técnico de manutenção
Os técnicos de manutenção são essenciais em quase todas as indústrias, o que tem aumentado a procura por funcionários para preencher esta posição. Neste trabalho, efetuas a manutenção de rotina e reparas quaisquer problemas elétricos ou mecânicos que uma máquina ou equipamento possa ter. Antes de iniciares esta carreira, há algumas coisas que deves saber sobre o salário, as responsabilidades, e o ambiente de trabalho, entre outros fatores.
ver oportunidadeso que é um técnico de manutenção
Os técnicos de manutenção trabalham numa variedade de indústrias para manter as máquinas e equipamentos em bom estado de funcionamento. Aqui, estarás encarregue de uma instalação, tal como um escritório de apartamentos ou um escritório comercial, onde inspecionarás os edifícios. Como técnico de manutenção, também executas procedimentos de manutenção de rotina e resolução de problemas de uma máquina com anomalias. É também a tua função resolver quaisquer problemas mecânicos ou elétricos que surjam com os processos de fabrico, sistemas de apoio ou equipamento da empresa.
a importância de um técnico de manutenção industrial
Todos os negócios estão a correr contra o relógio para maximizar os lucros. É da tua responsabilidade como técnico de manutenção industrial manteres o processo de produção sempre a funcionar e minimizares o tempo de paragem tanto quanto possível. Se a empresa sofrer mais tempo de paralisação, a qualidade do produto e a produção sofrerão consequências. Para além de evitares a perda de receitas, desempenhas um papel essencial na melhoria da imagem de uma empresa.
salário médio de um técnico de manutenção
Em Portugal, um técnico de manutenção recebe, em média 1.160 euros mensais, sendo que o salário pode oscilar entre os 11.895 e os 20 mil euros anuais. Quanto mais experiência tiveres e melhores forem as tuas qualificações, melhor poderás ganhar como técnico de manutenção. O salário também varia de acordo com o empregador e o setor para o qual trabalhas.
fatores que afetam o salário de um técnico de manutenção industrial
Os teus ganhos serão afetados por fatores como o tempo que passaste a trabalhar como técnico de manutenção. Por conseguinte, quanto mais experiência tiveres, maiores serão as tuas hipóteses de ganhares mais dinheiro. As tuas certificações também têm um impacto significativo no montante que te será pago pelo teu empregador. A localização e a dimensão da empresa também afetam os teus ganhos. Como servem uma base de clientes maior, as empresas nas áreas urbanas tendem a pagar aos seus empregados mais do que as empresas nas áreas rurais. Os benefícios como técnico mecânico incluem planos de reforma, subsídios de turno, programas de bónus, e seguros de saúde.
tipos de técnico de manutenção
Se quiseres trabalhar como técnico de manutenção, tens muitas opções, uma vez que diferentes indústrias necessitam dos teus serviços. A maioria dos cargos de técnico de manutenção exige que sejas prático e conhecedor de várias ferramentas e procedimentos. Dependendo da empresa para a qual trabalhas, serás responsável pela reparação e manutenção de coisas como canalizações, sistemas elétricos, e máquinas. Em algumas indústrias, existem tipos específicos de técnicos de manutenção, incluindo mecânicos de manutenção e eletricistas de manutenção.
trabalhar como técnico de manutenção
Se estás à procura de uma carreira que te permita avançar e ganhar mais dinheiro, deves considerar tornar-te num técnico de manutenção. Há muitas opções de técnicos de manutenção disponíveis para aqueles que possuem as qualificações adequadas. Uma carreira como técnico de manutenção é ideal para aqueles que querem manter-se ativos ao mesmo tempo que são estimulados intelectualmente. Depois de conseguires este emprego, terás muito que aprender, e desenvolverás competências para cargos que te pagarão mais e te darão mais responsabilidades.
Os técnicos de manutenção trabalham em diferentes indústrias, pelo que as tuas funções e ambientes de trabalho variam. Se quiseres ser técnico de manutenção, deverás aprender sobre as tuas funções, ambiente de trabalho e horário de trabalho.
descrição do trabalho como técnico de manutenção
As tuas tarefas e responsabilidades específicas como técnico de manutenção industrial variam de acordo com o local onde trabalhas. De um modo geral, serás responsável pela manutenção do equipamento e instalações. De seguida, são abordadas algumas das tarefas específicas que terás nesta linha de trabalho.
- assistência na instalação de máquinas e equipamentos
Como técnico de manutenção, é da tua responsabilidade a instalação de um novo aparelho ou peça de equipamento. Se a empresa precisar de deslocar ou reposicionar a máquina, deves assegurar-te de que o trabalho é concluído corretamente e de que não ocorrem danos. Deves também testar a máquina ou equipamento para te certificares de que está a funcionar corretamente. - manutenção e reparações
Como técnico de manutenção, a tua principal responsabilidade é lidar com as avarias. Para ajudares a identificar problemas e assegurares que o equipamento produz produtos de alta qualidade, deves inspecioná-lo regularmente. É da tua responsabilidade planificar e programar a manutenção. Ao lidares com reparações, deves gerir o teu tempo, garantir que tens o menor tempo de paragem possível, e colocar novamente o equipamento a funcionar. Se não conseguires reparar um equipamento, deves notificar a direção. Deves também fornecer informações detalhadas sobre a causa da avaria e as peças que necessitam de ser substituídas. - cumprir as metas empresariais
As empresas do sector de produção estão sob pressão constante para cumprirem os seus objetivos diários. Na maioria dos casos, o teu trabalho inclui, não só a reparação de avarias, mas também a utilização da máquina. Como resultado, deves assegurar-te de que a empresa cumpre as suas metas de produção enquanto produz bens de alta qualidade. - ajudar na elaboração do orçamento
Como técnico de manutenção, compreendes melhor a máquina e conheces as condições necessárias para executar as operações com sucesso. Consequentemente, o teu papel é ajudar o departamento de manutenção a desenvolver e executar o orçamento. - formação
Para além de treinares a tua equipa, também precisas de empreender tu próprio a formação e desenvolvimento contínuos. Em algumas empresas, irás formar o pessoal de produção em procedimentos de manutenção de rotina. Como resultado, estarás a par das tendências atuais e emergentes de fabrico e engenharia de manutenção. - assistir a reuniões
Para melhor compreenderes a produção ou lidares com um projeto de construção, qualquer empresa realiza uma reunião interna ou externa. Participar em reuniões e contribuir para o plano é parte do teu trabalho como técnico de manutenção. - inspeção
Se trabalhas para uma empresa de construção, és responsável pela inspeção do edifício, máquinas e sistemas para identificar quaisquer problemas. Alguns sistemas, tais como os que envolvem equipamento de canalização e aquecimento, requerem uma inspeção para assegurar o funcionamento adequado.
-
ambiente de trabalho
Quer um técnico de manutenção trabalhe num grande edifício de escritórios, num pequeno complexo de apartamentos, ou numa instalação fabril, muitos aspetos do ambiente de trabalho que os envolve são iguais. A maioria do teu horário de trabalho é durante o dia, mas os teus serviços também serão frequentemente necessários aos fins de semana e à noite. Passarás a maior parte do teu horário de trabalho fora do escritório e em torno das instalações. Algumas empresas irão facultar-te um escritório onde efetuarás as pesquisas e onde irás receber pedidos de atendimento e suporte ao cliente.
-
horário de trabalho
Em geral, irás trabalhar durante o dia com um horário regular de 40 horas por semana. No entanto, isto pode variar consoante a função que exerças e a empresa para a qual trabalhas. Por vezes, pode ser necessário trabalhar aos fins-de-semana e em horários extraordinários. A maioria dos empregadores fornece algum incentivo aos seus empregados para trabalharem horas extra. Em algumas empresas, podem ser-te atribuídos turnos que incluem o trabalho em horário noturno.
-
perspetivas de emprego
Na qualidade de técnico de manutenção, terás muitas possibilidades para fazeres crescer a tua carreira. Quando começares, o teu salário não será o mesmo que o de alguém que trabalhou na indústria durante muito tempo. No entanto, uma vez que tenhas aperfeiçoado as tuas capacidades, terás mais hipóteses de ganhar experiência e de conquistar posições de emprego com boa remuneração. Poderás avançar para o cargo de supervisor de manutenção. A este nível, estarás encarregado de coordenar outros técnicos e de assegurar que tudo corre sem problemas.
-
quem são os teus colegas
Enquanto técnico de manutenção industrial, os teus colegas irão variar de acordo com a indústria para a qual trabalhas. Ainda assim, poderão incluir outros técnicos, como eletricistas ou mecânicos. Poderás ainda ter de trabalhar com supervisores e operadores de produção.
educação e aptidões
Para uma posição de nível inicial como técnico de manutenção industrial, normalmente só precisas de ter um diploma do ensino secundário ou um curso profissional que te dê essa equivalência. Terás mais oportunidades se tiveres formação complementar nas áreas da tecnologia de manutenção de edifícios ou em tecnologia de manutenção industrial, cuja certificação pode ser conquistada mediante a realização de cursos e formações. Dependendo da indústria, formação em outras áreas, tais como refrigeração, podem ajudar-te a conseguir uma posição com uma remuneração superior. Um estágio também te irá ajudar a ganhar uma valiosa experiência de trabalho, no caso de estares a iniciar o teu percurso na indústria.
experiência
Muitos empregadores preferem contratar pessoas com experiência, porque se adaptam mais rapidamente. Antes de te candidatares a um emprego, é necessário que tenhas experiência prévia e relevante dentro dessa área. Se estiveres a trabalhar com computadores, eletrónica ou equipamento mecânico, necessitarás de experiência significativa para demonstrares que estás qualificado para o trabalho.
certificação
Ser um técnico de manutenção certificado prova a tua perícia perante o teu empregador. Os certificados que podes obter como técnico de manutenção incluem:
- certificação da prestação de serviços de manutenção
- certificado de manutenção de sistemas de construção
- certificado de manutenção industrial e de técnico de fiabilidade
aptidões & competências
Aqui estão sete competências específicas que terás de possuir para seres técnico de manutenção industrial.
- aptidões técnicas
Para te qualificares como técnico de manutenção, necessitas de ter conhecimentos de trabalho sobre o equipamento, os sistemas e as instalações que te cabe manter e reparar. - capacidades de gestão do tempo
Um técnico de manutenção industrial precisa de ter capacidades de gestão do tempo para minimizar da forma mais eficaz possível o tempo de paragem. - aptidões de diagnóstico
O papel principal de um técnico de manutenção é a identificação de um problema e a sua resolução com a maior brevidade possível. - capacidades de comunicação
Como técnico de manutenção vais precisar de comunicar com outras pessoas da tua equipa e de dar instruções explícitas sobre o que elas precisam de fazer. - capacidades mecânicas
Para teres confiança durante projetos complexos, necessitas de ter conhecimentos especializados com uma vasta gama de ferramentas, equipamentos e sistemas. - ter atenção aos detalhes
É preciso que se seja preciso para evitar danos no momento de efetuar as reparações, de solucionar problemas e de realizar testes de rotina. - capacidades de trabalho em equipa
É preciso que tenhas um verdadeiro espírito de equipa e que trabalhes bem com terceiros, incluindo supervisores e funcionários.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre o trabalho como técnico de manutenção industrial.
-
qual é o papel de um técnico de manutenção?
O teu principal papel como técnico de manutenção é conduzires a manutenção geral e as reparações no equipamento das instalações e nas estruturas imobiliárias. O teu papel é também efetuar a manutenção preventiva para evitares potenciais avarias. Deves inspecionar e testar o equipamento para melhorar a segurança, assim como realizar o controlo de qualidade.
-
o que é um técnico de manutenção?
Um técnico de manutenção é um trabalhador qualificado que executa a manutenção de rotina e ajuda no diagnóstico de quaisquer problemas mecânicos ou elétricos que surjam durante o processo de produção. Serás responsável pela manutenção e reparação de equipamentos e sistemas para garantir a sua segurança e eficácia. Como técnico de manutenção, deves assegurar um rendimento de alta qualidade e um tempo de paragem mínimo em caso de avaria.
-
de que qualificações preciso para ser um técnico de manutenção industrial?
Estarás qualificado para muitos dos trabalhos de técnico de manutenção de nível inicial com um diploma do ensino secundário ou um curso profissional que te dê a equivalência ao 12º ano. Ainda que assim seja, para avançares na tua carreira, terás de melhorar as tuas competências através das tuas experiências quotidianas e de eventuais oportunidades de formação. A obtenção de certificados relevantes também te ajudará a conseguir posições com melhor remuneração e a avançar para funções de gestão.
-
ser técnico de manutenção é uma boa carreira?
Trabalhar como técnico de manutenção pode ser muito gratificante. Como técnico de manutenção, tens a oportunidade de avançar na tua carreira e ganhar mais dinheiro. Se gostas de reparar e manter coisas, esta é uma ótima opção de carreira. É também uma boa opção se gostas de atividade física porque passarás muito do tempo a deslocar-te dentro de um edifício ou um pavilhão de produção.
-
quais são os 4 tipos de manutenção?
Como técnico de manutenção, lidarás com os seguintes tipos de manutenção:
- manutenção de avarias - Isto envolve a reparação de uma máquina ou peça de equipamento que tenha avariado durante o serviço.
- manutenção preventiva - Durante a manutenção preventiva, estarás a reparar um problema quando este ainda é pequeno, para evitar problemas maiores no futuro.
- manutenção programada - Manter a manutenção programada regular também ajudará a tua empresa a evitar avarias e falhas no equipamento.
- manutenção preditiva - Como técnico de manutenção, serás responsável por identificar sinais de uma potencial avaria e por reparar os problemas antes que estes aconteçam.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como técnico de manutenção?
Candidatares-te a um trabalho como técnico de manutenção é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!