oftalmologista
Gostas da área da saúde e da ideia de ajudar pessoas? Se te tornares oftalmologista poderás encontrar a carreira certa para ti. Numa função de oftalmologista serás responsável por avaliar doenças oftalmológicas e prescrever os seus tratamentos. Poderás orientar-te para a cirurgia e operar no caso de a condição ocular da pessoa o exigir. Irás, com isto, garantir que melhoras a visão dos teus pacientes. Para isto precisas de ter conhecimentos aprofundados sobre o olho, a sua conexão com os estímulos cerebrais e a saúde ótica.
ver oportunidadeso que é um oftalmologista?
Como oftalmologista serás um médico especializado na saúde dos olhos. Irás estudar, diagnosticar e criar planos de tratamento para as doenças relacionadas com o olho. Além da prescrição de tratamentos de correção, terás de avaliar tratamentos continuados para distúrbios visuais e de realizar cirurgias, caso estas sejam necessárias. Dentro desta profissão podes ainda especializar-te em alguns problemas e distúrbios particulares.
salário médio de um oftalmologista
Segundo a Talent, o salário médio de um oftalmologista em Portugal é de 16.200 euros anuais, o que equivale a uma média de 1.350 euros mensais. Vale a pena destacar que este é um valor médio, que pode ser menor no começo de carreira e aumentar à medida que ganhas experiência.
O local em que trabalhas também pode influenciar a tua remuneração. Além disso, em algumas empresas, serão dadas compensações extra, não monetárias, como por exemplo seguros de saúde.
como melhorar o salário como oftalmologista?
O teu salário como oftalmologista depende de muitos fatores. Para começar, o local em que trabalhas pode ter influência no teu salário, sendo comum que um médico do Serviço Nacional de Saúde (SNS) receba menos do que um médico que trabalhe num hospital ou clínica privada. Também podes ter o teu próprio consultório, sendo que conseguirás uma melhor remuneração no caso de teres mais tempo de experiência, uma maior formação ou de te especializares numa área específica da oftalmologia.
No caso dos médicos oftalmologistas que trabalham por conta própria, é expectável que também recebam mais em grandes centros, como Lisboa ou Porto, visto que existe maior procura por este tipo de especialista nessas cidades. Alguns oftalmologistas somam ainda o seu trabalho no SNS com consultas em clínicas privadas ou consultórios pessoais para obterem um melhor salário.
tipos de oftalmologista
Alguns dos tipos de oftalmologistas incluem:
- oftalmo-pediatras: se seguires esta especialidade da oftalmologia, irás dedicar a tua vida profissional à avaliação e tratamento visual de crianças. Isto implica que conheças bem a estrutura ocular na fase de crescimento.
- oftalmologista oculoplástico: nesta função estarás encarregue de problemas relacionados com a estrutura facial ao redor dos olhos. Poderás fazer cirurgia em regiões como as pálpebras, vias lacrimais ou a órbita ocular. Também prescreverás tratamentos que visam melhorar o aspeto físico e acompanharás a recuperação dos teus pacientes.
- oftalmologista oncológico: nesta especialidade irás dedicar-te, em particular, aos casos cancerígenos que afetam a visão, incluindo o glaucoma e outros tumores oculares. Terás de analisar cada caso particular e avançar para os tratamentos e cirurgias indicados para cada paciente, acompanhando-o ao longo de todo o processo e realizando avaliações regulares depois do tratamento.
trabalhar como oftalmologista
Se te apaixona a ideia de ajudar pessoas com problemas de visão e queres contribuir para tratar as suas patologias e permitir que vejam o mundo, literalmente, com melhores olhos, trabalhar como oftalmologista vai fazer-te sentir realizado. Vem conhecer algumas das caraterísticas desta função, para saberes se esta se adapta às tuas expetativas e caraterísticas pessoais.
-
descrição do trabalho como oftalmologista
As tarefas específicas que terás como oftalmologista dependem das necessidades do paciente e do local onde trabalhas. No entanto, será sempre bom que tenhas estas tarefas em mente, já que são transversais à atividade:
- dar consultas: um oftalmologista irá, independentemente de trabalhar numa instituição pública ou privada, receber os pacientes e avaliar a sua visão. Ouvir atentamente os pacientes e as suas queixas é fundamental para a definição dos passos seguintes.
- realizar exames clínicos: como oftalmologista terás de examinar os olhos de um paciente e de avaliar as lacunas, condições ou problemas que possam estar a causar uma determinada situação. Os exames poderão ser mais ou menos invasivos e exigir ou não o internamento do paciente.
- fazer o diagnóstico e propor o tratamento: dependendo das queixas do paciente e dos resultados dos exames, irás fazer o diagnóstico da patologia. Depois, avaliarás todos os fatores envolvidos e estabelecerás um plano de tratamento adaptado ao teu paciente.
- realizar cirurgias: um procedimento cirúrgico pode ser essencial para que o teu paciente recupere a visão ou para evitar que o problema se agrave. Deves informar o paciente de todas as vantagens e riscos da operação e realizá-la com todos os conhecimentos e seguindo as diretivas clínicas necessárias.
- acompanhar o paciente: depois de um tratamento ou cirurgia é frequente que tenhas de fazer avaliações pontuais sobre o estado dos olhos do paciente. Indicas ao paciente quando deverás voltar a vê-lo e farás uma avaliação rotineira, com a inclusão dos exames necessários, para garantires que o problema não se agravou.
-
ambiente de trabalho
Como oftalmologista podes contar trabalhar em ambientes de consultório, clínica ou hospital e, como tal, dentro de portas. O ambiente destes locais costuma ser climatizado e muito limpo, sendo que frequentemente notarás o cheiro do desinfetante.
Em alguns casos raros, poderás ter de te deslocar para ver um paciente ou para fazer consultoria em outros hospitais. A função também pode implicar viagens quando precisares de participar em palestras ou em conferências da tua área.
-
quem são os teus colegas?
Como oftalmologista é provável que trabalhes a par com outros funcionários das clínicas e hospitais, incluindo outros médicos, anestesistas e enfermeiros. Terás também contacto com optometristas e ortoptistas, sendo que estes poderão fazer a primeira análise dos casos dos pacientes, antes de receberes o seu processo. Trabalharás também junto de pessoal administrativo, como rececionistas das clínicas.
-
horário de trabalho
O teu horário de trabalho vai depender do local onde trabalhas. No SNS é provável que trabalhes por turnos, uma vez que são necessários oftalmologistas em permanência nos serviços de urgências de hospitais e centros de saúde públicos. O serviço de urgências ainda conta com médicos com turnos de 24 horas, sendo que estes são cumpridos, por norma, uma vez por semana.
Se trabalhares numa clínica privada, poderás também trabalhar por turnos, dependendo do horário de funcionamento da mesma. Em alguns casos, ficarás também “on-call”, podendo ser chamado para a clínica durante as tuas horas de descanso, em caso de urgência. Se tiveres um consultório próprio, poderás trabalhar em horário fixo, estipulado por ti e que, usualmente, é em horário comercial, das 10 às 19 horas.
-
oportunidades de carreira como oftalmologista
Os oftalmologistas têm boas perspetivas de carreira, sendo que podem crescer dentro da função, em clínica geral ocular, ou avançar para sub-especialidades. Além disso, também podes tornar-te especialista em problemas visuais específicos, o que te dará uma reputação positiva e contribuirá para que os teus serviços tenham uma maior procura. Ao fim de algum tempo de experiência, podes criar o teu próprio consultório ou até começar a dar aulas em universidades
Enquanto gestor de oftalmologista, um dos teus colegas de trabalho poderá ser farmacêutico. fica a conhecer melhor as suas funções.
carreiras de farmacêutico -
vantagens de encontrares um trabalho como oftalmologista pela randstad
Encontrar o teu trabalho como oftalmologista através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como oftalmologista é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e qualificações
Para te tornares um oftalmologista deves considerar:
- curso universitário: em Portugal precisas de uma licenciatura em Medicina para exercer a profissão de oftalmologista. Estes cursos duram 6 anos e dão-te formação em Medicina de Clínica Geral, aos quais se soma um ano como interno de formação geral.
- especialização: depois do curso e do internato, o médico oftalmologista precisa de aprovação na Prova Nacional de Acesso à Especialidade em Oftalmologia.
- inscrição na Ordem dos Médicos: qualquer médico precisa de estar inscrito na Ordem dos Médicos para que possa exercer a função.
aptidões e competências
Algumas das competências necessárias para a função de oftalmologista incluem:
- capacidade de escuta e comunicação: para seres um bom oftalmologista terás de ser capaz de escutar atentamente as queixas dos pacientes e de comunicar eficazmente quais as patologias e planos de tratamento indicados. A capacidade de comunicação também tornará as tuas notas e relatórios mais claros, ajudando-te nos procedimentos e facilitando a interpretação por outros especialistas envolvidos no processo.
- cooperação e coordenação com equipas: principalmente quando se tratam de problemas que envolvem mais do que uma região do corpo (cancro, por exemplo) ou quando trabalhas como cirurgião ocular, poderás ter de trabalhar com outros departamentos clínicos e especialistas. É importante que tenhas uma abordagem de trabalho baseada na comunicação, colaboração e profissionalismo, para que toda a equipa esteja coordenada
- resolução de problemas: as capacidades de análise e o teu pensamento crítico são fulcrais para fazeres a análise e diagnóstico do paciente. Em alguns casos mais raros, é bem provável que precises de estudar a situação e de descobrir formas de resolver o problema que afeta o teu paciente.
- flexibilidade: se trabalhares nas urgências, poderás ter de fazer horários pouco usuais. Assim, é muito importante que sejas flexível e te adaptes aos turnos, independentemente do teu horário.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como oftalmologista.
-
o que faz um oftalmologista?
Um oftalmologista realiza diagnósticos e prescreve tratamentos e cirurgias para patologias relacionadas com os olhos e a visão. Nesta função irás prescrever também óculos corretivos e graduados e lentes de contacto, assim como outros tratamentos de correção visual.
-
quanto vou ganhar como oftalmologista?
O teu salário como oftalmologista vai variar de acordo com o local onde trabalhas, sendo expectável que recebas mais na prática privada ou por conta própria do que a trabalhar para o SNS. Ainda assim, segundo a Talent, o salário médio de um oftalmologista em Portugal é de 16.200 euros por ano.
-
os oftalmologistas são médicos?
Sim! Os oftalmologistas têm Medicina como formação de base e são especializados em oftalmologia. São profissionais inscritos na Ordem dos Médicos.
-
de que qualificações preciso para ser oftalmologista?
Para exerceres como oftalmologista precisas de ter uma licenciatura em Medicina e um ano de internato em Clínica Geral, seguindo para a especialização em oftalmologia. Tens ainda de ser um profissional reconhecido pela Ordem dos Médicos.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como oftalmologista?
Candidatares-te a um trabalho como oftalmologista é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!