uma base de conformidade com a IA.
Este artigo não deve ser visto como aconselhamento jurídico, mas com base na nossa experiência em IA, abordaremos as principais razões para desenvolver uma política de IA e um conjunto de princípios de IA e esperamos inspirá-lo a começar a criá-los para a sua empresa.
1. São uma parte importante da conformidade legal
As preocupações com a propriedade intelectual aumentaram à medida que a IA generativa se torna mais poderosa, e a legislação específica da IA entrará em breve em vigor em algumas jurisdições. Quando combinada com uma educação e aplicação eficazes, uma política de IA pode definir um quadro claro de expectativas e contribuir para manter a sua empresa na linha.
2. Criam um entendimento comum da tecnologia
É fácil dizer que os trabalhadores devem utilizar a IA de forma "responsável" ou "aceitável". Mas o que é que isto significa na realidade? A definição pode variar consoante a pessoa que utiliza a ferramenta de IA, a tarefa para a qual a está a utilizar ou o departamento em que trabalha. A definição destes termos num documento de política coloca todos na mesma página desde o início.
3. Alinham a utilização da IA com os valores da sua empresa
A maioria das empresas inclui qualidades como confiança, segurança e comportamento ético na sua lista de valores fundamentais, e todas as iniciativas de IA devem estar alinhadas com estes valores. Criar e distribuir um conjunto de princípios de IA e uma política universal de IA ajuda a orientar a utilização da IA na sua organização e garante que a sua empresa pode apoiar a sua utilização da IA.
4. Podem ajudá-lo a utilizar a IA em todo o seu potencial
Apesar de todas estas palavras de cautela, a IA moderna é uma ferramenta incrivelmente poderosa, com casos de utilização extremamente benéficos em quase todas as áreas da sua empresa - do marketing à I&D. Quando utilizada em conjunto com uma formação eficaz, uma política de IA ou um conjunto de princípios de IA pode ajudá-lo a utilizar a tecnologia em todo o seu potencial, reduzindo simultaneamente o risco de utilização incorrecta.
5. Podem ajudar a manter a sua reputação
Os meios de comunicação social adoram histórias sobre erros embaraçosos de IA - como a notícia da advogada que incluiu casos completamente fictícios em documentos jurídicos apresentados a um tribunal canadiano depois de ter feito a sua pesquisa com uma ferramenta de IA popular. Erros como estes podem prejudicar gravemente a reputação da sua empresa. Uma política, por si só, não pode impedir totalmente a utilização incorrecta da IA, mas quando implementada em conjunto com uma formação de qualidade, pode criar uma consciência dos riscos da IA e estabelecer um processo para os reduzir - por exemplo, ao exigir na sua política que as sugestões geradas pela IA sejam cuidadosamente revistas por um humano, pode evitá-los.
6. Aumentam a confiança dos trabalhadores
A IA não é uma tecnologia nova, mas as ferramentas de IA nunca foram tão poderosas e fáceis de utilizar como atualmente. O panorama moderno da IA ainda está a desenvolver-se e muitos profissionais estão interessados em saber mais sobre a forma como estas ferramentas os podem ajudar no seu trabalho. Ao definir os seus princípios e limites num documento oficial, pode dar-lhes uma base sólida e confiança para começarem a fazer experiências dentro dos limites que lhes definiu.
7. Expandirão os seus conhecimentos de IA
A criação de uma política eficaz implicará a investigação dos potenciais riscos legais, desafios de dados e questões éticas que a utilização da IA coloca. Durante este processo, ficará a saber o que a IA realmente significa para a sua empresa - e, como resultado, você e os seus talentos tornar-se-ão utilizadores de IA melhores e mais eficazes.
8. Reforçam a sua marca de empregador
Apesar do seu impacto global, muitas grandes empresas ainda não se pronunciaram sobre a sua atitude em relação à IA. Mas ao seguir o exemplo da Randstad e ao partilhar os seus princípios de IA externamente, mostrará aos profissionais e potenciais recrutas que é uma empresa moderna e líder de pensamento que se adapta rapidamente ao mundo que a rodeia - uma qualidade positiva em qualquer empregador.
9. Podem ajudá-lo a preparar-se para o futuro da IA
Atualmente, a importância da privacidade é bem conhecida e todas as empresas abrangidas pelo RGPD têm de ter uma política de privacidade em vigor. Não é descabido pensar que, no futuro, as empresas também poderão precisar de uma política de IA em vigor para benefício dos seus clientes, fornecedores, talentos e outros contactos. Esta realidade pode parecer distante, mas trabalhar agora na sua conformidade com a IA colocá-lo-á numa posição mais forte no futuro.
10. Contribuem para a sua cultura de utilização responsável da IA
A utilização responsável da IA significa implementar a IA de uma forma ética e positiva que beneficie as pessoas e melhore as suas capacidades actuais - em vez de as substituir totalmente. Os criadores de ferramentas de IA e as principais empresas que as utilizam estão a concentrar-se cada vez mais na IA responsável como forma de obter os benefícios da IA, minimizando os seus potenciais inconvenientes.
A tarefa de criar os seus próprios princípios ou política de IA é relativamente fácil em comparação com a criação de uma cultura de IA responsável na empresa. No entanto, uma vez criada essa cultura, os seus princípios e a sua política podem funcionar como um ponto de referência comum e uma fonte de respostas para os seus colegas.
Para começar, certifique-se de que faz o download do nosso fluxograma para identificar a utilização responsável da IA na sua empresa. Se é novo no tema, utiliza uma lista de perguntas de sim ou não para o ajudar a compreender se um caso de utilização de IA é responsável e fornece sugestões sobre como tornar a utilização de IA da sua empresa mais ética e eficaz.