ortoptista
Gostas de ciência e aprecias o desafio de resolver problemas oculares? Tornares-te um ortoptista pode ser uma boa carreira para ti. Como ortoptista, és especialista em diagnosticar e tratar vários problemas oftalmológicos. Concentras-te na gestão de condições que afetam o desenvolvimento da visão e do movimento ocular. Necessitas então de um conhecimento profundo do desenvolvimento da visão e do papel do cérebro no controlo do movimento ocular.
ver oportunidadeso que é um ortoptista?
Como ortoptista, tratas as perturbações do movimento ocular e as deficiências visuais causadas pelas interações do olho com o cérebro. O papel requer perícia no diagnóstico de deficiências nas visões binoculares, já que os ortoptistas atendem pacientes com sintomas como visão desfocada, dupla e oscilante.
Os ortoptistas são treinados para fornecer uma gama de tratamentos para gerir e corrigir as condições oculares. Ajudam os pacientes a gerir os seus problemas visuais e providenciam tratamentos como exercícios oftalmológicos, óculos, prismas ou adesivos oculares. Por vezes, trabalhas com pacientes com problemas neurológicos que afetam a visão, como tumores cerebrais ou acidentes vasculares cerebrais. Ajudas a gerir os sintomas e a reabilitação geral dos pacientes.
Para trabalhares como ortoptista em Portugal, deves estar registado na Associação Portuguesa de Ortoptistas (APOR), seguindo os padrões de formação e prática exigidos. Como ortoptista registado, podes ser empregado pelo SNS em hospitais ou clínicas oftalmológicas. Podes também trabalhar em instalações especializadas como centros de reabilitação para pacientes com condições neurológicas e clínicas comunitárias.
Trabalhar como ortoptista adequar-se-ia às tuas capacidades de resolução de problemas? Então, continua a ler para saberes de que competências e qualificações precisas para prosperares num papel ortoptista.
salário médio de um ortoptista
A expectativa salarial de um ortoptista em Portugal é, em média, de 1.240 euros por mês, segundo a Talent. Isto corresponde a 14.879 por ano. Ainda assim, é expectável que o teu salário seja menos num nível inicial, rondando os 13.500 por ano, e havendo uma perspetiva de crescimento salarial à medida que vais ganhando experiência neste setor.
O teu salário como especialista clínico pode ser superior, sendo que existem ainda empresas que te oferecem outras compensações, como pagamento de horas extra ou prémios.
como melhorar o salário como ortoptista?
O salário dos ortoptistas depende geralmente do empregador e da experiência de trabalho. Os salários do SNS são normalmente fixos e aumentam com a experiência. Os ganhos no setor privado dependem do tamanho da clínica ou hospital. Trabalhar em pequenas clínicas atrai salários mais baixos, devido aos recursos limitados. No entanto, os grandes hospitais ou centros de investigação pagam salários muito elevados. Além disso, trabalhar em Lisboa pode melhorar o teu pacote salarial em até 20%.
tipos de ortoptista
Alguns dos tipos de ortoptistas incluem:
- ortoptistas clínicos: trabalham em clínicas ou departamentos de oftalmologia em grandes hospitais. O teu trabalho é diagnosticar e tratar problemas visuais em pacientes que procuram tratamento especializado. Trabalhas também com outros profissionais de saúde para ajudar na gestão de problemas oftalmológicos em pacientes com condições neurológicas.
- ortoptistas comunitários: trabalhas em centros de saúde públicos ou escolas para a gestão de problemas visuais em crianças e adultos. Por vezes, trabalhas em centros de reabilitação para ajudares pacientes com vários problemas visuais. Ofereces soluções para o desalinhamento visual e questões relacionadas com os movimentos oculares.
- ortoptistas pediátricos: prestas assistência a crianças com problemas neurológicos que afetam a sua visão. Trabalhas em hospitais pediátricos ou escolas especiais para ajudar no diagnóstico e tratamento da visão desfocada causada por problemas de movimento ocular.
trabalhar como ortoptista
Se és apaixonado por ajudar pessoas com problemas visuais, irás desfrutar da tua carreira como ortoptista. Continua a ler para detalhes sobre as funções dos ortoptistas, horários de trabalho e perspetivas de carreira.
-
descrição do trabalho como ortoptista
As tarefas específicas dos ortoptistas dependem das necessidades do paciente. No entanto, algumas tarefas padrão para ortoptistas incluem:
- realizar exames ao paciente: como ortoptista, examinas os olhos de um paciente e avalias a sua visão para detetar quaisquer problemas. A maioria dos pacientes são encaminhados para um ortoptista quando apresentam sintomas como desalinhamento e visão desfocada ou dupla. A tua função é realizar os testes de avaliação da visão necessários para diagnosticar distúrbios do movimento ocular. Os ortoptistas geralmente diagnosticam problemas oftalmológicos como glaucoma, diplopia e perturbações genéticas.
- formular planos de tratamento: como ortoptista, crias planos de cuidados e remédios para resolver problemas oftalmológicos em pacientes. Antes de estabeleceres um plano de tratamento e ação corretiva, explicas os problemas oculares aos pacientes e dás-lhes opções de tratamento.
- administrar tratamento: os ortoptistas utilizam equipamento especializado para tratar problemas de visão em pacientes que utilizam dispositivos como óculos especiais e manchas oculares. Também prescreves medicação para gerires as condições ou recomendas exercícios para melhorar os movimentos oculares. Se o distúrbio visual exigir cirurgia, trabalhas em estreita colaboração com o oftalmologista para planear a cirurgia corretiva.
- condução de programas de reabilitação: trabalhas com pacientes com doenças como AVC, esclerose múltipla e outras condições neurológicas que afetam os nervos. O teu trabalho consiste em reabilitá-los e melhorar a sua visão. Também avalias os problemas visuais de crianças com necessidades especiais e forneces planos de tratamento.
- manter um registo das histórias dos pacientes: escreves relatórios dos problemas visuais dos pacientes e atualizas as suas histórias médicas com os mais recentes tratamentos e procedimentos oftalmológicos corretivos. A manutenção de registos facilita o seguimento do plano de tratamento de um paciente e a procura de soluções alternativas se o tratamento não estiver a funcionar.
- aconselhar os pacientes sobre questões de saúde visual: orientas os pacientes sobre problemas oftalmológicos gerais. Por exemplo, aconselhas os pacientes sobre cuidados visuais a idosos, ótica corretiva e cuidados com lentes de contacto. Também ajudas com questões oftalmológicas causadas pelo trabalho.
-
ambiente de trabalho
Um ortoptista trabalha em hospitais do SNS, clínicas oftalmológicas e centros de saúde comunitários. Nos hospitais, é provável que trabalhes em ambientes de trabalho esterilizados e climatizados. Passas a maior parte do dia no consultório a avaliar os problemas oftalmológicos dos pacientes; a maioria das clínicas oftalmológicas está rodeada de equipamento especializado para avaliar as condições oftalmológicas; nas clínicas comunitárias, trabalhas em ambientes diversos.
Para além da assistência a pacientes em clínicas, podes trabalhar ao ar livre durante os programas de sensibilização da comunidade. Por vezes, efetuas rastreios oftalmológicos em escolas e centros de reabilitação. Alguns ortoptistas trabalham em departamentos universitários que investigam as mais recentes técnicas oftalmológicas.
-
quem são os teus colegas?
Como ortoptista, trabalhas em diversos locais, e os teus colegas incluem optometristas, oculistas e oftalmologistas. Trabalhas também em estreita proximidade com médicos e enfermeiros gerais, bem como com outros especialistas como neurocientistas, profissionais de próteses e anestesistas.
-
horário de trabalho
Os ortoptistas trabalham regularmente um horário de trabalho a tempo inteiro de 40 horas por semana. No entanto, em hospitais e clínicas de 24 horas, é provável que trabalhem por turnos, incluindo noites tardias e fins-de-semana. As posições em part-time estão frequentemente disponíveis nos hospitais. Uma vez que a maioria dos empregadores proporciona contrato de trabalho flexíveis, os ortoptistas também podem trabalhar numa base freelancer. O trabalho à distância é impossível, uma vez que se realizam testes e exames oftalmológicos ao longo do dia.
-
perspetivas de emprego
Como ortoptista, passas de profissional de nível básico a especialista ou profissional de nível avançado. Eventualmente, tornas-te chefe dos departamentos de ortóptica ou assumes outras funções de gestão clínica. Alguns ortoptistas trabalham em institutos de investigação e instalações de saúde. Outros ortoptistas optam por ingressar nas carreiras de docentes ou investigadores clínicos.
Não é a carreira que procuras? Explora antes a carreira de manager.
carreiras de manager -
vantagens de encontrares um trabalho como ortoptista pela randstad
Encontrar o teu trabalho como ortoptista através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como ortoptista é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e qualificações
Algumas das vias para te tornares um ortoptista incluem:
- universidade: para ingressares na profissão, deves prosseguir uma licenciatura em Ortóptica ou Ortóptica e Ciências da Visão.
- formação extra e estágio: devido à natureza competitiva da função, é recomendável que consideres avançar para mestrado ou que realizes estágios para ganhares experiência. Isto mostrará o teu empenho e interesse no papel.
aptidões e competências
Algumas das competências necessárias para a função de ortoptista incluem:
- capacidade de comunicação: necessitas de capacidade de comunicação para explicares claramente as patologias do paciente. É também importante explicares aos doentes os planos de tratamento e cuidados de saúde antes de iniciares quaisquer procedimentos. São também necessárias capacidades de escrita para a preparação de relatórios.
- capacidade de trabalho em equipa: trabalhas ao lado de vários especialistas em cuidados oftalmológicos para fornecer planos de tratamento dos olhos. É importante que tenhas uma abordagem de trabalho em colaboração e a capacidade de trabalho em equipa ajuda-te a trabalhar bem com outras pessoas.
- capacidades de resolução de problemas: contas com as tuas capacidades de pensamento lógico e crítico para diagnosticar problemas oftalmológicos e resolver as situações. Quando um doente tem um problema ocular único, usas as tuas capacidades de resolução de problemas para pesquisar as melhores soluções para os seus problemas.
- capacidade de observação: examinas os olhos de um paciente para diagnosticar o movimento ocular e problemas visuais. Por conseguinte, é necessária capacidade de observação e atenção aos detalhes para identificares os sintomas dos problemas visuais.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como ortoptista.
-
o que faz um ortoptista?
Como ortoptista, tratas de perturbações do movimento ocular e deficiências visuais. Ao contrário de outros especialistas, concentras-te nas deficiências relacionadas com a forma como os olhos interagem com o cérebro. Por isso, procuras condições neurológicas, como a doença de Parkinson, que afetam os olhos.
-
qual é a diferença entre um oftalmologista e um ortoptista?
Um oftalmologista é especializado no tratamento de doenças oculares e na realização de cirurgias. É também membro da equipa de saúde ocular, mas é especializado em problemas relacionados com os movimentos oculares. Os ortoptistas dependem de tratamentos não cirúrgicos para gerir as doenças oftalmológicas.
-
os ortoptistas são médicos?
Um ortoptista é um profissional de saúde especializado em procedimentos de diagnóstico relacionados com os movimentos oculares e sistemas visuais. É, portanto, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica que apoia os médicos.
-
de que qualificações preciso para ser ortoptista?
Necessitas de um diploma de licenciatura em ortóptica de uma universidade aprovada. O curso tem uma duração de três a cinco anos e envolve formação prática e conhecimentos teóricos.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como ortoptista?
Candidatares-te a um trabalho como ortoptista é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!