O Diretor de Auditoria Interna tem como responsabilidade planear, dirigir e coordenar a Auditoria Interna, orientada para acrescentar valor e melhorar as operações do Grupo. Esta direção tem como objetivo apoiar o Grupo a alcançar os seus objetivos, através de uma abordagem sistemática e disciplinada, na avaliação e melhoria de eficácia dos processos de gestão de risco, controlo e governance. Desta forma terá como principais responsabilidades:
- Avaliar a fiabilidade e a integridade das informações e os métodos usados para as identificar, mensurar, classificar e reportar;
- Avaliar os sistemas estabelecidos para garantir a conformidade com as políticas, planos, procedimentos, leis e regulamentos aplicáveis e com impacto relevante na organização;
- Avaliar os meios de salvaguarda dos ativos e, caso necessário, verificar a existência desses ativos;
- Avaliar a eficácia e a eficiência na utilização de recursos;
- Avaliar as operações ou programas para verificar se os resultados obtidos são consistentes com as metas e objetivos estabelecidos e se foram executados conforme
planeado;
- Monitorar e avaliar os processos de governance;
- Monitorar e avaliar a eficácia dos processos de gestão de risco;
- Prestar serviços de consultoria e aconselhamento relacionados com governance, gestão de risco e controlo interno;
- Reportar periodicamente os objetivos, a autoridade, a responsabilidade e o nível de desempenho da atividade de auditoria interna relativamente ao estabelecido no plano aprovado;
- Reportar exposições significativas a riscos e questões de controlo, incluindo riscos de fraude, questões de governação e outros assuntos relevantes ou identificados pelo Presidente da Comissão Executiva;
- Avaliar operações, atividades, projetos ou programas específicos, a pedido do Presidente da Comissão Executiva ou da gestão