A ascensão da economia gig, a implementação de modelos de gestão total de talentos, o aumento do défice de competências e a transformação digital estão a levar os empregadores a repensar a sua abordagem ao talento.
Estimulada por esta dinâmica de mercado, as equipas de trabalho temporário estão a crescer, permitindo aos empregadores aceder mais rapidamente aos recursos, adaptar-se mais eficazmente às necessidades da empresa e reduzir os custos. Como resultado, é mais importante do que nunca desenvolver uma estratégia de envolvimento convincente para atrair os melhores talentos temporários.

De acordo com o Inquérito aos Executivos de 2023 da Dayforce, 80% dos inquiridos referiram que a sua organização emprega trabalhadores temporários, com 65% a prever um aumento da sua utilização nos próximos dois anos.
A contratação de trabalhadores temporários oferece inúmeras vantagens, mas exige estratégias de envolvimento únicas. Por exemplo, os benefícios que atraem os trabalhadores permanentes podem não ser do agrado dos trabalhadores temporários, pelo que é crucial personalizar a sua proposta de valor o trabalhador (EVP) para de modo a corresponder aos requisitos dos colaboradores temporários. Ao compreender e apoiar as suas preferências, pode criar um grupo leal e sustentável de talentos temporários.
Para otimizar o envolvimento com o seu talento temporário, concentre-se nestas três áreas:
- uma boa experiência de integração
- um local de trabalho inclusivo
- comunicação efetiva
Uma estratégia eficaz para reforçar cada uma destas áreas ajudará a torná-lo um empregador de eleição para os trabalhadores temporários.
1. uma boa experiência de integração
A integração correta dos trabalhadores temporários beneficiará a sua empresa ao reforçar o envolvimento dos colaboradores e o alinhamento com a marca, bem como ao aumentar a produtividade dos trabalhadores. Considere estes passos fundamentais:
- estabelecer um processo estruturado de integração dos trabalhadores temporários.
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fornecer uma orientação abrangente sobre a missão, os valores e a cultura da empresa para ajudar os trabalhadores temporários a sentirem-se integrados na organização
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especificar funções e responsabilidades
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equipar os trabalhadores temporários com as ferramentas, a tecnologia e os recursos necessários desde o primeiro dia
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realizar sessões de formação sobre as políticas e diretrizes da empresa e sobre quaisquer competências especializadas necessárias para o desempenho da função
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designar um mentor dos trabalhadores permanentes para oferecer orientação e apoio
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agendar visitas regulares para resolver quaisquer problemas, dar feedback e reconhecer os êxitos alcançados
As principais conclusões do Relatório de Tendências de Talento 2025 da Randstad mostram que um grande número de empregadores continua a enfrentar crescentes lacunas de competências, apesar do grande número de trabalhadores atualmente disponíveis. Ao proporcionar uma boa experiência de integração, pode aumentar o envolvimento com este importante recurso.

2. uma cultura inclusiva no local de trabalho
Os trabalhadores temporários desempenham um papel crucial na criação de uma equipa de trabalho flexível e , merecendo tratamento e atenção iguais aos dos trabalhadores efetivos. Para promover um ambiente de inclusão e pertença, é essencial envolver ativamente os trabalhadores temporários em várias facetas da cultura da empresa. Incentivar a sua participação em eventos de networking e funções de equipa não só promove a integração, como também alimenta um sentido de objetivo partilhado.
Além disso, a integração dos trabalhadores temporários nos processos de tomada de decisão e no planeamento a longo prazo demonstra um empenho em maximizar o seu potencial e em assegurar o seu envolvimento e satisfação contínuos. Ao proporcionar oportunidades de interação e colaboração, os empregadores podem colmatar o fosso entre trabalhadores temporários e permanentes, criando uma equipa de trabalho coesa e unificada.
3. comunicação efetiva
Uma comunicação eficaz com os trabalhadores temporários é essencial para a sua integração e produtividade na organização. Por conseguinte, é imperativo que os empregadores estabeleçam canais de comunicação regulares e transparentes, garantindo que os trabalhadores temporários sejam bem informados e valorizados como membros da equipa.
Incentivar o feedback e proporcionar plataformas para o seu contributo promove um sentimento de envolvimento e capacitação. Além disso, manter os trabalhadores temporários atualizados sobre as mudanças ou desenvolvimentos organizacionais mantém a transparência e a confiança. Uma política de porta aberta incentiva ainda mais os talentos temporários a procurar assistência ou a manifestar preocupações quando necessário.
Ao dar prioridade a uma comunicação eficaz com os trabalhadores temporários, os empregadores podem aumentar o empenho, a satisfação e o sucesso global, tanto para o indivíduo como para a organização.
O mercado para trabalhadores experientes e qualificados é excecionalmente competitivo, e a sua empresa não deve considerar os talentos temporários como descartáveis. Em vez disso, cultive estas relações a longo prazo e certifique-se de que os seus recrutadores os consideram em primeiro lugar para qualquer posição permanente. Isto pode poupar-lhe tempo e dinheiro, uma vez que já está familiarizado com este grupo de talentos.
