Num dos momentos mais difíceis na vida dos profissionais do canal HORECA, trabalhadores e empresas, a Nestlé Professional e a Randstad assinaram hoje um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de uma iniciativa potenciadora de oportunidades de emprego e de formação profissional gratuita, em Portugal e em Espanha, que terá como ferramenta principal a plataforma digital “TalentoXHoreca”, que está disponível a partir de hoje.
Através desta iniciativa, as duas empresas vão desenvolver elos fundamentais entre quem procura emprego e quem precisa de profissionais para esta área. Para os primeiros, este projeto oferece a possibilidade de os candidatos se valorizarem profissionalmente e melhorarem as suas competências, enquanto divulga, junto das empresas, os perfis de experiência, de especialidade e de conhecimento de cada profissional, incluindo a sua área de residência, dando-lhes ainda importantes inputs sobre a preparação eficaz de um currículo ou de uma entrevista de trabalho. Para os segundos, as empresas, “TalentoXHoreca” vai permitir registar as suas vagas e receber os perfis mais adequados a cada função, tendo em consideração a experiência profissional, a especialidade e as competências de cada candidato.
Segundo Victor Martins, Diretor da Nestlé Professional Ibéria, “desde o início desta crise sanitária que temos estado em permanente contacto com os nossos clientes e com os profissionais do setor. E este apoio vem na sequência de outros já realizados para incentivar a resiliência de milhares de pequenas e médias empresas, como é exemplo a campanha “Sempre Abertos para Si”, onde a Nestlé Professional ofereceu uma semana de consumo de café, no momento da reabertura dos negócios, após o primeiro confinamento em 2020, ou ainda a campanha “Quem toma, Ajuda a retoma”, que permitiu antecipar consumos nestes estabelecimentos.”
“Com esta iniciativa a Nestlé Professional volta a estar ao lado dos seus parceiros de negócio de um canal estratégico para a Nestlé Portugal como é o HORECA. Esta iniciativa de valorização do emprego e da formação profissional é fundamental para apoiar a dinâmica do regresso à atividade de milhares de clientes nossos. Por esta razão nos aliámos à Randstad, a empresa líder mundial de recrutamento, para que, com o seu know-how, possamos valorizar estes profissionais e estes empresários.”, afirma Paolo Fagnoni, Diretor-Geral da Nestlé Portugal.
Segundo José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal, “a iniciativa da Nestlé vai ao encontro do propósito da Randstad e, por isso, foi de forma natural que abraçámos esta iniciativa, facilitando a ligação dos talentos às oportunidades de emprego e contribuindo para que este momento de transição, seja um momento de oportunidade, de desenvolvimento, de competências e de preparação para a retoma.”
O setor do alojamento, restauração e similares foi um dos mais impactados pela pandemia, contando com 49 mil desempregados registados e uma taxa de desemprego de cerca de 13,4% (dados de fevereiro de 2021). Números que aguardam o desconfinamento e que lutam para acelerar a retoma e o regresso a valores antes da pandemia, onde de acordo com o IEFP mais de 292 mil pessoas trabalhavam neste setor, que se depara inclusivamente com o desafio da escassez do talento.
Apoio à empregabilidade jovem
Esta iniciativa está ainda integrada no programa Nestlé Needs Youth, de apoio à empregabilidade jovem. Lançado em 2014, este programa tem como objetivo ajudar os jovens a entrar no mercado de trabalho e escrever as primeiras linhas dos seus currículos. Desde 2014 até hoje, a Nestlé Portugal deu já 2.224 oportunidades de emprego, estágios e ações de formação a jovens recém-licenciados e também das vertentes de ensino técnico-profissional, para os quais desenvolve ainda, nas suas fábricas, no Porto e em Avanca, um projeto de ensino dual.
Este programa foi alargado, logo em 2014, aos parceiros de negócio da Nestlé, entre eles a Randstad, com o objetivo de multiplicar o impacto positivo deste apoio por mais empresas, dando origem à Aliança para a Juventude. Até hoje, os 300 parceiros da Nestlé que se juntaram nesta Aliança ofereceram já mais de 450.000 empregos e oportunidades de estágio e formação em todo o mundo. Em Portugal, com 18 parceiros, a Aliança para a Juventude criou mais de 70 mil oportunidades de trabalho, estágio e formação.
Empresa portuguesa no desenvolvimento de conteúdos de formação
Esta parceria conta ainda com a participação e apoio da empresa portuguesa Bugle no desenvolvimento dos conteúdos digitais de formação para baristas, que vão estar disponíveis nesta nova plataforma. A Bugle foi a start-up vencedora do programa de empreendedorismo “Start and Co” que a Nestlé desenvolve com a NOVA SBE e tem, desde então, sido parceira no desenvolvimento de conteúdos formativos digitais para o canal HORECA, em Portugal e em Espanha.
A Bugle colabora também com a Randstad, desde 2017, no desenvolvimento de tecnologia e de conteúdos de formação online tanto na área do recrutamento como em competências sociais.