UX designer
Tens uma consciência visual apurada e uma aptidão para usar uma abordagem lógica e sistemática para resolver problemas? Então, considera tornares-te um designer UX. Um designer especializado na experiência do utilizador garante que os websites ou aplicações sejam apelativas para o utilizador final. Concebes produtos e serviços digitais para grupos-alvo específicos e asseguras-te de que a experiência do utilizador é satisfatória e eficiente.
ver oportunidadeso que é um UX designer?
Como designer UX, tornas um produto ou serviço útil e acessível. Quer os utilizadores estejam a interagir com um produto digital, como navegar num website e numa aplicação móvel ou a utilizar um serviço, a experiência do utilizador é vital. Um designer especializado na experiência do utilizador assegura que todos os aspetos da interação com produtos da empresa são interessantes e eficazes.
Os designers especializados na experiência do utilizador são peritos na construção de experiências de interação intuitivas e simples, fornecendo formatos divertidos e estéticamente agradáveis. Para resolver problemas do utilizador e proporcionar uma experiência positiva, pesquisas as necessidades dos utilizadores finais. Por exemplo, procuras compreender as motivações, atitudes, desejos e expectativas dos utilizadores. Aprender os pontos de dificuldade dos clientes da empresa ajuda-te a criar uma experiência de cliente perfeita.
o que é que um designer UX faz?
Os UX designers criam produtos digitais com base em processos interativos enraizados na resolução de problemas e no pensamento do design centrado no utilizador. Como designer UX, trabalhas em várias empresas que se baseiam em produtos digitais. Por exemplo, podes trabalhar em empresas de tecnologia ou empresas de consultoria em informática. Alguns UX designers também trabalham como freelancers, ajudando várias empresas no desenvolvimento de aplicações ou software.
Trabalhar em TI (Tecnologia Informática) como UX designer adequar-se-ia à tua perceção visual? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de UX designer.
salário médio de um UX designer
Segundo a Talent, a perspetiva de remuneração de um UX designer ronda os 2.104 euros por mês. Isto significa que a média anual se situa nos 25.250 euros anuais, o que apresenta uma remuneração média superior à média nacional. Num escalão inicial, um profissional pode esperar receber 19.000 euros anuais, que podem atingir os 37.500 euros anuais, no caso dos profissionais mais experientes.
Alguns empregadores têm benefícios adicionais como parte dos contratos de trabalho. Os benefícios padrão dos designers UX incluem um regime de bónus, subsídio de transporte, seguro de saúde privado e subsídios de habitação.
que fatores influenciam o salário de um UX designer?
O pacote de compensação de um UX designer depende da experiência e das qualificações educacionais. Quando és um designer UX júnior, o teu salário é baixo devido às responsabilidades mínimas associadas ao teu papel. Quando tens alguma experiência no setor, assumes funções complexas, que justificam um salário mais elevado. Os designers UX sénior são especialistas na matéria e negociam um salário mais elevado pelo seu conhecimento profundo da matéria em questão.
A localização também influencia os teus ganhos com base na procura existente no mercado e no custo de vida. Grandes cidades como Lisboa têm pacotes de compensação mais elevados para refletir a procura de UX designers na região. O custo de vida também aumenta a compensação.
tipos de UX designer
O design da experiência do utilizador é um papel multidisciplinar com múltiplas especializações de nicho. Algumas das áreas em que os UX designers se especializam incluem:
- ux design visual: como desenhador visual, contas com elementos visuais e gráficos para resolver problemas de experiência do utilizador. Por exemplo, desenvolves wireframes e protótipos para testares produtos ou websites e asseguras uma melhor experiência do utilizador. Também acrescentas elementos de design que maximizam a usabilidade de um site, ao mesmo tempo que adere às diretrizes da marca.
- pesquisador de ux: como pesquisador de experiência do utilizador, utilizas vários métodos de pesquisa, como a realização de grupos de foco, inquéritos e testes de usabilidade para compreenderes a experiência do utilizador sobre um produto digital. Depois de estudares os comportamentos humanos, ajudas a equipa de design a fazer os ajustes necessários para melhorar o design UX.
- escrita para ux: quando te especializas em escrita UX, crias todo o conteúdo com o qual os utilizadores interagem quando utilizam uma aplicação, se envolvem num serviço ou visitam um website. Compreendes o público e utilizas palavras para encorajar os utilizadores a interagir com os produtos da empresa.
trabalhar como UX designer
Como UX designer, crias produtos com base numa abordagem de resolução de problemas centrada no utilizador. Isso significa que um único conceito requer um aperfeiçoamento e testes regulares para assegurar que alcanças os objetivos desejados. Eis um olhar sobre os deveres e ambientes de trabalho dos UX designers:
-
descrição do trabalho como UX designer
As tarefas dos UX designers dependem da dimensão da empresa, da categoria de atividade e da indústria. Aqui estão algumas das tarefas padrão na função:
- conduzir pesquisas de utilizadores: como UX designer, o teu papel principal é aprender sobre os utilizadores de um produto ou serviço digital. Aprendes os comportamentos, objetivos, motivações e necessidades dos utilizadores. A maioria dos UX designers recolhe os dados da pesquisa de utilizadores através de entrevistas, inquéritos online, grupos de foco e análise da concorrência. Crias dados qualitativos e quantitativos a partir da pesquisa de utilizadores que orientam a tomada de decisões.
- criação de personas de utilizador: como UX designer, consolidas e interpretas os resultados da pesquisa de utilizadores para construir personas representativas. Cada persona de utilizador destaca a informação demográfica do utilizador, incluindo necessidades, motivações e potenciais respostas. A persona ajuda os designers a obter uma imagem mais clara da pessoa a quem o produto irá ser destinado e a fazer ajustes para melhorar a experiência.
- determinar a arquitetura de informação de um produto: como UX designer, és o arquiteto de informação. Isso significa que organizas conteúdos dentro de um website para orientar os utilizadores na realização de tarefas e educá-los sobre um produto. Ao criares uma estrutura, os utilizadores encontram facilmente a informação de que necessitam, optimizando os seus encontros e interação com o produto digital.
- conceber wireframes e fluxos de utilizadores: wireframing é uma das principais funções como UX designer, uma vez que constróis o produto final. Wireframes são esboços de design que representam as etapas ou as telas de um website ao longo de todo o percurso do utilizador. Como UX designer, incluis vários elementos como botões e imagens para criar o fluxo ideal para o utilizador.
- criar protótipos: como designer de experiência do utilizador, estás envolvido no design que cria uma versão interativa final do produto de pré-desenvolvimento. O protótipo permite aos utilizadores testarem as principais interações nos produtos digitais. Podes também utilizar ferramentas de prototipagem para criar vídeos que guiam os utilizadores através das funções de design do utilizador. A partir do protótipo de teste, os UX designers identificam as áreas a melhorar.
- realização de testes de utilizador: como UX designer realizas testes de utilizador após o lançamento do produto final ou do lançamento de um website. Os testes de utilizador permitem aos utilizadores interagirem com o desenho final para analisar a usabilidade, a intuitividade e a acessibilidade. Alguns UX designers utilizam grupos de foco para obter feedback valioso sobre as áreas que necessitam de aperfeiçoamento.
- conduzir pesquisas de utilizadores: como UX designer, o teu papel principal é aprender sobre os utilizadores de um produto ou serviço digital. Aprendes os comportamentos, objetivos, motivações e necessidades dos utilizadores. A maioria dos UX designers recolhe os dados da pesquisa de utilizadores através de entrevistas, inquéritos online, grupos de foco e análise da concorrência. Crias dados qualitativos e quantitativos a partir da pesquisa de utilizadores que orientam a tomada de decisões.
-
ambiente de trabalho
Um UX designer trabalha em vários campos e setores empresariais. No entanto, a maioria trabalha em empresas de consultoria informática ou de marketing. Como designer de experiência do utilizador, trabalhas em diferentes equipas, desde a produção até ao marketing e apoio ao cliente. A maioria das empresas tem escritórios interativos para designers e criadores, para promover a criatividade. Ainda que trabalhes num trabalho de secretária, o ambiente de trabalho interativo e climatizado impulsiona a produtividade e a partilha de ideias. Quando trabalhas para uma empresa de consultoria, esperas ser contratado por diferentes empresas para ajudar em projetos específicos. Portanto, é provável que o teu papel envolva viagens às empresas dos clientes. Alguns UX designers também trabalham a partir de casa e executam todas as tarefas à distância.
-
quem são os teus colegas?
Como designer UX que trabalha em várias indústrias, os teus colegas podem incluir designers de produtos, designers de interface e analistas UX. Podes também trabalhar em proximidade com web designers e designers gráficos, bem como com outros especialistas como investigadores de utilizadores, programadores front-end ou de back-end, programadores de full-stack e programadores de software.
-
horário de trabalho
As horas de trabalho típicas de um designer UX são 39 a 40 horas por semana. Se trabalhares para uma empresa, é provável que cumpras o horário normal de trabalho, fazendo noites pontuais. Os UX designers raramente trabalham durante os feriados ou fins de semana, a menos que o prazo do projeto esteja a aproximar-se. Os freelancers definem o seu horário com base nos projetos em que trabalham. Numa empresa, alguém planeia o teu horário com base nos clientes que tens, por isso, a flexibilidade de trabalhar menos ou mais horas por semana, dependendo das exigências da função.
-
perspetivas de emprego
A criação da experiência do utilizador é um campo em mudança que requer conjuntos de competências sobrepostos para se poder progredir. Muitos profissionais possuem competências em design gráfico, arquitetura de informação e desenvolvimento de software. Assim, ao adquirires experiência, tens a oportunidade de te especializar em design gráfico, web design ou pesquisa de utilizadores. Se quiseres avançar na função, considera tornares-te especialista ou consultor UX antes de passares para funções de gestão como gestor de produto, gestor de projeto ou diretor de experiência do utilizador.
Enquanto UX designer, um dos teus colegas de trabalho poderá ser web developer. fica a conhecer melhor as suas funções.
-
vantagens de encontrares um trabalho como UX designer pela randstad
Encontrar o teu trabalho como UX designer através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como UX designer é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e qualificações
Algumas das qualificações educacionais incluem:
- curso universitário: muitas pessoas aderem ao papel através de um curso universitário. Pode ser uma licenciatura, uma pós-graduação ou uma licenciatura em marketing digital, design de produtos ou design gráfico. O curso deve dar-te as competências necessárias para utilizares as mais recentes ferramentas de design UX para impulsionares a tua carreira.
- outros cursos: algumas pessoas frequentam outros cursos universitários para se juntarem às equipas de design UX nas empresas, principalmente ao nível de mestrado e doutoramento. Informática, produção digital, design e desenvolvimento ou design digital são áreas importantes para UX designers. Estes cursos conduzem a qualificações mais elevadas e abrem oportunidades de carreira.
aptidões e competências
Concentra-te na construção das seguintes competências para criares uma base sólida para a tua carreira como UX designer:
- empatia: como UX designer, deves colocar-te no lugar de outras pessoas. A empatia ajuda-te a compreender os problemas e desafios dos utilizadores quando interagem com um website e a desenvolver as soluções ideais do ponto de vista de um utilizador. A empatia permite-te obter a melhor informação a partir de sessões de pesquisa sobre utilizadores como o recurso a grupos de foco.
- capacidades de comunicação: como UX designer, o teu trabalho envolve entrevistar os utilizadores durante a pesquisa e comunicar o feedback à equipa de gestão. As capacidades de comunicação ajudam-te a apresentar as tuas descobertas e soluções de forma eloquente aos clientes e à direção.
- capacidades de colaboração: como UX designer, necessitas de capacidades de colaboração para trabalhares em harmonia com a tua equipa. Podes aproveitar a perícia dos outros ao explorares soluções e receber feedback se tiveres boas capacidades de colaboração.
- pensamento crítico: como UX designer, as capacidades de pensamento crítico são importantes para criar novas soluções e desafiar os pressupostos. Os papéis de experiência do utilizador também requerem um pensamento criativo e crítico que te mantenha no topo do teu jogo.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como UX designer.
-
o ux design é uma boa carreira?
Trabalhar como UX designer é uma excelente carreira com perspetivas de emprego promissoras. É uma das funções mais procuradas na tecnologia com oportunidades lucrativas de crescimento.
-
o que significa ux?
UX vem de User Experience e representa a experiência do utilizador, o que significa a acessibilidade e a facilidade de utilização de um website ou produto digital pelos utilizadores finais.
-
os designers ux precisam de saber codificar?
Como UX designer, raramente se codifica, mas isto pode facilitar a participação no concurso. Aprender a codificar permite-te conceber melhores produtos, uma vez que compreendes a capacidade do código.
-
de que competências precisa um UX designer?
Um designer de experiência de utilizador precisa de ter capacidade de resolução de problemas e pensamento crítico. Competências de comunicação também ajudam a lidar com clientes e utilizadores durante testes e de investigação.
-
preciso de uma licenciatura para ser um UX designer?
É recomendável que tenhas uma licenciatura, mestrado ou doutoramento para te tornares um UX designer. Cursos profissionais também podem dar-te entrada na atividade, mas estarás em desvantagem competitiva.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como UX designer?
Candidatares-te a um trabalho como UX designer é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Depois basta enviares-nos o teu CV e carta de apresentação. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!