Se alguma vez se interrogou sobre como transformar a sua equipa numa potência de produtividade, criatividade e entusiasmo genuíno, está no sítio certo. A motivação dos colaboradores é um conceito complicado que vai muito para além das noções tradicionais de incentivos e recompensas. Trata-se de criar uma atmosfera em que cada membro da equipa se sinta valorizado, apreciado e desejado.
Por exemplo, de acordo com o Relatório Global da Randstad sobre o Randstad Employer Brand Research (REBR), a criação de um ambiente de trabalho positivo e produtivo é a quarta razão mais importante pela qual os colaboradores são atraídos para uma empresa. A primeira é, obviamente, o salário e os benefícios. No entanto, se considerarmos que 34% dos profissionais abandonariam um ambiente de trabalho tóxico em vez de esperar, começamos a ver o enorme impacto da cultura do local de trabalho na satisfação e retenção dos colaboradores.
Neste artigo, exploramos o que é a motivação dos trabalhadores, a importância de compreender a sua força de trabalho e 4 grandes estratégias de motivação dos trabalhadores.
o que é a motivação dos trabalhadores?
A motivação dos trabalhadores é o nível de empenhamento que um trabalhador tem em relação ao seu trabalho e a energia que dedica à realização das tarefas. A motivação dos trabalhadores é determinada por muitos fatores. Estes incluem:
- satisfação no trabalho. A satisfação no trabalho é o grau de prazer e realização que um funcionário obtém do seu trabalho. É determinada por fatores como o nível de autonomia, a relação entre as suas competências e as especificações do trabalho e as suas relações com os colegas.
- reconhecimento e recompensa. 83,6% dos trabalhadores acreditam que o reconhecimento afeta a sua capacidade de se sentirem motivados no trabalho. Este relatório indica que as pessoas com idades compreendidas entre os 35 e os 44 anos e os titulares de diplomas de pós-graduação são os que mais necessitam de reconhecimento para se sentirem valorizados e motivados no trabalho.
- cultura do local de trabalho. De acordo com o relatório global, o ambiente no local de trabalho é o quarto fator de negócio mais importante. Consequentemente, um enfoque na cultura do local de trabalho terá um impacto direto na motivação dos colaboradores, no seu envolvimento e na satisfação geral com o trabalho.
- oportunidades de desenvolvimento. A falta de progressão na carreira é a terceira razão mais importante para os colegas deixarem o seu empregador em 2023. Se os colaboradores não conseguirem ver para onde estão a ir, podem sentir-se desmotivados e podem estar inclinados a procurar outros empregos.
- alinhamento com a missão da empresa. Quando os indivíduos se ligam aos objetivos e valores globais da organização, o seu trabalho ganha significado e contribui para uma visão mais ampla. Isto dá-lhes um sentido de objetivo e motivação.
compreender as forças de trabalho.
Compreender as necessidades específicas da sua força de trabalho é o primeiro passo para conceber uma cultura de local de trabalho que promova a motivação, o envolvimento e o bem-estar geral. Ao reconhecer e satisfazer as necessidades específicas dos seus trabalhadores, está a lançar as bases para uma cultura de local de trabalho que não só atrai os melhores talentos, como também os retém e estimula.
Embora o relatório global possa fornecer algumas informações importantes sobre tendências e referências gerais, as nuances da sua força de trabalho vão para além das estatísticas. É crucial complementar esta informação com uma compreensão mais profunda dos indivíduos únicos que compõem a sua equipa. Pode recolher esta informação através de:
- inquéritos personalizados aos colaboradores. Crie um inquérito aos trabalhadores que vá para além das perguntas padrão e investigue as necessidades e aspirações específicas de cada trabalhador. Pergunte sobre estilos de trabalho, métodos de comunicação preferidos e objetivos de desenvolvimento pessoal. Isto ajudá-lo-á a compreender as necessidades específicas da sua força de trabalho e a adaptar as suas estratégias de motivação em conformidade.
- grupos de discussão com os colaboradores. Os grupos de discussão de colaboradores permitem que os seus colaboradores falem uns com os outros para discutir os seus níveis de motivação e as suas necessidades. É importante que esteja também presente um mediador independente para garantir que o grupo não se entusiasma nem se desvia do tema.
- team buildings e outras atividades em equipa. As atividades de team building podem ajudar a sua equipa a sentir-se mais à vontade entre si e mais confiante para partilhar o que realmente sente. Embora possa parecer contraproducente, a socialização dos colaboradores pode melhorar a comunicação em até 50%!
o futuro do trabalho à distância: veio para ficar?
trabalho à distânciaestratégias de motivação dos trabalhadores.
feedback entre pares
Incentivar o feedback entre pares é uma ótima forma de aumentar os níveis gerais de feedback e, ao mesmo tempo, promover uma cultura de colaboração na organização. Quando os colaboradores são encorajados a dar feedback aos seus pares, cria-se um ciclo de feedback dinâmico que é mais eficaz do que a tradicional comunicação de cima para baixo. As pessoas preferem sempre receber feedback de um amigo do que de um diretor.
Experimente juntar os seus colaboradores para darem feedback uns aos outros. Desta forma, os colaboradores não sentirão que os seus colegas os estão a atacar, ao mesmo tempo que criam camaradagem dentro da equipa.
condições de trabalho flexíveis
De acordo com o relatório global, a necessidade de um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é a principal razão pela qual os colaboradores estão a deixar os seus empregos. O trabalho à distância pode ser a chave para ajudar os trabalhadores a encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Oferecer condições de trabalho flexíveis demonstra o seu empenho no bem-estar dos trabalhadores e mostra que confia nos seus colaboradores para trabalharem arduamente, independentemente do local onde se encontrem. A possibilidade de separar a vida doméstica da vida profissional ajudará os colaboradores a sentirem-se mais motivados e empenhados no seu trabalho.
Tente introduzir iniciativas de trabalho híbrido aos seus colaboradores sempre que possível. Este tipo de trabalho implica trabalhar alguns dias no escritório e alguns dias em casa. Deste modo, os colaboradores terão a flexibilidade do trabalho em casa e as vantagens sociais e de comunicação do trabalho no escritório.
programas de reconhecimento.
Os programas de reconhecimento ajudam os colaboradores a crescer e a desenvolver-se. O reconhecimento regular é o primeiro passo para a criação de um ambiente de trabalho positivo, onde as suas contribuições são reconhecidas, celebradas e recompensadas. O impacto positivo destes programas desempenha um papel crucial no percurso profissional de um trabalhador, aumentando a moral e a satisfação no trabalho.
Tente começar com algo pequeno. Por exemplo, ofereça um cartão de oferta de 5 € num café a quem alcançar os objetivos ou os indicadores-chave de desempenho (KPI) da semana. A partir daí, pode avançar para algo maior, como um esquema de bónus trimestral, incentivos para o empregado do mês, ou mesmo oportunidades de desenvolvimento de competências e de progressão na carreira para os trabalhadores com melhor desempenho.
apoio ao bem-estar.
O apoio ao bem-estar pode incluir apoio à saúde mental, descontos na inscrição em ginásios, acordos de trabalho flexíveis, rastreios de saúde, apoio na guarda de crianças, lanches saudáveis ou quaisquer outras iniciativas concebidas para abordar o bem-estar físico, mental e emocional dos colaboradores.
Oferecer iniciativas de bem-estar aos colaboradores demonstra um compromisso com a saúde e a felicidade da sua força de trabalho, apoiando simultaneamente a motivação dos colaboradores e impulsionando o sucesso da organização.
Tente perguntar aos seus colaboradores que tipo de incentivos ao bem-estar lhes traria mais benefícios antes de decidir sobre um pacote de apoio. Esta abordagem inclusiva fomenta um sentimento de autonomia, assegurando que as iniciativas de bem-estar implementadas são bem aceites pelos colaboradores.
considerações finais sobre as estratégias de motivação dos trabalhadores.
As estratégias de motivação dos trabalhadores são fundamentais para promover um ambiente de trabalho favorável e dinâmico. São essenciais para aumentar o empenhamento dos trabalhadores, a produtividade e a satisfação geral com o trabalho. Falar previamente com os seus colaboradores é importante para compreender exatamente o que os ajudaria a sentirem-se mais motivados no trabalho. No entanto, oferecer feedback regular, grandes benefícios e disposições de trabalho flexíveis é um ótimo ponto de partida.
Para saber mais sobre o que os empregados procuram em 2023, recomendamos que descarregue o relatório do Randstad Employer Brand Research 2023. Este relatório ajudá-lo-á a compreender as tendências de recrutamento e desgaste, o benchmarking da indústria e fornecerá informações valiosas sobre as expectativas em evolução da força de trabalho atual.