operador CNC
Se tens uma paixão pela tecnologia e o design e queres usar isso para escapar ao típico trabalho de secretária, uma carreira como operador qualificado de controlo numérico computorizado (CNC) pode ser o ideal para ti. Continua a ler para saberes o que é preciso para te tornares num destes profissionais, bem como as perspetivas de emprego, salário médio, responsabilidades e oportunidades de crescimento.
ver oportunidadeso que é um operador CNC?
Este trabalho implica trabalhar na indústria metalúrgica e consiste, normalmente, na produção de peças de máquinas através de uma máquina de controlo numérico computorizado, o que justifica o nome. Como operador CNC, irás formar-te para operar máquinas CNC e routers e empregar conhecimentos de programação informática para modelar e terminar protótipos de componentes. Por este motivo, os operadores CNC são membros fundamentais em qualquer equipa de engenharia industrial. Devido à natureza do trabalho, os operadores de CNC passam por uma formação rigorosa, com o objetivo de operarem com precisão as suas máquinas e manterem os padrões de alta qualidade exigidos.
-
tarefas de um operador CNC
Como operador CNC trabalhas com máquinas a fim de cortar, esculpir e terminar protótipos de componentes do equipamento. Isto pode ser qualquer coisa, desde peças de automóveis a ferramentas metálicas e acessórios de metal. Além disso, de tempos a tempos atribuirás verificações de controlo de qualidade e reportarás quaisquer problemas aos programadores de CNC, para que façam os ajustes necessários na máquina. Tipicamente, os operadores de CNC trabalham numa fábrica e as responsabilidades de trabalho também diferem dependendo do ponto de carreira em que se encontram.
-
operadores CNC em diferentes indústrias
Embora os operadores CNC se encontrem geralmente na indústria metalúrgica, a sua especialidade é útil em diferentes setores. Por exemplo, um operador de CNC é encarregado de fabricar peças para a indústria automóvel, a indústria de fornecimento de hardware e a indústria de habitação. Outras indústrias que utilizam o trabalho dos operadores de CNC também incluem:
- médica
- aeroespacial
- transportes
- marinha
- eletrónica
- militar e de defesa
Por esta razão, a maquinaria de CNC é um setor em expansão.
salário médio de um operador CNC
Um operador de CNC em Portugal recebe, em média, 1.025 euros mensais, correspondentes a 12.300 euros anuais. Numa posição inicial, o operador poderá receber menos (cerca de 10.298 euros por ano). Ainda assim, à medida que ganhas formação e experiência, a tua remuneração como operador de CNC tende a melhorar, podendo atingir os 15 mil euros anuais.
fatores que influenciam a remuneração de um operador CNC
Como qualquer outro trabalho, existem vários fatores que afetam o quanto podes ganhar como operador de CNC. O primeiro, é claro, é a experiência relevante. Normalmente, os operadores de CNC júnior ganham menos do que os séniores, que têm mais experiência. Além disso, aqueles que recebem formação para adquirirem competências especializadas também tendem a receber uma remuneração mais elevada. O nível educacional e a indústria em que te encontras são também fatores relevantes. A localidade onde resides também pode desempenhar um fator no quanto ganhas ao trabalhar neste campo. Finalmente, se estiveres disposto a trabalhar horas extraordinárias ou fins-de-semana, também receberás um salário mais elevado.
tipos de operadores de CNC
Normalmente, existe apenas um tipo de operador de CNC e, nesta posição, és diferente de um programador de CNC e de um operador de máquinas CNC, que também têm funções de trabalho específicas. A principal diferença é o tipo de componentes que um operador CNC está encarregado de fazer.
trabalhar como operador CNC
Se estás interessado em seguir uma carreira nesta área, então é útil que saibas o que este trabalho implica. Para saberes mais sobre este cargo, as tuas responsabilidades, e como será o teu espaço de trabalho, continua a ler.
-
descrição do trabalho de um operador CNC
No caso de quereres ser um operador de CNC, aqui estão as principais tarefas e responsabilidades que deves esperar ter no trabalho:
- instalar e gerir máquinas de CNC para realizar trabalhos como trituração, retificação e perfuração
- traduzir desenhos e conceitos de engenharia em protótipos de componentes para produção
- produção completa, registos de qualidade e registo de todas as ações da máquina
- monitorizar a alimentação e a velocidade das máquinas
- alisar as superfícies das peças ou produtos
- medir, examinar e testar qualquer produto completo para assegurar o seu funcionamento e que este não tem defeito
- carregar e descarregar matérias primas e equipamentos
- supervisionar as máquinas à medida que operam e fazer os ajustes necessários à medida que vão avançando
- limpar o equipamento e efetuar a manutenção conforme necessário
- manter todos os registos detalhados, tanto para os procedimentos como para o equipamento
- realizar tarefas de inspeção para assegurar que todos os produtos fabricados seguem os guias de instruções e desenhos
- manter as normas de saúde e segurança e seguir todos os seus procedimentos
- trabalhar em ambiente de equipa
- resolver eficazmente as questões à medida que surgem
- realizar testes de garantia de qualidade
- verificar o inventário e fazer encomendas quando necessário
- trabalhar um horário flexível para assegurar que a procura é satisfeita durante dias de produção mais movimentados
- informar os clientes sobre os prazos
- certificar que as máquinas estão bem abastecidas de matérias-primas para minimizar as interrupções de serviço
- supervisionar a receção e formação de operadores juniores
-
ambiente de trabalho
Embora as tarefas sejam variadas, o dia de um operador CNC é simples e linear. O seu ambiente de trabalho é maioritariamente de fábrica, uma vez que a função do trabalho é principalmente operar e supervisionar trabalhadores para operações com máquinas. Em alguns casos, irás ao exterior buscar os materiais necessários. Caso contrário, o teu dia de trabalho decorre no interior. Apesar de estares maioritariamente na fábrica, farás também certas tarefas relacionadas com o escritório, como manter registos e atualizar o inventário num computador de escritório.
-
quem são os teus colegas?
Ao trabalhares como operador de CNC poderás trabalhar também com operadores de maquinaria ou programadores CNC. Será ainda natural o contacto com os trabalhadores fabris e, eventualmente, com um supervisor e gestor de operações.
-
horário de trabalho
Um operador CNC trabalha normalmente uma semana completa de 40 horas. Dito isto, as horas extraordinárias e o trabalho ao fim-de-semana são comuns durante as épocas de maior produção. Normalmente, trabalhas com um horário definido, mas este varia entre turnos da manhã, intercalares, e, claro, noturnos. Há também alguns que trabalham em turnos de fim-de-semana com pagamento de horas extraordinárias. Hoje em dia, não é invulgar encontrar empresas que aumentam os horários de trabalho em 10 horas, especialmente porque a procura de operadores de CNC continua a aumentar em múltiplas indústrias. Quando necessário, um operador CNC pode também trabalhar num horário flexível para garantir que a procura em dias de produção ocupados é satisfeita.
-
perspetivas de emprego
O percurso profissional de um operador CNC está repleto de muitas oportunidades. Se o desempenho for bom e constante, podes candidatar-te a outro cargo, o que pode então abrir mais oportunidades. Por exemplo, se fores qualificado, poderás tornar-te num programador de CNC ou um supervisor de gestão. Em geral, os operadores CNC, especialmente em indústrias que trabalham com pedidos in-demand, podem facilmente subir a hierarquia da empresa.
-
trabalhar como operador CNC através da randstad
Encontrares o teu trabalho de operador CNC através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como operador CNC é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente aliciante. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
A obtenção de uma posição como operador CNC qualificado envolve certos requisitos e qualificações, que muitas vezes incluem pelo menos um diploma do ensino secundário ou uma experiência de curso equivalente. Para te ajudar a preparares-te melhor para o cargo, certifica-te de que te distingues nas disciplinas de ciências e tecnologias do ensino secundário. No entanto, se o teu objetivo for uma posição mais avançada, necessitarás de um diploma universitário. Quanto a cursos relevantes, isto inclui:
- metalomecânica
- ferramentas de maquinaria
- programação informática
- matemática avançada
- leitura de projetos
- redação técnica
certificação de operador CNC
Para além dos requisitos educacionais gerais, os operadores CNC também necessitam de formação e certificação específicas. A maioria dos empregos oferece formação a candidatos sem experiência prévia, e normalmente integra-a na orientação do novo funcionário. Algumas empresas não têm esta formação, pelo que é necessário adquiri-la em algum lugar. Quanto à certificação, as mais relevantes incluem:
- certificado programador de CNC. Este certificado está disponível em várias entidades de formação e ensinará os princípios básicos da maquinação, incluindo a seleção e montagem de ferramentas de corte, os procedimentos de segurança da máquina, e procedimentos de configuração e paragem da máquina.
- outros certificados. Formação específica poderá também dar outras competências técnicas aos operadores de CNC, incluindo para o fabrico de metais e as operações de precisão. Todos estes cursos têm certificados próprios.
aptidões & competências
Como operador CNC também deves possuir uma gama de competências que te ajudarão a ter sucesso no papel. Deves:
- ser capaz de ler e compreender projetos, desenhos, modelos e outras especificações técnicas e transformá-los em componentes de protótipo
- utilizar o fabrico assistido por computador para medir as dimensões, definir parâmetros e verificar os controlos de qualidade, mantendo-te a par do software mais recente
- possuir competências de engenharia para operares, manteres, limpares e calibrares máquinas e outras ferramentas de forma eficaz
- possuir capacidade de resolução de problemas e de adaptação para resolveres problemas de qualidade, erros em desenhos, problemas com ferramentas e outros similares
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como operador CNC.
-
o que faz um operador CNC?
Um operador de CNC gere e opera equipamento CNC, com a finalidade de produzir peças e ferramentas a partir de uma variedade de recursos, os mais comuns dos quais são o metal e o plástico. Para além disso, executa as seguintes tarefas:
- monitorizar a maquinaria
- efetuar manutenção
- inspecionar unidades de produção
- fazer o teste para garantir que nenhum produto está defeituoso
-
qual é a qualificação necessária para se ser operador CNC?
Para além de um diploma do ensino secundário, também deves possuir experiência relevante. Um operador CNC beneficia de uma formação completa e da obtenção de certificação para obter algumas competências especializadas. No entanto, geralmente, podes candidatar-te a vagas de operador CNC apenas com um diploma do ensino secundário e alguma experiência de trabalho com máquinas.
-
ser operador CNC é um bom trabalho?
Certamente. As competências aprendidas como operador de CNC são altamente valorizadas na produção moderna, e abrem a porta a muitas oportunidades de crescimento. Além disso, a procura de operadores de CNC é também mais elevada do que nunca. Com determinação e trabalho árduo terás uma boa carreira nesta indústria. Serás também bem remunerado e terás um trabalho estável, já que a automatização dos processos não substituirá em breve os operadores CNC. Em comparação com outros trabalhos fabris, este é também menos stressante.
-
o que significa CNC?
CNC significa controlo numérico computorizado. São máquinas que cortam, modelam, e acabam matérias-primas, transformando-as em componentes e produtos para utilização em diferentes indústrias. Os materiais comuns incluem metal, plástico e madeira.
-
quanto tempo dura o treino/formação em CNC?
O tempo que leva a terminar a formação em CNC depende geralmente da instituição. No entanto, em geral, são necessários cerca de quatro ou cinco anos de educação combinada e formação prática para te tornares um operador CNC totalmente treinado e qualificado. Porém não fica por aqui, uma vez que posições superiores implicam uma formação contínua através de treino e seminários. A indústria também espera que mantenhas as tuas competências atualizadas.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como operador CNC?
Candidatares-te a um trabalho como operador CNC é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!