Pronto para mudar a sua forma de liderar? Eis como a inteligência emocional pode aumentar a produtividade da sua equipa e o crescimento da sua carreira.

Qual é a importância da inteligência emocional (IE) no local de trabalho atual? Numa palavra, extremamente. Prevê-se que a procura de competências emocionais cresça 26% até 2030, tornando-as inegociáveis para os líderes de todos os sectores. O líder moderno de sucesso não é apenas tecnicamente competente, mas também empático, consciente de si próprio e calmo sob pressão.

Man and woman talking and having a laugh while walking outside between office buildings.
Man and woman talking and having a laugh while walking outside between office buildings.

inteligência emocional para líderes: mais do que uma soft skill

Então, o que é que uma elevada inteligência emocional pode fazer por si e pela sua equipa? Em primeiro lugar, desempenha um papel fundamental na formação da cultura do local de trabalho e na retenção de talentos. Um estudo da Gallup revelou que as pessoas têm quatro vezes menos probabilidades de deixar os seus empregos sob líderes com elevada IE. Este facto demonstra o poder da IE na criação de um local de trabalho onde as pessoas se sentem não só vistas e ouvidas, mas também genuinamente respeitadas e valorizadas. Trata-se de criar um ambiente de trabalho que fomenta a lealdade e minimiza a rotatividade.

Os líderes com uma elevada IE também tendem a tomar decisões mais inteligentes e mais bem fundamentadas. A sua capacidade de se manterem calmos sob pressão permite-lhes pensar com mais clareza. Estes gestores dão prioridade à compreensão de várias perspetivas, o que leva a decisões que não são apenas lógicas, mas também incluem os pontos de vista da sua equipa.

Finalmente, o velho ditado que diz que as pessoas simpáticas acabam em último lugar não se aplica à IE. Em média, os profissionais com uma inteligência emocional elevada ganham cerca de 29 mil dólares a mais por ano do que os seus pares com uma IE inferior.

descubra 3 estratégias impactantes que pode adotar para aumentar a retenção dos seus talentos

leia aqui

4 dicas essenciais para aumentar a sua inteligência emocional

Melhorar a sua IE é mais fácil do que pensa. Comece com estas quatro dicas:

 

1. conheça-se melhor

Compreender como as suas emoções moldam o seu estilo de liderança é vital. Considere um diretor de uma fábrica que percebe que os prazos apertados provocam stress. Ao reconhecer este facto, pode trabalhar no sentido de uma resposta mais calma, mesmo sob pressão. Reflita diariamente sobre as suas reações a diferentes situações e isso pode ajudar a identificar padrões e estímulos nas suas respostas emocionais, abrindo caminho para uma melhor autoconsciência.

 

2. calce os sapatos da sua equipa

Até que ponto compreende verdadeiramente a sua equipa? Ouve ativamente os obstáculos que enfrentam e as suas ideias para fazer as coisas da melhor forma possível, ou limita-se a ouvi-los e depois segue em frente? A empatia para com a sua equipa e os desafios que enfrentam pode criar uma força de trabalho mais unificada e eficiente. Trata-se de compreender genuinamente as perspetivas dos seus colaboradores e valorizar as suas opiniões.

 

3. aprender a manter a calma

É fácil gerir as emoções quando tudo está a correr bem. O verdadeiro teste surge em situações de grande pressão. Imagine um diretor de marketing a preparar-se para uma apresentação importante. É normal que se sinta ansioso, mas utilizando técnicas como a respiração profunda ou a visualização de um resultado bem sucedido, pode manter um comportamento calmo e confiante. Esta abordagem não ajuda apenas a manter a compostura pessoal. Também estabelece um tom positivo e tranquilizador para toda a equipa.

 

4. estabelecer ligações mais profundas

Uma liderança de excelência tem tanto a ver com a construção de relações como com a estratégia e a execução. Encontros regulares para discutir objetivos de carreira ou desafios do dia a dia mostram à sua equipa que são valorizados, não apenas como colaboradores, mas como pessoas. Celebrar as conquistas em conjunto não é apenas de bom tom - eleva o espírito de equipa e promove uma cultura em que todos se sentem parte de algo maior.

 

Fonte: Randstad USA

Uma última dica para aumentar e manter a sua inteligência emocional é rodear-se de pessoas que partilhem estas competências vitais. 

Inicie uma conversa com a Randstad hoje mesmo - podemos ajudá-lo a encontrar o tipo de talento que procura!

fale connosco