Os governos têm começado a implementar o seu regresso gradual aos planos de trabalho. As empresas, em muitas indústrias, estão a começar a reabrir e a trazer alguma mão de obra de volta aos seus locais de trabalho. O desafio é reabrir sem saber exactamente como irá decorrer a pandemia a curto e longo prazo. Há muitas variáveis desconhecidas a considerar ao tomar decisões sobre a sua força de trabalho, incluindo:
- novas condições de trabalho
- quando o seu negócio vai reabrir
- até que capacidade
- quantas pessoas podem estar no local
- regras de distanciamento físico
- planeamento (escala de turnos, dias alternados, etc.)
- a melhor maneira de gerir a sua força de trabalho
É preciso gerir a incerteza, enfrentar novos e emergentes desafios em tempo real, e ter um plano para construir uma força de trabalho forte e coesa. Mesmo que o seu negócio seja capaz de reabrir, pode esperar gerir uma força de trabalho híbrida. Alguns dos seus funcionários continuarão a trabalhar a partir de casa, enquanto outros trabalham no local. Aqui estão algumas dicas para gerir uma força de trabalho híbrida entre a incerteza da pandemia:
1. Concentre-se nas suas pessoas
Colocar as suas pessoas em primeiro lugar durante os tempos de incerteza é essencial. Dê um mergulho profundo para compreender o que os seus trabalhadores precisam verdadeiramente para terem sucesso quando trabalham no escritório ou em casa. Fale com os funcionários para compreender as suas necessidades. Comunicar em demasia, obter a opinião dos trabalhadores, e estar aberto a novas formas de fazer as coisas. Faça o que puder para apoiar a sua equipa e garantir que todos estão na mesma página, quer estejam a trabalhar no escritório ou em casa.
2. Defina claramente os papéis de cada um
Algumas funções são mais adequadas para trabalhar no local, enquanto outras podem ser feitas remotamente com facilidade. É importante determinar o equilíbrio certo entre pessoas que trabalham em casa e no local de trabalho. É preciso pensar nisto em termos de segurança, distanciamento físico, produtividade, e necessidade. Existem alguns empregados que seriam mais produtivos no seu local de trabalho? Haverá alguns empregados que preferem ficar em casa? Tenha em consideração o feedback dos empregados. Depois, defina claramente os horários e o processo de transição.
vê as dicas de liderança para gerir um local de trabalho hibrido
dicas de liderança para gerir um local de trabalho hibrido3. Redefina e conceba os espaços de trabalho
Os espaços de trabalho terão provavelmente de ser reorganizados para cumprir os novos regulamentos governamentais e as regras de distanciamento social. Será necessário colocar mais espaço entre secretarias ou estações de trabalho? Isso significa que a sua capacidade actual de escritório será menor? Pense no que faz mais sentido para a sua empresa e trabalhadores.
Se optar por mudar algumas pessoas para posições remotas permanentes, certifique-se de que dispõem das ferramentas e recursos adequados para os seus espaços de trabalho em casa. Durante a fase inicial de trabalho a partir de casa, muitos trabalhadores instalam espaços rápidos e temporários na sua mesa de cozinha ou no sofá da sala de estar que são seguros ou saudáveis a longo prazo. Pode enviar-lhes tecnologia, como monitores ou câmaras de vídeo? E mobiliário de escritório, tal como uma cadeira ou secretária? Poderá subsidiar a sua ligação à Internet?
4. Faça alterações em fases
O governo está a reabrir os negócios e a economia em fases. Siga uma abordagem semelhante ao gerir a sua mão-de-obra híbrida. Não tente fazer tudo de uma só vez e envie todos de volta ao trabalho imediatamente. Faça lentamente mudanças nas fases em que comunica claramente com os funcionários para uma perturbação mínima. Tenha uma estratégia, e certifique-se de que o seu negócio está seguro em cada passo. Além disso, assegure-se de que fornece apoio adequado à sua equipa.
5. Seja ágil
As primeiras frases da transição de volta ao trabalho podem incluir alguma tentativa e erro, por isso estar aberto a fazer as alterações necessárias. A flexibilidade é um imperativo. Esperar que as coisas mudem rapidamente. Com tantas pessoas a trabalhar a partir de locais diferentes e em momentos diferentes, é preciso estar aberto a novas formas de fazer as coisas. Isto pode significar experimentar novos protocolos, utilizar novas ferramentas, e dar à sua equipa o espaço para inovar, pois tanto você como eles descobrem esta nova forma normal de operar.
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o que aprendemos sobre o modelo de trabalho hibrido6. Estabeleça expectativas
Mesmo com as coisas a mudarem a um ritmo rápido, é necessário estabelecer expectativas para o seu pessoal que trabalha no escritório e para aqueles que trabalham em casa. Deixar claro o que é esperado no escritório. Deixar claro o que se espera dos funcionários que trabalham em casa. A comunicação constante e clara é uma parte fundamental para garantir que os colaboradores estão a bordo com as mudanças que está a fazer e compreender o seu papel nesta nova forma de fazer as coisas.
7. Faça a ponte
Tem de haver uma forma de reunir o seu escritório e os seus empregados remotos. Isto pode ser sob a forma de videoconferências, cadeias de correio electrónico, e outro software colaborativo. Encontre as melhores ferramentas para garantir que o seu escritório e os seus colaboradores remotos ainda possam trabalhar juntos, mesmo que não se encontrem no mesmo local.
8. Tenha um plano para voltar às operações da COVID-19
Não sabemos o que o futuro nos reserva. Mesmo que esteja a reabrir, pode haver um momento em que terá de voltar a escalar. Tenha um plano para a nova forma de fazer negócios e a realidade de que poderá precisar para abrir e fechar de tempos a tempos, com base em desenvolvimentos futuros.
A gestão de uma mão-de-obra híbrida não virá sem os seus desafios. Quanto mais sistemática for a sua abordagem, mais sucesso terá na gestão de colaboradores em casa e no escritório.
fonte: randstad canada
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