software engineer
És especialista em tecnologia? Gostas de resolver problemas usando tecnologia? Então porque não consideras tornar-te num software engineer? A profissão envolve conceber e criar software e aplicações informáticas que resolvam problemas do mundo real. Assim, tens de ser um pensador crítico e inovador para desenvolveres produtos digitais.
o que é um software engineer?
Como engenheiro de software, trabalhas no setor das ciências informáticas. Estás envolvido na evolução e na construção de software. Isto pode estar relacionado com o sistema operativo de um computador (SO) ou com um programa que se baseia em aplicações, como um browser ou base de dados. Para além disso, ajudas a criar programas para dispositivos móveis como smartphones e tablets.
Os engenheiros de software são peritos no que diz respeito a linguagens de programação e respetivos sistemas. Como resultado, produzem produtos personalizados para diferentes clientes. O objetivo é gerar a base sólida de um programa com os seus conhecimentos de engenharia antes de o projeto avançar.
Como software engineer, podes trabalhar de forma independente, em equipa ou com clientes. Em muitos casos, fazes parte de um grupo que trabalha com diferentes produtos para uma empresa. Desta forma, mudarás regularmente, de modo a acomodar as necessidades de todos.
A carreira vai além de trabalhar para uma empresa informática ou de software. Os engenheiros de software são indispensáveis na maioria dos setores empresariais. As organizações de desenvolvimento contratam frequentemente engenheiros de software para ajudar os clientes. Podes também ser contratado por empresas de produção, financeiras ou agrícolas para desenvolver programas que simplifiquem os processos dentro destes sectores empresariais.
Será que uma carreira em TI e tecnologia como software engineer se adequaria às tuas capacidades de pensamento crítico e inovação? Então lê para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar numa função de engenheiro de software.
salário médio de um software engineer
Segundo a Talent, o pagamento de um engenheiro de software varia muito de acordo com muitos fatores, sendo que o valor médio do salário deste tipo de profissional em Portugal ronda os 1.875 euros mensais, correspondentes a 22.500 euros anuais. Num nível inicial, no entanto, o salário poderá estar fixado nos 20 mil euros anuais, aumentando até 29.500 ou mais quando o engenheiro de software já tem qualificações e experiência comprovada. Além do salário base, como software engineer poderás ter outros benefícios, assim como bónus e prémios.
que fatores afetam o salário de um engenheiro de software?
Vários elementos afetam a remuneração dos engenheiros de software. Um deles é o seu nível de experiência. Os indivíduos que saem da escola ou de um programa de formação começam por receber um rendimento mais baixo. No entanto, se fores bem sucedido na tua posição, muitas empresas podem rapidamente aumentar o teu salário. Outro fator é a formação e a certificação. O trabalho de um software engineer não é um trabalho estático. Tens de continuar a aprender sobre novas tecnologias e formas de programação para permaneceres eficiente. Se tiveres tanta formação como competências para pôr em prática os teus conhecimentos, os teus rendimentos serão mais elevados. Os profissionais das tecnologias de informação (TI), como os engenheiros de software, são muito procurados. Desta forma, mesmo aqueles que acabaram de terminar os estudos recebem, frequentemente, taxas de remuneração medianas ou elevadas.
tipos de software engineer
Há dois papéis principais na engenharia de software:
- engenheiro de software de aplicação: o teu trabalho é criar novo software ou adaptar produtos existentes para negócios e outras empresas. Fazes isto através da análise das necessidades dos teus clientes. Por vezes, como engenheiro de aplicação és responsável pela instalação e manutenção de uma aplicação ao longo da sua vida útil.
- engenheiro de software de sistemas: como engenheiro de sistemas, desenvolves programas para os sistemas informáticos de uma empresa. Por outras palavras, crias operações lógicas para ajudar os dispositivos a trabalhar conjuntamente. Por exemplo, constróis interfaces de programação de aplicações (APIs) que ligam duas máquinas ou programas diferentes. Em geral, os engenheiros de sistemas desenvolvem itens que mantêm a velocidade, a produtividade e a segurança.
trabalhar como software engineer
Se estiveres interessado em engenharia de software, é útil saberes o que esperar. Continua a ler para saberes mais sobre as tuas tarefas típicas, horários e ambiente de trabalho.
descrição do trabalho como engenheiro de software
As responsabilidades de um engenheiro de software são específicas de cada empresa, mas as funções mais comuns incluem:
- identificar e analisar as necessidades dos utilizadores: como software engineer, é necessário delineares o processo e elaborares um plano para a criação de uma aplicação. Isso significa que te irás reunir com o cliente para discutir detalhes específicos. Reunirás informações sobre a funcionalidade e caraterísticas de que o cliente necessita.
- escrever código: como engenheiro de software, escreves códigos para desenvolver aplicações para dispositivos. Por exemplo, podes escrever código para aplicações Android ou jogos de plataformas de software. Também utilizas os teus conhecimentos de programação para assegurar que os sistemas informáticos comuniquem uns com os outros para alcançar uma função específica.
- programas de teste: após o desenvolvimento de software ou aplicação, é necessário testar e avaliar a sua funcionalidade antes do seu lançamento no mercado. Também analisas os requisitos e ajustas o software conforme as necessidades.
- atualizar e modernizar o software atual: como software engineer, lanças as atualizações de software testando as aplicações existentes para detetar problemas de mau funcionamento e retificar os problemas. Também otimizas o software para maior velocidade e adaptabilidade.
-
ambiente de trabalho
Como software engineer, irás trabalhar num ambiente de escritório. Uma vez que lidas com várias tarefas ao mesmo tempo, poderás aceder a um computador ou computador portátil através de múltiplos ecrãs. Isto dá-te a capacidade de examinar todos os ângulos do programa. Os computadores com que trabalhas contêm potentes unidades centrais de processamento (CPUs) e memória para tratar da compilação e teste de grandes programas. A maioria dos empregadores proporciona um ambiente de trabalho criativo para promover o fluxo de ideias e sessões de brainstorming.
Os engenheiros de software também trabalham à distância. Quando se trabalha à distância, as tuas configurações e equipamento variam. Alguns engenheiros de software trabalham num único ecrã de computador portátil, enquanto outros têm múltiplos ecrãs instalados num escritório em casa. Por vezes, as empresas alugam equipamento ao engenheiro de software para uso remoto. -
quem são os teus colegas?
Dependendo do teu empregador e do setor empresarial em que trabalhas, os teus colegas podem incluir programadores de software, engenheiros de sistemas e programadores web. É provável que trabalhes com arquitetos de sistemas e desenvolvedores de jogos, bem como outros especialistas que podem incluir gestores de projetos, especialistas em TI e desenvolvedores mobile.
-
horário de trabalho
Os engenheiros de software entram ao serviço entre as 7 e as 9 da manhã e trabalham até às 16 ou 17 horas. Normalmente, as empresas dissuadem as pessoas nesta profissão de trabalhar mais de nove horas por dia para evitar o esgotamento. No entanto, alguns engenheiros de software trabalham até tarde ou nos fins-de-semana para completarem projetos. Existem raras ocasiões em que é necessário trabalhar 12 horas ou mais: quando se aproximam prazos ou quando questões relacionadas com programas resultam numa perda de produtividade ou rendimento de uma empresa. Oportunidades de trabalho a tempo parcial e em regime de freelancer são comuns para os engenheiros de softwares. Também podes trabalhar em projetos de curto prazo com uma empresa de consultoria.
-
perspetivas de emprego
As tuas aptidões vão tornar-se mais importantes à medida que tecnologias como a inteligência artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) se tornarem uma parte regular dos setores privado e profissional. Podes especializar-te em aplicações ou engenharia de sistemas a partir da tua função de engenheiro de software. Em alternativa, podes avançar para cargos de topo na organização, tais como engenheiro de software sénior, ou obter certificações e experiência que impulsionem a obtenção de funções como gestor de projetos ou sistemas. Uma carreira como engenheiro de software dá-te a flexibilidade e mobilidade necessárias para criares uma experiência de emprego apelativa.
-
vantagens de encontrares o teu trabalho como software engineer através da randstad
Encontrares o teu trabalho de engenheiro de software através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como software engineer é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Como software engineer, necessitas das seguintes qualificações académicas:
- licenciatura: os engenheiros de software precisam geralmente de completar uma licenciatura em ciências informáticas, engenharia de software, ou engenharia informática. Quando terminares a licenciatura, começas a tua carreira como engenheiro de software estagiário. Concluir um mestrado é uma boa ideia se quiseres avançar para uma função superior ou fazer a transição de outro curso para engenharia de software. Alguns empregadores também aceitam um diploma nacional mais elevado para posições de nível básico.
- certificação extra: alguns empregadores valorizam certificados de apoio à tua especialização em engenharia de software. Por exemplo, podes completar uma certificação em Arquitetura de Rede e Segurança ou Programação.
aptidões e competências
Uma carreira em engenharia de software requer conhecimentos técnicos e competências básicas para que possas ter sucesso. Algumas das qualidades de que necessitas incluem:
- capacidade de codificação e programação: escrever código é uma grande parte da engenharia de software. Por isso, é necessário que tenhas proficiência em linguagens de codificação front-end e back-end como Ruby, Java, C++ e Python. Podes assistir a cursos de iniciação à programação ou outras formações para melhorares as tuas capacidades de codificação.
- competências de equipa: como engenheiro de software, não trabalharás isoladamente, uma vez que irás colaborar com outros profissionais e estabelecer contacto com as partes interessadas. A manutenção e desenvolvimento de programas de software requer também o contributo de vários profissionais. Assim sendo, terás de trabalhar bem com outros para atingires objetivos organizacionais. Aprenderás a comprometer-te e a comunicar com outros ao longo dos projetos.
- capacidade de resolução de problemas: como software engineer, precisas de destreza na identificação e resolução de problemas que surgem em sistemas ou aplicações informáticas. Tens de ser curioso e analítico para desenvolveres soluções criativas no sistema.
- atenção aos detalhes: os engenheiros de software precisam de ser rigorosos e meticulosos. Competências orientadas para o detalhe ajudam-te a codificar e testar projetos de software.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como engenheiro de software.
-
o que faz um engenheiro de software?
Um engenheiro de software cria programas e aplicações utilizadas para sistemas informáticos, bem como para aumentar a produtividade pessoal e profissional. Um engenheiro de software é encarregado de mapear as necessidades de um cliente para desenvolver o código funcional.
-
o que é preciso para se ser software engineer?
Um engenheiro de software deve possuir, no mínimo, uma licenciatura em ciências informáticas ou em tecnologia da informação. Contudo, terá mais hipóteses de obter uma vaga se tiveres uma pós-graduação ou um mestrado.
-
ser engenheiro de software é um bom emprego?
Sim, é um trabalho incrivelmente cobiçado. É a profissão certa para alguém que gosta de aplicar a lógica às questões e criar soluções ou melhorar as já existentes. À semelhança de outras oportunidades criativas, um cargo de engenheiro de software permite-te ver o teu trabalho a ser executado.
-
os engenheiros de software são bem pagos?
Sim, o pagamento como software engineer é bastante bom, sendo bastante superior ao salário mínimo nacional. Num nível inicial podes esperar receber cerca de 20 mil euros anuais, sendo que o valor tenderá a melhorar à medida que ganhas experiência profissional.
-
a engenharia de software é difícil?
O nível de dificuldade para a engenharia de software depende da tua perícia e do tipo de programação que fazes. No entanto, o desenvolvimento de software não é demasiado complexo se possuíres os estudos e a prática adequados. Resolver um problema ou criar um programa de grande dimensão são desafios mais significativos.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como engenheiro de software?
Candidatares-te a um trabalho como engenheiro de software é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!