Enquanto a Geração Z enfrenta repercussões económicas de dimensão superior à da pandemia global, os empregadores podem, e devem, aprender as melhores práticas para trabalhar com o grupo mais jovem da força de trabalho

As consequências da pandemia global continuam a reverberar em todo o globo, tendo efeitos  de proporções variáveis consoante o segmentos da população. Por grupo etário, há muito mais preocupação entre os trabalhadores de meia-idade e idosos, mas o impacto financeiro sobre as gerações mais jovens de trabalhadores pode ser o mais pronunciado. Com muitos trabalhadores da geração Z a enfrentar a sua primeira crise financeira global - possivelmente a pior em muitas gerações - a forma como encaram o mercado de trabalho e a sua escolha de empregadores pode ser reformulada durante anos. 

Uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos da América pela Harris, revelou que os trabalhadores do Gen Z tinham três vezes mais probabilidades de perder os seus empregos em resultado da crise da COVID-19 do que os trabalhadores entre os 35 e 54 anos. Para a geração mais jovem da força de trabalho - definida como aqueles até aos 22 anos de idade - o choque económico pode ser um alerta de que a expansão económica da última década não possa vir a continuar. À medida que procuram respostas que podem não ser tão próximas nem positivas como gostariam, muitos trabalhadores da geração Z são susceptíveis de reorientar os seus objectivos de carreira. 

Fazê-lo pode significar como vêem a atractividade dos empregadores. O nosso inquérito de Randstad Employer Brand Research 2020, realizado no final do ano passado antes do surto pandémico global, mostra que até esse momento, os inquiridos da Gen Z não consideravam a segurança do emprego como um dos três principais atributos que mais valorizam num empregador. Pouco mais de um terço dos inquiridos (36%) disse preferir um empregador que oferecesse segurança e estabilidade de emprego. Esta qualidade perdia para o pacote salarial e benefícios (citado por 51%), um ambiente de trabalho agradável (42%) e um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (42%).  

Pelo contrário, a segurança e estabilidade foi a segunda qualidade mais valorizada pela geração mais antiga, referida por 49% dos trabalhadores com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos. Da mesma forma, os trabalhadores da geração X também citaram a segurança do emprego como a segunda qualidade mais desejada (47%) num empregador.     

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Com poucos sinais de aviso, os trabalhadores da Geração Z, muitos dos quais estão prestes a entrar ou acabaram de entrar na força de trabalho, tiveram uma economia global próspera que lhes foi agora retirada. Muitos encontram-se agora desempregados, mas para aqueles que entram no mercado de trabalho, será muito mais difícil assegurar empregos nos próximos meses, uma vez que competem com outras gerações no mercado. 

Com um terço dos trabalhadores da Gen Z ainda a estudar, um mercado de trabalho sombrio pode estar à sua espera nos meses e possivelmente anos que se seguem. 

Outra forma pela qual a Gen Z pode ser afectada é a sua perspectiva sobre a esperança de emprego. Um quarto (24%) disse a Randstad que tinham mudado de emprego porque sentiam falta de propósito no seu trabalho, que era o nível mais alto entre todos os grupos etários. Esta perspectiva pode mudar significativamente à medida que o desemprego aumenta e a oportunidade de encontrar trabalho que acham significativo se torna mais improvável. 

Contudo, nem todas notícias para os trabalhadores do Gen Z são sombrias. Como muitos estão em quarentena , estão também a encontrar formas inovadoras de utilizar a tecnologia para se manterem ligados, em rede e a criar conteúdos através dos meios de comunicação social e aplicações populares como o TikTok. A Forbes argumenta que os empregadores podem aprender com a adaptabilidade e flexibilidade do Gen Z e Millennial durante esta crise. 

Existem de facto formas de as organizações poderem aprender com a geração mais jovem da força de trabalho. Através da sua adaptabilidade e competências de rede, os trabalhadores do Gen Z podem ser os mais resilientes durante um período de extremo desafio! Muitos dos jovens deste grupo estão prestes a entrar no mercado de trabalho, as dificuldades que enfrentam serão a base sobre a qual as suas carreiras serão sempre construídas. Eis como se pode aproveitar os seus atributos de destaque:

Aprenda os hábitos de socialização do Gen Z

Sendo a geração mais conectada de sempre, este grupo está excepcionalmente preparado para relações remotas e virtuais. Ao compreender como estão a alavancar os meios de comunicação social, como comunicam através de diferentes canais e a forma como a informação é partilhada, a sua empresa poderá encontrar novas formas de manter a sua força de trabalho mais conectada e envolvida. 

Optimize a tecnologia para obter a melhor experiência

Quando o distanciamento social entrou em vigor, as empresas adaptaram-se para permitir o trabalho à distância. Agora que a maioria implementou tecnologias para facilitar isto, será a experiência conducente à produtividade? O Geração Z é talvez o grupo mais hábil a utilizar a tecnologia para criar uma experiência satisfatória, por isso considere as suas opiniões sobre a melhor forma de aproveitar as ferramentas digitais em seu proveito. 

Não ignore a importância da conexão humana  

Embora possa parecer contraditória, a geração digital também deseja uma interacção um-a-um com gestores e colegas. Citando um inquérito conduzido pelo Workforce Institute na Kronos Inc., a Society for Human Resource Management (SHRM) descobriu que 75% dos inquiridos da geração Z disseram preferir reuniões presenciais com supervisores e mais de um terço preferiu este método ao obter feedback dos colegas de trabalho. Certifique-se, durante o actual encerramento, de que agenda reuniões por vídeo para evitar sentimentos de isolamento e insatisfação.

Como as empresas em todo o mundo procuram formas de manter a sua força de trabalho motivada e empenhada durante a crise pandémica, aprender com ela, inspirando ao mesmo tempo a sua força de trabalho, será fundamental para manter um elevado nível de moral. 

A experiência e educação dos trabalhadores da Geração Z poderá ajudar os líderes das empresas a acelerar esse processo e a descobrir  insights que poderão ser utilizadas durante algum tempo!

fonte: randstad global