Em tempos de incerteza, os departamentos de RH estão a esforçar-se por enfrentar um desafio atrás do outro. Uma empresa pode estar a reequilibrar o número total de efectivos hoje, mas a esforçar-se por contratar novos talentos amanhã. Para criar resiliência e adaptabilidade neste ambiente dinâmico, é essencial criar uma força de trabalho flexível e adaptável.
o seu caminho para uma força de trabalho flexível
À medida que o mundo do trabalho se transforma rapidamente, os departamentos de RH são obrigados a criar forças de trabalho flexíveis que se possam ajustar rapidamente às tendências do mercado, aumentando ou diminuindo a escala. Ao mesmo tempo, o Workmonitor 2024 revela que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é agora a principal prioridade para os talentos, o que representa um desafio adicional para os empregadores.
À medida que a sua empresa se adapta a tempos incertos, tem de organizar o seu pessoal de acordo com as tendências do mercado. Quando surge uma necessidade imprevista de pessoal, deve ter a capacidade de contratar os talentos certos durante o tempo que precisar deles.
Estas são algumas das formas que o podem ajudar a criar uma força de trabalho flexível:
potenciar o talento temporário
Quer necessite de apoio durante um ciclo de produção de pico, de preencher uma vaga temporária devido a um projeto específico ou a uma licença parental, ou apenas necessite de uma opção mais flexível do que o emprego permanente, tem de adotar o conceito de força de trabalho fléxivel.
Uma estratégia bem sucedida de trabalhadores flexíveis tem um impacto significativo e pode ajudá-lo:
- ultrapassar a falta de competências profissionais especializadas
- gerir ciclos de produção de pico
- evitar o esgotamento do pessoal existente
- satisfazer as expectativas dos seus clientes
garantir a qualidade dos candidatos
O custo de contratar o candidato errado pode ser muito elevado. As más contratações geralmente tomam poucas iniciativas por conta própria e têm baixa produtividade em geral. Além disso, os candidatos com fraco desempenho podem afastar os melhores da sua organização, diminuindo assim a produtividade total das suas equipas. É por isso que é tão importante garantir a qualidade dos candidatos e das pessoas que acaba por contratar.
Recorrer aos serviços de um fornecedor de talentos credível é um método fiável para verificar se um candidato possui as competências necessárias e se está de acordo com a cultura da sua empresa. Esta abordagem garante uma verificação e qualificação exaustivas dos candidatos, permitindo-lhe tomar decisões de contratação informadas.
criar uma experiência de contratação sem esforço
Os candidatos sob pressão de tempo tendem a favorecer as empresas que oferecem uma experiência de contratação sem esforço. Também é mais provável que se mantenham envolvidos se receberem actualizações sobre a contratação ao longo do processo.
A utilização de tecnologias como as entrevistas em vídeo pode simplificar a experiência de contratação tanto para empregadores como para candidatos, permitindo candidaturas remotas e aumentando a eficiência.
utilizar a tecnologia mais recente
Para criar uma força de trabalho flexível moderna, o empregador precisa de tirar partido das ferramentas tecnológicas para acelerar o processo de seleção, pré-seleção, avaliação e entrevista de candidatos.
Para aumentar a conversão de talentos passivos, poderá estar interessado no Radancy, um software de aquisição de talentos que lhe permite organizar eventos de recrutamento e networking online. Outro exemplo é o Harver, que utiliza a inteligência colectiva para contratar e reter talentos.
promover uma cultura de aprendizagem contínua
Incentivar o desenvolvimento profissional contínuo para manter a força de trabalho adaptativa. Proporcionar acesso a cursos, workshops e seminários em linha ajuda os empregados a manterem-se actualizados em relação às tendências e competências da indústria.
promover um ambiente de trabalho híbrido
A flexibilidade no local de trabalho pode atrair um maior número de talentos e aumentar a satisfação dos funcionários. Um modelo híbrido permite tanto o trabalho no escritório como o trabalho remoto, proporcionando a adaptabilidade necessária no mercado atual.
implementar a análise da força de trabalho
Utilizar dados para prever as necessidades e tendências da força de trabalho. A análise da força de trabalho pode ajudar a identificar lacunas de competências, prever necessidades de pessoal e otimizar o planeamento da força de trabalho.
aumentar a mobilidade interna
Desenvolver percursos de carreira claros e oportunidades para transferências e promoções internas. Incentivar a mobilidade interna ajuda a reter os melhores talentos e garante que as funções críticas são preenchidas por funcionários experientes.