A diminuição da procura no mercado, a redução da atividade industrial e o aumento das taxas de desemprego são apenas alguns indicadores de que uma recessão pode estar no horizonte. Uma quebra na atividade económica que se prolongue por dois trimestres ou mais é frequentemente designada por recessão.

Se é um líder de RH e está à espera que um analista financeiro faça uma designação oficial antes de agir, já é demasiado tarde. Para gerir eficazmente a sua força de trabalho, deve antecipar os acontecimentos, económicos e não só, tendo-os em conta nas suas actividades de recrutamento e desenvolvimento da liderança.

A reação de muitas empresas durante uma recessão é reduzir as despesas com os empregados. Embora os cortes orçamentais possam ser necessários, perder ou restringir a força motriz do seu negócio - os seus empregados - é muitas vezes contraproducente. A Preparação para uma recessão envolve uma gestão proactiva da força de trabalho, e não uma redução de efectivos em massa. O departamento de RH deve cooperar com a gestão de topo como planear para uma recessão, ajudando a sua empresa a sobreviver e a emergir preparada para o crescimento.

saiba mais sobre a gestão da capacidade e o Planeamento estratégico de RH

saiba mais sobre a gestão da capacidade e o Planeamento estratégico de RH

descarregar o livro branco

os recursos humanos devem apoiar o crescimento - agora e no futuro

Ao longo da história, os países passaram por flutuações económicas - recessões e expansões. O Japão e o Reino Unido entraram em recessão no final de 2023. Os Estados Unidos registaram 14 recessões desde a década de 1930, com diferentes durações, sendo a média de cerca de 14 meses. Após uma recessão, há normalmente um período de recuperação seguido de crescimento ou expansão.

Embora o objetivo de uma empresa seja manter-se solvente durante uma recessão, é igualmente vital que esteja preparada para a recuperação e expansão. E isso significa garantir o acesso contínuo a uma força de trabalho fiável e talentosa. 

Planeamento para recessão para o líder de RH

O departamento de RH tem a difícil tarefa de tentar reduzir os custos e, ao mesmo tempo, manter os mesmos colaboradores valiosos que tornaram a sua empresa bem sucedida. Felizmente, embora seja um desafio, a gestão eficaz da força de trabalho durante uma recessão é possível.

Chegou a altura de analisar a sua reserva de talentos, encontrar, formar e preparar potenciais líderes e, se necessário, eliminar os que têm um desempenho insuficiente. O recurso à tecnologia pode ajudá-lo a reduzir os custos e as horas de trabalho. Por último, considere a possibilidade de recorrer a uma empresa especializada em soluções de RH para obter orientação sobre o planeamento a longo prazo e a eficiência a curto prazo.

Womale sitting down while talking on the phone.
Womale sitting down while talking on the phone.

redefinir as estratégias de recrutamento

O Planeamento para recessão requer ajustamentos para satisfazer as restrições orçamentais, especialmente no que diz respeito aos esforços de recrutamento. E, embora se pretenda um conjunto estável de funcionários fiáveis e qualificados, também não se pretende um excesso de trabalhadores. A chave é ter o número certo de empregados para acompanhar a procura do mercado, juntamente com a capacidade de aumentar rapidamente o número de empregados conforme necessário.

Considere as seguintes estratégias de talentos para garantir que continua a atrair e a assegurar os melhores talentos, mantendo os custos em linha.

ajustar os processos de recrutamento

Como toda a gente sabe, a opção mais cara nem sempre é a mais prática. Analise os seus processos de recrutamento para ver onde pode estar a desperdiçar dinheiro e onde pode investir de forma mais sensata. De acordo com o Workmonitor 2024 da Randstad, os trabalhadores de hoje procuram mais do que um salário elevado. Valorizam a flexibilidade, um equilíbrio equitativo entre a vida profissional e pessoal e a realização profissional. Pode atrair os melhores talentos dando prioridade e promovendo estes desejos, o que também ajuda a desenvolver a sua marca de empregador.

Com a diminuição da procura no mercado, pode não ter pressa em preencher uma posição, o que significa que pode dar-se ao luxo de procurar a melhor pessoa para o trabalho. Poderá descobrir talentos muito procurados que antes eram impossíveis de obter devido a cortes na concorrência.

alavancar a tecnologia

Independentemente da variabilidade económica, a tecnologia continua a ser uma ferramenta essencial nas operações comerciais, incluindo a gestão de RH. No entanto, é necessário determinar cuidadosamente qual a aplicação que mais ajuda a atingir os objectivos da empresa - agora e no futuro. Obterá o melhor retorno do seu investimento em tecnologia se capacitar os seus colaboradores durante uma recessão, e não se os substituir.

Desde a simplificação dos seus processos de recrutamento e integração até à melhoria do envolvimento dos trabalhadores e das ligações sociais, as ferramentas de software alimentadas por IA podem ajudar a reduzir as despesas indirectas de RH. A formação e o desenvolvimento da tecnologia e dos processos actuais podem facilitar a produtividade futura, assegurando que os seus empregados estão prontos para avançar quando o mercado abrandar.

explorar reservas de talentos e parcerias alternativas

A Preparação para uma recessão requer experiência, especialmente no que diz respeito à utilização eficaz dos recursos humanos. A utilização dos serviços de um profissional com formação pode retirar-lhe a si e à sua equipa uma parte do fardo, ao mesmo tempo que permite estratégias rentáveis.

Por exemplo, um parceiro de RH tem acesso a grandes grupos de talentos de funcionários pré-selecionados, o que lhe permite expandir rapidamente a sua empresa para satisfazer a procura do mercado. Estará pronto para avançar assim que a economia abrandar, dando-lhe vantagem sobre a sua concorrência.

Para além de ter uma seleção de trabalhadores temporários e contingentes, uma empresa de talentos sabe o que os empregados procuram, incluindo os talentos mais procurados. Se tem estado a considerar contratar para um cargo de gestão de topo ou para uma função tecnológica, uma recessão pode ser a altura ideal para encontrar estes indivíduos qualificados. Um especialista em serviços de RH pode ajudá-lo a localizar e atrair estes profissionais de alto desempenho e aconselhá-lo sobre pacotes de benefícios competitivos.

saiba mais sobre a gestão da capacidade e o Planeamento estratégico de RH

saiba mais sobre a gestão da capacidade e o Planeamento estratégico de RH

descarregar o livro branco

planeamento da sucessão e desenvolvimento da liderança

Sobreviver a uma recessão e prosperar depois dela requer pensamento estratégico por parte da liderança da empresa. Mas e se faltarem talentos e capacidades de gestão? Uma economia em recessão pode não ser a melhor altura para contratar um funcionário sénior dispendioso. Em vez disso, olhe para o potencial dentro da sua organização.

identificar e preparar o talento interno para funções de liderança

Os cargos de gestão são dos mais difíceis de preencher pela equipa de RH. Para além das competências e conhecimentos necessários, um gestor precisa de um conjunto completo de competências transversais, como a gestão do tempo, a resolução de conflitos, a tomada de decisões e a comunicação.

É necessário contar com a opinião de colegas de trabalho, outros gestores e membros da equipa de RH para identificar candidatos a cargos de liderança. Também é necessário analisar os dados dos empregados, desde os indicadores de produtividade aos tipos de absenteísmo. Assim que tiver uma pequena lista de possibilidades, pode começar a orientar estes potenciais gestores.

criar uma estratégia sólida de planeamento da sucessão

Por vezes, tem muito tempo antes de um gestor deixar o seu cargo, por exemplo, devido a uma promoção. Nesse caso, é possível que já tenha um substituto em mente. Mas e as mudanças súbitas? Talvez a sua empresa tenha instituído uma estratégia de reforma antecipada para ajudar a gerir uma recessão económica.

Sem uma estratégia de sucessão eficaz, pode ser forçado a escolher entre candidatos menos que ideais, pagar mais do que o necessário por um candidato externo ou deixar os empregados sem orientação até que apareça um substituto adequado. Considere falar com um parceiro de soluções de RH se precisar de ajuda imediata para encontrar pessoal de liderança temporário e permanente.

Um plano de sucessão ajuda a garantir a produtividade contínua, alinhando potenciais candidatos com posições críticas na empresa. Estas funções são contínuas e necessárias para apoiar a empresa no futuro. A chave para uma sucessão eficaz é a transferência de conhecimentos e competências.

Captar os conhecimentos, as competências e a experiência dos actuais gestores exige mais do que uma entrevista de saída e um despejo de informação. Em vez disso, é necessário um sistema sustentável que prepare adequadamente os futuros líderes.

investir em programas de desenvolvimento de liderança para obter sucesso a longo prazo

Os programas de formação e desenvolvimento são essenciais para formar gestores eficazes. Os gestores tóxicos podem conduzir a uma elevada rotatividade, baixa produtividade e empregados pouco empenhados. Estes resultados podem prejudicar a rentabilidade de uma empresa e ameaçar a sua sobrevivência, especialmente durante uma recessão.

Por outro lado, um bom gestor pode levar um departamento a atingir níveis elevados de eficiência e a aumentar o seu moral. Durante a instabilidade económica, pode ser útil ter uma nova perspetiva sobre as operações comerciais. Novas caras podem trazer novas estratégias, e quando essas caras já estão familiarizadas com as operações da empresa, é uma combinação vantajosa para todos. O desenvolvimento da liderança é um investimento no sucesso contínuo da sua empresa.

Proporcionar aos potenciais líderes o acesso a um programa de formação pode ajudar a garantir uma transição bem sucedida, uma vez que pode assegurar que eles possuem competências de gestão adequadas antes de assumirem responsabilidades. Um conjunto completo de indivíduos talentosos na sua atual lista de empregados pode ajudar a garantir a continuidade do negócio.

proteger os recursos humanos durante as mudanças económicas

Quer se trate oficialmente de uma recessão ou apenas de uma recessão económica, os períodos de declínio do mercado podem afetar os seus resultados. A tentação de cortar nas despesas é compreensível e, na maioria dos casos, uma opção sensata. No entanto, a perda permanente de recursos valiosos, como os seus trabalhadores, pode colocá-lo numa posição difícil quando os mercados recuperarem.

Em vez disso, considere este conselho prático. Os trabalhadores altamente qualificados, que podem ser relativamente escassos durante os períodos de expansão económica, podem estar interessados em mudar de emprego quando as empresas começarem a apertar o cerco. Se lhe faltarem competências críticas ou se precisar de talentos a pedido, dê uma vista de olhos. Esta pode ser a altura ideal para encontrar o empregado dos seus sonhos. 

quer saber mais sobre a gestão da capacidade e a agilidade das equipas de trabalho?

quer saber mais sobre a gestão da capacidade e a agilidade das equipas de trabalho?

descarregar o documento

mantenha-se atualizado sobre as últimas notícias, tendências e relatórios sobre recrutamento e mercado de trabalho.

subscreva aqui