introdução
Com todas as mudanças que estão a acontecer nos locais de trabalho, a produtividade dos colaboradores é mais importante do que nunca. As empresas devem maximizar a produção de todos os que pertencem às suas equipas. Mas, para conseguir isso, é preciso garantir que recrutar e reter os melhores talentos é uma prioridade. O bem-estar dos colaboradores deve vir em primeiro lugar.
Em baixo encontrará o que precisa de saber sobre a produtividade e como isso pode ajudar a sua empresa a ter sucesso. Também descrevemos uma série de mudanças que a sua empresa pode fazer para melhorar o envolvimento geral das pessoas no seu trabalho.
obtenha o e-book aquio que é produtividade do colaborador?
Simplificando, a produtividade do colaborador é a quantidade de trabalho que pode ser realizada num determinado período. O termo implica uma única pessoa, mas também pode referir-se a uma equipa ou a uma empresa inteira. Essa é uma das métricas mais importantes para medir a eficácia dos profissionais.
A produtividade pode ser medida de duas maneiras diferentes: num setor como o de indústria, geralmente é quanto de um produto um colaborador pode produzir num dia, numa semana ou num mês; em outras áreas, pode ser o valor que um colaborador acrescenta ao negócio. De qualquer forma, as empresas medem a produtividade de um colaborador em relação a uma referência pré-definida.
O aumento da produtividade tende a aumentar o lucro. As empresas que produzem mais impulsionam as receitas. Aquelas que produzem mais com menos horas trabalhadas geram margens de lucro melhores. Quanto mais produção puderem gerar, mais eficazes serão.
por que a produtividade dos colaboradores é importante?
De acordo com a Gallup, apenas 25% dos funcionários de indústria dizem estar comprometidos com o seu trabalho. Para contextualizar, este número está significativamente abaixo da taxa de compromisso de 33% encontrada pela Gallup entre colaboradores de todos os setores. Isso representa US$ 7 bilhões em perda de produtividade globalmente.
Muitas empresas enfatizam o envolvimento das suas pessoas, porém, as mais bem-sucedidas tornam-nas centrais para a sua estratégia de negócios. Estas empresas orientam os seus talentos e fornecem-lhes as ferramentas necessárias para serem produtivos.
Apenas 25% dos funcionários de indústria estão comprometidos com o seu trabalho.
Porque é isto importante? As empresas que envolvem os seus talentos observam um aumento na satisfação no trabalho, um declínio no número de faltas e uma queda na rotatividade. Além disso, pesquisas mostram que equipas altamente envolvidas são 21% mais lucrativas.
como aumentar a produtividade
Quando o seu objetivo é aumentar a produtividade dos colaboradores, não há soluções rápidas. As empresas estão a perceber que é um processo de longo prazo, que inclui a criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável, feedbacks regulares com foco no futuro e fornecimento de ferramentas de que os talentos precisam para ter sucesso.
Ainda que fazer as mudanças necessárias para aumentar a produtividade possa ser um desafio, a boa notícia é que elas são muito mais fáceis de manter: os gestores dão o seu apoio quando a sua equipa consegue atingir ou superar as suas metas, e os colaboradores geralmente ficam felizes ao saber que pequenos ajustes na sua rotina diária podem resultar em aumentos percetíveis na sua satisfação no trabalho.
Aqui estão várias técnicas que as empresas mais bem-sucedidas usam para aumentar a produtividade:
1. treine os seus talentos
A tecnologia está a transformar a indústria, especialmente as empresas de operação intensiva, de uma forma que não poderíamos prever até a alguns anos atrás. De acordo com a McKinsey, a procura por talentos para realizar tarefas previsíveis e repetitivas deve diminuir em quase 30% na próxima década. Ao mesmo tempo, a necessidade de pessoas com habilidades tecnológicas aumentará em mais de 50%.
Isso significa que terá de colocar mais ênfase na qualificação. Deve ensinar aos seus colaboradores novas competências para ajudá-los a desempenhar melhor as suas funções. Desta forma, melhorará a capacidade da sua equipa, resultando num melhor desempenho.
Essa formação não será difícil de oferecer: os seus colaboradores já estão a procurar formas de melhorar as suas habilidades. Um estudo global realizado pela PwC descobriu que 74% dos trabalhadores estão ansiosos para aprender as novas habilidades de que precisarão no futuro. Aqueles que acabam de entrar no mercado de trabalho dizem que as oportunidades de aprender e crescer influenciam a sua decisão sobre aceitar um emprego. Cerca de 87% dizem que as oportunidades de desenvolvimento de carreira são fatores importantes quando pensam em integrar numa nova empresa.
2. contrate os gestores certos
Quando está a tentar melhorar a produtividade dos colaboradores, uma das primeiras coisas em que deve pensar é quem os está a gerir. Para que uma equipa esteja motivada, os seus gestores também precisam de ser motivados. Um estudo recente descobriu que equipas com gestores envolvidos têm 59% mais hipóteses de se sentirem envolvidas também.
Os melhores gestores veem o seu papel mais como o de um formador do que como o de um chefe. Eles destacam-se ao ajudar os colaboradores a entender as expectativas da empresa, gerir as suas cargas de trabalho e estabelecer metas e prioridades. Dos colaboradores que relatam estar envolvidos e comprometidos com o seu trabalho, 69% dizem que o seu gestor os ajuda a definir prioridades, e 66% dizem que o seu gestor trabalhou com eles em metas de desempenho.
As empresas contratam o gestor errado 82% das vezes.
Apesar disso, a Gallup relata que as organizações contratam o gestor errado 82% das vezes, mas a formação pode definitivamente ajudá-los a adquirir as habilidades de que precisam. Um estudo em larga escala da Kellogg School of Management, da Northwestern University, descobriu que aqueles que passam por formações de gestão ajudaram as suas equipas a obter um aumento de 4,6% na produtividade.
3. mantenha o bem-estar do colaborador em mente
De acordo com a pesquisa 2020 Global Human Capital Trends, da Deloitte, 80% dos quase 9.000 entrevistados disseram que o bem-estar dos colaboradores era importante ou muito importante para o sucesso da sua empresa.
A pesquisa revelou, entretanto, uma desconexão: os colaboradores classificaram “melhorar o bem-estar do colaborador” como uma das três principais prioridades para os próximos anos; os executivos colocaram isso mais abaixo na lista; a Deloitte disse que isso deve ser a principal preocupação de todos para que “os talentos possam sentir-se melhor e ter um desempenho de excelência”.
O bem-estar dos colaboradores é um problema para a indústria, que está a ver os seus principais talentos partirem devido a problemas de saúde mental. No Reino Unido, o provedor de serviços de saúde sem fins lucrativos Benenden Health informou que 34% dos fabricantes tiveram uma licença de colaborador porque o seu bem-estar mental não era uma prioridade. Mais de 20% disseram que perderam grandes talentos.
4. reforçar as medidas de saúde e segurança
Embora alguns empregadores se preocupem com os custos de implementação de um plano abrangente de saúde e segurança, o investimento vale a pena a longo prazo. A Harvard Business Review relatou recentemente que colaboradores que não se sentem seguros nos seus empregos provavelmente não farão bem o seu trabalho. As empresas que colocam bastante ênfase na segurança no local de trabalho, veem melhorias na produtividade.
Os colaboradores que não se sentem seguros nos seus empregos provavelmente não farão bem o seu trabalho.
Existem custos ocultos associados a um local de trabalho que não enfatiza a saúde e a segurança. Isso torna mais difícil manter os colaboradores atuais e atrair novos. Uma pesquisa recente revela que 50% das pessoas não estão dispostas a trabalhar para uma empresa com um ambiente de trabalho inseguro. Outras 28% dizem que isso as torna muito menos propensas a considerar um emprego numa empresa deste género.
Desde o minuto em que os colaboradores entram pela porta, devem saber que a segurança é uma parte importante da cultura da sua empresa. Treine novos colaboradores sobre os procedimentos de segurança e forneça atualizações sempre que necessário. Realize reuniões de segurança para instruir a sua equipa sobre novas práticas recomendadas. Mantenha todos os colaboradores informados sobre os procedimentos de manutenção e sobre a frequência com que substitui equipamentos antigos.
5. forneça um feedback útil
O feedback — seja ele positivo ou negativo — é um dos maiores motivadores em termos de produtividade. Os colaboradores querem reconhecimento quando estão a fazer um bom trabalho, bem como conselhos sobre como podem melhorar se não estiverem a atingir os seus objetivos. Na verdade, 65% dos trabalhadores dizem que querem mais feedback do que recebem atualmente.
Embora seja importante reconhecer as realizações de um colaborador, o feedback não deve ser apenas sobre o desempenho passado: ele também se deve concentrar em estabelecer metas para o futuro e abordar oportunidades de avanço dentro da empresa. Um estudo realizado pela Gartner descobriu que o feedback focado no futuro pode melhorar o desempenho até 13%.
O feedback com foco no futuro pode melhorar o desempenho de um colaborado até 13%.
A pesquisa mostra que o feedback esporádico não é tão eficaz quanto o feedback fornecido continuamente. O mesmo estudo do Gartner descobriu que o feedback regular pode aumentar a produtividade em até 12%. Isso significa que fazer duas pequenas mudanças em seu processo de revisão – focar no crescimento futuro e fornecê-lo regularmente – tem o potencial de aumentar o desempenho em um total de 25%.
6. recompense o bom trabalho
Programas bem projetados de reconhecimento de pessoal incentivam a produtividade, motivam as pessoas e melhoram as taxas de retenção. Prémios tradicionais como “trabalhador do mês” ainda funcionam bem, mas as empresas mais inovadoras reconhecem os seus colaboradores de várias maneiras diferentes, com vales-presente em restaurantes a ingressos para eventos desportivos populares.
Embora muitas empresas ofereçam bónus aos colaboradores que atingem ou superam as suas metas, o dinheiro não é necessariamente a única recompensa. De facto, uma pesquisa da London School of Economics mostra que os incentivos financeiros são, na verdade, menos eficazes para colaboradores que já estão motivados.
Para aproveitar ao máximo o seu programa de reconhecimento, celebre as conquistas prontamente e forneça feedback significativo. Envolva as pessoas no processo, permitindo que eles nomeiem colegas de trabalho que se destacaram.
7. peça feedback aos seus colaboradores
Peça aos seus colaboradores ideias sobre como melhorar a produtividade, o envolvimento das pessoas e a segurança. Tenha em mente que nem toda a gene se sentem à vontade para falar sobre questões relacionadas ao trabalho. Nesse caso, uma pesquisa pode incentivar o diálogo; se a aceitação inicial não for boa, pode sempre adicionar um incentivo à resposta.
como a nossa solução de inhouse pode aumentar a produtividade
De acordo com um estudo realizado pela Deloitte, mais de três quartos dos fabricantes antecipam problemas no que toca a atrair e reter talentos nos próximos anos. Isso é um grande problema porque as vagas não preenchidas afetam diretamente a produtividade. É por isso que as empresas estão a recorrer aos serviços de Inhouse da Randstad para que apresentemos soluções inovadoras.
O que diferecia os Randstad Inhouse Services é a abordagem feita à medida das empresas. Fornecemos consultoria no local apoiada por especialistas experientes, que dedicam tempo para reconhecer as suas necessidades de negócios, conhecer as suas pessoas e perceber a sua cultura. A sua equipa vai contar com um consultor no local, que pode trabalhar conjuntamente para ajudar em tarefas como recrutamento, integração, treinamento, planeamento de turnos e comunicação. Um gestor de processos com credenciais Lean Six Sigma analisa seus processos de RH para obter melhorias. A restante equipa – incluindo um gestor comercial e outros especialistas – oferece suporte em áreas como jurídica, saúde e segurança.
A Randstad Inhouse pode ajudar sua empresa a reduzir significativamente os gastos totais com os colaboradores, melhorando a sua produtividade.
1. redução do tempo de contratação
Antes de envolver, reter e treinar talentos, é preciso contratá-los – e é mais difícil do que parece. Os candidatos mais qualificados receberam uma oferta no prazo de 10 dias após o início da procura de emprego. No entanto, o tempo médio no setor da indústria que leva para preencher uma vaga em aberto é três vezes maior do que isso. As empresas demoram mais de 30 dias para contratar novos colaboradores. Isso significa que os principais candidatos estão a ser abordados pelos seus concorrentes.
Com um plano de contratação bem elaborado, a sua empresa poderá identificar talentos ideais assim que entrarem no mercado de trabalho e fazer uma oferta antes de qualquer um de seus concorrentes. A Randstad Inhouse ajuda a construir uma estratégia de pessoal mais inteligente para que possa preencher cargos mais rapidamente e minimizar interrupções no seu fluxo de trabalho.
2. redução da rotatividade de pessoal
Estudos após estudos mostram que uma alta taxa de rotatividade tem um efeito negativo na produtividade da sua empresa. Isso afeta a moral de toda a sua equipa precisamente no momento em que ela precisa de atingir os objetivos do negócio com menos colaboradores. Os gestores são forçados a concentrar-se no recrutamento, na contratação e na integração em vez de se focar em maneiras de melhorar a produtividade dos talentos.
Mas a razão mais convincente para reter as suas pessoas – especialmente as com melhor desempenho – é que a contratação está mais difícil do que nunca. Um estudo recente sobre indústria revelou que as empresas acreditam que a substituição de trabalhadores é muito mais difícil do que há alguns anos, embora o número de colaboradores disponíveis tenha duplicado. Simplesmente não há profissionais qualificados suficientes para todas as posições em aberto.
A Randstad Inhouse trabalha com um plano de retenção de funcionários dedicados, com foco em conceitos como oportunidades de desenvolvimento e promoção de um forte equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Também pode melhorar os processos de recrutamento e seleção da sua equipe para minimizar a rotatividade de pessoal.
3. previsão das necessidades de pessoal
Garantir que os turnos sejam totalmente preenchidos é um dos maiores desafios na área da indústria. Quando não há um plano de atendimento adequado, os membros da equipa geralmente precisam de mudar para um cargo com o qual estão menos familiarizados ou que não têm formação. Isso leva a uma queda significativa na produtividade.
Pesquisas mostram que o facto de um colaborador faltar afeta toda a sua equipa, não apenas o colaborador que fica em casa. Um estudo da SHRM revelou que a produtividade dos colegas de trabalho cai quase 30%, enquanto a produtividade dos seus gestores desce cerca de 15%.
A Randstad Inhouse pode ajudar a evitar essa queda na produtividade, prevendo as suas necessidades de pessoal, identificando tarefas difíceis para os negócios e aconselhando sobre a formação da equipa. A nossa solução foi projetada para garantir que tem sempre os talentos necessários para garantir todos os seus turnos.
4. aumento da flexibilidade
A necessidade de trabalhadores está a mudar constantemente. Às vezes, é previsível, como quando é preciso contratar colaboradores adicionais para aumentar as vendas sazonais. Mas muitas vezes não é, como quando há uma crise global de saúde ou uma queda repentina na procura de um determinado produto. Não vai querer perder dinheiro, mas também não quer perder vendas por não ter uma equipa grande o suficiente para lidar com os pedidos recebidos.
A chave é a flexibilidade. A nossa área de Inhouse pode ajudá-lo a minimizar o desperdício de recursos aumentando ou diminuindo o tamanho da sua equipa conforme necessário. Assim, não desperdiçará recursos pagando a colaboradores que não são necessários, em horários menos movimentados, ou horas extras quando estiver a receber pedidos inesperados. Gerimos a sua equipa para garantir que tem talentos qualificados para apoiá-lo em períodos de pico e em projetos de curto prazo.
5. gestão de colaboradores temporários
Supervisionar uma grande equipa de profissionais é um processo demorado, especialmente quando a sua empresa depende de muitos colaboradores temporários. Isso pode desviar a sua atenção de assuntos mais urgentes, incluindo a gestão da sua equipaem tempo integral.
A nossa solução de Inhouse cuida dos seus colaboradores temporários, para que se possa concentrar no seu negócio principal. Ao mesmo tempo, a nossa equipa interna analisa os seus processos, criando estratégias para manter as suas pessoas mais felizes, saudáveis e seguras.
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