Atualmente, os líderes de RH e de recrutamento enfrentam uma longa lista de desafios na sua tarefa de procurar e contratar os melhores talentos. Um panorama empresarial e tecnológico em constante mudança dificulta o planeamento a longo prazo e, mesmo a curto prazo, a contínua escassez de talentos torna difícil encontrar candidatos qualificados.
Factores como o envelhecimento da força de trabalho, o crescimento de empregos altamente qualificados e os níveis de desemprego historicamente baixos em muitos países contribuem para a falta de candidatos qualificados que procuram ativamente o seu próximo emprego.
As empresas que se debatem com uma escassez de talentos têm dificuldade em resolver as suas necessidades imediatas e correm o risco de estagnar ao longo do tempo.
A situação é tão grave para algumas empresas que 24% dos diretores executivos mundiais consideram a escassez de talentos como o principal fator prejudicial para as suas perspectivas de negócio, de acordo com um inquérito da Gartner de 2024 a 500 líderes empresariais de 40 países.
Neste contexto, os líderes estão à procura de formas de melhorar o seu desempenho - e a IA generativa pode ser uma delas.
Com a sua impressionante capacidade de analisar dados e gerar respostas, soluções e sugestões originais, as ferramentas de IA generativa têm o potencial de melhorar as capacidades atuais dos recrutadores e simplificar o seu trabalho diário, permitindo-lhes fazer mais.
Apesar do potencial da IA generativa no recrutamento, o mesmo inquérito da Gartner concluiu que
- Apenas 22% dos líderes de RH afirmam estar altamente envolvidos em debates a nível empresarial sobre IA generativa
- 76% dos líderes de RH receiam ficar para trás em termos de sucesso organizacional se não adotarem e implementarem a IA generativa nos próximos 12 a 24 meses.
Neste artigo, vamos analisar os principais ganhos que uma equipa de recrutamento pode esperar da exploração de aplicações de IA generativa no seu fluxo de trabalho - e esperamos inspirá-lo a começar a testar a tecnologia no seu próprio processo de recrutamento.
As ferramentas de IA podem aumentar a eficiência da equipa de recrutamento
Por muito bem sucedidas que sejam as suas equipas, a maioria dos líderes de RH procura formas de fazer mais com os recursos existentes. As ferramentas de IA que poupam trabalho podem ser a resposta. De acordo com um estudo de 2024 do Indeed, 68% dos decisores de RH pensam que a IA tem o poder de acelerar o processo de recrutamento, e muitos utilizadores de IA diriam que estão corretos.
Quer estejam a utilizar ferramentas de conversação com IA generativa para fins gerais como fonte de inspiração e caixa de ressonância virtual, quer estejam a tirar partido de funções alimentadas por IA integradas no seu ATS (applicant tracking system) existente, a IA pode aumentar a produtividade de um recrutador e até mesmo eliminar completamente tarefas simples e repetitivas da sua agenda.
É por isso que quase um terço das empresas a nível global estão a considerar ou já estão a utilizar software de recrutamento de IA e processamento de linguagem natural para apoio nas suas operações de RH, de acordo com o Índice Global de Adoção de IA de 2024 da IBM.
A escassez de competências leva os recrutadores de todo o mundo a procurar soluções que possam aumentar a sua taxa de sucesso. Mas está a afetar todas as indústrias - e a deixar os líderes de RH sem recrutadores talentosos suficientes para satisfazer as suas necessidades atuais e futuras. Por isso, não é surpreendente que o mesmo relatório da IBM tenha concluído que 41% das empresas globais estão a procurar integrar a IA nas suas operações de recrutamento e RH como forma de mitigar os efeitos da escassez de competências.
O recrutamento é mais difícil do que nunca, pelo que qualquer líder de RH que pretenda multiplicar a capacidade da sua equipa e aumentar o seu desempenho deve investigar seriamente as formas mais eficazes de implementar a IA.
quando utilizadas de forma responsável, as ferramentas de IA podem aumentar a qualidade dos seus jogos
Há muito tempo que os recrutadores utilizam a tecnologia para encontrar os candidatos ideais. Mas esta tecnologia tem normalmente algumas limitações sérias. Por exemplo, as ferramentas que analisam os currículos em busca de palavras-chave podem avaliar centenas de candidaturas e identificar os candidatos qualificados em minutos - mas e se a pessoa perfeita para o trabalho simplesmente não usar essas palavras-chave?
As impressionantes capacidades linguísticas das atuais ferramentas de recrutamento com IA podem evitar que candidatos como estes passem despercebidos. Por definição, são melhores a compreender intuitivamente as subtilezas de um currículo ou carta de apresentação e a aproximar-se do seu verdadeiro significado. Também são bons a compreender e a combinar partes separadas de informação, avaliando o historial completo de um candidato de uma forma impressionantemente humana. Quando implementadas corretamente, estas capacidades podem criar correspondências muito mais precisas, o que, esperamos, conduzirá a recrutamentos mais bem sucedidos. Podem mesmo identificar candidatos promissores que os sistemas de seleção mais rudimentares possam ter filtrado, podendo assim recrutar candidatos de origens mais diversas.
No entanto, isto não significa que as ferramentas de IA não tenham também as suas limitações, ou que a utilização da IA no recrutamento não envolva potenciais questões éticas graves. Como ilustrado pelos relatos neste artigo da BBC, os recrutadores que confiam demasiado na sabedoria das suas ferramentas de IA arriscam-se a discriminar os candidatos devido a preconceitos algorítmicos.
Com uma utilização adequada, a IA pode criar recrutadores mais eficazes e candidatos mais felizes - mas, embora as ferramentas de recrutamento de IA melhorem com o tempo, será sempre necessária uma supervisão humana rigorosa por parte de líderes de RH experientes e responsáveis para evitar preconceitos ou discriminação por parte da IA.
As ferramentas de IA podem ajudar a reforçar a sua employer brand - e a atrair novos candidatos
No entanto, há um outro lado da marca do empregador em que a IA pode ajudar. Tal como salientado neste artigo da Harvard Business Review, a reputação da sua empresa é potencialmente a parte mais importante da sua marca de empregador. A popularidade dos sites de avaliação de empregadores e o poder do passa-a-palavra significam que uma única má experiência pode levar a danos significativos para a marca.
Para os candidatos, uma das más experiências mais comuns é o chamado fenómeno do "buraco negro" - quando um candidato passa algum tempo a elaborar uma excelente candidatura ou até a participar numa entrevista, mas não recebe qualquer resposta do empregador.
A IA não é uma solução universal para os danos à reputação, mas pode, pelo menos, eliminar os buracos negros. Quando integrado nas ferramentas certas, o envolvimento automatizado dos candidatos pode ser dramaticamente melhorado com a IA. Há muito tempo que os recrutadores utilizam chatbots ou e-mails automatizados para tratar de tarefas mundanas como marcar entrevistas ou fornecer atualizações - mas as mensagens são frequentemente genéricas e robóticas. Agora, as capacidades dos modelos linguísticos modernos de IA podem criar mensagens verdadeiramente personalizadas com o tom exato.
Mesmo que um candidato seja rejeitado, uma resposta bem elaborada com feedback útil pode atenuar o golpe - e ao utilizar a IA para recrutamento de forma eficaz, as equipas de recrutamento podem garantir que cada candidato recebe uma resposta. É uma forma simples de melhorar a sua marca de empregador sem consumir os seus limitados recursos de recrutamento.
comece a integrar a IA generativa no seu processo de recrutamento - de forma responsável
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