operador de empilhador
Os operadores de empilhadeira realizam um trabalho essencial em lojas de ferragens e armazéns. Nesta posição, terás um trabalho estável e desfrutarás de uma boa perspetiva de emprego. Aprende tudo o que precisas de saber sobre como te podes tornar um operador de empilhador.
ver oportunidadeso que é um operador de empilhador?
A maioria dos armazéns tem uma equipa dedicada ao levantamento de cargas pesadas, mas alguns produtos são demasiado pesados para serem levantados por uma pessoa. Os operadores de empilhadeira utilizam maquinaria pesada para levantar as cargas mais pesadas.
Como condutor, usas a empilhadeira para:
- levantar paletes
- transportar materiais
- empilhar produtos
- colocar as entregas nas prateleiras superiores
- carregar as paletes em camiões
- remover itens do armazém
Não precisas de muita educação ou experiência para seres um operador de empilhador - se conseguires conduzir e utilizar maquinaria, és a pessoa certa para o trabalho. No entanto, é essencial que sigas as precauções de segurança sempre que operas uma empilhadora. Algumas pessoas saltam alguns passos para poupar tempo, o que resulta em produtos danificados e acidentes de segurança.
outras responsabilidades
Para além da movimentação de mercadorias, és responsável por inspecionar as máquinas, manter o controlo do inventário e informar os supervisores sempre que tiveres um problema. Manterás um registo e reportarás quaisquer problemas com o inventário, incluindo produtos danificados ou em falta. Outras responsabilidades incluem manter o chão limpo e cuidar de derrames e obstáculos antes de subires para a empilhadeira. O teu supervisor vai dar-te formação no local de trabalho para garantir que sabes como utilizar corretamente a empilhadeira. Uma vez que tenhas estes conhecimentos, poderás trabalhar em praticamente qualquer armazém ou local de armazenamento.
salário operador de empilhador
Um operador de empilhador em Portugal recebe mensalmente uma média de 1.048 euros, correspondentes a 12.578 euros por ano. Ainda assim, o salário é muito variável de acordo com o ponto de carreira, sendo que, numa fase inicial, poderás fazer 8,976 euros anuais e, quando tiveres experiência, o teu salário pode ascender a 33.688 euros anuais. Além disso, o salário depende do número de horas que trabalhas, sendo que terás ainda a possibilidade de ganhar alguns bónus, dependendo da empresa que contrata os teus serviços.
fatores adicionais
Algumas instalações contratam operadores de empilhadeira não certificados, mas se obtiveres a tua certificação, terás um aumento no pagamento. A região em que trabalhas também terá muito a ver com o teu salário. As grandes cidades pagam mais do que as zonas rurais, embora também tenhas de considerar o custo de vida nessa região. A maioria dos operadores obtém oportunidades de horas extraordinárias que influenciam o horário e o pagamento. Terás mais oportunidades de fazer horas extraordinárias durante as férias, quando as pessoas encomendam produtos e materiais em maiores quantidades.
tipos de operador de empilhador
Os operadores de empilhadeira dividem-se em duas categorias: certificados e não certificados. Alguns empregadores não te contratam nem olham para o teu currículo se não estiveres certificado. Quando és um trabalhador certificado, isto significa que fizeste formação e realizaste um teste escrito e prático para provares que sabes o que está a fazer. O exame testa a tua capacidade de operar a empilhadora e de praticar protocolos de segurança. Contudo, alguns empregadores contratam operadores de empilhadeira não certificados e oferecem a certificação no local de trabalho.
trabalhar como operador de empilhador
Ser um operador de empilhador parece um trabalho simples, mas é um pouco mais complicado do que se possa imaginar. Eis o que precisas de saber antes de te candidatares a este emprego.
-
descrição do trabalho como operador de empilhador
Trabalhar em segurança é a tua maior responsabilidade como operador de empilhador. Operarás maquinaria pesada que pode ferir gravemente ou até ser fatal para um outro funcionário ou operador de empilhadora se a utilizares de forma imprópria. Por exemplo, se não te certificares de que uma palete está segura antes de a levantares com a empilhadora, a carga pode cair e ferir alguém que esteja no chão. A empilhadora também pode tombar se tentares carregar uma carga demasiado pesada. Obstáculos, superfícies escorregadias, e outros perigos podem causar a perda de controlo da empilhadeira. Como operador de empilhador, o teu trabalho é impedir que estes acidentes aconteçam. Isso significa que terás de eliminar os obstáculos, estar atento aos colegas de trabalho, e nunca ir contra os protocolos de segurança, mesmo que te pareçam inúteis.
-
principais responsabilidades
Quanto ao trabalho em si, as tuas responsabilidades incluirão o seguinte:
- descarga de paletes de camiões de abastecimento
- colocação de paletes em prateleiras altas
- remoção de cargas pesadas das prateleiras
- transporte de mercadorias para diferentes áreas da loja
- carregamento de paletes em camiões de entrega
- colocação de mercadorias na parte de trás dos veículos dos clientes
- manutenção de arquivos e registos de incidentes
- inspeção da maquinaria para identificar danos
- relatar quaisquer problemas ao teu supervisor
- manter um registo do inventário
-
ambiente de trabalho
Os operadores de empilhadeira trabalham no interior e no exterior - muitas vezes uma combinação de ambos. Se trabalhares num armazém, a maior parte do teu trabalho será provavelmente em ambientes fechados. Trabalharás num ambiente bem iluminado com aquecimento e ar condicionado, bem como escritórios, uma sala de descanso, e sanitários interiores. Terás de sair periodicamente para receber os motoristas de entregas e descarregar os seus materiais. No interior, poderás ter de lidar com obstáculos internos como corredores estreitos e derrames no chão. Cada instalação é diferente, pelo que alguns armazéns têm mais espaço de condução do que outros. Trabalhar em recintos fechados é um pouco mais arriscado porque não há espaço para os teus colegas de trabalho se dispersarem.
-
trabalho de campo
Se trabalhares num centro de jardinagem ou num local que armazena paletes ao ar livre, vais passar muito tempo nestes locais. Terás de te agasalhar quando faz frio, e passar tempo em frente ao ventilador quando fizer calor. Os bons empregadores fornecem muita água para os seus operadores de empilhadeira. Se estiver a chover ou a nevar, tens de ter cuidado com as superfícies escorregadias. Contudo, também terás a oportunidade de desfrutar do ar fresco e passar tempo ao ar livre quando o tempo estiver bom. Para além de levantares paletes, carregarás e descarregarás o camião quando este chegar.
-
horário de trabalho
Se o teu armazém não estiver aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, terás turnos diurnos, de tarde ou noturnos. Algumas instalações oferecem uma combinação de turnos, enquanto outras te dão um turno consistente todos os dias. Talvez possas escolher o teu turno, mas muitos supervisores dão-te os turnos que melhor funcionam para a empresa. Podes esperar turnos noturnos se trabalhares numa empresa que esteja aberta 24 horas por dia. Uma vez que estes locais tendem a ficar movimentados, poderás fazer horas extraordinárias ao longo de todo o ano.
-
turnos semanais
Quando conseguires o emprego, conta trabalhar à noite, aos fins-de-semana e nos feriados. Alguns trabalhadores a tempo parcial só têm turnos de fim-de-semana, para que possam ir à escola, criar os seus filhos ou encontrar outro emprego durante o resto da semana. Os trabalhadores a tempo parcial podem fazer até 7 turnos por semana. Os trabalhadores a tempo inteiro recebem geralmente cinco turnos por semana, mas o horário de cada empresa é diferente. Receberás mais turnos se fizeres horas extraordinárias. Alguns armazéns fecham durante os feriados principais, mas outros esperam que trabalhes nos feriados nacionais, no Ano Novo e até no Natal.
-
perspetivas de emprego
Nenhum armazém, unidade de armazenamento ou armazém de contentores pode sobreviver sem operadores de empilhadeira. Se aderires aos seus procedimentos de segurança, terás uma segurança de trabalho considerável.
-
quem são os teus colegas?
Ao trabalhares como operador de empilhador terás de trabalhar com outras pessoas, incluindo os motoristas de camião, os operadores de armazém e, claro, os teus supervisores. Poderás ainda ter contacto com outros trabalhadores da empresa e/ou armazém.
-
vantagens de encontrares o teu trabalho como operador de empilhador através da randstad
Encontrares o teu trabalho de operador de empilhador através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como operador de empilhadeira é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Os operadores de empilhadeira não precisam necessariamente de ter muita formação. De facto, alguns empregadores aceitarão um diploma do ensino secundário. Por esta razão, este trabalho é popular entre as pessoas que acabaram de terminar o ensino secundário e precisam de obter alguma experiência profissional. Os empregos de operador de empilhador são também excelentes para os adultos mais velhos que não frequentaram a faculdade ou que não obtiveram um diploma. Se conseguires conduzir, operar maquinaria e obedecer aos regulamentos da empresa, qualificas-te como operador de empilhadores. Deves obter uma certificação profissional caso queiras evoluir profissionalmente na empresa, mas para além disso, o teu empregador irá dar-te toda a formação de que necessitas.
-
experiência prévia
As certificações de empilhadeira são uma das poucas exceções a esta regra. Felizmente, a maioria dos empregadores oferece formação no local de trabalho caso ainda não tenhas a tua certificação. Ainda assim deves considerar que a lei nacional só permite a condução de empilhadoras por trabalhadores habilitados, sendo que o curso ou formação terão de ter o reconhecimento da DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho).
Alguma experiência prévia aumenta as tuas hipóteses de seres contratado, mas muitas pessoas são contratadas sem experiência prévia. Mesmo que não tenhas experiência com empilhadeiras, teres um historial de trabalho com maquinaria pesada ficará bem no teu currículo. O teu empregador também procurará experiência no serviço de atendimento ao cliente se te candidatares a uma posição que trabalhe diretamente com várias pessoas ou até fornecedores e clientes.
-
treino profissional
Quando fores contratado, começarás com uma formação online. Isto inclui vídeos, módulos, e questionários para começares. Posteriormente, receberás formação no local de trabalho que te ensinará a operar uma empilhadeira, a obedecer aos procedimentos de segurança e a inspecionar a maquinaria para a manteres em condições de funcionamento. Poderás receber formação para tarefas adicionais como leitura de códigos de barras, utilização do software da empresa, e inspeção de embalagens para detetar danos. Se um produto chegar danificado, deves notificar o teu supervisor antes de o venderes a um cliente. Receberás também formação sobre a localização dos teus colegas de trabalho e a criação de barreiras de segurança.
-
aptidões & competências
Na sua maioria, só precisas de aptidões básicas para trabalhares como operador de empilhador. Isto inclui a capacidade de aprenderes rapidamente e reter conhecimentos para que possas entrar no terreno o mais depressa possível. Também precisas de uma forte política de eficiência no trabalho, para que a empresa se mantenha dentro dos prazos. A maioria das instalações tem um cronograma apertado que precisa de seguir para manter os seus clientes satisfeitos. A gestão do tempo é outra competência importante - é preciso que faças o máximo de trabalho no teu turno, sem fazeres atalhos que possam significar um potencial risco de segurança.
-
aptidões físicas
Uma vez que estás a utilizar uma empilhadeira para levantar cargas pesadas, a força física não é a habilidade mais importante. No entanto, ajuda-te teres força física porque terás de levantar embalagens mais pequenas. Se trabalhares numa loja, separarás a carga e organizarás as caixas. Também precisas de te sentir confortável na condução e na utilização de maquinaria pesada. Ser operador de empilhador pode parecer intimidante no início, mas o teu supervisor dará formação no trabalho para garantir que estás pronto a utilizar o equipamento. Precisarás de ter boa visão e consciência espacial para que possas mover-te por corredores estreitos e carregar as paletes para a área certa.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como operador de empilhador.
-
há oferta de trabalho para operadores de empilhadeira em Portugal?
Os operadores de empilhadeira são procurados em Portugal. Mesmo que não tenhas experiência prévia, uma empresa pode contratar-te por precisar de mais pessoas na sua equipa. Assim terás várias oportunidades de emprego à tua disposição.
-
ser operador de empilhador é um bom trabalho?
Uma função de operador de empilhadeira é um excelente trabalho para começar. Não terás um salário muito elevado, mas obterás alguma experiência e conhecimentos práticos que poderás utilizar noutras indústrias. Este trabalho é fácil de aprender e não requer muita formação ou experiência, o que o torna um ótimo trabalho de nível inicial. Vais sair-te bem neste campo se levares a sério as políticas de segurança e os regulamentos da empresa.
-
quanto é que um operador de empilhador recebe por hora?
A tarifa horária média para um operador de empilhador em Portugal é de 6.45 euros por hora, o que corresponde a sensivelmente 12,578 euros anuais. Também receberás benefícios e oportunidades de horas extraordinárias, o que corresponderá a uma melhoria no teu salário.
-
existe procura por operadores de empilhadeira?
Os operadores de empilhadeira são sempre procurados. Muitas indústrias tratam de aparelhos, materiais de construção e outros bens que são demasiado pesados para serem levantados por pessoas. Como operador de empilhador, tratas destas cargas e irás deslocá-las para o local certo. Cada armazém e unidade de armazenamento precisa de uma equipa de operadores de empilhadeira que mantenham as suas instalações nos prazos previstos.
-
quanto é que um operador de empilhador ganha em Portugal?
Em Portugal o salário médio de um operador de empilhadeira é de 1.048 euros, mas o valor altera-se consoante o local de trabalho, a empresa para a qual trabalhas, a tua experiência e outros fatores. Segundo a Talent, podes chegar a ter 33.688 euros anuais de remuneração quando atingires uma maior experiência de trabalho.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como operador de empilhador?
Candidatares-te a um trabalho como operador de empilhador é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!