Esta semana, farás tudo de forma diferente. Na segunda-feira de manhã, acordaste com a certeza de que irias organizar melhor o teu trabalho e de que irias fazer mais. 

Mas, no final da semana, ainda tens uma lista de trabalho por fazer... No entanto, quebrar o círculo vicioso é espantosamente simples. 

Só precisas de resolver alguns pormenores. Aqui estão três truques rápidos e simples para ajudar a aumentar a tua produtividade no trabalho. 

1. Cria uma rotina estável

egundo os peritos, é necessário limitar o número de decisões que é necessário tomar. Isto deixa-te com mais energia e criatividade para terminar as tarefas que realmente importam. As rotinas equilibram o "cansaço das decisões". Alguns exemplos:

  • Se todos os dias te levantares à mesma hora, nunca chegarás atrasado.
  • Se colocares a roupa de trabalho no mesmo sítio todas as noites, não precisas de perder tempo a pensar no que vais vestir no dia seguinte.
  • Se preparares o almoço à noite, não terás de perder tempo a fazer o almoço durante a "correria" da manhã.

Já alguma vez te perguntaste porque é que tens sempre essas ideias geniais enquanto tomas banho, fazes jogging, ou lavas a loiça? O teu corpo e mente já fizeram estas atividades com tanta frequência que funcionam em piloto automático. Isto liberta a tua mente para se concentrar em assuntos maiores e mais importantes.

Se trabalhas em remoto, a rotina matinal é ainda mais importante para a tua saúde mental! Vê as nossas dicas para a criação da tua.

Dicas para rotina matinal

2. Guarda o telemóvel

As pesquisas mostram que ouvir continuamente as notificações no smartphone distrai-te do que estas a fazer. Vamos ser honestos, todos nós sabemos que um telefone perturba a sua concentração e suscita a procrastinação

Termina esta distração colocando o telemóvel num local onde não o consegues ver ou ouvir. Faz um acordo contigo mesmo para só o verificar num número fixo de momentos, por exemplo, durante o almoço e uma hora após o término do trabalho. 

3. Faz uma lista de tarefas pendentes

Na sexta-feira, prepara-te para a segunda-feira. O relatório da semana seguinte, a preparação para a reunião de quarta-feira, e as ordens urgentes... tudo isto são tarefas que ainda estão frescas na tua mente na sexta-feira. Portanto, faz essa lista. 

Depois, assim que fores trabalhar na segunda-feira, podes começar imediatamente. Começa com as questões mais importantes, sem ter de te esforçares para pensar naquilo em que estavas a trabalhar. 

Tens tarefas aborrecidas na lista, que já vens a adiar há semanas? Vê as nossas dicas para as terminar de uma vez por todas!

Dicas para terminar tarefas

A mudança é difícil. No entanto, tudo é possível quando se incorporam mudanças em hábitos simples. Mesmo quando se quer ser mais produtivo.