supervisor
Na qualidade de supervisor, lideras uma equipa ou pessoas individuais. Irás ajudá-los a destacarem-se nas suas funções e vais trabalhar para manter a tua equipa feliz, permanecendo em comunicação direta com o pessoal de gestão sénior. Sabe mais sobre o que é preciso para ter sucesso nesta empolgante função.
ver oportunidadeso que é um supervisor ?
Os supervisores são, normalmente, gestores de nível inferior. Como supervisor, és responsável por supervisionar o fluxo de trabalho no teu departamento. Notarás que esta é uma função complexa que requer mais do que supervisionar o trabalho de outras pessoas. Algumas das tuas responsabilidades incluem treinar as pessoas sob a tua responsabilidade, supervisionar o trabalho de outras, e, por vezes, resolver questões que surgem entre aqueles com quem trabalhas.
-
o candidato ideal
Poderás ser o candidato ideal para uma função de supervisor se tiveres a capacidade de formar e orientar funcionários. É necessário que conheças bem os procedimentos ligados às tuas responsabilidades. Como supervisor, tens um conjunto de métricas a cumprir. O teu trabalho é orientado para os resultados.
-
objetivos e métricas
Os supervisores estão profundamente interessados no sucesso geral das pessoas e departamentos que supervisionam. O teu objetivo é certificares-te de que as operações acontecem de forma eficiente e produtiva. O pessoal de gestão depende de ti para assegurar a rentabilidade e o crescimento sustentável a longo prazo. A tua empresa terá confiança em ti para cumprires as orientações e tomares a iniciativa de organizar, comunicar, e manter as pessoas e operações sob a tua alçada. És também responsável por assegurar a adesão às políticas legais e empresariais. Se for necessário, poderá ser-te pedido que empreendas medidas disciplinares.
salário médio de um supervisor
Segundo a Talent, o salário médio de um supervisor em Portugal é de 7,69 euros por hora. Isto é: 15 mil euros anuais e 1,250 euros mensais. Ainda assim, o salário de um supervisor depende do local e setor em que trabalha, assim como da sua experiência. Assim, enquanto um supervisor em fase inicial pode auferir 12 mil euros anuais, um trabalhador com maior experiência poderá atingir os 25 mil euros por ano.
-
salário por localização
O salário de um supervisor poderá ter alterações consoante o local onde a oferta de emprego existe. Usualmente, locais com maior procura, como Lisboa, podem corresponder a melhores salários. Ainda assim, algumas oportunidades em zonas mais remotas e com menos funcionários nesta área poderão também oferecer melhores remunerações para supervisores.
-
salário por indústria
Como supervisor, poderás ganhar mais se trabalhares nas seguintes áreas:
- Supervisor de engenharia
- Supervisor mecânico
- Supervisor de engenharia de produção
- Supervisor de engenharia de qualidade
- Supervisor de sistemas de informação
Como é evidente, o maior pagamento que terás nestas indústrias corresponde, também, a um maior nível de responsabilidade e a requisitos curriculares mais elevados. Ainda assim, para que tenhas noção da diferença, um supervisor de produção em Portugal pode chegar a ganhar 40,375 euros anuais.
tipos de supervisores
Há tantas funções de supervisor quanto o número de empresas existentes no mercado. Na maioria das empresas, há uma distinção entre as funções e responsabilidades de um gestor e as de um supervisor. Os gestores têm um foco externo, enquanto os supervisores estão mais orientados a nível interno.
-
supervisor de projeto
Como supervisor do projeto, supervisionas o trabalho subordinado ao gestor do projeto. Trabalharás para criar um plano para o projeto e estabelecer os recursos de modo a que cada fase do projeto seja concluída a tempo e em harmonia com as instruções da direção. Os supervisores do projeto precisam de compreender cada componente de um projeto e saber como as harmonizar com outros componentes.
-
supervisor de escritório
Os supervisores do escritório supervisionam as tarefas administrativas dentro do escritório. Irás certificar-te de que estas tarefas são executadas de forma atempada e adequada. Serás responsável por tarefas administrativas como o preenchimento de relatórios e a encomenda de material.
-
supervisores de operações
Um supervisor de operações supervisiona as atividades do departamento específico ou área específica dentro de uma organização. O teu objetivo é melhorar os processos operacionais e depois informar a gestão hierarquicamente superior.
trabalhar como supervisor
Nesta secção, aprenderás quais serão os teus deveres e responsabilidades. Irás também descobrir fatores que poderão ter impacto no teu horário de trabalho, ambiente de trabalho, e perspetivas de emprego.
-
descrição do trabalho como supervisor
Como supervisor, serás responsável por supervisionar o trabalho diário realizado pelos funcionários. Dependendo do local de trabalho, poderás gerir uma equipa ou um departamento inteiro ou ser responsável por um determinado turno.
- capacidades de comunicação: Um bom supervisor é um bom comunicador. Uma parte fundamental do trabalho é transmitir as ideias e os requisitos da alta gerência aos empregados. És também responsável por comunicar as preocupações e questões de desempenho dos funcionários à alta direção. Deves ser um especialista na tua área e ter a capacidade de gerir as operações do dia-a-dia com uma supervisão reduzida mas eficaz.
- gestão do fluxo de trabalho: A tarefa mais importante que tens é a de gerir a tua equipa. És responsável por supervisionar ou mesmo criar o fluxo de trabalho da tua equipa. Isto significa que precisas de definir as tarefas necessárias para completares um trabalho. Tens de definir metas, monitorizar o desempenho da equipa e comunicar eficazmente os objetivos da equipa.
- formação de novas contratações: Quando um novo empregado é contratado, desempenharás um papel fundamental, ajudando-o a compreender e a adaptar-se ao seu novo emprego. Também ajudas a tua equipa a aprender a trabalhar com o seu novo colega. Isto pode exigir que expliques as políticas da empresa, esclareças os deveres do trabalho, ou que os orientes nas atividades internas. Poderás trabalhar de perto com os Recursos Humanos para assegurares que as novas contratações recebem a orientação de que necessitam para serem bem sucedidas.
- interação com os RH e a alta gestão: Os supervisores são responsáveis por informar os RH e os quadros superiores sobre o desempenho das equipas e dos indivíduos. Isto significa que és responsável por avaliar os membros da equipa e registar coisas como:
- Pontualidade
- Profissionalismo
- Capacidade de cumprir objetivos em termos de desempenho
- Questões disciplinares
- Cumprimento das políticas da empresa
Será também exigido que faças recomendações à direção sobre como os planos acima mencionados podem ser melhorados.
-
maior responsabilidade
Como supervisor, serás responsável pelos horários dos funcionários, encomendas de material, e por trabalhar dentro de um orçamento. Dependendo da tua área de trabalho, poderás ser responsável por entrevistar pessoas e treiná-las para se tornarem uma parte valiosa da equipa. É um trabalho com muita responsabilidade, mas, para a pessoa certa, esta constitui uma grande vantagem.
-
construir uma carreira
Como supervisor, estás no bom caminho para transformar o teu trabalho numa carreira. Alguns supervisores passam a ser gestores e diretores gerais e até assumem responsabilidades a nível regional. Como bónus, a experiência que acumulas como gestor será utilizada noutros lugares. A melhor comunicação, resolução de conflitos e gestão de tempo que desenvolves prepara-te para assumires maiores funções dentro da empresa ou noutro lugar, se a tua situação assim o exigir.
-
ambiente de trabalho
O teu ambiente de trabalho irá variar com base na indústria em que te inseres. Por exemplo, um supervisor de construção pode trabalhar ao ar livre num estaleiro de construção. Um supervisor de escritório pode trabalhar num ambiente de escritório. Num ambiente de restaurante, um supervisor de cozinha estará no fundo da sala, enquanto que um indivíduo que supervisiona o pessoal de espera estará posicionado na parte da frente da sala.
-
adaptação à mudança
Se te tornares um supervisor devido a uma contratação interna, tens de te adaptar, uma vez que deixas de ser um membro da equipa para teres, agora, a responsabilidade de orientar e supervisionar os trabalhadores. Esta pode ser uma transição incómoda para todas as partes envolvidas.
-
horário de trabalho
Como supervisor, encontras-te numa posição de gestão média a baixa. Enquanto alguns supervisores trabalham um horário fixo de 40 horas por semana, geralmente os empregos de gestão intermédia requerem algumas horas extra. A alta direção depende fortemente dos supervisores para controlarem o trabalho dos funcionários individuais. Isto significa longos dias de trabalho e longas semanas de trabalho.
-
variações consoante o setor
Podes ter uma ideia do número de horas necessárias para trabalhar, observando as exigências de outros empregados no mesmo campo. Por exemplo, se estiveres numa área onde se espera que todos os empregados trabalhem muitas horas, deves esperar trabalhar tanto tempo como, se não mais do que, muitos dos outros empregados. Pelo contrário, se a maioria das pessoas trabalha 40 horas semanais na tua área e não é habitual ver pessoas a trabalhar mais horas, deves esperar que o teu horário seja o mesmo.
-
perspetivas de emprego
As perspetivas de trabalho no setor são positivas. Gestores e supervisores são sempre necessários em inúmeros mercados e espera-se que se venha a assistir a um crescimento na oferta de emprego nesta área. Afinal, os trabalhadores de todas as indústrias precisam de instrução, gestão e orientação contínuas.
-
quem são os teus colegas
Como supervisor, os trabalhadores com quem te cruzas dependem muito do setor, sendo que tens um papel direto de interação com todos os funcionários da empresa. Terás de trabalhar com os gestores de recursos humanos e as posições de chefia da tua empresa.
Encontrares o teu trabalho de supervisor através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como team leader é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
-
trabalhar com a randstad como supervisor
Trabalhar como supervisor oferece vários benefícios. Normalmente ganhas mais dinheiro do que os empregados subordinados. Também estás apto a obter melhores benefícios, mais tempo de férias, e até bónus, dependendo do cargo.
educação & qualificações
Os requisitos que terás de satisfazer irão variar com base no que o teu empregador prefere. Alguns empregadores exigem que um supervisor tenha uma formação escolar de nível secundário para se qualificar. Outros empregadores exigem que os candidatos possuam um diploma do ensino superior.
-
experiência anterior
Os empregadores podem contratar-te sem um diploma caso tenhas experiência prévia na indústria ou experiência prévia em funções de liderança. Para além da experiência, aqueles que tenham passado por cursos de administração de escritórios ou de administração de empresas podem qualificar-se para cargos de supervisor de escritório. Os cursos de administração de empresas proporcionam orientações sobre gestão de recursos humanos, gestão geral e comportamento organizacional. Estes cursos preparam-te para supervisionar ou liderar outros no ambiente de trabalho.
-
cursos específicos
Para seres supervisor em algumas áreas, podes precisar de obter um diploma específico. Por exemplo, se quiseres ser um supervisor de enfermagem, precisas de ter uma licenciatura em enfermagem. O mesmo se aplica aos supervisores de engenharia. Precisarás de ter já recebido o teu diploma de licenciatura como engenheiro para te qualificares para um papel de liderança.
-
aptidões & competências
A comunicação é uma das competências transversais mais importantes que precisas de ter como supervisor. É necessário desenvolveres competências de comunicação, técnicas de escuta ativa, e estratégias não verbais para melhorares as conversas. É preciso que tenhas um equilíbrio adequado entre a gestão de uma carga de trabalho elevada e o tempo necessário para comunicares com os empregados. Terás de pôr um termo à conversa quando as coisas se tiverem arrastado por demasiado tempo e de dar breves atualizações à tua equipa e à alta direção de uma forma sucinta.
- resolução de conflitos: Como supervisor, deverás ser capaz de gerir bem os conflitos. Terás de ajudar a resolver os problemas e de criar um ambiente propício à construção de boas relações. Terás de ser capaz de definir e identificar diferentes tipos de conflito. Ajuda se compreenderes porque é que os conflitos estão a acontecer e seguires metodologias comprovadas para a resolução de conflitos, melhorando ao mesmo tempo a produtividade e organização da tua equipa.
- capacidade de liderança: Como líder, irás trazer responsabilidade às tuas equipas. Deverás construir um ambiente de trabalho motivador e de apoio. Como líder, és responsável pela gestão e delegação de responsabilidades. Isto significa seres capaz de identificar os pontos fortes e fracos da tua equipa. Deverás ser capaz de tirar proveito efetivo do conjunto de competências de cada membro da equipa.
FAQs
Aqui estão as perguntas mais frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como supervisor.
-
qual é o papel de um supervisor?
Um supervisor é responsável por supervisionar o desempenho diário dos empregados. As responsabilidades variam com base na empresa. Na maioria dos casos, é necessário gerir uma equipa, um departamento, ou um turno. És o intermediário que assegura a comunicação entre os funcionários e a direção e vice-versa.
-
o que significa ser um supervisor?
Um supervisor é definido como uma pessoa que supervisiona os trabalhadores ou alguém responsável pela supervisão do trabalho realizado por outros. Por exemplo, numa fábrica, um supervisor seria responsável por supervisionar o trabalho realizado por empregados subordinados. Um supervisor também pode ser referido como chefe, dirigente ou superintendente.
-
um supervisor é um gerente?
Não. Embora os termos sejam utilizados indistintamente por alguns, existem diferenças claras entre as responsabilidades de um gestor e de um supervisor. Um gestor tem a responsabilidade de tomar decisões. Um supervisor é responsável pela execução dessas decisões. O seu papel pode incluir o delinear da forma como os empregados subordinados fazem certos tipos de trabalho. Os supervisores servem de intermediários entre os funcionários e a chefia.
-
quais são as 5 funções de um supervisor?
Como supervisor terás cinco funções básicas. São elas:
- Educador - Por exemplo, tornas-te um educador quando ensinas os novos membros da equipa a fazer o seu trabalho.
- Patrocinador - Isto inclui identificares as competências dos teus empregados e ajudá-los a mostrar os seus pontos fortes e talentos.
- Treinador - Para o fazeres, precisas de explicar, encorajar, e corrigir os teus empregados.
- Conselheiro - Quando um funcionário apresenta problemas que afetam o seu desempenho, deves intervir para o ajudar a corrigir estas questões, de modo a mitigar as medidas disciplinares.
- Diretor - Se os problemas de desempenho continuarem, poderás ter de propor alternativas e consequências.
-
o que se espera de um supervisor?
É da tua responsabilidade fazer com que tudo funcione sem problemas na tua área de responsabilidade. Deves encorajar o trabalho de equipa, proporcionar uma comunicação clara e regular, e abordar os conflitos quando estes surgem.
-
que competências deve ter um supervisor?
Os supervisores devem ser excelentes comunicadores. Precisam de saber como identificar e resolver conflitos. Precisarás de ser um líder que delega tarefas e gere uma grande variedade de aptidões. O pensamento crítico e a capacidade de compreender logicamente a resolução de problemas são partes importantes da tua função. As competências interpessoais vão permitir-te comunicar com os funcionários e a direção. Terás de ser capaz de gerir o teu tempo e definir prioridades.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como supervisor?
Candidatares-te a um trabalho como supervisor é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!