Em linha com o ritmo da mudança na tecnologia de IA, os profissionais de RH estão a aperceber-se do potencial da IA generativa no recrutamento. As ferramentas que podem gerar conteúdo original de texto, vídeo e áudio são poderosas, baratas (ou muitas vezes gratuitas) e populares entre recrutadores e candidatos.
Numa altura em que a escassez global de talentos não mostra sinais de abrandamento, os recrutadores podem beneficiar de qualquer ferramenta que lhes permita fazer mais com os recursos existentes.
À medida que a tecnologia se torna mais sofisticada e os utilizadores se tornam mais qualificados, a inteligência artificial nos RH tornar-se-á ainda mais comum.
A IA generativa já está a deixar a sua marca. Um estudo da Gartner de 2023 sobre IA no recrutamento e RH revelou que 81% dos líderes de RH já implementaram ou estão a explorar soluções de recrutamento de IA generativa no trabalho, e um inquérito a 5.000 candidatos a emprego do Canva mostrou que quase metade utilizou a tecnologia para melhorar o seu CV.
Mas apesar de muitos líderes estarem curiosos sobre a aplicação da inteligência artificial nos RH, nem todos têm a certeza de quais poderão ser essas aplicações. Neste artigo, vamos decompor o processo de recrutamento nas suas fases mais básicas e dar apenas alguns exemplos de como a IA generativa pode ser aplicada (ou evitada) em cada uma delas.
trabalhar com a IA para identificar as lacunas de competências e de mão de obra na sua empresa
A primeira fase de um recrutamento bem sucedido consiste em compreender as necessidades reais da sua empresa. Onde deve fazer melhorias e que competências importantes estão atualmente em falta na sua equipa de trabalho? Também deve ponderar as suas opções - precisa de um novo membro permanente da equipa ou de um recurso temporário para ajudar num único projeto?
Nesta fase, as respostas corretas virão de dentro da empresa. As ferramentas de IA generativa podem ser poderosas quando recebem as instruções corretas, mas não são oráculos. Muitas delas são treinadas com base em informações publicamente disponíveis retiradas da Internet e não têm acesso ao conhecimento interno de que necessitariam para definir com exatidão as necessidades da sua empresa.
Mesmo assim, os LLM (large language model) públicos podem ser úteis como fonte de inspiração ou como caixa de ressonância. Solicitar a um chatbot de IA generativa algumas informações básicas sobre a situação da sua empresa e pedir-lhe que sugira algumas potenciais lacunas de competências pode ser um bom ponto de partida para discussões internas - mas não deve confiar em tudo o que ele tem para dizer. As soluções de recrutamento com IA ainda não podem substituir completamente um recrutador especializado com um conhecimento profundo da empresa.
No entanto, algumas plataformas estão a começar a permitir ligações com os sistemas da empresa que lhes permitem ter um contexto específico da empresa para além dos dados externos com que foram treinadas, o que torna os seus resultados especialmente relevantes e valiosos.
formulação da descrição das funções
Mais uma vez, os elementos básicos da descrição de funções devem ser elaborados por especialistas internos da sua empresa. Só você e os seus colegas conhecem pormenores como o salário do cargo, as principais responsabilidades e as qualificações exigidas, embora a utilização de ferramentas de IA generativas como fonte de feedback interativo possa ser útil.
A IA generativa é realmente útil quando chega a altura de agrupar estes detalhes básicos numa descrição de funções envolvente e atractiva que atraia os melhores talentos. Entregue os detalhes a uma ferramenta de chat com IA generativa e dê-lhe algumas orientações sobre o tom de voz e outros requisitos, como a linguagem inclusiva, e esta criará instantaneamente uma descrição de emprego. O resultado exigirá análise e ajustes, mas a utilização da IA no recrutamento desta forma pode melhorar a velocidade de criação e a qualidade das suas descrições de funções, especialmente se a equipa de recrutamento tiver poucas competências de escrita.
A IA generativa também pode ser utilizada para efetuar análises de funções e ajudar a identificar competências, formação e experiência que seriam úteis para a função, expandindo a sua reserva de talentos. Também pode ser útil tirar partido das ferramentas de IA generativa para ajudar a criar descrições de funções baseadas em resultados, o que pode aumentar a qualidade e a quantidade de candidatos. Ambos os casos de utilização podem ser levados a cabo por recrutadores, pela equipa de RH e pelos gestores de contratação.
procura e correspondência de talentos
Esta é a fase em que os recrutadores publicam as vagas de emprego em plataformas relevantes, contactam as suas próprias redes de candidatos e começam a receber candidaturas. As ferramentas de IA generativas de uso geral e de utilização gratuita podem ser tentadoras nesta fase, mas as considerações de consentimento e privacidade significam que não as deve utilizar para a seleção de currículos. No entanto, a utilização de ferramentas de recrutamento de IA privadas e seguras para a seleção de candidatos pode aumentar significativamente os esforços de pesquisa manual.
Há anos que existem ferramentas que permitem pesquisar perfis de candidatos passivos e filtrá-los com base nos seus requisitos. No entanto, as competências linguísticas avançadas das ferramentas de IA actuais tornam-nas muito melhores na criação de correspondências exactas para candidatos que possam ter passado despercebidos.
Os modelos de linguagem ampla (LLM) compreendem a entrada de linguagem natural, quer seja digitada ou falada, o que permite aos utilizadores de soluções de pesquisa e correspondência baseadas em LLM introduzir consultas na sua linguagem natural. Isto torna as pesquisas booleanas mais fáceis e dá aos especialistas outra forma de articular as suas necessidades de talento e de obter uma maior quantidade de resultados relevantes.
Certifique-se apenas de que a IA é utilizada para complementar a sua pesquisa manual de talentos, e não para a substituir completamente. Muitos programadores ainda se debatem com a correção de preconceitos algorítmicos presentes nas suas ferramentas de IA, o que pode levar os utilizadores a discriminar involuntariamente determinados candidatos.
No entanto, esta questão séria poderá ser menos problemática no futuro. Por exemplo, uma solução de correspondência alimentada por LLM criada por uma empresa global de serviços financeiros superou 3 soluções de correspondência comerciais (não-LLM) em testes de viés ocultos. De forma inteligente, a empresa removeu nomes e outras informações demográficas das candidaturas antes de passar os dados dos candidatos para a LLM.
Um estudo da empresa de investigação de IA Anthropic apresentou resultados semelhantes. Ao dizerem simplesmente ao seu LLM que é ilegal discriminar e ao instruí-lo para ignorar os dados demográficos, chegaram quase a eliminar totalmente os preconceitos.
pré-seleção e seleção dos melhores candidatos
Trabalhar com IA pode ajudar na altura de filtrar os candidatos não qualificados e reduzir a sua lista para apenas os melhores candidatos. Os chatbots são mais do que capazes de lidar com perguntas de seleção simples - por exemplo, perguntar aos candidatos se têm carta de condução ou se têm as qualificações académicas necessárias para a função. No entanto, os chatbots tradicionais, não alimentados por LLM, parecem impessoais e podem ser difíceis de comunicar com para alguns candidatos.
A integração da IA generativa nos chatbots existentes pode aumentar drasticamente a sua capacidade de resposta, e muitos fornecedores de ferramentas de recrutamento já estão a trabalhar nesse sentido. Em vez de se limitarem a compreender as respostas a perguntas binárias, estes chatbots com IA podem agora compreender uma vasta gama de respostas em várias línguas, dar respostas mais "humanas" e lidar com tarefas complexas - até mesmo marcar entrevistas em chamadas telefónicas automatizadas com os candidatos.
realização de entrevistas de emprego
As ferramentas de IA generativa podem dar apoio ao longo do processo de recrutamento, mas a maioria dos líderes continua a querer uma entrevista presencial antes de se comprometerem a contratar alguém - apesar de a IA poder ser utilizada para automatizar totalmente as entrevistas, prática que tem sido criticada pelos candidatos e pelos meios de comunicação social.
No entanto, a utilização de IA para entrevistas de emprego pode fornecer feedback instantâneo e ideias novas quando se está a preparar para conhecer os candidatos. Pode ser difícil desenvolver sozinho perguntas incisivas e estimulantes que sejam relevantes para o historial do candidato. Algumas sugestões simples podem fornecer-lhe uma longa lista de perguntas geradas por IA para reformular e adaptar às suas necessidades, bem como dar aos candidatos a possibilidade de praticarem para as entrevistas através de role-playing com a IA.
integração de novas contratações
A IA generativa tem alguns casos de utilização interessantes, mesmo depois de terminada a fase da entrevista e de o candidato selecionado começar a trabalhar. As primeiras impressões são importantes, mas o processo de integração pode ser moroso e difícil, especialmente para os candidatos que trabalham à distância. A criação de um assistente virtual de IA generativa, treinado para ser um especialista nos processos internos, políticas e estrutura da sua empresa, dá aos novos contratados um guia fiável e personalizado que pode responder a qualquer pergunta, ligá-los à formação que precisam de completar, ajudá-los a preencher os formulários necessários, ligá-los aos seus colegas de trabalho e marcar reuniões para as primeiras semanas de trabalho para os ajudar a instalarem-se.
Este tipo de agente de integração de IA pode ser um ótimo apoio para as novas contratações, servindo para complementar o seu mentor humano, e não para o substituir.
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