A contratação flexível - e especificamente a capacidade de adquirir competências específicas a curto prazo, ou de aumentar ou diminuir a capacidade da sua equipa de trabalho em função da procura - pode revelar-se particularmente importante em indústrias em rápida evolução, como a indústria transformadora, a logística e o sector automóvel.

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A utilização de trabalho temporário também pode ajudá-lo a obter benefícios práticos e quotidianos, tais como:

  • redução dos custos das horas extraordinárias
  • colmatar as lacunas de capacidade a curto prazo criadas pelo absentismo e pela rotação de trabalhadores
  • contratação mais barata e mais rápida do que o recrutamento permanente

Este artigo detalha os principais componentes para criar com sucesso uma equipa de trabalho flexível e alcançar os melhores resultados, tanto para a sua empresa como para os seus trabalhadores temporários.

componentes-chave para a criação de uma equipa de trabalho flexível

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uma equipa dedicada no local 

Ao criar uma equipa de trabalho flexível, certifique-se de que designa um grupo dedicado que trabalha no local com uma visão em primeira mão das funções da sua empresa. A equipa no local deve incluir, pelo menos:

  • um diretor comercial
  • um especialista em contas
  • um gestor de processos

Estes membros da equipa devem ser apoiados por peritos especializados em disciplinas como a saúde e a segurança, a legislação e a conformidade, o que significa que obtêm um serviço abrangente e holístico que beneficia a sua organização de várias formas.

Trabalhar no local significa que a equipa terá uma compreensão mais profunda daquilo que faz bem, dos obstáculos mais comuns que enfrenta e das oportunidades de melhoria que tem.

Outra vantagem importante que pode advir do facto de ter uma equipa designada no local é que esta pode avaliar os sentimentos e as atitudes da equipa de trabalho e descobrir as preocupações, prioridades e questões mais comuns dos seus trabalhadores. Esta é uma vantagem fundamental se estiver empenhado em objetivos como proporcionar uma experiência positiva no local de trabalho, construir uma marca de empregador forte e reduzir a rotatividade dos talentos.

A equipa deve refletir o compromisso de conduzir uma melhoria contínua e a longo prazo, ajudando-o com a contratação flexível, a gestão de talentos e outras preocupações imediatas - abrindo caminho para um crescimento e sucesso sustentáveis.

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compreender o seu mercado

Certifique-se de que a sua equipa no local compreende o seu mercado e está equipada para apoiar a sua indústria específica. A equipa deve ser capaz de fornecer resultados de pesquisas e conhecimentos que possam conduzir a uma gestão de talentos mais relevante e reactiva.

Um dos maiores benefícios que pode obter ao contratar uma equipa dedicada no local é uma melhor compreensão do seu sector e da direção que está a tomar. Os membros da equipa devem também mantê-lo a par das últimas informações sobre a marca do empregador, o que o ajudará a compreender as necessidades dos candidatos a emprego e a forma de as satisfazer.

De acordo com o nosso relatório Employer Brand Research 2024, o principal fator de motivação em todo o mundo é o salário e os benefícios.

encontrar o talento de que precisa

Adquirir e reter o talento necessário para atingir os seus principais objetivos empresariais (quer seja sob a forma de trabalho temporário ou permanente) deve ser sempre uma prioridade máxima. Em algumas ocasiões - por exemplo, quando é necessário satisfazer um aumento súbito da procura por parte dos clientes - é vital que seja capaz de identificar e recrutar trabalhadores capazes a grande velocidade.

Esta é uma área em que uma equipa designada pode representar um grande valor para si e para a sua empresa - ao manter uma extensa rede de candidatos qualificados e controlados, prontos para começar a trabalhar a curto praz
O site da Randstad e a nossa subsidiária Monster - um dos maiores  sites de emprego do mundo - são canais poderosos para que as suas vagas sejam vistas por um vasto público.

redução de custos

Uma equipa competente no local pode ajudá-lo a reduzir os custos globais da sua equipa de trabalho. Eis alguns exemplos de como estes benefícios financeiros podem ser alcançados:

  • recrutamento mais rápido e mais eficiente: Quanto menos tempo tiver de dedicar ao seu ciclo de contratação, mais poupa. 
  • redução dos custos das horas extraordinárias: Se puder contratar trabalhadores temporários capazes de aumentar a capacidade num curto espaço de tempo, não precisa de se preocupar em cobrir os custos das horas extraordinárias dos trabalhadores permanentes.
  • maior produtividade: Ter as pessoas certas na sua equipa de trabalho no momento certo aumenta a sua produção, aumenta a eficiência e reduz o risco de perder oportunidades de negócio valiosas.
  • redução do volume de negócios: A perda constante de trabalhadores e a necessidade de os substituir é dispendiosa, com uma série de custos a ter em conta
  • flexibilidade sazonal: Indústrias como a indústria transformadora são fortemente afetadas por tendências sazonais. Uma forte estratégia de contratação flexível facilita o aumento e a redução da equipa de trabalho, de modo a ter sempre o número certo de trabalhadores disponíveis no momento certo. 

envolvimento e retenção

Proporcionar uma experiência positiva aos trabalhadores é um objetivo que vale a pena para qualquer empresa. Se as pessoas se sentirem empenhadas e felizes a trabalhar para si, serão mais produtivas e terão menos probabilidades de sair. Para além de serem valiosos a curto prazo, isto ajuda-o a construir uma marca de empregador positiva, o que é benéfico para as suas futuras atividades de recrutamento.

Ter membros da equipa competentes no local permite-lhes interagir diretamente com os seus trabalhadores.. Através de conversas diretas, respondendo a perguntas e ouvindo as preocupações, podem oferecer recomendações personalizadas para promover o envolvimento.

Uma equipa competente deve ser capaz de prestar apoio em aspetos-chave da experiência dos trabalhadores que contribuem para o envolvimento e a retenção, incluindo

  • Integração e indução: Certifique-se de que estes processos são corretos se quiser iniciar as relações da melhor forma.
  • Formação: Dar às pessoas as competências de que necessitam para trabalhar de forma eficiente e aumentar a sua empregabilidade futura.
  • Avaliações de desempenho: Acompanhe o desempenho de cada trabalhador e defina objetivos de melhoria contínua.
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