operador
Como operador, asseguras-te de que as instalações técnicas no teu local de trabalho funcionam de forma ideal. Para os empregadores, és o elo indispensável no processo de produção! Curioso sobre um emprego como operador? Lê mais sobre como e onde podes trabalhar como operador, o que é preciso, analisa o salário médio, e descobre quais são as tuas oportunidades de carreira.
vagas de operadoro que é um operador?
Como operador, asseguras-te de que as máquinas e instalações funcionam e permanecem em funcionamento. És o principal protagonista no processo de produção. Juntamente com os teus colegas, asseguras-te de que o produto final é produzido com a máxima qualidade. Existem dois tipos de operadores: operadores de máquinas e operadores de processo.
o que é que um operador faz?
Como operador, serás o responsável por:
- manter as máquinas operacionais
- reconhecimento e resolução de pequenas anomalias de funcionamento
- comunicação de avarias graves ao departamento técnico
- execução de tarefas de manutenção e limpeza
- controlo e registo da produção
salário médio de um operador
Segundo a Talent, o salário médio anual de um operador oscila entre os 9.643 euros e os 17.280 euros anuais, dependendo da experiência de trabalho e do setor para o qual seja realizada a atividade. A média mensal de salário, em Portugal, situa-se, portanto, nos 1.110 euros mensais, equivalentes a 6,8 euros por hora e a 13.319 euros anuais.
benefícios adicionais
Como operador, trabalhas geralmente por turnos. Isto significa que recebes uma compensação adicional ao teu salário. Especialmente quando se trabalha ao fim-de-semana ou à noite, este subsídio pode ascender às centenas de euros extra por mês. Como operador, também recebes frequentemente um bom subsídio por deslocação.
quando é que o teu salário como operador vai aumentar?
Como operador, o teu salário irá aumentar todos os anos. O setor em que trabalhas tem uma grande influência no seu salário. Por exemplo, percebes cada vez mais sobre uma máquina específica? Se assim for, a tua responsabilidade irá crescer, e, com ela, também ganharás mais. Também irás receber mais se fores responsável por mais máquinas ou por máquinas maiores. Portanto, continua sempre a aprender, para que possas criar melhores oportunidades de carreira para ti!
oportunidades de carreira como operador
Existem várias oportunidades de carreira para operadores no campo técnico. Por exemplo:
- líder de equipa: sabes como manter todas as máquinas a funcionar sem problemas e vigiar de perto o processo de produção. Também gostas de supervisionar os teus colegas e de manter uma visão geral da situação.
- mecânico: descobre se instalar máquinas e resolver disfunções é o que mais te agrada. Se o for, considera a posição de mecânico! Terás de ser habilidoso, criativo e um problema técnico será somente um desafio para ti. Explora mais sobre esta carreira aqui.
- gestor de sistemas: não só sabes como funciona um equipamento independentemente do outro, mas também compreendes como todo o equipamento é configurado em conjunto. Pensas de forma mais ampla e vês o panorama geral! Nesse caso, talvez a posição de gestor de sistemas seja o teu próximo desafio!
Queres aumentar as tuas oportunidades de carreira? Então, começa a trabalhar no teu desenvolvimento pessoal.
tipos de operadores
Existem dois tipos de operadores que se enquadram na profissão de operador: operadores de máquinas e operadores de processo.
operador de máquinas
Como operador de máquinas, és responsável por parte do processo de produção. É frequente que sejas responsável por uma máquina específica e que te caiba certificares-te de que esta continua a funcionar sem problemas. Detetaram uma avaria, desvio ou descontrolo? Deixarão isto contigo!
operador de processo
Como operador de processo, és responsável por todo o processo de produção e asseguras-te de que todas as máquinas continuam a funcionar sem problemas. Controlarás frequentemente as máquinas através de sistemas informáticos, e, portanto, serás, literalmente, a pessoa por detrás da máquina.
trabalhar como operador
O que podes esperar quando começas a trabalhar como operador?
-
quem são os teus colegas?
Como operador, trabalhas frequentemente em equipa com outros operadores ou um operador de produção.
Porque trabalhas numa fábrica, encontras regularmente outros colegas da área técnica. Por exemplo, tens uma avaria grave que não consegues resolver sozinho? Então um mecânico irá ajudar-te no processo. Também trabalhas em conjunto com outros colegas, tais como pessoal técnico, pessoal de qualidade, ou pessoal de montagem.
-
o teu local de trabalho: a fábrica
Os operadores estão em todos os lugares onde existem máquinas e instalações. Pensa nas fábricas onde os alimentos são embalados, ou onde as peças dos veículos são montadas. Trabalharás frequentemente dentro de uma fábrica, num local fixo. Através da Randstad podes obter trabalho em muitas empresas diferentes! Isto aumenta as tuas oportunidades de encontrares emprego na tua área.
-
as horas de trabalho de um operador
Como operador, trabalhas frequentemente por turnos. Isto significa que trabalhas em dias e horas diferentes, mas de acordo com um padrão fixo. Porque é que isto acontece? Porque as máquinas devem estar sempre a funcionar, também à noite e durante os fins-de-semana. O tipo de sistema de turnos utilizado irá depender da empresa para a qual trabalhas.
A maioria das empresas trabalha com dois ou cinco turnos. Se trabalhares numa empresa com dois turnos, poderás trabalhar das 7h às 15h numa semana e das 15h às 23h na semana seguinte. Agradável e diversificado!
A vantagem de trabalhar por turnos é que se recebem compensações consideráveis para além do seu salário. Os bónus são os seguintes:
- turno permanente (semana completa): 22 a 25%
- turno semanal (segunda a sexta): 15 a 20%
- turno de 5 dias com fim-de-semana: 20 a 22%
- feriados e domingos: 50% extra por cada hora de trabalho
-
grandes empresas para trabalhares como operador
Como operador tens de ser realmente perspicaz; fazer vista grossa perante um erro leva rapidamente a uma perda de produção. Felizmente, estou bem treinado neste domínio!
torna-te operador com estes cursos e qualificações
Como operador, necessitas de formação técnica especial. Dessa forma, estás bem preparado para tudo o que se possas encontrar no teu trabalho! É por isso que os empregadores pedem um certificado de operador. Podes obter este diploma seguindo um curso técnico de área técnica.
que qualidades e competências se desenvolve enquanto operador?
Como operador, é evidentemente de extrema importância que tenhas conhecimentos técnicos ou, pelo menos, que consideres a tecnologia interessante! Porque com as tuas competências técnicas, elevas cada processo de produção para um nível superior. Estas qualidades também são importantes:
- autonomia: como operador, és frequentemente responsável por (parte de) uma máquina. Gostas de ter esta responsabilidade e sabes como lidar com ela! Deves pensar em soluções e não em problemas, porque só assim as máquinas continuam a funcionar sem problemas.
- precisão: por vezes, um acidente está mesmo ao virar da esquina... mas com o teu olhar atento ao detalhe, manténs sempre um olho no processo de produção. Há algum produto errado no tapete rolante? Tira-o do caminho!
- flexibilidade: juntamente com os teus colegas, assegura-te de que as máquinas continuam a funcionar sete dias por semana, 24 horas por dia. Isso também significa que trabalhas em horários diferentes. Os turnos são da tua responsabilidade.
localizações com mais vagas para operadores
vantagens de trabalhar como operador através da Randstad
Trabalhar através da Randstad oferece-te uma série de vantagens. Por exemplo:
- pagamento semanal
- regime de pensão depois de teres trabalhado 26 semanas
- teres sempre uma pessoa de contacto a quem podes recorrer e pedir ajuda
- a nossa candidatura Randstad permite-te declarar rapidamente as horas de trabalho e teres sempre uma visão clara do teu horário de trabalho
- damos-te o pagamento das férias e o direito a 25 dias de férias
- contrato permanente? Um trabalho temporário como operador através da Randstad é muitas vezes um ponto de partida para um trabalho permanente apelativo. Todos os anos, milhares de pessoas conseguem um contrato permanente com grandes empregadores graças a um trabalho temporário connosco. Além disso, muitas empresas recrutam parcialmente os seus empregados permanentes através da Randstad.
FAQs
Aqui ficam algumas das perguntas mais frequentes sobre o trabalho como operador.
-
quanto é que se ganha, em média, como operador?
Segundo dados emitidos pela Talent, como operador a tempo inteiro ganharás, em média, 1.110 euros por mês. Este valor pode ascender aos 17.280 euros por ano, para um trabalho de 40 horas por semana. Além disso, como operador, trabalhas quase sempre por turnos. Como resultado, recebes um bónus substancial sobre o teu salário. Curioso sobre quanto podes ganhar extra? Lê mais sobre o assunto nesta página.
-
precisas de experiência para te tornares um mecânico?
Para trabalhares como operador, precisas da experiência prática certa. Desta forma, estarás totalmente preparado para o que encontrarás no teu trabalho. Ganhas esta experiência prática durante um curso de formação de operador, para poderes começar a trabalhar de imediato!
-
como posso candidatar-me a um emprego como operador?
Candidatares-te a um trabalho como operador é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!