software developer
Tens uma paixão por resolver puzzles e uma forte aptidão técnica? Então podes tornar-te um excelente software developer. A tua carreira envolverá o uso de linguagens de programação e capacidades de codificação para construíres software informático. Testas e manténs, também, aplicações informáticas para várias indústrias dos setores público e privado.
ver oportunidadeso que é um software developer?
Como software developer, és a mente criativa por detrás de programas informáticos e aplicações de software. Crias os programas a partir do zero ou supervisionas a equipa encarregada da criação das aplicações. Os programas de software ajudam os utilizadores a executar tarefas específicas em vários gadgets como computadores e telemóveis.
Como software developer, podes criar aplicações ou sistemas operativos utilizados em computadores e gadgets eletrónicos. Colaboras com engenheiros informáticos e programadores para desenvolveres sistemas complexos e funcionais que satisfaçam as necessidades dos clientes ou ajudem uma empresa a melhorar a eficiência. O teu trabalho não termina no desenvolvimento; tens de testar e instalar o software para garantir o seu correto funcionamento.
Será que trabalhar como software developer se adequaria às tuas aptidões técnicas? Então continua a ler para descobrires quais as competências e qualificações de que necessitas para prosperares numa função de programador de software.
o que faz software developer?
Como software developer, manténs e atualizas aplicações de software para corrigir bugs e melhorar a sua funcionalidade. Isso significa que precisas de monitorizar o desempenho e encontrar formas criativas de adicionar novas funcionalidades. Por exemplo, os sistemas de segurança devem estar atualizados e ter as mais recentes caraterísticas de segurança, e a aplicação de software deve ser compatível com os novos sistemas operativos.
Se pretendes tornar-te um programador bem-sucedido, precisas de fortes capacidades de codificação e criatividade. As competências em design ajudam a traduzir as necessidades dos utilizadores numa aplicação interativa com uma disposição e tema apelativos. Manteres a tua capacidade técnica de liderança em mente também ajuda a descobrir como as peças de um sistema podem funcionar em conjunto.
salário médio de um software developer
Segundo a Glassdoor, o salário médio de um profissional de desenvolvimento de software em Portugal é de 1.673 euros por mês, sendo este um valor que pode aumentar substancialmente com o progresso da carreira neste setor. O salário aumenta com a experiência e também caso te tornes um software developer sénior. Os teus rendimentos também podem ser aumentados com horas extra de trabalho. Algumas empresas oferecem bónus extra perante o sucesso do profissional e também outros benefícios, como seguros de saúde.
fatores que afetam o teu salário como software developer
Os teus ganhos como software developer variam com base na tua experiência e competências. Os software developers sénior ganham mais do que os seus homólogos juniores, uma vez que têm anos adicionais de experiência. Além disso, os software developers sénior gerem equipas e realizam projetos complexos. A experiência aumenta as tuas aptidões e competências, tornando-te elegível para uma melhor remuneração. As qualificações educacionais também podem influenciar os teus ganhos. Um software developer com pós-graduações ou mestrado tem um pacote de compensação melhor do que os programadores com menos qualificações.
O teu salário também depende do empregador e da complexidade do projeto. Por exemplo, uma grande empresa lida com projetos complexos e paga salários mais elevados do que as pequenas empresas. No entanto, as empresas em início de atividade são ótimas para os software developers principiantes que precisam de desenvolver as suas competências e experiência.
tipos de software developer
Um software developer pode especializar-se nas seguintes funções:
- programador web: o teu trabalho envolve a construção de websites e aplicações com base nas necessidades dos clientes. Trabalhas nos elementos visuais dos sites, como os layouts e temas, para os tornares atrativos para os clientes. Também controlas as bases de dados e codificas o back-end.
- desenvolvedor de sistema: és responsável pela construção de software de sistema operativo para vários programas. Também crias sistemas de regulação e operação de infra-estruturas informáticas. Software developers de sistemas incorporados criam códigos de programação em dispositivos de hardware como máquinas de lavar roupa, frigoríficos e televisores.
- software developer de aplicações: o teu trabalho é escrever códigos para jogos de vídeo ou aplicações móveis. Constróis a interface do utilizador e executas várias funções em dispositivos móveis. Os programadores de videojogos e de aplicações móveis são programadores de software de aplicações (apps).
trabalhar como software developer
O desenvolvimento de software é uma carreira entusiasmante que te permite construir aplicações e websites. Vamos explorar como é a vida quotidiana de um programador de software e as funções envolvidas.
-
descrição do trabalho de um software developer
As tarefas específicas dependem do projeto ou da indústria, mas os deveres comuns de um software developer incluem:
- discutir os requisitos de software com os clientes: como software developer, reúne-se com os clientes para determinar as suas necessidades de software. Alguns clientes conhecem as caraterísticas que desejam no seu software, enquanto outros só podem fornecer o objetivo geral do software. Assim, é necessário pesquisar os utilizadores alvo e identificar as caraterísticas a incorporar no software.
- planeamento e conceção do software: quando tens uma imagem das necessidades do cliente, deves desenvolver um plano que oriente a conceção. Podes listar os passos necessários para a construção do software e criar uma linha temporal do início ao fim. Durante o planeamento, deves também identificar as linguagens de codificação a utilizar e começar a codificar o software.
- atualizar as aplicações atuais: quando não estás a construir novo software, o teu trabalho é testar as aplicações existentes. Podes ajustar as funções e encontrar formas criativas de melhorar o desempenho do software. Por vezes, as atualizações envolvem a otimização do software para aumentares a velocidade e melhorares a integração com as tecnologias mais recentes.
- testar aplicações e realizar verificações de qualidade: o novo software deve ser submetido a testes antes da sua introdução no mercado. Como software developer, é necessário que completes os testes funcionais e não funcionais. Nos testes funcionais, determinas se o software funciona corretamente. Se um cliente clicar numa ligação, deverá levá-lo ao destino correto. Os testes não funcionais asseguram que o website ou aplicação cumpre as normas do utilizador em termos de velocidade e funcionalidade em diferentes dispositivos.
- registar o processo de desenvolvimento do software: é crucial documentares o processo de desenvolvimento. Ajudas as equipas de manutenção futuras a identificar partes do código que precisam de ser melhoradas e aceleras a identificação de bugs e erros.
-
ambiente de trabalho
Os criadores de software trabalham em TI e tecnologia, em várias indústrias, desde grandes empresas a pequenas start-ups em finanças, tecnologia e manufatura. Um software developer trabalha num ambiente de escritório e realiza a maior parte do trabalho num computador. Embora passes muitas horas no escritório, a maioria dos empregadores proporciona escritórios acolhedores com espaços funcionais para sessões de brainstorming ou espaços privados de codificação. Os escritórios estão também bem iluminados e climatizados. Alguns programadores de software trabalham à distância a partir de casa.
-
quem são os teus colegas?
Dependendo do teu empregador, os teus colegas podem incluir engenheiros de software, engenheiros informáticos e consultores de tecnologia da informação. Os engenheiros de software ajudam-te a desenvolver a conceção enquanto os consultores de TI ajudam a analisar as necessidades do cliente. Podes também estar a trabalhar em estreita proximidade com cientistas de dados, designers de ux, desenvolvedores de .net, designers de cad, controladores de qualidade, gestores de comércio eletrónico e outros especialistas como testers, gestores de projeto e desenvolvedores de segurança.
-
horário de trabalho
Como software developer, o teu horário de trabalho varia consoante o projeto. Os projetos menores não consomem muito tempo, e podes completá-los trabalhando o horário normal de trabalho das 9h às 17h durante 40 horas por semana. Contudo, os projetos complexos demoram muito tempo e, por vezes, é necessário trabalhares mais de 50 horas por semana, incluindo fins-de-semana e noites.
A maioria dos software developers trabalha a tempo inteiro, mas estão disponíveis vagas a tempo parcial. Contratos de curto prazo e oportunidades como freelancer também estão disponíveis para software developers que gozam de horas de trabalho flexíveis. O teu trabalho envolve viagens para conheceres clientes e viagens ao estrangeiro, se trabalhares para uma empresa multinacional.
-
oportunidades de carreira como software developer
Como software developer, tens excelentes oportunidades de desenvolvimento de carreira. Quando começas numa posição júnior, podes melhorar as tuas capacidades até te tornares um programador de software sénior, responsável por uma equipa. Alguns software developers fazem mudança de carreira para áreas relacionadas como a conceção de sistemas, análise de sistemas empresariais ou arquitetura de TI.
Alternativamente, podes especializar-te num dos ramos de desenvolvimento de software como o desenvolvimento móvel, web ou de videojogos e tornares-te um especialista na matéria. O desenvolvimento de software também proporciona oportunidades de trabalho por conta própria para aqueles que possuem a experiência adequada.
ver carreiras -
vantagens de encontrares um trabalho como software developer pela randstad
Encontrar o teu trabalho como software developer através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como software developer é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e qualificações
Como software developer, necessitas de qualificações educacionais para adquirir conhecimentos relevantes na área. Alguns dos requisitos académicos incluem:
- curso universitário: ingressar na profissão através de uma licenciatura em desenvolvimento de software é crucial. Outros campos relacionados incluem: tecnologias da informação, tecnologia financeira e informática. Necessitas de um diploma superior para exercer a função.
- pós-graduações: não é fundamental que faças um mestrado ou doutoramento para seres software developer, mas isso irá dar-te vantagem competitiva face aos outros candidatos e o potencial de uma melhor remuneração no setor.
- estágio: completares um estágio em desenvolvimento de software ou tecnologia digital é excelente para iniciares a tua carreira como software developer. Alguns estágios são curriculares e outros profissionais. Quanto maior for a tua experiência, melhores serão as tuas perspetivas de emprego.
aptidões e competências
Algumas das competências de um software developer incluem:
- competências analíticas: como software developer, é necessário avaliares as necessidades dos utilizadores ao determinares os requisitos do software. As competências analíticas ajudam-te a separar as caraterísticas úteis e a analisar a funcionalidade do software. As aptidões analíticas também são úteis durante os testes.
- capacidade de comunicação: como software developer, a capacidade de comunicação é crucial para dares instruções claras à equipa de desenvolvimento e explicares os problemas que surgem. A capacidade de comunicação também te ajuda a explicar características complexas a clientes e investidores sem utilizares termos técnicos.
- criatividade: um programador de software deve ser inovador na conceção de plataformas visualmente apelativas. Ter competência criativa ajuda-te a encontrar formas únicas de conceber software ou melhorar as funções de uma aplicação.
- orientação para os detalhes: como software developer, é necessário lidar com vários componentes de software. Se não fores orientado para o detalhe, a tua aplicação poderá ter muitos erros, retardando o processo de desenvolvimento. A atenção ao detalhe também te ajuda a identificar bugs e erros durante a manutenção ou testes.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como software developer.
-
qual é o papel de um software developer?
Um software developer desenvolve software com base nos requisitos dos utilizadores e em funções pré-determinadas. Também verificarás, nesta função, a existência de erros e farás a manutenção das aplicações existentes.
-
quanto recebem os software developers?
O valor do salário de um software developer em Portugal é, em média, 1.673 euros mensais. Este valor considera o trabalho em cidades grandes, como Lisboa e pode aumentar com a experiência do profissional. Queres saber mais sobre trabalhar como desenvolvedor de software?
-
o que significa "software developer"?
Um software developer é um programador que utiliza capacidades de codificação para criar e desenvolver software e aplicações.
-
quais são as qualificações de um software developer?
É necessário possuir uma licenciatura em desenvolvimento de software ou num domínio relacionado com computadores para te tornares um software developer.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como software developer?
Candidatares-te a um trabalho como software developer é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!