marketing manager
És criativo e consegues deixar as pessoas entusiasmadas com um produto ou serviço? Deves considerar tornar-te um marketing manager. O papel requer habilidades humanas para divulgar uma empresa, produto ou marca. Irás promover o interesse dos clientes e supervisionar a comunicação entre uma empresa e a sua base de consumidores. Os gestores de marketing trabalham em diversos setores empresariais que requerem serviços de marketing.
ver oportunidadeso que é um marketing manager?
Como marketing manager, promoves uma marca, serviço ou produto. Asseguras-te de que a empresa comunica a mensagem certa para fidelizar e atrair potenciais clientes. Um especialista em marketing que pretende supervisionar e planear várias atividades desempenha o papel. A tua função será lançar atividades de marketing como campanhas nos meios de comunicação social, eventos e email marketing.
Os gestores de marketing lideram equipas de marketing para garantir que os seus esforços são frutuosos. O teu trabalho é calcular a procura do mercado para os produtos ou serviços do teu empregador e desenvolver uma estratégia criativa para fomentar o interesse dos clientes através de múltiplos canais. A maioria das empresas desenvolve um processo de marketing para simplificar e assegurar que as estratégias se alinham com as políticas da empresa.
Como marketing manager, trabalhas em várias indústrias. Se estiveres interessado em serviços financeiros, poderás supervisionar os agentes de vendas de serviços financeiros e agentes de seguros. Em alternativa, podes trabalhar para empresas de comércio ou de fabrico e concentrar-te em encontrar grandes clientes para compras por atacado.
Com a indústria de marketing dinâmica, a maioria dos empregadores prefere gestores de marketing com experiência em técnicas de marketing digital. Não precisas de qualificações especializadas ou conhecimentos especializados no setor empresarial, mas deves adaptar-te à evolução das necessidades do consumidor para te manter a par da concorrência.
Será que trabalhar como marketing manager se adequaria às tuas competências pessoais? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de marketing manager.
salário médio de um marketing manager
De acordo com os dados avançados pela Talent, o salário médio de um marketing manager em Portugal ronda os 1.700 euros mensais, correspondentes a 20.400 euros anuais. Este valor pode, no entanto, ser mais reduzido em posições iniciais (cerca de 15 mil euros por ano) e ascender significativamente para profissionais com maior experiência no setor (até cerca de 32.500 euros anuais). Com o aumento de rendimento pressupõe-se um aumento nas responsabilidades e na exigência do trabalho. Vale a pena recordar que, além do salário, algumas empresas oferecem comissões e bónus aos seus gestores de marketing e/ou oferecem benefícios extra.
que fatores afetam o salário de um gestor de marketing?
Como marketing manager, o teu salário depende das tuas qualificações e experiência educacional. Um marketing manager com um mestrado poderá ganhar mais do que um gestor com uma licenciatura. As tuas qualidades também ajudam a melhorar o teu desempenho e aumentam as tuas perspetivas salariais. Assim, teres competências transferíveis adicionais aumenta o teu pacote de remuneração.
O setor empresarial e a dimensão da empresa influenciam as tuas perspetivas de remuneração. Por exemplo, os gestores de marketing no setor financeiro são suscetíveis de ganhar mais em comparação com os que trabalham em empresas comerciais. As grandes organizações também têm orçamentos de marketing ilimitados e podem, por isso, dar-se ao luxo de pagar mais em comparação com as empresas mais pequenas. As responsabilidades dos gestores de marketing nas grandes empresas são também mais complexas, o que garante salários mais elevados e melhores benefícios.
A localização também determina as perspetivas salariais de um marketing manager. Quando trabalhas numa grande cidade é provável que ganhes mais devido à elevada procura de gestores de marketing nestas regiões em comparação com as cidades de menor dimensão.
tipos de marketing managers
Alguns dos tipos de gestores de marketing incluem:
- gestores de marketing de marca: como gestor de marketing de marca, constróis o conhecimento sobre a marca de uma empresa. Encontras estratégias de marketing que comercializam positivamente a tua empresa, destacando os benefícios de escolher esta marca em comparação com os seus concorrentes.
- gestores de marketing de conteúdo: como gestor de marketing de conteúdo, supervisionas a criação e publicação de conteúdo. O teu trabalho é conduzir o tráfego para o website da organização e proporcionar conteúdos de valor e úteis aos clientes.
- digital marketing manager: como digital marketing manager, desenvolves e implementas campanhas de marketing para canais online. Melhoras a publicidade nos meios de comunicação social e as classificações nos motores de busca para melhorar a visibilidade e a presença da empresa no meio online.
trabalhar como marketing manager
O trabalho do marketing manager é o de divulgar e melhorar a visibilidade de uma empresa nos canais de marketing online e offline. Vamos explorar as funções e deveres específicos de um marketing manager.
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descrição do trabalho de um marketing manager
Algumas das tarefas e deveres de um marketing manager incluem:
- conceber e gerir campanhas de marketing: como marketing manager efetuas pesquisas de mercado e crias ideias sobre as melhores estratégias de marketing. Por exemplo, estudas concorrentes, asseguras-te de que as campanhas de marketing abordam os problemas dos consumidores, e constróis publicidade em torno dos teus produtos. Quando implementas a estratégia de marketing, tens de medir o desempenho e de ajustar a estratégia para otimizar o desempenho.
- implementar novas estratégias de marketing: como marketing manager tens de seguir o plano estratégico estabelecido por uma organização. O diretor de marketing cria a maioria das estratégias de marketing, e implementa-as dando prioridade às atividades de campanha com os melhores resultados segundo o plano de marketing. Quando implementas as estratégias, a tua empresa pode alcançar ou manter uma vantagem competitiva no mercado.
- supervisionar a criação de campanhas e conteúdos: todas as empresas querem entregar as melhores campanhas para obterem uma vantagem competitiva sobre a sua realização. Como marketing manager, és responsável pelo processo de criação de campanhas, desde a geração de ideias até à sua execução. Assegurarás o alinhamento de todos os esforços de marketing com os objetivos estratégicos da empresa. Também defines a estratégia de conteúdo, crias o calendário editorial e revês o conteúdo criado para fins de marketing. Deves garantir que todos os conteúdos transmitem a mensagem e o tom certos e melhoram a visibilidade da empresa.
- lidar com a comunicação externa: como marketing manager, contas com a comunicação externa para construíres o conhecimento da marca e melhorares as vendas de vários produtos. Deves construir uma relação com os meios de comunicação para promoveres a mensagem da empresa. Também precisas de envolver agências de publicidade, parceiros e vendedores ao construir a fidelidade à marca e expandir a quota de mercado.
- gerir orçamentos e equipas multifuncionais: como marketing manager, geres orçamentos e relatórios para as campanhas utilizadas pela tua equipa. Também coordenas equipas multifuncionais e asseguras-te de que elas compreendem o seu papel nos planos de marketing. Dás assistência aos criadores de conteúdos e aos designers gráficos ou apoias as equipas de vendas para movimentar os clientes ao longo da viagem de consumo.
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ambiente de trabalho
Como marketing manager trabalhas num ambiente de escritório a maior parte do tempo. Em grandes empresas, o empregador cria um espaço de escritório aberto para a equipa de marketing, permitindo assim sessões de brainstorming e fluxo livre de ideias. Podes trabalhar ao lado da tua equipa ou ter um escritório privado como marketing manager.
Tens de organizar lançamentos de produtos e eventos de marketing ao ar livre para criar consciencialização sobre a marca durante as campanhas de marketing. Devido à natureza dinâmica do teu papel, por vezes tens de trabalhar em locais fora do escritório para supervisionares a criação de conteúdos ou a produção de vídeos de marketing. Os gestores de marketing também aparecem na televisão e falam com a imprensa durante os lançamentos de produtos e outras campanhas. Embora possas desempenhar algumas das tuas funções a partir de casa, será difícil supervisionar as equipas de marketing à distância.
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quem são os teus colegas?
Dependendo do teu empregador, os teus colegas podem incluir executivos de marketing, coordenadores de marketing, o chefe de marketing, responsáveis de relações públicas e gestores de redes sociais. Podes também trabalhar com gestores, incluindo gestores de vendas, gestores de eventos, gestores de marketing digital, gestores de produtos e gestores de programas.
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horário de trabalho
O horário médio de trabalho dos gestores de marketing é de 40 horas por semana. Isto significa que podes trabalhar num horário tradicional de escritório e cumprir as tuas obrigações sem trabalhares durante as noites e os fins-de-semana. Contudo, os prazos e projetos de última hora criam sempre um horário inesperado, e poderás ter de trabalhar à noite ou aos fins-de-semana para cumprires essas obrigações. A maioria dos gestores de marketing trabalha a tempo inteiro, embora alguns também possam trabalhar com contratos a curto prazo. A função também envolve viajar para participares em reuniões e preparares conteúdos em locais fora do escritório. As viagens ao estrangeiro são raras, uma vez que supervisionas uma equipa mais pequena.
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perspetivas de emprego
A maioria dos gestores de marketing junta-se à função depois de trabalhar em equipas de vendas ou de marketing e ganhar experiência para liderar as equipas. Esta função é o primeiro passo para posições de gestão e podes progredir ainda mais na carreira. Por exemplo, podes vir a ser gerente de uma filial, diretor de marketing regional, chefe de marketing ou diretor de marketing. Alguns gestores de marketing especializam-se em aspetos específicos de marketing, tal como o marketing digital ou de redes sociais.
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vantagens de encontrares o teu trabalho como marketing manager através da randstad
Encontrares o teu trabalho de marketing manager através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como marketing manager é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Algumas das qualificações educacionais necessárias nesta profissão incluem:
- curso universitário: uma carreira como marketing manager está aberta a candidatos com qualquer curso superior ou um diploma nacional superior. No entanto, uma licenciatura num tema relevante aumenta as tuas hipóteses. Antes de entrares para um programa de pós-graduação em gestão de marketing, podes fazer uma licenciatura em marketing, publicidade, psicologia ou gestão empresarial. Com uma licenciatura, podes melhorar as tuas perspetivas de emprego.
- estágio: o assistente de marketing e o diretor de marketing estão disponíveis para aqueles com as qualificações certas. Se tiveres qualificações superiores em marketing podes prosseguir um estágio como marketing manager.
- prática profissional: para te tornares um marketing manager, precisas de praticar as tuas competências de marketing através de estágios e funções de vendas ou marketing de nível básico. Podes tornar-te um executivo de marketing ou um representante de vendas.
aptidões e competências de um marketing manager
Algumas das competências de que necessitas como marketing manager são:
- competências analíticas: como marketing manager, dependes de dados e métricas de estudos de mercado para tomar decisões. As competências analíticas ajudam-te a classificar e analisar dados para avaliares o sucesso de várias atividades de campanha.
- criatividade: como marketing manager, necessitas diariamente de oferecer novas ideias de marketing para melhorar o desempenho das campanhas de marketing. A criatividade ajuda-te a criar conteúdos convincentes e a construir uma estratégia de marketing sólida.
- competências de gestão de projetos: como marketing manager, acompanhas o processo de marketing, o que requer competências de gestão de projetos. Podes definir objetivos, planear, acompanhar o progresso e gerir equipas utilizando competências de gestão de projetos.
- competências técnicas: como marketing manager, necessitas de competências técnicas em email marketing, SEO e software de apresentação para completares tarefas de forma eficiente.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como marketing manager.
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quais são as funções de um marketing manager?
O papel de um marketing manager é desenvolver campanhas de marketing e construir a consciência da marca para o seu empregador. Nesta função também vais criar e monitorizar a comunicação externa da empresa.
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de que competências necessita um marketing manager?
Como gestor precisas de competências de liderança para gerir equipas multifuncionais. A função também requer criatividade e capacidades analíticas para melhorares o desempenho.
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ser marketing manager é um bom trabalho?
Ser marketing manager é um trabalho gratificante com pacotes de remuneração e benefícios atrativos. Também terás um claro percurso de progressão na carreira.
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o marketing é um trabalho stressante?
O marketing pode ser um desafio, uma vez que tens de gerir múltiplas tarefas em simultâneo. Prever o comportamento dos clientes e medir o desempenho de uma campanha de marketing também pode ser difícil.
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será que os gestores de marketing recebem bem?
Os gestores de marketing recebem menos em posições iniciais, mas com a experiência poderás ganhar até 32.500 euros anuais.
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como posso candidatar-me a uma vaga como marketing manager?
Candidatares-te a um trabalho como marketing manager é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!