personal trainer
És uma pessoa dinâmica e ativa, com uma paixão pelos hábitos saudáveis e o exercício físico? Este perfil diz-nos que poderias ser um bom personal trainer. Um personal trainer é um profissional de atividade física que se dedica a acompanhar as atividades de atletas amadores e profissionais, orientando-os para hábitos saudáveis, treinos adequados e o cumprimento dos objetivos estipulados.
ver oportunidadeso que é um personal trainer?
Um personal trainer (também conhecido, simplesmente, como PT) é um profissional do setor da atividade física que se dedica a prestar apoio personalizado aos atletas que contratam os seus serviços. Estes profissionais apoiam o cliente no cumprimento dos objetivos, com rotinas de treino personalizadas e adequadas às suas limitações e desejos, cumprindo as normas de segurança e aplicando as melhores estratégias para ativar o corpo da maneira correta.
Se fores personal trainer terás uma grande responsabilidade sobre as pessoas que treinas, devendo aconselhá-las adequadamente e de forma personalizada, respeitando os seus limites e garantindo a completa segurança ao longo dos treinos. Poderás ainda ser responsável pela avaliação efetiva do progresso de cada atleta e acompanhar pessoas em recuperação de problemas de saúde e lesões no retorno às rotinas de treino.
Muitos personal trainers têm espaços próprios ou utilizam a rua como espaço de treino com os seus clientes, mas outros são contratados por instituições dedicadas ao desporto e ao fitness, como ginásios, academias, clubes, piscinas e boxes de crossfit.
Gostas da ideia de ajudar os outros a conquistarem as suas metas e objetivos? Queres trabalhar com o corpo e a atividade física? Nesse caso, poderás ser um PT incrível! Vem descobrir mais sobre esta função.
quais os elementos essenciais para o sucesso de um personal trainer?
O sucesso da tua carreira de personal trainer depende de ti, da tua orientação para os objetivos e do teu empenho. Podes conseguir melhores resultados se fores um bom comunicador e tiveres a capacidade de orientar e incentivar os teus clientes em todos os momentos. Também terás vantagem se fores curioso e fizeres vários cursos e formações para conheceres novos tipos de treino, novas atividades e saberes melhor do que ninguém o funcionamento do corpo humano. Os teus bons objetivos são o que motiva os teus clientes a recomendarem os teus serviços, tornando-te um PT de destaque!
salário médio de um personal trainer
O salário de um personal trainer é variável, mas a média nacional, segundo a Superprof encontra-se nos 1.060 euros por mês, equivalentes a 12.720 euros anuais. Ainda assim, no caso destes PT’s o valor da remuneração aumenta de forma indiscutível com a experiência e pode chegar, em alguns casos, a 2.700 euros mensais.
O salário de um PT pode ser constituído por um valor base e um variável caso ele trabalhe num ginásio, por exemplo. Se trabalhar por conta própria, ao domicílio ou no exterior, por exemplo, o salário poderá variar de mês para mês. Esta componente variável, normalmente, depende do número de sessões que o PT dá e qual o valor das mesmas. Vale a pena mencionar que o tempo da sessão pode variar entre 30 minutos a 1 hora e trinta minutos, e que os valores variam, usualmente, entre 30 a 80 euros por sessão. O valor cobrado também depende do local do trabalho e se trabalhas por conta própria ou por conta de outrem.
como posso aumentar o salário como personal trainer
Existem várias formas de tornares o teu trabalho como personal trainer mais rentável, sendo que a experiência de trabalho e a realização de mais cursos e formações será sempre uma mais-valia para que possas negociar com a entidade contratual. Muitos treinadores trabalham simultaneamente em ginásios ou escolas e por conta própria, o que também ajuda a melhorar a rentabilidade mensal.
tipos de personal trainer
Como personal trainer, podes trabalhar de várias formas e em vários locais. Alguns tipos comuns de personal trainer são:
- trabalhador independente: muitos PT’s preferem ter a sua própria lista de clientes e, por isso, têm espaços de treino pessoais ou treinam com os clientes nas suas casas ou na rua.
- instrutor de ginásio: como personal trainer podes trabalhar em ginásios ou academias físicas para acompanhares os seus clientes. O teu serviço pode estar integrado no salário base ou ser um extra por cada atleta que contrate os teus serviços. Aqui terás a vantagem de poderes usar os espaços, equipamentos e material do ginásio na tua prática.
- instrutor de alta competição: se fores realmente bom em determinadas modalidades, podes ser personal trainer de atletas de alta competição, ajudando-os a tornarem-se atletas de destaque nacional ou internacional. Aquela medalha de ouro? Uma parte da conquista será graças a ti!
trabalhar como personal trainer
Como personal trainer vais ajudar os teus clientes a cumprir objetivos como manterem-se saudáveis, tonificar os músculos, perder peso ou prepararem-se para maratonas e competições desportivas. Vem saber o que podes esperar do teu trabalho como PT e saber qual será o teu horário, o teu ambiente de trabalho e a progressão da tua carreira.
-
descrição do trabalho de um personal trainer
Podes esperar que o teu trabalho como personal trainer difira de acordo com o local onde o exerces e o teu empregador. Isto é o que deves saber sobre o que farás no teu trabalho como personal trainer:
- incentivar os atletas: saber quais os objetivos do teu cliente não basta! Como personal trainer sabes que o progresso leva tempo e serás uma figura de incentivo a cada passo do processo, para garantires que o atleta dá o seu máximo e não desiste até cumprir o objetivo que o levou até ti.
- ensinar hábitos saudáveis: como personal trainer sabes melhor do que ninguém quais as melhores rotinas de treino, de descanso e de alimentação e irás ajudar os clientes a adotar uma forma de vida mais sadia.
- fazer avaliações físicas: avalias a condição física dos teus clientes quando iniciam a prática e com alguma regularidade, ao longo do ano. Assim, percebes dados importantes como a evolução do peso, da tensão e dos índices de massa magra e de massa gorda, para que possas adaptar o treino à progressão do atleta.
-
ambiente de trabalho
Como personal trainer podes trabalhar fora ou dentro de portas, dependendo de se utilizas um ginásio, um espaço próprio ou a rua para dares a tua instrução. Se trabalhares ao ar livre, precisarás de lidar com as condições climáticas, enquanto os ginásios oferecem um espaço climatizado com as temperaturas ideais para a prática física.
-
quem são os teus colegas?
Como personal trainer, os teus colegas são as pessoas que trabalham contigo no ginásio ou espaço de treino. Em ginásios poderás também trabalhar com gestores, professores de dança, yoga ou pilates ou ainda com o pessoal administrativo, incluindo rececionistas e funcionários de apoio ao cliente.
-
horário de trabalho
Como personal trainer, o teu horário depende de se trabalhas num ginásio ou por conta própria. Num ginásio, cumprirás o horário do espaço ou trabalharás por turnos, para garantir que existem sempre instrutores no local. Já ao trabalhar por conta própria, terás uma grande liberdade de horários, tendo apenas de adequar a tua disponibilidade à dos teus clientes, para que possam realizar treinos eficazes e regulares.
Muitos PT’s preferem começar cedo os seus dias, já que existem estudos que consideram os treinos mais funcionais no começo do dia. Ainda assim, como PT terás muita liberdade para gerires os teus horários.
-
perspetivas de emprego
O século XXI é muito orientado para o culto do corpo e cada vez mais pessoas procuram rotinas saudáveis e querem promover o emagrecimento ou a tonificação muscular, o que gera uma grande procura por profissionais da educação física e personal trainers.
Terás uma boa oportunidade de crescimento nesta profissão, já que os clientes que conquistam os seus objetivos tendem a continuar a treinar contigo e recomendam os teus serviços a terceiros. Além disso, os próprios ginásios começam a valorizar cada vez mais a oferta de serviços de PT, já que isso é uma estratégia diferenciadora, que lhes dá vantagem face aos seus concorrentes.
Enquanto enfermeiro personal trainer, um dos teus colegas de trabalho poderá ser supervisor. Fica a conhecer melhor as suas funções.
carreiras de supervisor -
vantagens de encontrares um trabalho como personal trainer pela randstad
Encontrar o teu trabalho como personal trainer através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como personal trainer é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Existem várias vias para que possas tornar-te um personal trainer. Deves ter o seguinte em atenção:
- curso superior: muitos personal trainers chegam a este trabalho por via de um curso superior em Educação Física, sendo que alguns avançam mesmo para mestrado após o término da licenciatura. Este curso garante que obténs os conhecimentos fundamentais para poderes exercer a profissão em escolas, ginásios ou por conta própria.
- cursos extra e formações: mesmo depois de uma licenciatura, a realização de cursos e formações extra pode ser útil. Muitos profissionais têm formação extra em modalidades específicas, o que lhes dá vantagem competitiva.
- certificados específicos: para poderes exercer como personal trainer precisas de ter certificados de Desfibrilhação Automática Externa (DEA) e Reanimação Cardiopulmonar (RCP), já que estes fazem parte das normas de saúde e segurança no setor do fitness.
- curso profissional de personal trainer: uma via mais rápida de acesso à profissão é através de cursos profissionais de personal trainer. É importante que se trate de um curso reconhecido e certificado, já que a certificação será essencial para que sejas contratado para este cargo em ginásios e outros locais dedicados à prática desportiva.
aptidões e competências
Espera-se que um personal trainer tenha competências práticas, técnicas e conhecimentos especializados na área do corpo e da atividade física. Terás de ser perseverante, orientado para os objetivos e assertivo. Assim, se te apela a ideia de seres personal trainer, considera as seguintes aptidões e competências:
- orientação para os objetivos: nem todos os teus atletas têm o mesmo objetivo. Alguns quererão atingir patamares de alta competição, enquanto outros podem querer perder peso ou apenas ter uma rotina saudável de prática física. Qualquer que seja o objetivo, trabalhas em conjunto para garantir a obtenção de resultados positivos.
- paciência: nem todas as pessoas terão uma evolução igual e precisas de ser empático e paciente no exercício das tuas funções para apoiares o processo, independentemente de quanto tempo este demore.
- conhecimentos profundos sobre o corpo humano: para conseguires ser personal trainer tens de compreender como o corpo humano funciona. Desta forma saberás qual o melhor programa de treino para todos, independentemente dos seus objetivos, lesões ou debilidades.
- atenção à segurança: qualquer treino envolve riscos e, mesmo no ambiente controlado do ginásio, precisas de ter uma atenção suprema à segurança, ajustando posições ou alterando exercícios para garantires a integridade física de quem treina contigo e evitares lesões.
- rapidez de pensamento e ação: perante algum problema ou acidente, deves ser capaz de agir com rapidez para prestar o apoio necessário.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como personal trainer.
-
o que é um personal trainer?
Um personal trainer, como o nome indica, é um treinador que se dedica particularmente a acompanhar pessoas específicas na sua rotina física. Neste papel criarás treinos adaptados e ouvirás os objetivos de cada cliente. O teu objetivo é ajudar o atleta a atingir a sua meta, ao mesmo tempo que promoves um treino e uma rotina adequadas à sua saúde e bem-estar.
-
o que faz um personal trainer?
A expetativa salarial média de um personal trainer é de 1.060 euros por mês. Ainda assim, poderás receber menos num nível de entrada e aumentar o teu salário até mais de 2.700 euros, com a experiência e as críticas positivas dos teus clientes. Sabe mais aqui.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como personal trainer?
Candidatares-te a um trabalho como personal trainer é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!