técnico
A maioria das empresas utiliza eletrónica e maquinaria que requer manutenção rotineira para se manter em pleno funcionamento. Quando és técnico, tens o importante trabalho de manutenção do equipamento, de resolução de problemas em caso de avarias e de reparação das máquinas. Para além de manteres as máquinas em funcionamento, também contribuis para melhorar o desempenho de vários equipamentos. Como técnico, tens a liberdade de trabalhar em múltiplos setores de produção e saúde.
ver oportunidadeso que é um técnico?
Como técnico, podes assegurar que o equipamento e as máquinas estão devidamente equipados e em bom estado de funcionamento. Realizas procedimentos de manutenção de rotina para identificares quaisquer problemas nas máquinas. As inspeções regulares asseguram a deteção imediata das necessidades de reparação e de resolução de problemas.
Os técnicos não se limitam a resolver problemas mecânicos. Lidam também com falhas elétricas e quaisquer problemas dentro dos sistemas de produção. Asseguram que o processo de fabrico está operacional para evitarem a redução da produção, os tempos de paragem e artigos com qualidade inferior aos padrões. As rotinas de manutenção visam proporcionar padrões de produção de alta qualidade.
o que faz um técnico?
Muitas vezes, o trabalho de manutenção realizado por um técnico divide-se em manutenção preventiva, geral e preditiva. Como técnico de manutenção preventiva monitorizas o equipamento ou as máquinas e completas quaisquer reparações necessárias para evitares avarias e melhorares a vida útil do equipamento. Os produtores de máquinas definem os horários de manutenção periódica, que são cruciais após ciclos operacionais pré-determinados. Durante a manutenção preventiva, trabalhas com engenheiros para desenvolver programas de monitorização e reparação para manter o desempenho das máquinas sem falhas.
Enquanto técnico de manutenção preventiva operas com a expetativa de que uma máquina não esteja em funcionamento no futuro e asseguras que prolongas a vida útil do equipamento. Como técnico, o teu trabalho consiste em instalar ferramentas de monitorização do desempenho para te ajudar a identificar as causas de eventuais falhas. Também realizas testes e verificações regulares para determinares a capacidade de trabalho e métodos de manutenção rentáveis. Como técnico de manutenção geral, tratas de reparações de emergência e de questões gerais que surjam, como falhas elétricas.
Será que trabalhar como técnico se adequaria à tua capacidade de raciocínio dedutivo e atenção aos detalhes? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares numa função de técnico.
salário médio de um técnico
O salário médio de um técnico em Portugal ronda os 1.205 euros mensais, correspondentes a 7.42 euros por hora e a 14.461 euros por ano. Este valor poderá ser inferior quando assumes um cargo inicial, rondando os 11.995 euros anuais, mas também podes chegar a receber 20 mil euros por ano, dependendo da experiência adquirida. Alguns técnicos recebem à hora e pelas horas extraordinárias quando aceitam trabalho de emergência. Para além do salário de base, a maioria das empresas oferece aos técnicos um seguro de saúde e regimes de pensão. Terás também dias de férias pagos e bónus anuais por fazeres um trabalho de valor incalculável.
como melhorar o teu salário como técnico?
O teu salário como técnico depende da tua especialização e do teu nível de experiência. Se trabalhares numa fábrica, é provável que ganhes mais do que um técnico geral. Isto porque um técnico de manutenção numa fábrica lida com reparações complexas e necessita de conhecimentos básicos de engenharia mecânica. As qualificações académicas e a experiência também aumentam o teu pacote de remuneração. Podes aumentar os teus salários trabalhando para uma empresa maior, uma vez que estas terão melhores salários e proporcionarão numerosos benefícios devido à complexidade dos seus projetos.
tipos de técnicos
Em vez de trabalhares como técnico geral, podes especializar-te num campo específico, como por exemplo:
- técnico de manutenção industrial: como técnico industrial, manténs maquinaria em fábricas e indústrias de manufatura. Também podes solucionar problemas de equipamentos para garantires o seu funcionamento de acordo com o esperado. Em caso de problemas ou falhas, executas as reparações.
- técnico de manutenção de edifícios: trabalhar como técnico de construção envolve a manutenção regular em propriedades e edifícios residenciais. Após a construção, deves assegurar-te de que os sistemas de canalização, aquecimento e ventilação estão a funcionar.
- técnico de manutenção em obras públicas: como técnico em obras públicas, constróis, manténs e reparas calçadas e ruas da cidade. Também inspecionas estradas e linhas férreas para assegurares a segurança dos comboios e veículos.
- técnico de informática: como técnico de informática, és responsável pela identificação de problemas em sistemas informáticos e pela procura de soluções. Também detetas regularmente problemas e realizas testes de diagnóstico para verificares a existência de problemas e assegurares que cada parte do sistema informático funciona corretamente.
trabalhar como técnico
Tornares-te um técnico permite-te desenvolver competências técnicas notáveis e construíres a tua carreira. Descobre as tarefas que os técnicos realizam diariamente e o seu ambiente de trabalho.
-
descrição do trabalho de um técnico
Embora os técnicos desempenhem diversas funções, dependendo da empresa e da área de especialização, algumas das funções e responsabilidades típicas incluem:
- rever o trabalho e priorizar os projetos de manutenção: no início do dia, é necessário rever os trabalhos de manutenção programados e dar prioridade às tarefas. Deves programar as reparações de forma eficiente e reunir as ferramentas, peças e instruções necessárias para a manutenção.
- documentar o trabalho de manutenção executado: é necessário documentares o processo ao executares os procedimentos de manutenção. Se notares quaisquer problemas com a maquinaria, tira fotografias e anota os itens necessários. Antes de concluíres o trabalho, é essencial documentares as causas, códigos de falha e tempo necessário para concluir as reparações ou os procedimentos de manutenção.
- concluir as reparações de rotina e de emergência: é teu trabalho desenvolver os procedimentos operacionais de manutenção para as inspeções preventivas e de rotina do equipamento. Durante o período de manutenção programado, verificas e solucionas problemas de maquinaria defeituosa. Em caso de falha do sistema de emergência, é a tua função avaliar a causa da falha e desenvolver soluções para restaurar a sua funcionalidade.
- assegurar que o equipamento cumpre as normas de segurança: o objetivo das inspeções regulares é assegurar que a maquinaria cumpre as normas exigidas para a saúde e segurança dos funcionários. Isso significa que deves documentar os planos de emergência de incêndio e os planos de segurança gerais, os materiais perigosos e os protocolos de prevenção de lesões.
- formar novos técnicos: como técnico experiente, orientarás os novos contratados e irás familiarizá-los com os procedimentos operacionais, políticas e técnicas de reparação.
-
ambiente de trabalho
Como técnico, o teu trabalho é principalmente numa fábrica ou unidade fabril, a menos que sejas um técnico de TI, altura na qual trabalharás em salas de servidores. O trabalho de um técnico é prático e precisas de estar perto das máquinas para determinares a causa de uma falha ou substituir as peças de reserva.
Devido à natureza perigosa dos ambientes da fábrica, é necessário utilizares equipamento de proteção quando completares as reparações. Antes de iniciares as reparações, deves formular um plano de manutenção para cada peça de equipamento da instalação. Isso requer horas de trabalho de escritório para leres os manuais e redigires relatórios.
-
quem são os teus colegas?
Dependendo do teu empregador e da indústria em que trabalhas, os teus colegas podem incluir técnicos de manutenção, engenheiros elétricos, engenheiros especializados em serviços de campo, técnicos de mecânica e engenheiros de construção.
Podes também trabalhar em estreita proximidade com gestores de projeto e supervisores de obra, bem como com outros especialistas que poderiam incluir, mas não se limitam a, instaladores, gestores de obra e manobradores de empilhadeira.
-
horário de trabalho
Os técnicos trabalham uma média de 42 horas por semana no setor da manutenção mecânica. Os técnicos gerais trabalham mais ou menos horas, dependendo da especificação do trabalho. Ao contrário de outras funções baseadas no escritório das 9h às 17h, trabalharão por turnos. Uma vez que os processos de produção continuam 24/7, as empresas precisam de técnicos em standby para resolver quaisquer problemas que surjam e ajudar durante o seu mau funcionamento. Isto significa que o teu trabalho se estende a feriados e fins-de-semana durante uma emergência.
Os técnicos que trabalham a tempo parcial são frequentemente consultores chamados durante as emergências para resolver problemas na sua área de especialização. Se as instalações de produção da empresa se situarem num local diferente, terás de te deslocar entre o escritório e as instalações.
-
perspetivas de emprego
Como técnico, tens diversas opções de carreira para construíres a tua profissão. As diferentes funções de um técnico permitem-te escolher qualquer área de especialização, e com qualificações extra, podes tornar-te um engenheiro.
A maioria dos técnicos tornam-se engenheiros de manutenção, mas também há oportunidades disponíveis em engenharia elétrica, mecânica e de construção.
Alternativamente, podes tornar-te consultor ou professor numa instituição de ensino quando tiveres vários anos de experiência. O trabalho por conta própria e em regime de freelancer também é possível se tiveres o conjunto de competências adequado.
-
vantagens de encontrares o teu trabalho como técnico através da randstad
Encontrares o teu trabalho de técnico através de Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como técnico é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Necessitas das seguintes qualificações para te tornares um técnico:
- licenciatura: podes obter um certificado ou diploma para aprenderes as competências técnicas relevantes de engenharia. É possível encontrar cursos de engenharia mecânica ou de manutenção em várias faculdades.
- cursos técnicos: alguns cursos técnicos, de teor mais prático, dão-te competências para conquistares uma vaga de técnico. Ainda assim, o ideal é que tenhas também um curso universitário.
- estágio: algumas empresas oferecem programas de estágio em engenharia avançada. Esta é uma boa forma de combinares os conhecimentos académicos com a prática profissional.
aptidões e competências
O conjunto de habilidades ideal para alguém que quer tornar-se um técnico inclui:
- habilidades de resolução de problemas: a tarefa principal de um técnico é resolver problemas de mecânica que impedem o funcionamento adequado de um equipamento. Isto significa que é necessário teres uma capacidade criativa de resolução de problemas para desenvolveres soluções e reparações que permitam restaurar o desempenho de uma fábrica ou da maquinaria. O raciocínio dedutivo reforça a tua capacidade de resolução de problemas e ajuda-te a isolar a causa principal da falha nos relatórios ou observações da equipa de produção.
- destreza manual: quer estejas a determinar a causa de um problema ou a reparar os danos, precisas de utilizar ferramentas específicas. Isso significa que deves ser hábil na utilização das tuas mãos e das ferramentas à tua disposição para manipulares os componentes das máquinas durante a instalação. Por vezes, é necessário substituíres peças de máquinas durante as reparações, o que é fisicamente exigente.
- atenção aos detalhes: quando és técnico, deves detetar falhas num sistema ou nas funções de uma máquina por observar ou ouvir os ruídos que produz durante o funcionamento. Se compreenderes as operações de rotina do equipamento, a tua atenção aos detalhes ajudar-te-á a identificar problemas no sistema.
- capacidades de comunicação: as tuas capacidades de comunicação ajudar-te-ão a transmitir instruções claras a outros técnicos ou a explicar uma solução para a falha da máquina. A comunicação escrita permite-te criar procedimentos de manutenção e manter a documentação necessária para cumprir as orientações de produção.
- gestão do tempo: precisas de programar e planear as rotinas de manutenção para garantires que são feitas a tempo. É igualmente importante reservares tempo na sua agenda para problemas inesperados na maquinaria ou pedidos de resolução de problemas.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como técnico.
-
quem é um técnico?
Um técnico executa a manutenção de rotina das máquinas ou sistemas de uma empresa. Também efetua reparações em caso de falha do sistema.
-
o que é um técnico em Portugal?
Como técnico, o teu trabalho é resolveres problemas em equipamentos e também documentares procedimentos de manutenção preventiva.
-
quais são os diferentes tipos de técnicos?
Alguns dos tipos de técnicos que podes encontrar são técnicos de construção, elétricos, mecânicos e de tecnologia da informação.
-
existe outro nome para um técnico?
Um técnico é considerado um faz-tudo com competências em engenharia mecânica e em muitas outras áreas.
-
qual é o salário de um técnico?
O salário médio de um técnico é de 1.205 euros mensais mas o escalão salarial depende das qualificações académicas e da experiência profissional. Um técnico com experiência pode chegar a receber 20 mil euros por ano.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como técnico?
Candidatares-te a um trabalho como técnico é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!