Para um colaborador que começa num novo local de trabalho, uma integração eficaz é essencial para criar uma boa primeira impressão, dar-lhe confiança na sua nova função e integrá-lo na sua equipa. Para o empregador, é um período sensível que influencia a carreira a longo prazo do trabalhador na empresa - e tem um impacto significativo nos custos da empresa.

Os problemas pessoais criados por um processo de integração deficiente podem constituir um sério desafio para um novo contratado. A maioria dos especialistas em RH está ciente deste facto, mas neste artigo, vamos analisar os efeitos menos óbvios de um processo de onboarding ineficaz no resultado final da empresa.

benefícios do onboarding - quando efetuado corretamente

A dinâmica e a moral da equipa é uma das principais razões porque o onboarding é importante - tanto para o novo contratado como para os colegas com quem trabalha. Mas do ponto de vista dos RH, uma das razões mais convincentes para investir numa boa integração é o aumento da retenção de trabalhadores.

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Seguir as melhores práticas de integração de colaboradores ajuda a manter os novos contratados na empresa durante mais tempo. Conforme relatado pela Society for HR Management (SHRM), 69% dos trabalhadores têm maior probabilidade de atingir a marca de três anos na sua empresa se tiverem sido bem integrados. 

Como veremos mais à frente neste artigo, do ponto de vista dos custos, o maior benefício de um processo de onboarding bem concebido é uma menor rotatividade de colaboradores - o que dá à empresa mais tempo para obter o retorno do investimento que fez durante a contratação.

o custo de uma integração deficiente

Se um bom onboarding aumenta a retenção de trabalhadores, é lógico que um mau onboarding aumenta a taxa de rotatividade dos talentos. Ponha-se no lugar de um recém-contratado - se chegar ao seu novo local de trabalho e não receber apoio suficiente, não tiver as ferramentas necessárias para fazer um bom trabalho e não tiver a oportunidade de se integrar na cultura, provavelmente não vai querer dar à empresa anos de serviço fiel.

A elevada rotatividade dos trabalhadores sempre foi um custo doloroso para empresas de todas as dimensões, mas é especialmente problemático agora que é tão difícil contratar talentos qualificados. Numa altura em que mais de 65% das pequenas e médias  europeias empresas afirmam que a contratação de trabalhadores qualificados é um dos seus maiores desafios, a sua empresa não se pode dar ao luxo de dizer adeus a novas contratações talentosas ao fim de apenas seis meses.

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A mudança nas preferências geracionais das equipas de trabalho está a tornar a retenção de equipas ainda mais importante. Uma sondagem Gallup de 2023, por exemplo, revelou que 21% dos trabalhadores  millennials tinham mudado de emprego no último ano, uma taxa três vezes superior à média dos outros grupos etários. A Geração Z também parece ser mais propensa do que outros grupos etários a escolher empregadores e mais disposta a demitir-se - por exemplo, o nosso próprio inquérito Workmonitor revelou que quase metade dos trabalhadores da Geração Z não aceitaria um emprego de uma empresa que não partilhasse os seus valores sociais e ambientais. 

Neste ambiente de trabalho, os empregadores precisam de tomar todas as medidas possíveis para aumentar a retenção - e a integração é um excelente ponto de partida. O custo da integração de um novo trabalhador pode ser significativo, mas é baixo quando comparado com os custos da rotatividade dos trabalhadores:

custos de contratação

Os profissionais de RH sabem o quanto pode custar contratar novos colaboradores. Se considerarmos apenas os custos combinados da criação de uma descrição de funções e de um anúncio de emprego, as taxas de recrutamento e os potenciais honorários de uma agência de recrutamento, até os orçamentos mais generosos podem ser esticados. A SHRM avalia o custo de contratação de um novo colaborador em 4.700 dólares - mas alguns empregadores relatam custos ainda mais elevados para algumas funções, atingindo três ou quatro vezes o salário anual do novo colaborador.

Este custo pode ser recuperado assim que o novo contratado se habituar a trabalhar e começar a dar um contributo efetivo para a empresa. Mas se uma má integração fizer com que se despeça mais cedo, o dinheiro é desperdiçado - e a empresa tem de fazer o mesmo investimento para contratar um substituto. 

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custos de formação

A integração é mais do que apenas organizar uma reunião de boas-vindas e fazer algumas apresentações sobre as políticas da empresa. A dada altura, o novo contratado precisa de receber formação sobre as suas novas responsabilidades sobre e as ferramentas e equipamentos necessários para as desempenhar. Dependendo da função, estes custos podem aumentar rapidamente. De acordo com a organização de formação ATD, as empresas gastam uma média de 1.252 dólares por trabalhador em formação anualmente. No entanto, este é o custo médio de todos os colaboradores, incluindo aqueles que já estão estabelecidos na sua função - por isso, o custo de formação de um novo trabalhador a partir do zero será muito mais elevado.

Mais uma vez, se o recém-contratado abandonar a empresa mais cedo, o investimento financeiro e de tempo na sua formação é desperdiçado - por isso, é fundamental prepará-lo para um emprego longo e bem sucedido com uma integração sólida. 

perda de produtividad

Por muito talentoso que seja um novo contratado, levará sempre algum tempo até que atinja o seu potencial máximo. É difícil dizer quanto tempo demora - a métrica "tempo até à produtividade" depende da complexidade da função e da capacidade do colaborador. De acordo com uma investigação citada no MIT Sloane Business Review, o tempo até à produtividade pode ser tão curto como oito semanas para funções administrativas mais simples, até seis meses para gestores de topo. 

Independentemente da duração deste período, se um trabalhador se demitir antes de atingir um elevado nível de produtividade, a empresa não recebe nada em troca do investimento que fez na sua contratação e formação. Aqui, mais uma vez, vemos o potencial de uma boa integração para reduzir o tempo até à produtividade e reduzir os custos através do aumento da retenção. 

saiba quanto pode poupar com uma melhor integração das novas contratações

Até à data, só vimos valores de referência para os custos ocultos de um onboarding deficiente. Se quiser calcular quanto poderá estar a custar à sua empresa, faça o download da nossa calculadora de custos de integração.

Basta introduzir alguns dados sobre o seu número atual de colaboradores, a taxa de rotatividade de talentos e o tempo de produtividade, e mostraremos quanto a sua integração pode estar a afetar os seus custos de contratação, formação e produtividade. Ao alterar a sua taxa de rotatividade na calculadora, verá rapidamente quanto dinheiro pode poupar com pequenas melhorias no processo de onboarding.

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