médico
Gostas de ajudar pessoas, és empático e tens uma boa capacidade de raciocínio e análise? Então, uma carreira como médico pode ser adequada para ti. Os médicos trabalham em clínicas e hospitais, avaliando sintomas e agindo no sentido de prevenir doenças ou o seu agravamento e de ajudar pacientes a recuperar a saúde, mediante a avaliação dos sintomas e tratamento de doentes. Nesta função, lidas com inúmeros pacientes e vários tipos de doenças, embora possas especializar-te numa única área de saber. Vais precisar de ser empático e versátil para lidares com as situações diversas que dão entrada no hospital, clínica ou consultório privado.
ver oportunidadeso que é um médico?
Como médico, integras e lideras equipas hospitalares e clínicas. No caso dos hospitais, receberás os pacientes encaminhados depois da triagem e és responsável pelo diagnóstico de doenças, agindo no sentido de curar ou tratar o problema que motivou a visita. Em clínica geral, o tipo de problema ao qual te diriges pode ser abrangente, pelo que tens de ter conhecimentos profundos sobre vários sistemas corporais e o seu funcionamento. Também podes especializar-te numa área específica, como os olhos, o sistema ósseo-muscular ou o sistema cardio-respiratório, por exemplo. Desde pequenos ferimentos até casos de bloco operatório, serás o motor que permite o funcionamento das instituições de saúde e o maior responsável pelos pacientes.
O teu trabalho envolve o diagnóstico, o acompanhamento, a prescrição de análises, tratamentos e medicação e a administração de fármacos. Terás de ter em atenção fatores como a idade e o histórico clínico pessoal e familiar dos doentes ao longo de todo este processo, para garantires a adequação do tratamento.
No fundo, a tua função como médico é garantires que os pacientes conhecem o diagnóstico e o melhor curso de ação, e que as famílias compreendem a exigência e necessidades do paciente ao longo do tempo de tratamento. Assim, trabalhar como médico envolve inúmeras tarefas e responsabilidades, repleto de desafios, mas que permite ter um impacto real e constante na vida e bem-estar dos outros.
O trabalho como médico adequa-se à tua faceta responsável e ao teu desejo de curar e ajudar as outras pessoas? Então, lê este artigo para saberes de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de médico.
salário médio de um médico
Segundo o Jobted, o salário médio de um médico em Portugal é de 3.510 euros mensais, o que corresponde a 42.100 euros por ano. Ainda assim, com o avanço na carreira e a especialização, este valor pode ascender aos 5 mil euros mensais. Ao salário de um médico podem ainda somar-se outros benefícios, que incluem seguros de vida ou médicos. Este trabalho exige, por norma, horas extraordinárias e estas também são pagas.
Apesar disto, vale a pena mencionar que a média salarial dos médicos depende também do empregador e instituição de saúde para a qual trabalha. É expectável que um médico com consultório próprio ou que trabalhe em consultórios privados receba mais do que um médico do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Ainda assim, os médicos do SNS recebem, normalmente, benefícios estatais.
que fatores influenciam o salário de um médico?
Como médico, o teu salário está dependente da tua experiência, do teu nível de educação, da tua especialização e do local de trabalho, tanto em termos institucionais quanto geográficos. Usualmente, um médico especialista recebe um maior salário, assim como um médico com consultório próprio ou que trabalhe em clínicas privadas. Também receberás mais se trabalhares numa região onde há maior procura de médico, como os grandes centros. Algumas localidades do interior dão apoios financeiros aos médicos que aceitem trabalhar nas mesmas. A experiência trazida pelos anos de trabalho e a tua reputação como médico também proporcionam perspetivas salariais mais elevadas.
tipos de médicos
A área de especialização dos médicos é determinante para definir as funções específicas que desempenham e, como tal, existem vários tipos de médicos. Podemos, de forma geral, enquadrá-los nestas duas categorias:
- médico de clínica geral: como médico de família ou médico de clínica geral, o teu trabalho envolve acompanhar o paciente, garantir os cuidados gerais ou atender serviços de urgência, diagnosticando e tratando quem visita o teu consultório, hospital ou centro de saúde. Prescreves análises, medicamentos e tratamentos aos pacientes de acordo com as suas necessidades.
- médico especialista: como médico especialista, tens competências de especialidade, para te dedicares a uma das muitas áreas da medicina, obtendo conhecimentos específicos sobre órgãos e sistemas físicos. De entre os vários tipos de especialistas, podemos dar como exemplo os cardiologistas, os dermatologistas, os oncologistas ou os oftalmologistas.
trabalhar como médico
Ser médico é gratificante para quem quer cuidar e ajudar pessoas. É um trabalho prático que envolve análise e ação, baseando-se também na empatia e confiança, já que trabalharás com pessoas cuja doença pode ser elemento de fragilização. Aqui, apresentamos-te alguns dos deveres e caraterísticas específicas que podes encontrar caso trabalhes como médico.
-
descrição do trabalho de um médico
As funções e responsabilidades específicas de um médico incluem:
- observar e interpretar os sintomas: um médico recebe o paciente e ouve as suas queixas, avaliando-as de seguida. Com base na descrição dos sintomas e na sua avaliação, interpreta a situação para criar um diagnóstico.
- prescrever análises: como médico, em alguns casos, análises externas podem ser requeridas para que faças o diagnóstico e, nestas alturas, trabalharás em conjunto com laboratórios para poderes dar uma resposta adequada e promover o tratamento do paciente.
- prescrever medicamentos ou tratamentos: depois de saberes o que se passa com o teu paciente, és a pessoa que prescreve os tratamentos necessários ou os medicamentos a tomar. Esclareces como será a toma de medicamentos e acompanhas o paciente ao longo do tratamento, quando necessário.
- realizar exames de rotina: os médicos não avaliam apenas doentes, mas seguem, muitas vezes, o estado de saúde das pessoas, principalmente quando são médicos de clínica geral em centros de saúde. Verificas vários aspetos da sua saúde e aconselhas o paciente para que viva uma vida saudável, numa verdadeira atitude de prevenção de doenças.
- educar pacientes e família sobre as situações: uma postura de aconselhamento e explicação das situações a doentes e seus familiares é importante, principalmente nos casos mais severos. Uma maior consciência dos processos é fundamental para garantir a saúde atual e futura dos pacientes.
-
ambiente de trabalho
Os médicos podem trabalhar em centros de saúde, clínicas privadas, hospitais ou consultórios privados. Nesta função, em alguns casos, também podes trabalhar com as instituições militares. O teu ambiente de trabalho estará muito dependente das tuas escolhas e da tua área de especialização.
O mais provável é que trabalhes num ambiente clínico ou hospitalar, dentro de portas. Ainda assim, em casos particulares, poderás ter de te deslocar para atender pacientes. Também poderás ter de viajar para ires a colóquios ou conferências. O mais comum é que tenhas de trabalhar de bata ou com o uniforme definido pela entidade de saúde para a qual trabalhas.
-
quem são os teus colegas?
Como médico, trabalhas ao lado de uma equipa de profissionais de saúde, incluindo enfermeiros, farmacêuticos, radiologistas e auxiliares de saúde, entre outros. Outros profissionais do hospital ou clínica, em papéis de gestão, organização ou secretariado farão também parte dos teus dias.
-
horário de trabalho
O horário de trabalho de um médico é entre 35 a 40 horas por semana, embora a maior parte dos médicos acabe por realizar turnos longos ou por fazer horas extra. No caso de teres o teu próprio consultório podes definir um horário de trabalho regular ou marcar as consultas dentro da tua disponibilidade. É natural, no SNS, que trabalhes em horários irregulares, incluindo à noite, de manhã cedo, aos fins-de-semana e nos feriados públicos. As clínicas têm também vagas de part-time, dependendo da sua dimensão. O trabalho como médico não permite o trabalho remoto devido à sua componente prática.
-
oportunidades de carreira como médico
Como médico podes conseguir uma magnífica evolução na carreira, principalmente se a tua formação envolver uma especialidade. Podes especializar-te em várias áreas e evoluir para médico especialista, para diretor de um hospital ou mesmo abrires a tua própria prática e dar consultas privadas. Também poderás, em alguns casos, trabalhar como consultor, caso sejas uma figura conceituada na tua área de especialidade.
-
vantagens de encontrar trabalho como médico pela randstad
Encontrares o teu trabalho de médico através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como médico é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente aliciante. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e qualificações
Para seres médico, há importantes passos a seguir. Podes tornar-te médico através do seguinte percurso:
- licenciatura: como médico, precisas de estar registado na Ordem dos Médicos e isto só é possível para quem tem uma licenciatura em Medicina. O curso implica a realização de todos os exames obrigatórios, sendo que no final poderás optar por uma especialização.
- especialização: se escolheres especializar-te, precisarás de continuar a estudar na área específica que selecionaste e de realizar o exame de integração na referida especialidade.
- pós-graduação: uma pós-graduação não é fundamental mas pode ser veículo para te posicionar melhor no mercado. Além disso, é um passo pertinente se quiseres trabalhar com investigação na área da medicina ou ser professor universitário nesta área.
- experiência profissional: como médico irás obter experiência ao longo dos anos, o que te dará experiência prática para o que aprendeste no curso. Usualmente, este processo inicia-se como interno e vais progredindo até seres residente.
aptidões e competências
As seguintes aptidões e competências são fundamentais para que sejas bem-sucedido como médico:
- observar e interpretar: o diagnóstico só pode ser feito se fores observador e souberes interpretar o que te é dito e o que avalias no momento.
- capacidade de escuta: precisas de estar atento ao que te dizem e de te mostrar empático para compreenderes as queixas do paciente. Ouvires o que ele diz pode dar-te todas as pistas de que necessitas para o teu diagnóstico.
- verificar: todos os pacientes têm um histórico clínico pessoal e familiar e este é importante para o diagnóstico e a prescrição de exames e fármacos. Lembra-te de que alguns pacientes podem ter condições de saúde ou alergias que impeçam alguns cursos de tratamento.
- cuidar: cabe-te ter uma postura de cuidador para conseguires contribuir para o alívio da dor física e psicológica causada pelas doenças. A tua postura como médico também pode ser estimuladora para a recuperação.
- resolução de problemas: a resolução de problemas deve ser natural para ti, para que consigas lidar com todas as pessoas que vão procurar-te. Em casos de diagnóstico difícil ou desmotivador deves adotar um curso de ação personalizado e que ajude a evitar situações que possam oferecer perigo para a saúde mental ou física dos teus pacientes. Também poderá ser uma postura importante nos casos em que os pacientes não lidam com as notícias da melhor forma.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como médico.
-
qual é a diferença entre um médico de clínica geral e um médico especialista?
Todos os médicos estão registados na Ordem dos Médicos, mas enquanto os médicos de clínica geral atuam de forma mais superficial e abrangente, os médicos especialistas dedicam-se a áreas e sistemas concretos, tendo conhecimentos e capacidades mais aprofundadas no que lhes diz respeito.
-
a empatia é importante para um médico?
Um médico deve ser objetivo e analisar as situações com base na ciência, mas é preciso que seja empático para compreender o problema e falar com o seu paciente. Principalmente quando o diagnóstico é pior, esta caraterística pode ser muito importante para garantir uma boa relação com o doente e promover o seu tratamento.
-
quem paga melhor: o SNS ou as clínicas privadas?
Como médico podes trabalhar para o serviço público de saúde ou no setor privado, havendo até médicos que fazem ambos os trabalhos. Os salários de base nas clínicas privadas são geralmente superiores, embora o SNS ofereça apoios estatais aos seus médicos.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como médico?
Candidatares-te a um trabalho como médico é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!