rececionista
És social? Gostas de interagir com as pessoas? Então, trabalhar como rececionista pode ser uma carreira excitante para ti. Um rececionista lida com a comunicação e a calendarização de uma empresa ou organização. Uma vasta gama de setores necessita de rececionistas, por isso é normalmente um trabalho estável e seguro. Sabe mais sobre as necessidades iniciais do cargo, salário e potencial de crescimento.
empregos como rececionistao que é um rececionista?
Um rececionista é um empregado essencial para muitos tipos de instituições e empresas. Como o nome indica, um rececionista recebe visitantes. Cumprimenta as pessoas que entram no edifício ou atendem chamadas telefónicas e respondem aos e-mails da empresa. Embora a maior parte do trabalho dos rececionistas esteja relacionada com o atendimento ao cliente, estes lidam frequentemente com uma grande variedade de tarefas administrativas. Alguns rececionistas prestam assistência na marcação de compromissos, arquivo de registros e triagem de correio.
o que fazem os rececionistas?
A tua função como rececionista pode variar muito, dependendo do ramo. Em alguns casos, és responsável pela limpeza e arrumação de uma área de receção ou pelo fornecimento de bebidas aos visitantes. Alguns rececionistas também se ocupam de dinheiro. Eles aceitam pagamentos ou gerem a contabilidade da empresa.
Quando a maioria das pessoas pensa em rececionistas, imaginam uma pessoa a trabalhar num edifício de escritórios. Embora seja verdade que a maioria dos rececionistas estão empregados em escritórios, enquanto rececionista, também poderás trabalhar noutras indústrias. Encontrarás esta posição em qualquer local de trabalho que necessite de alguém que coordene as interações entre clientes e funcionários. Por exemplo, alguns rececionistas trabalham em escritórios de advogados, recebendo novos clientes e orientam os visitantes para as suas marcações. Nos hospitais, dirigem os pacientes para as áreas de tratamento certas e organizam os seus registos médicos. Os rececionistas também trabalham em hotéis ou empresas de produção na receção para receber os visitantes.
Trabalhar como rececionista iria ao encontro das tuas competências sociais? Então, continua a ler para saberes de que competências e qualificações necessitas para prosperares numa função de rececionista.
salário médio de um rececionista
Segundo a Talent, o salário médio de um rececionista em Portugal ronda os 1.219 euros mensais, que correspondem a um rendimento anual de 14.625 euros. Ainda assim, quando começas a tua carreira, num nível inicial, conta receber cerca de 9.302 euros anuais, valor que poderá aumentar até aos 18.900 euros mensais com o avanço da tua carreira e à medida que ganhas experiência.
Alguns empregadores pagam aos seus rececionistas à hora, sendo que a remuneração pode variar consoante o horário de trabalho. Além disso, um trabalhador a tempo inteiro poderá receber outros benefícios, como subsídios de alimentação e transporte. Férias pagas e bónus anuais poderão ser outras vantagens em algumas empresas.
que fatores afetam o salário de um rececionista?
Um dos principais fatores que influenciam o teu salário é a localização. Os rececionistas em regiões com custos de vida mais elevados tendem a receber um salário mais elevado. As regiões com maiores salários para os rececionistas são Lisboa e Porto. As variações no salário também dependem do campo de aplicação do papel e das responsabilidades adicionais.
Muitos rececionistas de nível básico prestam principalmente apoio ao cliente por telefone. Alguns rececionistas assumem mais um papel de assistente administrativo, o que conduz a um salário mais elevado. Os rececionistas que trabalham em áreas especializadas recebem remunerações mais elevadas. Por exemplo, se trabalhares num hospital ou escritório de advogados, o teu pacote salarial poderá ser mais elevado do que o de um rececionista de uma empresa comercial. Geralmente, os setores de destaque, como o financeiro, proporcionam salários mais elevados para os rececionistas.
tipos de rececionista
Embora os rececionistas não se dividam em categorias rigorosas, existem vários tipos de postos neste domínio. Alguns dos empregos de rececionista comuns incluem:
- rececionista de balcão: a tua função é controlar o balcão de atendimento e encaminhar os visitantes que entram no escritório para os seus compromissos. Também asseguras que a área de receção está arrumada, e podes acrescentar toques decorativos para a tornar mais acolhedora.
- rececionista de empresas: o teu trabalho é ajudar os assistentes executivos com tarefas repetitivas como rastreio de chamadas e tratamento de correio. Também escreves os apontamentos dos executivos para o pessoal e resumes relatórios de vários departamentos.
- rececionista de recursos humanos: numa empresa, como um responsável de departamento de RH, sentas-te à entrada dos escritórios do departamento. Executas também tarefas administrativas como a gestão das férias ou licenças por doença, preenches papéis para novos funcionários, e planeias viagens de funcionários.
trabalhar como rececionista
Estás interessado em saber mais sobre a realidade quotidiana de ser um rececionista? Aqui estão algumas das coisas que poderás vir a encontrar.
-
descrição do trabalho como rececionista
Como rececionista, o teu principal dever é apoiares os teus colegas de trabalho. Esta prestação de assistência pode assumir muitas formas, incluindo:
- receber visitantes: como rececionista, recebes e cumprimentas os visitantes quando estes entram nas instalações da empresa. Determinas as suas necessidades e ajudas a preencher o livro de registo de visitas. Orientas os visitantes para a pessoa correta ou ofereces-lhes uma bebida enquanto esperam pela sua marcação.
- atender chamadas telefónicas: um rececionista atende as chamadas recebidas e lida com as dúvidas feitas através do telefone do escritório. Tem de atender as chamadas educadamente e falar com os interlocutores de forma profissional. Pode reencaminhar as chamadas para o funcionário apropriado ou levar uma mensagem e entregá-la no departamento certo.
- gerir o correio: o teu trabalho envolve preparares o correio para envio e notificar o estafeta para recolher as entregas. Também recebes o correio que chega e fazes a sua distribuição para os destinatários pretendidos.
- executar tarefas administrativas e financeiras: como rececionista, dás assistência a outros funcionários com fotocópias, arquivo de documentos ou encomenda de material de escritório. Também manténs o equipamento de escritório a funcionar corretamente e comunicas avarias. Por vezes, geres pequenos pagamentos em dinheiro e fazes tarefas básicas de contabilidade.
-
ambiente de trabalho
Os rececionistas trabalham normalmente no interior, a partir de uma secretária. A maioria trabalha na entrada da empresa ou estabelecimento, ou numa área de receção, enquanto outros podem ter uma secretária no interior de um escritório acessível e aberto. Como rececionista, podes trabalhar para organizações públicas, privadas e de beneficência, em locais de trabalho criativos ou informais. Dependendo do ambiente, os rececionistas podem precisar de usar uma farda ou de se vestirem com roupa informal ou formal de negócios. A maioria dos rececionistas trabalha em conjunto com uma equipa de assistentes administrativos, mas alguns também trabalham sozinhos. Alguns rececionistas trabalham remotamente e utilizam chamadas de voz, conversas em direto ou videochamadas para ajudar os clientes.
-
quem são os teus colegas?
Como rececionista, trabalhas ao lado de vários funcionários, dependendo da indústria em que trabalhas e da entidade patronal. Alguns dos teus colegas podem incluir zeladores, porteiros, carteiros e assistentes de loja. Podes também trabalhar em estreita proximidade com assistentes executivos e gestores de escritório, bem como com outros especialistas, incluindo gestores de RH, contabilistas e assistentes de atendimento ao cliente.
-
horário de trabalho
Uma vez que o principal dever de um rececionista é interagir com os clientes, o seu horário costuma seguir o mesmo horário do negócio. A maioria dos rececionistas trabalha em dias de semana, entre as 8 e as 17 horas. No entanto, alguns trabalham um pouco mais cedo ou mais tarde e durante os fins-de-semana ou noites. A maioria dos turnos dos rececionistas dura cerca de oito horas. Um turno de rececionista inclui um intervalo para almoço de 30 a 60 minutos, dependendo das leis de trabalho locais. Também existem empregos de rececionista a tempo parcial disponíveis que oferecem cerca de 15 a 30 horas semanais. Alguns rececionistas a tempo parcial trabalham apenas alguns dias por semana, enquanto outros trabalham cerca de quatro a seis horas várias vezes por semana.
-
perspetivas de emprego
Como rececionista, terás a oportunidade de progredir para outras posições dentro da tua empresa. Em grandes escritórios, poderás ser promovido a um lugar de rececionista principal. No entanto, as oportunidades comuns de crescimento de emprego provêm de movimentações laterais. Como rececionista, conhecerás profundamente o negócio. Aprenderás como a empresa funciona, os seus clientes e como os vários empregados interagem. Se fores inteligente, motivado, e se te integrares bem na cultura da empresa, é provável que consigas uma promoção para trabalhar noutros departamentos. Os rececionistas passam a ser assistentes administrativos, gestores de escritório, funcionários de Recursos Humanos, e muito mais.
Isto faz do emprego de rececionista uma boa posição inicial na área desejada. Se não tiveres formação ou experiência para conseguires o emprego desejado, ser rececionista ajuda-te a iniciares a tua jornada pelo mundo do trabalho.
-
vantagens de encontrares um emprego como rececionista pela randstad
Encontrares o teu trabalho de rececionista através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como rececionista é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente aliciante. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Um papel de recepcionista não requer educação formal, e é necessária uma experiência mínima de trabalho. Por exemplo, se tiveres experiência prévia em vendas ou serviços de atendimento ao cliente, podes conseguir um emprego como recepcionista. Também podes ingressar na carreira através de uma qualificação universitária como um diploma ou um curso profissional. Por exemplo, podes frequentar um curso superior de comunicação e marketing, administração, ou relações públicas, entre outros; ou optar por um curso profissional de secretariado. Terás vantagens, também, em investir em cursos de línguas, já que falar vários idiomas é uma aptidão muito valorizada pelos empregadores.
Algumas das aptidões necessárias para um rececionista incluem:
- comunicação eficaz: como rececionista, deves ter capacidades excelentes de comunicação verbal. Deves falar com calma e profissionalismo perante todos os visitantes. Competências de escuta ativa e de serviço ao cliente também te ajudam a sobressair na função.
- capacidades interpessoais: como rececionista, tens de ser um bom jogador de equipa. Deves interagir e colaborar com vários funcionários no escritório. Precisas de competências pessoais para poderes ajudar todos os funcionários nas suas funções.
- competências de multitasking: um rececionista lida com muitas tarefas como rastrear chamadas, gerir o tráfego de chamadas e gerir uma área de receção movimentada. Competências de multitasking ajudam-te a definir prioridades e a assegurares a realização de todas as tarefas.
- destreza técnica: como rececionista, o teu trabalho envolve a manutenção de equipamento de escritório e o funcionamento das fotocopiadoras, sistemas telefónicos e impressoras. As competências técnicas irão facilitar o teu trabalho e melhorar o teu desempenho. Também precisas de conhecimentos de informática para as tuas tarefas de secretária.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como rececionista.
-
qual é a função de um rececionista?
O papel mais importante de uma rececionista é fazer a ponte entre clientes e funcionários. Como rececionista também manténs uma área de receção arrumada e recebes correio e registos de ficheiros. Queres saber mais sobre como trabalhar como rececionista? Então vê este artigo.
-
quais são as aptidões de um rececionista?
Os rececionistas devem ter fortes capacidades de comunicação. Também precisarás de te sentir à vontade para trabalhar com tecnologia para gerir software de escritório comum. Os rececionistas precisam de fortes capacidades de organização e de capacidade de multitasking.
-
ser rececionista é um bom trabalho?
Ser rececionista é um grande trabalho de nível inicial que pode levar ao avanço na carreira dentro de uma empresa. Além disso, muitas grandes empresas têm rececionistas principais que auferem um rendimento mais elevado. O trabalho normalmente não é fisicamente exigente - uma vantagem para muitas pessoas -, mas é, muitas vezes, desafiante e intelectualmente estimulante. Serás uma parte importante de uma equipa e aprenderás muito sobre o teu empregador.
-
ser rececionista é um trabalho stressante?
Tipicamente, o trabalho de um rececionista não é extremamente stressante. Há uma possibilidade de que os rececionistas tenham de lidar com clientes irritados ou lidar com múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Por conseguinte, é ideal que, enquanto rececionista, te mantenhas calmo e equilibrado. A cultura de escritório pode ter um enorme impacto nos níveis de stress, pelo que escritórios muito tensos podem resultar em mais pressão para um rececionista.
-
qual é a aptidão mais importante exigida a um rececionista?
A competência essencial que um rececionista necessita é a comunicação. Neste papel, é necessário que ouças os outros, que comuniques claramente ideias e que sejas capaz de transmitir informação de uma forma fácil de entender. Os rececionistas devem ser capazes de comunicar eficazmente em pessoa, por telefone e através do e-mail.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como rececionista?
Candidatares-te a um trabalho como rececionista é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!