procurement manager
És persuasivo e consegues influenciar outras pessoas a trabalhar para o mesmo objetivo? Então tornares-te um procurement manager (ou gestor de compras) pode ser o trabalho ideal para ti. O papel implica a compra e aquisição de produtos e serviços para o teu empregador. Asseguras-te de que a empresa gasta o dinheiro de forma responsável e obtém uma boa relação qualidade/preço em todas as suas compras. Os gestores de aquisições trabalham em qualquer indústria que exija a gestão de vendedores e a garantia de matérias-primas.
ver oportunidadeso que é um procurement manager?
Como procurement manager, és responsável pelo aprovisionamento de produtos e serviços para a empresa. Asseguras-te de que a empresa obtém os melhores produtos, que a ajudam a alcançar os seus objetivos. Deves criar uma estratégia de aquisição para o teu empregador que considere o orçamento e os aprovisionamentos necessários.
Como chefe da equipa de compras, supervisionas a seleção de fornecedores com base na qualidade das matérias-primas e restrições orçamentais. Uma vez que o teu trabalho é otimizar os custos, precisas de escolher os melhores vendedores que dão à empresa uma boa relação qualidade/preço, ao mesmo tempo que proporcionam benefícios tangíveis.
o que faz um procurement manager?
As funções específicas de um gestor de compras dependem da dimensão da empresa. Em grandes organizações, lideras uma equipa de especialistas e agentes de compras. Isto significa que é pouco provável que participes no processo de aquisição. O teu trabalho consiste em definir estratégias para os melhores procedimentos e políticas de aquisição da empresa. Também reportas ao chefe de aquisições.
Nas pequenas ou médias empresas, o procurement manager é responsável pela elaboração de estratégias para as funções de compras e pelas compras. Por exemplo, o teu trabalho envolve a seleção de fornecedores e a negociação de contratos, para além do desenvolvimento de um plano de aquisições. É também provável que prestes contas ao chefe de operações.
Tradicionalmente, o papel de um procurement manager era supervisionar as compras, mas esta profissão está a expandir-se à medida que mais empresas reconhecem o valor de uma equipa de aquisições. Atualmente, os gestores de compras participam na identificação de parcerias estratégicas que melhoram os resultados das empresas.
Será que trabalhar como gestor de compras se adequaria às tuas capacidades de negociação? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de procurement manager.
salário médio de um procurement manager
Um gestor de aquisições recebe aproximadamente, em média, 52 mil euros por ano. Numa posição inicial este salário pode ser de 15 mil euros anuais, que poderão ascender aos 60mil euros por ano para os trabalhadores com maior experiência no setor.
Embora não ganhes comissões por assegurar os melhores fornecedores, algumas empresas têm bónus anuais e fornecem outros incentivos para aumentar o teu pacote de remuneração. Os subsídios padrão para gestores de compras incluem subsídios de casa e de transporte. O teu empregador também poderá pagar um seguro médico, e pagar pelos dias de doença e períodos de férias.
como aumentar o teu salário como procurement manager?
A tua experiência e formação influenciam o teu potencial de salário. Uma vez que o papel não requer uma licença para praticar trabalhos jurídicos e financeiros, os gestores de aquisições têm geralmente origens variadas. No entanto, teres certificações adicionais pode dar-te uma vantagem durante a contratação e determinação dos salários. Quando tens certificações, trazes diferentes competências, que garantem uma melhor remuneração. A localização também influencia o teu salário. Por exemplo, os centros urbanos costumam oferecer melhores salários do que as pequenas cidades.
tipos de procurement managers
Os tipos de gestores de compras dependem de como a empresa irá utilizar os artigos que adquire. Alguns gestores de compras estão envolvidos na:
- aquisição direta: como gestor de aquisição direta, obténs as matérias-primas necessárias para produzir produtos finais. Por exemplo, numa empresa de fabrico, obténs as matérias-primas, enquanto que nas lojas comerciais adquires os artigos dos grossistas para revenda aos clientes.
- aquisição indireta: como gestor de aquisição indireta, adquires artigos vitais para as operações quotidianas, mas não contribuis para os resultados da empresa. Por exemplo, adquires material de escritório, mobiliário e artigos publicitários.
trabalhar como procurement manager
Como gestor de aquisições és o principal motor da eficiência, uma vez que ajudas o teu empregador a minimizar o desperdício e a assegurar o bom funcionamento das operações diárias. Vamos explorar as funções e deveres específicos de um gestor de compras.
-
descrição do trabalho de um procurement manager
As tarefas diárias de um gestor de compras incluem:
- aprovisionamento de suprimentos: como procurement manager, identificas os abastecimentos de que uma empresa necessita. Quando tiveres uma lista dos requisitos, podes recolher os dados do fornecedor necessários para o processamento das compras. A tua função é assegurares que os fornecedores cumprem as políticas empresariais e satisfazem as qualificações dos fornecedores da empresa.
- negociar e contratar: como procurement manager, estás encarregado por negociar as melhores ofertas para a empresa. Asseguras-te de que os produtos adquiridos são de alta qualidade e de que o fornecedor oferece o melhor preço. O teu trabalho envolve negociar diretamente com os fornecedores para assegurares que as condições de cada parte são cumpridas, e o teu empregador poupa dinheiro. Também ofereces o contrato ao melhor fornecedor e garantes que os acordos contratuais cumprem os regulamentos da indústria.
- monitorizar o desempenho dos fornecedores: como procurement manager, asseguras-te de que os fornecedores executam os seus contratos como esperado. Monitorizas a entrega de mercadorias e os seus preços. Para além da entrega atempada dos artigos, é necessário assegurares que os bens cumprem os requisitos de qualidade. Quando um fornecedor não cumpre os prazos de entrega, tens de estabelecer contacto com eles para corrigir os problemas e evitar faltas na empresa.
- assegurar o cumprimento dos protocolos comerciais: como procurement manager, é necessário assegurares que o departamento de compras satisfaz os requisitos de conformidade. Uma vez que és o responsável pela formulação das políticas e requisitos, precisas de controlar a sua execução. Por exemplo, tens de te assegurar de que a equipa de compras segue os protocolos de aquisição e aprovação de orçamento. Tens também de te assegurar que a equipa de contabilidade paga aos fornecedores a tempo.
- contratação e formação da equipa de compras: como procurement manager, és o responsável pelo departamento de aquisições. Isto significa que recrutas e contratas novo pessoal para o departamento. Também o treinas e supervisionas para assegurar que segue os procedimentos de aprovisionamento da empresa.
- participar em reuniões da indústria: precisas de estar atualizado sobre as tendências da indústria para te manteres a par das leis e procedimentos de aquisição, que estão sempre em mudança. Assim, é necessário assistires a reuniões do setor como feiras comerciais e conferências. As reuniões também te ajudam a fazer novos contactos com fornecedores.
-
ambiente de trabalho
Como procurement manager trabalhas em várias indústrias. Alguns gestores trabalham para comerciantes grossistas, lojas de retalho ou fábricas de produção. Também podes trabalhar no setor público. Por exemplo, podes trabalhar para departamentos do governo local ou filiais do governo nacional. A função está vinculada ao escritório, uma vez que passas o dia a rever contratos e a encontrar fornecedores a partir dos dados dos vendedores que possuis. Por vezes, tens de visitar fornecedores para negociar contratos em locais fora do escritório ou de inspecionar amostras de produtos. Também trabalhas fora do escritório quando participas em conferências, feiras comerciais e outros eventos da indústria.
-
quem são os teus colegas?
Dependendo do empregador, os teus colegas podem incluir gestores logísticos, gestores da cadeia de fornecimento e especialistas em aquisições. Podes também trabalhar com gestores de operações, gestores de projeto e outros especialistas, incluindo gerentes de produção, avaliadores de custos e administradores de escritório.
-
horário de trabalho
O horário de trabalho de um procurement manager é de 40 horas por semana. Uma vez que a maioria dos gestores de compras ocupa posições a tempo inteiro, encontrar funções a tempo parcial pode ser um desafio. O teu horário de trabalho cobre o horário tradicional do escritório, exceto em algumas noites e quando há compromissos de fim-de-semana. Também podes trabalhar em contratos de curta duração em funções temporárias. Embora existam oportunidades de trabalho à distância, por vezes tens de te encontrar com vendedores pessoalmente para negociar contratos.
-
perspetivas de emprego
Terás uma carreira lucrativa com numerosas oportunidades de progressão como gestor de aquisições. Assumirás mais funções em pequenas empresas, incluindo o desenvolvimento de estratégias de compras. Tais funções preparam-te para posições de nível executivo. Por exemplo, podes tornar-te o chefe de compras ou o chefe de operações ou ocupar outros cargos de gestão de topo. Alguns gestores de aquisições especializam-se em funções de logística ou gestão da cadeia de abastecimento, em vez de escalarem a hierarquia de progressão na carreira.
-
vantagens de encontrares o teu trabalho como procurement manager através da randstad
Encontrares o teu trabalho de gestor de compras através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como procurement manager é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Para te tornares um procurement manager, é necessário que tenhas as seguintes qualificações educacionais:
- universidade: podes iniciar a tua carreira de aquisição com qualquer curso superior relacionado com a área. Por exemplo, podes tirar uma licenciatura relacionada com comércio, negócios ou logística ou seguir estudos relacionados com gestão.
- estágio: podes realizar um estágio profissional quando terminares o curso e iniciar a tua carreira como gestor de compras estagiário. Alguns estágios disponíveis para a função incluem estágios para assistentes de compras e abastecimento ou de compras comerciais avançadas.
aptidões e competências
Algumas das qualidades de um procurement manager incluem:
- competências financeiras: como gestor de compras, precisas de perspicácia financeira, uma vez que deves estar consciente dos custos e orçamentos das compras. As competências financeiras ajudam-te a equilibrar os orçamentos e os custos de aquisição.
- competências analíticas: como procurement manager, o teu papel implica avaliares os fornecedores e assegurares-te de que os dados dos fornecedores são exatos. Necessitas de competências analíticas para comparares vários fatores necessários na escolha de um fornecedor.
- competências de liderança: uma vez que és o gestor, assumes um papel de supervisão. Por conseguinte, precisas de dirigir equipas para completares eficazmente os processos de aquisição. A liderança também envolve que inspires e motives os trabalhadores, com a finalidade de alcançares os resultados desejados.
- capacidades de negociação: como gestor de compras, tens de negociar contratos e de te assegurar de que consegues os melhores preços junto dos fornecedores. As competências de negociação ajudam-te a obter os melhores preços e produtos de alta qualidade.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como procurement manager.
-
qual é o papel de um procurement manager?
Como gestor de compras és responsável pela aquisição dos produtos e recursos dos quais uma empresa necessita para atingir os seus objetivos. Negoceias contratos com fornecedores e asseguras-te de que o teu empregador obtém as melhores ofertas para os artigos desejados.
-
como é que se torna um gestor de compras?
Podes tornar-te um procurement manager com qualquer curso superior. No entanto, a maioria dos empregadores prefere um candidato com formação em gestão de aquisições ou relacionado com a cadeia de fornecimento. Também precisas de experiência de trabalho para aumentares a tua competitividade.
-
ser procurement manager é uma boa carreira?
Sim. Tornares-te um gestor de aquisições é uma carreira gratificante, uma vez que muitas empresas valorizam a poupança de custos do processo de aquisição. Terás também boas perspetivas de carreira, se quiseres progredir.
-
existe muita procura por este tipo de profissional?
Os postos de trabalho na área das compras / procurement são muito procurados devido ao forte contributo dos especialistas em compras para o sucesso de uma empresa. Neste papel, irás melhorar as margens de lucro através da otimização dos custos.
-
preciso de certificação para trabalhar neste setor?
Não é obrigatório que tenhas um certificado específico para trabalhares como gestor de aquisições. Ainda assim, as formações e cursos certificados que possas obter irão contribuir para que tenhas uma vantagem competitiva na tua procura de emprego.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como procurement manager?
Candidatares-te a um trabalho como gestor de compras é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!