- O que encontrar neste estudo? Informação salarial de 2 localizações, 6 setores, 200 funções e as tendências das posições mais procuradas em Portugal no último ano.
- A “oferta de salários pouco competitivos” continua a ser uma das três maiores dificuldades para atrair os melhores profissionais, segundo as empresas, sendo esta a opção selecionada em 62% das respostas.
- As funções mais procuradas no setor de engenharia e indústria apresentam os maiores salários médios do país.
- É expectável que cerca de 23% da força de trabalho atual passe por mudanças significativas nos próximos cinco anos.
A Randstad Research, o centro de análise e estudos sobre o mercado de trabalho e recursos humanos da Randstad Portugal, empresa líder global em soluções de talento, apresenta o Estudo de Tendências Salariais 2024.
O salário continua a ser o fator mais importante para os profissionais portugueses, de acordo com o estudo de tendências de RH da Randstad Research. Independentemente da geração a que pertencem, os profissionais que decidem mudar de empresa ou permanecer na atual, baseiam a sua decisão no salário.
O estudo de tendências salariais apresenta as principais tendências nos diferentes segmentos do mercado, e tem como objetivo facilitar a tomada de decisão em termos de remuneração. Estes resultados são justificados pela necessidade de preencher funções críticas, especialmente em áreas técnicas e especializadas. No entanto, as empresas admitem que enfrentam desafios na atração de talentos. Isto realça a necessidade urgente de as empresas ajustarem a sua oferta salarial para se manterem competitivas no mercado.
É possível consultar informações sobre 6 setores e principais funções e de 17 atividades económicas, com as respectivas faixas salariais atualizadas e a tendência na procura no último ano. Este relatório permite, também, às empresas elaborar propostas atractivas, com faixas salariais atualizadas para 200 posições relevantes de diversas áreas profissionais.
Seja para empresas ou para os profissionais, este estudo inclui a informação mais atualizada sobre as faixas salariais dos seguintes sestores: engenharia e indústria; finanças, RH e jurídico; banca e seguros; tecnologias de informação; marketing e vendas e life sciences.
“Sabemos que o salário e benefícios é o critério mais importante na escolha de um empregador. Conhecer quais são as principais tendências salariais dos vários setores de atividade permite às empresas ter acesso a insights muito importantes para ajudar a construir a sua estratégia de atração de talento”, afirma Isabel Roseiro, Diretora de Marketing da Randstad Portugal. “Este tem ainda um impacto significativo na empregabilidade e competitividade nacional”, conclui.
Alguns destaques setoriais:
No setor da banca e seguros, é possível concluir que existe uma crescente necessidade de profissionais especializados em transformação digital, sustentabilidade dos negócios e tomada de decisões estratégicas, devido à exponencial importância da digitalização, da análise de dados e da gestão de riscos. Este setor teve um crescimento de 4% no número de postos de trabalho. O salário médio neste setor foi de 27.000€ - 35.000€.
No setor de finanças, Recursos Humanos e Jurídico, as atividades com maior procura são contabilidade e auditoria, enquanto no marketing e vendas os empregadores estão a contratar mais profissionais ligados a vendas e customer service. Na vertente de life science a vertente técnica é a mais procurada.
A transformação do mercado laboral é evidente, com a expectativa de que cerca de 23% da força de trabalho atual passe por mudanças significativas nos próximos cinco anos. As funções tradicionais estão em declínio, enquanto novas oportunidades surgem, especialmente nas áreas relacionadas com a tecnologia e sustentabilidade. Os especialistas em AI estão no topo da lista das novas funções, enquanto no sentido contrário encontramos as funções de escritório ou secretariado.
Pode consultar todas as informações e fazer download do estudo aqui.