social media manager

Tens conhecimentos excecionais de escrita e edição? És criativo e tens um bom olho para o design? Então considera tornar-te um gestor de redes sociais. O teu trabalho como social media manager é promover a consciência da marca através de plataformas de redes sociais como o Twitter, Facebook, Instagram e TikTok. Quando melhoras a visibilidade da marca e o tráfego na web, é provável que impulsiones as vendas e encontres potenciais clientes que apreciem a tua marca.

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o que é um social media manager?

Como social media manager, supervisionas a equipa de marketing de redes sociais da tua empresa para impulsionares o tráfego e cativares clientes. Dependendo da dimensão da empresa, podes trabalhar com uma grande ou pequena equipa de marketing para gerir campanhas de marketing nos meios de comunicação social. O teu papel principal é desenvolver estratégias para as plataformas de comunicação social da tua empresa e supervisionar a implementação dos serviços de marketing. Também monitorizas o desempenho de cada canal das redes sociais, acompanhando as análises para determinar as taxas de envolvimento.

Os social media managers podem trabalhar internamente para um único empregador e gerir todo o marketing dos meios de comunicação social da empresa. Quando trabalhas para um empregador, especializas-te nas suas ofertas de marca e utilizas as tuas capacidades de marketing em redes sociais para impulsionar as vendas e melhorar o envolvimento do cliente com a empresa. Relatas o progresso aos gestores de marketing e às equipas executivas.

Alguns social media managers que trabalham para empresas de consultoria de marketing gerem o marketing dos meios de comunicação social para múltiplos clientes. Neste caso, avaliam as estratégias de marketing das redes sociais e ajudam os seus clientes a conceber novos métodos de envolvimento do público-alvo. Quando trabalhas com vários clientes, assumes a geração de ideias e a supervisão de funções. No entanto, em empresas mais pequenas, implementas as ideias geradas pela equipa.

Será que trabalhar em marketing e comunicação social como social media manager se adequaria à tua criatividade e capacidades de escrita excecionais? Então, lê este artigo para saberes de que competências e qualificações precisas para prosperares numa função de gestor de redes sociais.

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salário médio de um social media manager

Segundo a Jobted, o salário médio de um Social Media Manager em Portugal ronda os 1.010 euros por mês, equivalentes a 16.160 euros anuais. No começo da tua carreira, a remuneração de um Social Media Manager poderá estar perto do salário mínimo nacional (atualmente 760 euros mensais), ascendendo a 1.700 euros por mês ou até mais nos casos de profissionais com muita experiência em redes sociais e marketing digital. 

que fatores afetam o teu salário como social media manager?

Como social media manager, o teu pacote de remuneração depende da organização para a qual trabalhas. Trabalhar para uma agência ou empresa de consultoria atrai salários diferentes do que trabalhar internamente numa única empresa. A dimensão da empresa é um fator determinante. Quando trabalhas para uma grande agência que lida com grandes projetos, os teus ganhos são mais elevados em comparação com o trabalho para empresas mais pequenas. Trabalhar na própria empresa pode aumentar os teus ganhos se o empregador tiver mais recursos.

O sucesso das tuas atividades de promoção nas redes sociais também influencia a tua remuneração. A maioria dos empregadores paga salários base aos gestores dos meios de comunicação social, mas alguns baseiam-se em critérios de desempenho ao reverem os pacotes de compensação e benefícios.

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tipos de social media manager

Como social media manager, trabalhas em diversas plataformas de redes sociais ou especializas-te em plataformas específicas. Algumas das áreas de especialização para social media managers incluem:

  • redes sociais de networking: podes especializar-te em redes sociais como o Facebook, o LinkedIn e o Twitter, que conectam pessoas e empresas online. As redes sociais melhoram a consciência social da tua empresa, o branding e a geração de leads.
  • redes sociais de partilha de conteúdo multimédia: os gestores de redes sociais também supervisionam o conteúdo partilhado através do Snapchat, Instagram e YouTube. Os conteúdos audiovisuais e vídeo partilhados nas plataformas geram leads e constroem a consciencialização da marca, encorajando a partilha de conteúdos.
  • fóruns de discussão: como social media manager, também participas em fóruns de discussão para melhorar a presença e visibilidade online da empresa. Uma vez que os fóruns são utilizados para partilhar e encontrar diferentes informações, a participação melhora a autoridade da tua marca. 
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trabalhar como social media manager

Trabalhar como gestor de redes sociais requer criatividade e um grande olho para o design, para utilizar imagens e gráficos visuais que atraiam a atenção do público. A função também depende de um planeamento cuidadoso para aproveitares ao máximo todas as plataformas de redes sociais. Vamos explorar as tarefas diárias e os horários de trabalho de um social media manager.

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educação e qualificações

Algumas das qualificações académicas de um social media manager incluem:

  • curso universitário: a maioria dos empregadores prefere candidatos com uma licenciatura em matérias relevantes como publicidade, gestão de empresas, marketing digital e de meios de comunicação social ou marketing e relações públicas. 
  • estágio: podes prosseguir um curso de marketing digital ou um estágio avançado que te permita estudar à medida que ganhas experiência na função. Um estágio superior de gestor comunitário digital também te dá uma oportunidade de entrar para a função. 
  • experiência profissional: para te tornares um social media manager, é necessária uma vasta experiência na gestão de conteúdos em plataformas de redes sociais. Começas com posições de nível básico em marketing digital para ganhares experiência e competências relevantes.

aptidões e competências

Se quiseres destacar-te como social media manager, aqui estão as melhores competências a adquirir:

  • capacidade de escrita: necessitas de capacidades excecionais de redação para envolveres o público em várias plataformas. Teres grandes capacidades de escrita ajuda-te a relacionares-te com vários tipos de público e a coordenares o conteúdo para uma plataforma específica de redes sociais. Para além de escrever legendas e títulos, também editas textos da equipa de criação de conteúdos. 
  • criatividade: como gestor de redes sociais, precisas de criatividade para manteres o envolvimento do utilizador. A tua experiência na utilização de imagens e gráficos visuais ajuda-te a criar posts únicos. 
  • flexibilidade: como social media manager, deves ser capaz de te adaptar à mudança constante do panorama das redes sociais. Por exemplo, à medida que os utilizadores passam do conteúdo escrito para o vídeo, deves adaptar as mudanças à tua estratégia de redes sociais para evitar perder seguidores. 
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FAQs

Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como social media manager.

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