Muitos empregadores não têm a certeza do modelo de trabalho que querem adotar - presencial, remoto ou híbrido? Similarmente, os trabalhadores também estão ansiosos sobre o futuro do trabalho, tentando encontrar o seu lugar preferido no ambiente de trabalho pós-pandemia.
Neste artigo, vamos analisar os três principais modelos de trabalho para o ajudar a determinar qual deles funcionará melhor para a sua empresa.
O que são modelos de trabalho e quais os 3 principais?
Um modelo de trabalho descreve como a empresa opera no dia a dia e define as modalidades de trabalho aplicadas à força de trabalho.
É comum existirem modelos diferentes consoante o departamento. Por exemplo, a equipa de vendas pode trabalhar remotamente, enquanto o departamento de RH mantém o trabalho presencial.
Durante décadas, o modelo habitual era a semana de cinco dias com trabalho presencial para a maioria dos colaboradores.
Com o avanço tecnológico, o trabalho remoto já era possível antes da pandemia. Em 2019, 40% das empresas nos EUA ofereciam essa opção. Especialistas previam que, no Reino Unido, pelo menos metade dos trabalhadores começaria a trabalhar remotamente — mesmo antes da pandemia.
Enquanto a evolução do trabalho à distância ganhava lentamente ímpeto, a pandemia global obrigou até as empresas relutantes a tornar o trabalho à distância uma realidade.
Atualmente, muitas empresas em todo o mundo são confrontadas com três modelos de trabalho viáveis, incluindo remoto, híbrido ou presencial. Vamos analisá-los mais pormenorizadamente.
Modelo de trabalho remoto: o que é, como funciona?
Um modelo de trabalho totalmente remoto é aquele em que todos os colaboradores trabalham a partir de um local remoto. Normalmente, não existe um local de trabalho ou escritório principal, mas algumas empresas têm um local que utilizam para formação e reuniões de trabalhadores.
Na maioria dos casos, os trabalhadores podem escolher onde trabalhar: a partir de casa, num café, num espaço partilhado ou mesmo em viagem. No entanto, algumas empresas exigem que os seus trabalhadores remotos trabalhem a partir de um local designado, como um escritório em casa.
Muitos estão divididos quanto à eficácia da continuação do trabalho remoto a tempo inteiro. É vital que estas empresas explorem os prós e os contras deste tipo de modelo de trabalho ao decidirem quais as opções mais adequadas para elas.
Como sera o futuro, em relação ao modelo de trabalho a adotar?
futuro do trabalhoVantagens do trabalho remoto
As vantagens de utilizar um modelo de trabalho à distância incluem:
Reserva global de talentos
As empresas que investem num modelo de trabalho remoto completo podem contratar trabalhadores de qualquer parte do mundo.
Este fator é benéfico para empregadores com dificuldades em atrair e reter talento qualificado. Pode também ajudar a construir uma força de trabalho mais diversificada.
Melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Algumas empresas que mantêm um modelo de trabalho remoto continuam a exigir que os seus trabalhadores estejam disponíveis durante um período específico. Por exemplo, um agente de serviço ao cliente à distância tem de estar disponível a determinadas horas.
Outros empregadores, no entanto, oferecem aos seus trabalhadores remotos uma maior flexibilidade, desde que estejam disponíveis para as reuniões agendadas e mantenham uma comunicação rápida.
Esta é uma boa notícia tanto para os trabalhadores como para os empregadores. De acordo com o relatório 2024 Randstad Workmonitor, cerca de dois em cada cinco trabalhadores querem horários de trabalho flexíveis (41%) e locais flexíveis (37%). Este fator pode ajudar a dar aos empregadores uma vantagem competitiva quando se trata de recrutar os melhores talentos.
Sem tempos de deslocação
Uma das principais vantagens do trabalho a partir de casa é eliminar as deslocações. Isso permite aos trabalhadores poupar tempo e reduzir custos.
A ausência de deslocações pode também beneficiar o empregador, reduzindo as ausências inesperadas, os atrasos e os encerramentos devido a más condições climatéricas.
Desvantagens do trabalho remoto
As desvantagens da utilização deste tipo de modelo de trabalho incluem:
Maiores riscos de segurança
Ao gerir uma força de trabalho remota, a segurança dos seus dados online pode estar em maior risco. Como os trabalhadores remotos podem ligar-se a partir de vários locais, é provável que nem sempre usem uma rede segura.
Cafés ou quartos de hotel, por exemplo, nem sempre garantem a proteção necessária. Sem as medidas de segurança corretas, isto pode colocar a sua empresa em risco de sofrer uma violação de dados.
Distrações domésticas
O trabalho à distância implica normalmente a criação de um escritório improvisado em casa, um ambiente suscetível a interrupções.
Empresas que ponderam adotar um modelo remoto permanente devem apoiar os trabalhadores na criação de um espaço de trabalho dedicado. Isso aplica-se tanto em casa como durante viagens.
Cultura da empresa
O trabalho remoto tem o potencial de afetar negativamente a cultura da empresa. A melhor forma de os empregadores combaterem este problema é investir numa plataforma de comunicação forte que lhes permita manterem-se ligados aos seus trabalhadores remotos.
Além disso, os empregadores precisam de gerir a equipa remota proactivamente para promover ligações e preservar a cultura da empresa.
Quando é que o modelo de trabalho remoto é a opção correta?
De acordo com um estudo recente, apenas 11% de todos os trabalhadores em todo o mundo trabalham totalmente à distância. A razão para este número relativamente pequeno é que a criação de um modelo de trabalho totalmente remoto não é ideal para a maioria das empresas.
Se o trabalho puder ser feito remotamente e existir uma boa plataforma de comunicação, o modelo remoto pode ser uma mais-valia. Ajuda a manter a competitividade e prepara a empresa para um futuro de trabalho mais incerto.
És lider de uma equipa híbrida? Vê algumas dicas práticas para gerir uma força de trabalho híbrida.
dicas de liderançaModelo de trabalho híbrido: o que é e como funciona?
A boa notícia é que os empregadores não têm de se comprometer com um modelo de trabalho totalmente presencial ou remoto. Podem ter o melhor dos dois mundos, implementando um modelo de trabalho híbrido. Como o nome sugere, este tipo de horário de trabalho envolve algum trabalho no local e algum trabalho remoto.
Os modelos de trabalho híbridos funcionam de duas formas. O primeiro tipo de modelo de trabalho híbrido permite que os colaboradores trabalhem alguns dias remotamente e se desloquem ao local de trabalho noutros dias. Por exemplo, um trabalhador híbrido pode trabalhar dois dias a partir de casa e três dias no escritório.
O segundo modelo híbrido permite que alguns trabalhadores trabalhem remotamente, enquanto outros têm de continuar a trabalhar no local. Esta é uma opção comum para as empresas em que apenas algumas tarefas podem ser efectuadas à distância.
Uma agência sem fins lucrativos pode exigir trabalho presencial para assistentes sociais que lidam diretamente com clientes. Já as equipas financeiras ou de marketing podem trabalhar a partir de casa, por exemplo.
Vantagens do trabalho híbrido
As vantagens de um modelo de trabalho híbrido são várias, tais como:
Aumento da produtividade
Um estudo recente revelou que 34% dos empregadores inquiridos registaram um aumento da produtividade quando os colaboradores trabalhavam a partir de casa.
Trabalhar a partir de casa durante parte da semana permite maior concentração, com menos distrações. Ao mesmo tempo, garante momentos de colaboração presencial com a equipa.
Maior satisfação no trabalho
A nossa investigação mostra que os trabalhadores querem um emprego que lhes permita manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal. Outros estudos mostram que a maioria dos trabalhadores considera que um local de trabalho híbrido é o modelo de trabalho ideal.
Um modelo de trabalho híbrido pode aumentar significativamente a satisfação profissional dos trabalhadores. Isso pode traduzir-se em mais produtividade, menor rotatividade e melhor ambiente no local de trabalho.
Atrair talentos de qualidade
Manter um modelo de trabalho híbrido pode alargar a sua reserva de talentos.
Muitos candidatos aceitam deslocações mais longas se só tiverem de ir ao escritório alguns dias por semana. A opção de trabalho remoto também pode ajudar a sua empresa a atrair os melhores talentos que procuram uma maior flexibilidade no local de trabalho.
Desvantagens do trabalho híbrido
Embora os benefícios sejam grandes, existem ainda algumas desvantagens no modelo híbrido, incluindo:
Falha de comunicação
Um dos maiores desafios de um modelo híbrido é garantir que todos estão na mesma página. Com alguns trabalhadores a trabalhar remotamente e outros no local, pode ser difícil garantir que a comunicação flui sem problemas entre todos os trabalhadores.
De facto, os trabalhadores remotos podem começar a sentir-se isolados se não forem mantidos atualizados sobre todos os assuntos relacionados com o trabalho.
Esgotamento digital
O trabalho à distância pode levar a que os trabalhadores estejam sempre disponíveis em linha, lançando as bases para um potencial burnout. Embora este tipo de esgotamento também possa acontecer no escritório, a principal fonte de tarefas de um trabalhador remoto é a Internet.
Com o aumento das reuniões virtuais e sessões de colaboração, o risco de esgotamento entre trabalhadores remotos torna-se evidente. A sobrecarga pode surgir rapidamente.
Nova conceção do local de trabalho
A criação de um modelo híbrido permanente não acontecerá de um dia para o outro. A sua equipa não só terá de reavaliar as funções e os horários de trabalho, como também poderá ter de reformular o local de trabalho físico.
Com menos trabalhadores no local todos os dias, poderá ser necessário reestruturar o espaço de escritório e desenvolver mais áreas para colaboração e reuniões.
Quando é que o modelo de trabalho híbrido é a opção correcta?
Uma análise da McKinsey Global a 800 empregos revelou que 20% da força de trabalho pode trabalhar a partir de casa pelo menos três dias por semana.
A nossa investigação também revelou que 41% dos empregadores globais permitem que os seus colaboradores trabalhem remotamente pelo menos durante alguns dias. A investigação adicional mostra que 37% dos inquiridos poderiam considerar a hipótese de se demitirem se tivessem de enfrentar um aumento do horário de trabalho.
Perante estes dados, os empregadores devem analisar cada função e tarefa com atenção. O objetivo é perceber o que pode ser feito remotamente e o que requer presença no local.
Modelo de trabalho presencial: o que é como funciona?
Um modelo de trabalho totalmente presencial é aquele em que todos os colaboradores trabalham no seu local de trabalho designado todos os dias úteis. No entanto, o trabalho à distância pode ser possível em casos extremos, como no caso de um filho doente ou de más condições climatéricas. Apesar deste nível limitado de flexibilidade, a maioria das tarefas dos trabalhadores deve ser efetuada no local.
Normalmente, espera-se que estes trabalhadores estejam a trabalhar durante horas específicas estabelecidas pelos empregadores. No entanto, atualmente, algumas empresas oferecem uma maior flexibilidade de horários, oferecendo opções como o trabalho a tempo parcial e os turnos reduzidos.
Vantagens do trabalho presencial
Existem inúmeras vantagens em seguir um modelo de trabalho presencial, tais como>
Comunicação em tempo real
Embora a tecnologia de comunicação tenha feito grandes progressos nos últimos anos, ainda é difícil substituir o contacto presencial.
Embora 86% dos profissionais prefiram contactar os clientes por correio eletrónico, os estudos mostram que a comunicação presencial é 34 vezes mais eficaz. Além disso, permite a tomada de decisões instantâneas, o que pode melhorar a produtividade.
Colaboração melhorada
Mesmo com o melhor software de reuniões virtuais, a colaboração pode ser difícil quando não é feita pessoalmente.
Estudos sugerem que 93% da comunicação efectiva envolve sinais não verbais. Estas pistas podem ser facilmente ignoradas durante as reuniões virtuais. Além disso, ter a sua equipa reunida num único local permite o brainstorming instantâneo de ideias, a resolução imediata de problemas e aprovações em tempo real.
Maior nível de segurança em linha
Os modelos de trabalho no local também garantem um nível mais elevado de segurança online. Uma vez que todos os trabalhadores estarão a utilizar o mesmo servidor, a empresa pode controlar a segurança de todos os dados.
Este fator é particularmente importante para as empresas que armazenam dados altamente sensíveis, como uma companhia de seguros de saúde que armazena registos médicos confidenciais dos seus clientes.
Desvantagens do trabalho presencial
Há também várias desvantagens em manter uma força de trabalho completa no local, tais como:
Menor oferta de emprego
Ao optar apenas por um modelo de trabalho presencial, a sua empresa limita-se a contratar quem viva perto ou aceite deslocar-se para a região. Se a sua empresa estiver sediada numa grande cidade, este fator pode não ser um problema.
Para empresas em zonas rurais, o trabalho presencial pode limitar a reserva de talentos. Pode também dificultar a criação de uma força de trabalho diversificada.
Trabalhadores relutantes
Muitos trabalhadores, especialmente aqueles que foram forçados a trabalhar à distância durante a pandemia, estão relutantes em regressar ao local de trabalho, pelo menos a tempo inteiro.
Muitos trabalhadores valorizam a flexibilidade do trabalho remoto. Esta modalidade permitiu-lhes alcançar um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Um estudo recente mostrou que cerca de dois em cada cinco trabalhadores considerariam mudar de emprego se fossem obrigados a voltar ao trabalho presencial a tempo inteiro.
Quando é que o modelo de trabalho no local é a opção correta?
Muitas empresas não têm outra opção senão manter um modelo de trabalho no local, pois a própria natureza do trabalho assim o exige. Hospitais exigem presença total de médicos e enfermeiros. Construção e indústria também requerem trabalho diário no local ou na fábrica.
Novas empresas, ou em fase de crescimento, podem beneficiar da colaboração intensiva que o modelo presencial oferece. É essencial avaliar necessidades e objetivos para decidir que tarefas podem ser feitas remotamente — e quais exigem presença no local.
Durante a pandemia, o trabalho remoto foi uma necessidade. Agora, os empregadores devem avaliar se este modelo continua a ser o mais eficaz ou se é preciso repensar a forma de trabalhar.
Para o ajudar a tomar a decisão certa, criámos uma infografia detalhada sobre os três principais modelos de trabalho.
