promotor de vendas
És confiante e extrovertido? Tens sentido de iniciativa e talento para as vendas? Então considera uma carreira como promotor de vendas. Os promotores de vendas aumentam o reconhecimento e a venda de produtos, serviços e eventos. O trabalho mistura vendas e marketing direto em várias indústrias. A maioria dos promotores trabalha em empresas de comércio a retalho e de manufatura que lidam com alimentos e bebidas, produtos de beleza e de cuidados pessoais, moda e outros.
o que é um promotor de vendas?
Um promotor de vendas influencia potenciais clientes para comprarem os produtos da sua empresa. Como promotor de vendas, crias e aumentas o interesse dos clientes pelos produtos, fazes apresentações, dás amostras e fazes demonstrações conforme a necessidade. Uma das formas de o fazer é dar-lhes a conhecer o que faz destes produtos uma escolha melhor dos que os concorrentes oferecem.
Note-se que um promotor de vendas não é o mesmo que um auxiliar de vendas num espaço, que ajuda principalmente os clientes com qualquer coisa que queiram comprar. Um promotor de vendas cria consciência e tenta influenciar os clientes na compra de produtos específicos. Ao abordar potenciais clientes com um discurso promocional, pretende-se que os consigas influenciar e persuadir a experimentarem os produtos da tua empresa.
Constróis também uma presença positiva da marca para os produtos que promoves. Normalmente, a empresa para a qual trabalhas coloca-te numa loja ou área de vendas a retalho com uma exposição dedicada, onde os potenciais clientes verão os produtos.
Trabalhar como promotor de vendas adequar-se-ia ao teu talento em vendas e sentido de iniciativa? Então continua a ler para descobrires as competências e qualificações de que necessitas para prosperar num papel de promotor de vendas.
salário médio de um promotor de vendas
A Talent apresenta dados sobre o salário médio dos promotores em Portugal, em que a média salarial se encontra nos 1.200 euros, sendo que isto corresponde a 14.400 euros anuais. Ainda assim, deves considerar que, no começo da tua carreira, é possível que o salário seja inferior (rondando os 12 mil euros por ano) e que, com o teu esforço e dedicação, poderás atingir uma experiência que se refletirá na remuneração, que pode, em alguns casos, atingir os 20 mil euros anuais. O setor e a empresa para a qual trabalhas têm um impacto direto no teu salário, sendo que alguns destes trabalhos incluem uma comissão pelas vendas que efetuas, o que melhora, também, a tua perspetiva salarial.
que fatores influenciam o salário de um promotor de vendas?
Como promotor de vendas, o teu salário depende do teu nível de experiência e dos produtos que estás a lançar. O teu salário aumenta com a experiência, por isso, quanto mais anos trabalhas como promotor, mais ganhas. Os produtos que promoves e o tamanho do local também influenciam os teus ganhos. Por exemplo, as pessoas que trabalham em supermercados ou lojas de retalho podem ganhar menos do que as que promovem produtos de saúde ou eletrónicos.
O local onde vives e trabalhas também influencia o teu salário. Trabalhar nas grandes cidades está correlacionado com um custo de vida mais elevado e melhores salários.
tipos de promotor de vendas
Alguns dos tipos de promotores de vendas incluem:
- promotor de vendas B2C (business to consumer): vendes diretamente aos clientes, abordando-os nas lojas de retalho ou nas ruas. Como promotor de vendas B2C, também fazes a demonstração de produtos aos clientes e persuades as pessoas a comprar artigos por telefone.
- promotor de vendas B2B (business to business): vendes e apresentas os produtos de uma empresa a grandes agências de distribuição e outras empresas. O papel também envolve a demonstração de produtos em feiras comerciais e a procura de novos clientes.
trabalhar como promotor de vendas
Um promotor de vendas é um membro valioso da equipa de vendas, que demonstra as características e benefícios do produto aos clientes. O papel requer um conhecimento profundo dos produtos da empresa para construir o conhecimento da marca.
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descrição do trabalho como promotor de vendas
Alguns dos deveres dos promotores de vendas incluem:
- montar stands e arranjar produtos: trabalhas num stand ou expositor em lojas, feiras comerciais e centros comerciais. Montas os stands e organizas os produtos e mercadorias para atrair a atenção dos clientes. Utilizas panfletos e merchandising da empresa para promoveres os produtos do teu empregador. Por vezes, montas stands e expositores em ruas e locais públicos movimentados.
- abordar os transeuntes: interages com os transeuntes e inicias conversas para introduzires os produtos e a marca que estás a promover, através do contacto presencial cara a cara.
- distribuir folhetos: para persuadires os clientes a fazer uma compra, distribuis panfletos, folhetos e outros materiais promocionais. Ofereces ainda amostras, presentes e artigos de merchandising aos clientes. É também importante fornecer informações sobre iniciativas e eventos.
- registo de informação sobre potenciais clientes: crias leads de vendas com as pessoas que visitam o teu stand. O teu trabalho consiste em registar os seus dados para acompanhamento futuro. Convences os potenciais clientes a preencher os formulários de contacto ou a marcar uma reunião.
- informar sobre os resultados da promoção: preparas relatórios detalhados sobre eventos promocionais. Os relatórios fornecem informações sobre os números de vendas e merchandising durante a promoção, bem como uma visão geral das campanhas de marketing.
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ambiente de trabalho
Alguns promotores de vendas defendem vários produtos e trabalham em várias indústrias. Estes incluem retalho, cuidados de saúde, desporto e entretenimento. Uma empresa de publicidade poderia também adquirir os teus serviços para os ajudares a criar a sensibilização para uma linha de produtos específica. A tua tarefa é ajudar as empresas a publicitar ou aumentar a consciencialização dos seus serviços ou produtos.
Não trabalhas num escritório. Como promotor de vendas, trabalhas dentro ou fora de portas, dependendo do produto que promoves e do público-alvo.
Espera que o teu trabalho inclua promoções de rua, feiras comerciais e eventos de indústria. Na maioria dos casos, demonstrarás como funciona um produto. Se estiveres a fazer uma promoção na loja, irás utilizar um stand ou área de exposição para os teus produtos.
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quem são os teus colegas?
Como promotor de vendas, podes trabalhar para diversas empresas, e os teus colegas podem incluir executivos de vendas, representantes de vendas e executivos de marketing. Podes também trabalhar com gestores de marketing digital, bem como com outros especialistas como gestores de vendas e gestores de produto.
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horário de trabalho
Os empregos dos promotores de vendas estão disponíveis com horários em part-time ou a tempo inteiro. O teu horário de trabalho depende da empresa que te emprega e dos seus clientes alvo. Por exemplo, um promotor de vendas que trabalha numa loja trabalha normalmente em horários convencionais. Por outro lado, um promotor de vendas que viaja para representar a empresa ou encontrar clientes não trabalha necessariamente em horários regulares.
Como promotor de vendas, o teu horário é flexível, a menos que trabalhes numa loja de retalho. Nesse caso, deves estar na tua estação durante todo o dia, especialmente ao longo dos fins-de-semana.
Já os promotores de vendas que trabalham ao ar livre têm horários flexíveis, uma vez que são normalmente obrigados a trabalhar em part-time e quando o tráfego pedonal é elevado. Dependendo do local onde trabalham, é provável que trabalhem aos fins-de-semana e à noite.
Os promotores de vendas não podem trabalhar a partir de casa, a menos que promovam produtos online.
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perspetivas de emprego
Espera-se que o emprego neste setor cresça nos próximos anos à medida que mais empresas queiram impulsionar as vendas através da criação da consciência de marca. Com muitos produtos semelhantes no mercado, as empresas precisam de promotores de vendas para fazer sobressair a sua marca, impulsionar as vendas e influenciar os clientes a comprar os seus produtos.
Enquanto farmacêutico, um dos teus colegas de trabalho poderá ser sales executive. Fica a conhecer melhor as suas funções.
carreira de sales executive -
vantagens de encontrares um trabalho como promotor de vendas pela randstad
Encontrar o teu trabalho como promotor de vendas através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como promotor de vendas é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Não é necessária educação formal para te tornares um promotor de vendas, mas teres formação em marketing, num curso superior ou profissional, pode ajudar-te a conseguir uma vaga. Experiência prévia em vendas ou marketing também pode ajudar a que te destaques no papel.
Alguns empregadores estão interessados em candidatos com conhecimentos de uma língua estrangeira, especialmente se o trabalho promocional for em feiras comerciais e eventos que atraiam audiências internacionais.
A maioria das empresas organiza sessões de briefing e formação sobre as características do produto. Após a formação, deverás ser capaz de responder a quaisquer perguntas relativas aos produtos ou serviços.
aptidões e competências
Algumas das qualidades de um promotor de vendas incluem:
- competências de marketing: as competências de marketing são essenciais se pretenderes distinguir-te neste campo. Isto exige excelentes conhecimentos sobre os produtos e a capacidade de construir confiança com os clientes, publicitar os teus produtos e desenvolver campos de vendas criativos e convincentes.
- habilidades de atendimento ao cliente: um promotor de vendas requer excelentes habilidades de atendimento ao cliente para persuadir os clientes a considerar a compra de um produto. Deves ser capaz de fazer perguntas com confiança e responder às preocupações dos potenciais clientes.
- capacidade de uma apresentação confiante: ter uma excelente capacidade de apresentação é essencial. Uma boa apresentação liga o serviço, o produto e o público. Deves ser confiante e articulado ao falares de um produto.
- capacidades interpessoais: como promotor de vendas, necessitas de capacidades interpessoais, pois nem todos os clientes estarão dispostos a comprar o teu produto ou a ouvir a tua apresentação. É também importante que te prepares para lidar graciosamente com a rejeição. A persuasão e a paciência são também valiosas para lidar com diferentes personalidades.
- capacidade de comunicação: como promotor de vendas, uma excelente capacidade de comunicação é essencial porque o trabalho é baseado em conversas. Isto inclui anunciar ou criar consciência do produto, fazer apresentações e demonstrações e vender os produtos.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como promotor de vendas.
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qual é o papel de um promotor de vendas?
Como promotor de vendas, influencias os clientes a comprar um serviço ou produto à empresa que representas para aumentar as vendas. Informas os clientes sobre os benefícios do produto e o que o torna uma excelente escolha.
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e que qualificações precisas para te tornares um promotor de vendas?
Para seres um promotor de vendas, precisas de excelentes capacidades interpessoais, de apresentação, comunicação, serviço ao cliente, vendas e marketing. Além disso, é necessário um vasto conhecimento do produto, a capacidade de estabelecer objetivos diários de vendas e de os cumprir, e o poder de influenciar os clientes.
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como é que posso tornar-me um bom promotor de vendas?
Se quiseres tornar-te um bom promotor de vendas, o primeiro passo é ganhar experiência de vendas. Não necessitas de qualificações académicas, mas alguns conhecimentos pós-secundários em vendas melhoram as tuas perspetivas de carreira.
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porque devo ser um promotor de vendas?
Ser um promotor de vendas é um excelente trabalho, uma vez que os horários podem ser flexíveis e terás a oportunidade de viajar para diferentes locais para conhecer clientes ou representar a tua empresa em eventos. Este trabalho também te permite trabalhar em rede e conhecer diversos tipos de pessoas.
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o que é o exemplo de um promotor de vendas?
Um exemplo de um promotor de vendas é aquele que trabalha numa loja de retalho. Eles aparecem e promovem produtos no mesmo local ao longo do dia. Estão sempre prontos a vender produtos e a influenciar os clientes a experimentá-los, por vezes distribuindo amostras.
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como posso candidatar-me a uma vaga como promotor de vendas?
Candidatares-te a um trabalho como promotor de vendas é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!