• A empresa de talento adota uma nova imagem e conceito, acompanhada de uma estratégia de especialização;
  • A nova estratégia surge com o intuito de criar soluções ágeis para clientes, mas também com o objetivo de corresponder às expetativas dos colaboradores e tentar combater a escassez de talento e o desemprego.

 

A Randstad acaba de alterar o seu posicionamento, ao adotar o novo conceito “Partner for Talent”. Para além de uma mudança de imagem e visual, a marca criou uma estratégia de especialização com o objetivo de ser a empresa de talentos mais equitativa e especializada do mundo. 

 

Num momento em que as formas de trabalho estão a mudar, devido a conceitos como a digitalização e as inovações tecnológicas, bem como ao rápido crescimento entre a procura de trabalho e o talento disponível, as próprias perspetivas em termos de mercado alteram-se. Segundo o recente estudo da Randstad: “A IA e o mercado de trabalho português”, 62% das empresas portuguesas já experimentaram IA. A análise revelou ainda que em 75,8% dos casos em que a IA foi introduzida, foi referido pelas empresas que a importância de ter competências tecnológicas especializadas entre os seus trabalhadores aumentou. O estudo concluiu ainda que a importância de outras competências não tecnológicas, que podem complementar estas últimas, também aumentou. 

 

Outros temas, como a escassez de talento e a gestão de expetativas dos candidatos, bem como a procura, por parte dos clientes, de parcerias mais profundas para gerir necessidades de talento e a necessidade de adaptação à tecnologia são agora também pontos centrais para as novas estratégias.

 

“Ao longo de várias análises que a Randstad tem desenvolvido, detetámos que os candidatos procuram mais do que um trabalho e valorizam cada vez mais outros benefícios para além do salário. Procuram, em específico, alguns pontos como oportunidades de desenvolvimento de carreira, sentimento de pertença à organização, flexibilidade. Desta forma, as empresas de talento necessitam de reinventar estratégias e de conseguir adaptar-se a todas as mudanças de contexto e mercado, tudo isto de forma ágil”, comenta Isabel Roseiro, Diretora de Marketing da Randstad Portugal.

 

“Com as mudanças que estão a verificar-se no mercado de trabalho, sentimos que, para além de adaptação, a necessidade de especialização é cada vez maior e conseguimos agora ser mais ágeis na procura de talento ideal para corresponder às expetativas de todos os nossos parceiros. Desta forma, queremos mostrar que estamos lado a lado com os nossos clientes e com o talento e que estamos totalmente focados em obter soluções eficazes, de forma rápida”, acrescenta Isabel Roseiro.

 

Na análise da Randstad aos últimos dados do mercado de trabalho fornecidos pelo INE e IEFP, uma das conclusões foi a de que taxa de desemprego aumentou pelo segundo mês consecutivo, situando-se nos 6,7%. A mesma análise mostrou que existiu um aumento nos pedidos de emprego por sete meses consecutivos, o que poderá ter sido um sinal dos desafios persistentes que o mercado de trabalho tem enfrentado, segundo a empresa de talento.  

 

A estratégia de especialização foi criada com o intuito de fornecer resposta aos desafios do mercado de trabalho, criando soluções personalizadas para, através desse processo, conseguir oferecer oportunidades ideais para os profissionais e soluções rápidas para as empresas. Este novo plano centra-se em encontrar as competências certas para os atuais empregos e gerir as expetativas do talento, com o intuito de aumentar a retenção. A estratégia começa com o foco na especialização e crescimento, com o objetivo de atender à procura dos clientes e expetativas do talento. 

 

O plano baseia-se em quatro pontos fundamentais: Especialização Operacional, que oferece soluções de talento com o intuito de impulsionar o crescimento e as dinâmicas de negócio; a Especialização Profissional, que oferece soluções de talento capazes de estabelecer o núcleo e visão das organizações; a Especialização Digital, que traz soluções para conduzir o avanço tecnológico; e a Especialização Empresarial, que cria valor de negócio de forma sustentável. Desta forma, tanto os trabalhadores como as empresas obtêm o apoio específico de que necessitam para as suas indústrias.

 

Para poder responder a estes quatro focos, a Randstad irá assentar a sua estratégia em vários pilares, de forma a expandir skills através de serviços como o aconselhamento, formação e qualificação. Para além disto, focar-se-á no crescimento especializado, em segmentos como a engenharia, finanças, saúde e IT, com a aposta na atualização das soluções digitais. Relativamente ao talento e equidade, a Randstad tem mostrado que está comprometida em desenvolver e reter talento, garantindo oportunidades equitativas e desenvolvendo programas que vão ao encontro deste objetivo. A empresa relançou recentemente a área de Equidade, Diversidade e Inclusão, que tem procurado implementar estratégias inclusivas no recrutamento, onboarding, integração de colaboradores e realizar projetos alinhados com estas diretrizes.