radiologista
Como radiologista prestas assistência aos médicos na realização de diagnósticos precisos através de imagens médicas como raios X ou radiografias. Também participas na recuperação de pacientes, utilizando a radiação para tratar doenças ou lesões.
ver oportunidadeso que é um radiologista?
Como radiologista, utilizarás dispositivos avançados de imagem e máquinas de raios X para veres o interior do corpo humano e identificares lesões ou anomalias. A tua função é monitorizar a radiação utilizada para garantires a sua segurança e moveres o equipamento para poderes obter uma imagem precisa. É também crucial capturar e guardar todas as imagens utilizando a câmara de raios X anexada ao longo de todo o procedimento.
Algumas máquinas especializadas como as máquinas de ressonância magnética (MRI), scanners de tomografia computorizada (CT), fluoroscopia e máquinas de ultrassom necessitam de formação adicional para serem utilizadas.
Trabalhar nos cuidados de saúde como radiologista iria adequar-se à tua paixão por ajudar as pessoas? Nesse caso, lê mais para saberes de que competências e qualificações precisas para prosperar na função de radiologista.
salário médio de um radiologista
De acordo com a Jobted, o salário médio de um radiologista é de 3.380 euros por mês, o que se consubstancia em 40.600 euros anuais. Ainda assim, um nível de entrada pode oferecer algo mais perto dos 2.000 e a progressão de carreira pode levar-te a exceder os 5.000 euros por mês.
que fatores influenciam o salário de um radiologista?
As tuas qualificações determinam o teu escalão de remuneração como radiologista. Por exemplo, se tiveres uma pós-graduação, é provável que ganhes mais do que os radiologistas com um diploma de licenciatura. A formação especializada também aumenta o teu pacote de remuneração e os teus benefícios. Aos radiologistas com formação na utilização de máquinas de imagem especializadas como a fluoroscopia ou ressonância magnética podem ser oferecidos salários mais elevados.
Em Portugal, os radiologistas podem trabalhar no Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou no setor privado. A estrutura salarial do Serviço Nacional de Saúde depende das tuas competências e do estabelecimento de saúde em que trabalhas. Os salários dos estabelecimentos de saúde privados são diferentes e frequentemente mais elevados.
tipos de radiologista
Alguns dos tipos de radiologistas incluem:
- radiologista de diagnóstico: o teu trabalho consiste em obter imagens dos órgãos internos de um paciente para ajudar o médico a identificar a extensão de uma lesão ou doença. Trabalharás com o médico para determinar as possíveis doenças antes de realizar testes adicionais para confirmar a tua hipótese.
- radiologista terapêutico: um radiologista terapêutico trabalha diretamente com os pacientes e outros especialistas para desenvolver um plano de tratamento para o cancro ou outras doenças. O teu trabalho é orientar a radiação de alta intensidade para tratar a condição. Para além de te assegurares que aplicas a dose correta de radiação, poderás ser responsável pela monitorização de quaisquer efeitos secundários.
trabalhar como radiologista
Se gostas de trabalhar num ambiente hospitalar e de operar poderosas máquinas clínicas, tornares-te radiologista é a carreira ideal para ti. Vamos explorar algumas das tarefas e responsabilidades envolvidas no trabalho.
-
descrição do trabalho de um radiologista
Embora os deveres possam variar em função da instituição para a qual trabalhas, aqui estão as principais funções associadas a um trabalho de radiologista:
- manter equipamento de radiografia: uma vez que tens conhecimentos especializados no manuseamento de equipamento de diagnóstico por imagem, o teu trabalho é mantê-los em boas condições. Se uma máquina necessita de reparações, é necessário procurares um especialista em manutenção para repor as condições de trabalho adequadas. Antes de um procedimento, precisas de ajustar as definições, monitorizar os níveis de radiação emitidos e posicionar o equipamento para captar imagens claras.
- preparar os pacientes para vários procedimentos: para além de realizares procedimentos de diagnóstico por imagem ou radiação, interages com os pacientes e és responsável por prepará-los para os procedimentos. Abordas quaisquer questões ou preocupações e explicas todo o processo. Também compilas o historial médico e asseguras-te de que os formulários de consentimento estão em ordem. Quando a imagiologia se inicia, é vital dares aos pacientes vestuário de proteção e posicioná-los corretamente para obteres imagens de alta qualidade.
- administrar tratamentos por radiação: com a tua experiência em radiologia, colaboras com um oncologista para determinar os procedimentos de radioterapia de que um paciente necessita. Também verificas as máquinas durante o procedimento para monitorizares os níveis de radiação.
- ajudar na cirurgia: os procedimentos cirúrgicos invasivos requerem frequentemente dispositivos médicos de imagem para dar ao cirurgião uma melhor visão. Como radiologista, és responsável pela utilização das máquinas de imagiologia durante todo o procedimento.
- manter regulamentos de saúde e segurança nas unidades de radiologia: como radiologista, é necessário protegeres os trabalhadores e os pacientes da exposição a raios de radiação excessivos. Isso significa que precisas de te manter a par das diretrizes de segurança e dos regulamentos sobre radiações ionizantes.
- manter equipamento de radiografia: uma vez que tens conhecimentos especializados no manuseamento de equipamento de diagnóstico por imagem, o teu trabalho é mantê-los em boas condições. Se uma máquina necessita de reparações, é necessário procurares um especialista em manutenção para repor as condições de trabalho adequadas. Antes de um procedimento, precisas de ajustar as definições, monitorizar os níveis de radiação emitidos e posicionar o equipamento para captar imagens claras.
-
ambiente de trabalho
Como radiologista, irás trabalhar em clínicas e hospitais privados ou públicos na unidade de radiologia. Por vezes, trabalhas nas unidades de trauma ou nas enfermarias de tratamento do cancro, dependendo das tuas responsabilidades. Como radiologista também trabalhas em unidades cirúrgicas quando o cirurgião necessita de imagens em tempo real durante a cirurgia. Pela natureza do teu trabalho, ficas exposto à energia de radiação ao longo do dia. Assim, precisas de usar equipamento de segurança especializado como um avental feito de materiais de proteção.
-
quem são os teus colegas?
Dependendo do teu papel no estabelecimento de saúde, os teus colegas podem incluir radiologistas, médicos e enfermeiros. Após a radiografia, o radiologista examina as imagens e recomenda o procedimento de tratamento enquanto um médico solicita imagens médicas e prescreve medicação após a identificação da doença. Podes também trabalhar perto de cirurgiões e oncologistas, bem como de outros especialistas que poderiam incluir pediatras, neurologistas e obstetras.
-
horário de trabalho
Os radiologistas trabalham a tempo inteiro, cerca de 37 a 40 horas por semana. No entanto, o horário de trabalho depende de seres um radiologista de diagnóstico ou terapêutico. As consultas para radiologia terapêutica são, na sua maioria, agendadas dentro do horário de trabalho das 8h às 18h. Isso significa que não tens de trabalhar turnos noturnos; apenas trabalhas à noite e alguns fins-de-semana, ocasionalmente. Os radiologistas de diagnóstico têm de trabalhar por turnos nas urgências, e os centros de trauma precisam de radiologistas durante as emergências. Os seus turnos podem incluir turnos de manhã cedo e noturnos, uma vez que são rotativos. Estão disponíveis posições de part-time para radiologistas, especialmente em clínicas privadas com poucos pacientes a necessitarem de imagiologia médica. Embora as viagens sejam mínimas, tens de participar, por vezes, em conferências e eventos importantes.
-
oportunidades de carreira como radiologista
Como radiologista, tens inúmeras formas de construir a tua carreira. Por exemplo, podes especializar-te na utilização de equipamento de imagem específico que requer formação. Outra opção é orientares a tua carreira para uma especialidade e aumentar a tua perícia. A aprendizagem de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos especializados aumenta as tuas perspetivas. Se quiseres progredir na tua área ou assumir responsabilidades adicionais, completa a formação necessária para te tornares um radiologista. Alguns radiologistas estudam para se tornarem oncologistas ou médicos.
Enquanto radiologista, um dos teus colegas de trabalho poderá ser farmacêutico. fica a conhecer melhor as suas funções.
carreira de farmacêutico -
vantagens de encontrares um trabalho como radiologista pela randstad
Encontrar o teu trabalho como radiologista através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como radiologista é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Podes exercer a profissão de radiologista através de:
- um curso universitário: deves estudar e tirar uma licenciatura em Radiologia, em Imagem Médica e Radioterapia ou em outra matéria relevante para ingressares na profissão. Matemática e ciências são algumas das disciplinas fundamentais. Um curso de pós-graduação, mestrado ou doutoramento na área recomenda-se igualmente para melhorar as perspetivas de progressão, sendo igualmente formas de especialização caso sejas um profissional de saúde que se interesse pela radiografia.
- estágio: um estágio de grau terapêutico e diagnóstico está frequentemente integrado no curso, mas também pode ser feito através de estágios profissionais após a sua conclusão. A aprendizagem no local de trabalho é importante para ganhares experiência na área.
aptidões e competências
Para o sucesso profissional, são necessárias as seguintes aptidões e competências:
- capacidades de comunicação: como radiologista, interages com os pacientes antes e depois do procedimento. Precisas de capacidades de comunicação excecionais para transmitires informação e tranquilidade durante situações angustiantes. Ao explicares os procedimentos, o teu tom de voz deve inspirar confiança e dar esperança aos pacientes.
- capacidade de resolução de problemas: por vezes, ocorrem problemas durante a imagiologia devido a erro da máquina ou equipamento defeituoso. A capacidade de resolução de problemas ajuda-te a desenvolver ideias criativas para a resolução de problemas sem pôr em risco a segurança de ninguém. Ao diagnosticares pacientes, a capacidade de resolução de problemas ajuda-te a avaliar o possível diagnóstico até encontrares a doença e passares à análise dos planos de tratamento.
- aptidão para a tecnologia: como radiologista, deves compreender as funcionalidades das partes das máquinas de imagem e saber como funcionam. O teu trabalho é observar os indicadores, a produção e os mostradores para garantires que as máquinas funcionam corretamente e produzem imagens de alta qualidade.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como radiologista.
-
qual é o salário de um radiologista?
O salário de um radiologista, segundo a Jobted, é de 1.240 euros por mês, em média. Para além do salário base, um radiologista pode receber vários subsídios e benefícios.
-
um radiologista é um médico?
Também existem médicos radiologistas, mas usualmente não. Quando falamos de radiologistas falamos usualmente de técnicos radiologistas, que não são formados em medicina. Ainda assim, estes técnicos são profissionais de saúde qualificados que tiram imagens médicas, e são muitas vezes conhecidos como técnicos de imagem médica.
-
quanto tempo demora para se ser um radiologista?
Um programa de formação em radiografia demora entre três a seis anos, dependendo da licenciatura. As pós-graduações têm, por norma, entre 2 e 4 anos.
-
de que competências precisa um radiologista?
Um radiologista requer capacidades de comunicação excecionais para comunicar com os pacientes e responder às suas preocupações. Precisas de competências técnicas na operação das máquinas para evitares erros que possam conduzir a uma má imagem ou exposição a radiações nocivas. A capacidade de resolução de problemas também é útil em situações difíceis.
-
quais são as qualificações de um radiologista?
Podes tornar-te um radiologista ao prosseguires a licenciatura em Radiologia ou similar, ou se tiveres formação médica e decidires seguir um curso de pós-graduação para te especializares. Muitos radiologistas fazem estágios para aumentarem as suas competências.
-
como posso candidatar-me a uma vaga de radiologista?
Candidatares-te a um trabalho como radiologista é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!
outras carreiras