web developer
Tens interesse em construir ou operar websites? Então considera tornar-te um web developer. O teu trabalho implicará escrever códigos que dão instruções sobre o funcionamento de um website. Também utilizas as tuas capacidades artísticas para criar um tema apelativo e um layout de fácil utilização para clientes e utilizadores.
empregos como web developero que é um web developer?
Como web developer, utilizas linguagens de codificação para construíres aplicações web e websites. Por vezes, uma equipa de design cria o design do website, e o teu trabalho é escrever o código que o transforma num website. Outras vezes, tens de estabelecer contacto com um cliente e discutir as suas necessidades ou o estilo do website que ele deseja e concebê-lo.
Também escreves o código de programação que controla a funcionalidade de um website. Isso significa que deves assegurar-te de que os utilizadores podem navegar facilmente no site e executar várias funções. Por exemplo, podes construir páginas num website como um paywall para registar detalhes de pagamento ou dar um comando para fornecer uma newsletter ou e-mail.
descrição do trabalho de um web developer
Como desenvolvedor web, é crucial que estejas familiarizado com servidores e tecnologia web. Também é necessário que compreendas várias linguagens de programação necessárias para o desenvolvimento de um website. Algumas das linguagens de codificação para produzires um site moderno incluem HTML, JavaScript e HTML5. À medida que surgem novas linguagens, é preciso que te familiarizes para te manteres competitivo.
Para além de desenvolveres uma interface de utilizador e um layout, como programador manténs o site atualizado com conteúdos e novas atualizações para melhorares a sua funcionalidade. Por exemplo, é necessário atualizares regularmente os protocolos de segurança e assegurares que o site executa todas as funções necessárias.
Será que um trabalho em TI e tecnologia como web developer serviria o teu interesse em tecnologia e olhar artístico? Então, continua a ler para descobrires quais as competências e qualificações de que necessitas para prosperares numa função de desenvolvedor web.
salário médio de um web developer
Um web developer em Portugal recebe uma média de 1.311 euros mensais, sendo que a remuneração varia consoante a empresa para a qual trabalhas e a experiência que tens. A complexidade dos projetos e o número de horas que trabalhas aumentam os teus rendimentos e irás receber pelas horas extraordinárias de trabalho caso precises de trabalhar noites e fins-de-semana. Algumas empresas também oferecem bónus e férias pagas. Se o teu empregador pagar com base num projeto, os teus ganhos irão flutuar dependendo da complexidade da tarefa.
o que afeta o teu salário como web developer
Os ganhos dos web developers estão ligados a vários fatores, desde a localização e dimensão da empresa até aos requisitos educacionais e nível de experiência. O teu pacote de remuneração depende muitas vezes das taxas salariais locais. Os ganhos flutuam de um local para outro devido ao custo de vida variado. Trabalhares nas grandes cidades garante uma melhor remuneração devido ao elevado custo de vida e à procura por web developers. Mesmo que trabalhes remotamente, a localização da empresa para a qual trabalhas continua a determinar as tuas taxas salariais.
Tem também em mente o tamanho da empresa quando procurares um salário melhor. As multinacionais têm frequentemente orçamentos maiores e pagam mais, enquanto que as empresas emergentes podem ter salários mais baixos. As tuas competências e os teus anos de experiência também têm impacto no teu pacote salarial. As posições iniciais oferecem salários mais baixos do que a média, mas podes aumentar o teu salário se tiveres mais competências transversais ou experiência de gestão.
tipos de web developers
- front-end developer: o teu trabalho é desenvolver o layout do site e as caraterísticas técnicas para melhorar o aspeto do site. Integras aplicações, gráficos e conteúdos para melhorar a experiência do utilizador.
- back-end developer: és responsável pelos aspetos técnicos de um site, desde a estrutura básica até à gestão de bases de dados. Também estabeleces procedimentos que permitam aos utilizadores aceder a várias funções no website.
- full-stack developer: o teu trabalho consiste em realizar tanto funções back-end como front-end. Completas o design e escreves código para orientar as funções de um site, com base nas necessidades do cliente.
- programador java: escreves códigos usando JavaScript que controlam o site e melhoram ou modificam os sites. A maioria dos java developers trabalham no layout do front-end, mas a linguagem de programação não se limita à interface do utilizador.
- webmasters: neste caso és responsável pela atualização e manutenção dos websites. Irás assegurar que funcionam corretamente, testando a existência de erros e links quebrados.
trabalhar como web developer
Trabalhar como web developer envolve a criação de websites, desde os aspetos técnicos até à aparência e funcionalidade. Vamos explorar os papéis e o ambiente de trabalho que podes esperar.
-
descrição do trabalho de um web developer
Os web developers desempenham normalmente as seguintes funções e tarefas:
- reuniões com clientes: como programador web, reúnes-te com clientes para os consultar sobre os requisitos do website. Após as reuniões, é necessário preparares as maquetes e os storyboards antes de listares os requisitos do site e as funções a incluir no design.
- escrever o código do website: és responsável por escrever o código utilizado para desenvolver um website utilizando linguagens de programação tais como HTML e JavaScript. Criarás o código que determina o que os utilizadores veem num website. O código é também executado nos servidores web e bases de dados para alimentar o site e assegurar o seu bom funcionamento.
- construção da interface do utilizador e do layout do site: como programador web, constróis a estrutura de um website e crias um design visualmente apelativo. És também responsável por melhorar a experiência do utilizador através da criação de um design de fácil utilização. Por vezes, é necessário escreveres o conteúdo e modificares o tema para melhorar a estética.
- testar a funcionalidade do website: durante o processo de desenvolvimento, é vital testares o código para detetares bugs e os modificares para melhorar a funcionalidade do website. Testar o código antes de o implantar também facilita a correção de problemas subjacentes.
- reforçar continuamente a segurança: és responsável pela instalação e manutenção da segurança de um website através de um alojamento seguro. Podes contactar especialistas em segurança para garantires que o site recebe a melhor segurança. És também responsável pelo backup do website para prevenires a perda de dados em caso de ataques online.
-
ambiente de trabalho
Como web developer, o teu trabalho baseia-se no escritório ou em casa, uma vez que passas a maior parte do dia a conceber e codificar websites. A maioria das empresas fornece espaços de trabalho interativos para que os web developers aumentem a sua criatividade. Assim, o teu ambiente de trabalho pode ter espaços funcionais para brainstorming e colaboração com outros designers e programadores. Por vezes, é necessário encontrares-te com clientes nas suas instalações de trabalho para discutires os requisitos do website. A maioria dos web developers que trabalham à distância equiparam os escritórios em casa com equipamento de tecnologia avançada para os ajudar com a codificação.
-
quem são os teus colegas?
Dependendo da complexidade do projeto, os teus colegas são web designers, designers especializados em experiência de utilizador e software developers. Os designers ajudam-te a melhorar a interface do utilizador e o layout para que os utilizadores tenham uma melhor experiência. Trabalharás também com programadores de software de segurança, full-stack developers, gestores de testes e outros especialistas como designers gráficos, webmasters e designers de interface digital.
-
horário de trabalho
Como programador web, podes trabalhar a tempo inteiro, a tempo parcial ou em contratos de curto prazo. Em funções a tempo inteiro, trabalhas cerca de 40 horas por semana. Embora seja possível abranger a maior parte do teu trabalho na rotina de trabalho normal, prazos apertados e projetos complexos requerem que faças horas extraordinárias de trabalho. Trabalhar à noite e aos fins-de-semana é comum, e algumas funções de manutenção requerem trabalho noturno. Se estiveres em regime de tempo parcial, o teu trabalho terá cerca de 30 horas por semana. Os web developers que trabalham com contratos a curto prazo têm horários de trabalho mais flexíveis.
-
perspetivas de emprego
Quando és um web developer júnior, vão-te sendo confiados pequenos projetos de desenvolvimento à medida que ganhas experiência. Os web developers séniores lideram projetos complexos e uma equipa de programadores. Depois de adquirires as competências e experiência necessárias, podes tornar-te diretor técnico, sendo este o primeiro passo para as funções de gestão.
Em alternativa, especializa-te em várias áreas de desenvolvimento web. Por exemplo, concentra-te em te tornares um front-end developer, back-end developer ou webmaster e afina as tuas competências nestas especialidades. Os web developers podem também tornar-se freelancers ou abrir um escritório privado para oferecer serviços de desenvolvimento web. -
vantagens de encontrares o teu trabalho como web developer através da randstad
Encontrares o teu trabalho de web developer através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como web developer é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Um programador web precisa das seguintes qualificações educacionais:
- licenciatura: como web developer, necessitas de conhecimentos profundos de programação e do ambiente digital. Uma licenciatura em informática ou web design é uma ótima forma de entrares para o ramo.
- cursos de curta duração: podes adquirir competências para a função através de curtas sessões de formação e boot camps. Faz um curso de curta duração para aprenderes linguagens de programação adequadas à função. Os boot camps também melhoram as tuas capacidades de codificação e dão-te certificação em várias linguagens de programação.
- estágio: diferentes empregadores oferecem programas de estágio a candidatos com formação em programação. Se és apaixonado pela codificação e não tens formação pós-secundária, um estágio em desenvolvimento de software ou soluções de tecnologia digital será bom para ti.
-
aptidões e competências
As competências de que necessitas para a função de web developer incluem:
- capacidades de comunicação: como programador web comunicas com múltiplos interessados antes de conceberes um website. Deves ser um bom ouvinte e explicar os requisitos aos clientes sem jargão técnico. Por vezes, é preciso fazeres uma apresentação à equipa de design, e as competências de comunicação são úteis.
- aprendizagem contínua: para teres sucesso como programador web, tens de aprender diariamente novas técnicas e estudar as tecnologias emergentes. Isto requer curiosidade natural e paixão pelo webdesign. A aprendizagem contínua ajuda-te a manteres-te a par dos últimos designs e scripts lançados diariamente.
- perfecionismo: como web developer, tens de verificar duas vezes o teu código para detetar bugs e corrigir regularmente quaisquer problemas. Os perfecionistas encontram sempre algo para melhorar num website.
- capacidade de organização e gestão do tempo: se lidas com vários projetos, precisas de capacidade de organização para te manteres a par das tarefas e dos fluxos de trabalho. Competências de organização e gestão do tempo ajudam-te a desenvolver um horário de trabalho e a cumprir prazos.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como web developer.
-
o que faz um web developer?
Um programador web ajuda os clientes a criarem um website, construindo a interface do utilizador e incorporando características técnicas para o bom funcionamento do mesmo. Nesta função, também manterás o site e melhorarás as suas caraterísticas.
-
ser web developer é uma boa carreira?
O desenvolvimento web é uma carreira empolgante que te permite explorar a tua criatividade e criar um site que melhore a visibilidade de uma empresa. Os teus ganhos e oportunidades de crescimento também são promissores.
-
quais são os requisitos educacionais necessários para um web developer?
Uma licenciatura em engenharia de software, ciências informáticas ou web design vão ajudar-te a ingressar nesta área. No entanto, se tiveres capacidades excecionais de codificação e certificações de cursos de curta duração, poderás igualmente conseguir um lugar nesta função.
-
quanto ganha um web developer?
O salário médio de um web developer em Portugal é de 1.311 euros mensais. O pagamento de horas extraordinárias e bónus também pode aumentar os teus ganhos.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como web developer?
Candidatares-te a um trabalho como web developer é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!