Quer a sua empresa seja desafiada pela digitalização, perturbações na cadeia de abastecimento, inflação ou recessão económica, a sua organização tem de se preparar para futuros eventos imprevistos. Neste artigo, exploramos três considerações-chave para organizar as suas equipas para se adaptarem eficazmente à mudança contínua e à incerteza. 

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Necessidade crescente de criar uma equipa de trabalho adaptável

À medida que o mundo se transforma rapidamente, o mercado de trabalho e a forma como decidimos construir as nossas equipas e organizações enfrentam desafios contínuos. Nas últimas décadas, passámos de um mercado de trabalho unificado e gerido em conjunto para um mercado cada vez mais fragmentado. O tradicional emprego a longo prazo é, em grande medida, substituído pelo emprego temporário numa mistura de contratações de projetos, consultores e freelancers. 

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Está a tornar-se cada vez mais importante que os RH adotem uma abordagem flexível e sem fronteiras.

De acordo com o estudo "2024 Global Human Capital Trends" da Deloitte, o próximo passo para os RH é tornarem-se RH sem fronteiras, centrando-se na forma como "a organização recorre às pessoas mais competentes, independentemente do local onde residem, dentro ou fora da organização, para enfrentar os desafios e problemas relacionados com as pessoas".

Consequentemente, é cada vez mais importante que os RH optem por uma abordagem adaptativa aos desafios e oportunidades únicos que as empresas enfrentam atualmente. Os RH têm de encontrar formas de permitir que a organização, a equipa e os colaboradores se adaptem às novas condições. 

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Três considerações-chave na formação de uma equipa adaptável

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1. tem acesso às competências mais importantes para o momento?

Numa economia em rápida mutação, a necessidade de competências pode mudar drasticamente. De repente, surgem novas áreas e oportunidades e é necessário contratar rapidamente competências especializadas. Para garantir as competências mais importantes no momento certo, muitas empresas recorrem a consultores. Permitir que os seus profissionais trabalhem em paralelo com especialistas externos com diferentes competências de ponta é muitas vezes uma forma eficaz de desenvolver as competências dos talentos em áreas essenciais.

2. quais são as necessidades futuras em termos de recrutamento?

Em muitos setores, existem variações sazonais aparentes ao longo do ano, da semana e do dia. O seu mapeamento facilita o planeamento da organização da sua equipa. Para se preparar para a mudança e a incerteza, também é necessário planear diferentes cenários futuros. Isto permite-lhe formular uma estratégia para ajustar a dimensão do grupo com base em acontecimentos imprevistos, o que, por sua vez, irá preparar a sua empresa para o futuro.

3. Tem a combinação certa de equipas permanentes e temporárias?

Para adaptar a organização a flutuações imprevistas, é necessário ter a combinação certa de equipas permanentes e temporárias. Ao decidir quais as competências a contratar permanentemente e quais as competências a contratar temporariamente, recomendamos que faça a distinção entre três tipos de competências: críticas para a atividade, de nível médio e menos avançadas. 

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As três categorias de competências podem funcionar na mesma equipa, e um indivíduo pode frequentemente passar de uma equipa para outra.

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