No ambiente de trabalho moderno, em que a flexibilidade e a economia informal são cada vez mais importantes para muitos empregadores, uma integração eficaz é tão importante para os trabalhadores temporários como para os trabalhadores permanentes.

Este artigo destaca seis erros comuns de integração que devem ser evitados para garantir uma integração harmoniosa de uma equipa de trabalho flexível.

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É inegável a importância de uma boa integração dos colaboradores. De acordo com um relatório da Gallup recente , os trabalhadores que passam por uma excelente jornada de integração estão 2,6 vezes mais inclinados a declarar extrema satisfação com o seu local de trabalho.

O relatório também revelou que:

- os trabalhadores que concordam fortemente que podem destacar-se no seu trabalho diariamente são 3,5 vezes mais propensos a afirmar fortemente que o seu percurso de integração foi excecional.

- no entanto, apenas 12% dos colaboradores acreditam firmemente que a sua organização é excelente na integração de novas contratações.

Estes números sublinham a necessidade de garantir que os novos colegas de trabalho tenham um início forte e positivo na sua empresa.

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randstad-para uma integração eficaz dos trabalhadores temporários, não se esqueça de evitar estes erros comuns

Para uma integração eficaz dos trabalhadores temporários, não se esqueça de evitar estes erros comuns:

1. ausência de um programa de integração estruturado e coerente

2. não criar um ambiente acolhedor para os trabalhadores temporários

3. ignorar a importância de uma implementação correta da tecnologia

4. incapacidade de promover o trabalho em equipa e a comunicação

5. falta de apoio específico

6. impor expectativas irrealistas

1. ausência de um programa de integração estruturado

Um programa de integração estruturado e uniforme ajuda os trabalhadores temporários a compreender rapidamente as suas funções, as políticas da empresa e as expectativas, aumentando a sua produtividade e a integração na equipa. A consistência na integração também garante que todos os trabalhadores temporários recebam o mesmo nível de formação e informação, promovendo a justiça e a igualdade. Além disso, uma abordagem padronizada reduz os riscos ao garantir o cumprimento dos requisitos legais e regulamentares, minimizando assim as hipóteses de erros ou mal-entendidos. Para um processo de integração eficiente e simplificado, considere a utilização de várias ferramentas de IA.

2. não criar um ambiente acolhedor para os trabalhadores temporários

Os trabalhadores temporários não devem sentir que estão a entrar na sua empresa como um estranho e que estão simplesmente a cumprir as tarefas contratadas o mais rápido e discretamente possível. Devem ser bem recebidos na empresa por todos, desde os gestores de topo até aos membros da equipa com quem vão trabalhar.

Um inquérito da Randstad recente revela que um ambiente de trabalho agradável é o quarto fator mais importante para os trabalhadores, o que realça a importância de promover um ambiente acolhedor também para os trabalhadores temporários.

Oferecer um acolhimento caloroso ajuda os recém-chegados a sentirem-se integrados e confortáveis no ambiente de trabalho e desejosos de dar o seu melhor para a empresa, o que contribui para a eficiência e a produtividade. Além disso, terão vontade de voltar a trabalhar para si no futuro, lançando as bases para uma relação duradoura e mutuamente gratificante.

3. ignorar a importância de uma implementação correta da tecnologia

A tecnologia de integração desempenha um papel fundamental no percurso de integração dos trabalhadores temporários. Melhora significativamente a eficiência ao automatizar tarefas administrativas como o preenchimento de documentos, módulos de formação e controlo de conformidade, permitindo que os novos contratados se concentrem rapidamente nas suas funções. A tecnologia moderna também facilita a integração remota, um componente essencial na atual equipa de trabalho flexível e adaptável. Além disso, o software avançado e as ferramentas online melhoram a comunicação entre os trabalhadores temporários e os seus supervisores, fornecendo plataformas para feedback, acompanhamento do progresso e apoio, promovendo um sentimento de inclusão e envolvimento.

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4. incapacidade de promover o trabalho em equipa e a comunicação

Um trabalho de equipa coeso e uma comunicação eficiente são componentes-chave para o sucesso quando se emprega uma equipa de trabalho temporária. É fundamental integrar os trabalhadores temporários na equipa desde o primeiro dia, assegurando a sua participação em reuniões de equipa e actividades sociais. Proporcionar oportunidades para atividades de formação de equipas, tanto formais como informais, pode reforçar as relações e promover um sentimento de pertença. Além disso, a atribuição de um mentor dos colaboradores permanentes pode ajudar os trabalhadores temporários a assimilarem-se e a sentirem-se apoiados. Além disso, uma comunicação clara é crucial: partilhe regularmente os objectivos, as actualizações e as expectativas da equipa para garantir que todos estão alinhados e a trabalhar para objectivos comuns.

5. falta de apoio específico

Tal como qualquer outro talento, um trabalhador temporário deve ter acesso a todos os recursos e vias de apoio de que necessita para desempenhar corretamente as suas funções.

Uma das armadilhas mais comuns em que os empregadores caem quando recorrem a trabalhadores temporários é esperar que o indivíduo comece logo a trabalhar e entregue o que se espera dele, com pouca orientação específica ou informação relevante. 

Um contratante de TI experiente, por exemplo, pode ter todas as competências essenciais necessárias para fazer o trabalho, mas pode ainda precisar de uma explicação sobre o software e os sistemas da sua empresa antes de começar.

6. impor expectativas irrealistas

É claro que pretende obter o máximo de resultados com o dinheiro que investe na sua equipa de trabalho temporário mas é importante que seja realista em relação ao que espera que os contratantes e trabalhadores temporários façam durante o tempo que passam consigo.

A definição de objetivos irrealistas pode fazer com que o trabalhador se sinta stressado e infeliz desde o início e que a qualidade do seu trabalho seja afetada. O mesmo resultado pode ocorrer se o trabalhador tiver de trabalhar horas excessivas para atingir os seus objetivos, correndo o risco de se esgotar e de cometer erros. 

As últimas tendências em matéria de RH e de equipas de trabalho sugerem que os contratantes e os trabalhadores temporários se tornarão uma fonte de competências cada vez mais importante nos próximos anos. A adoção de práticas positivas e o investimento na integração adequada dos trabalhadores temporários ajudará a garantir que obtém o máximo de benefícios desta parte da reserva de talentos.

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