marketing manager

És criativo e consegues deixar as pessoas entusiasmadas com um produto ou serviço? Deves considerar tornar-te um marketing manager. O papel requer habilidades humanas para divulgar uma empresa, produto ou marca. Irás promover o interesse dos clientes e supervisionar a comunicação entre uma empresa e a sua base de consumidores. Os gestores de marketing trabalham em diversos setores empresariais que requerem serviços de marketing.

ver oportunidades
1

o que é um marketing manager?

Como marketing manager, promoves uma marca, serviço ou produto. Asseguras-te de que a empresa comunica a mensagem certa para fidelizar e atrair potenciais clientes. Um especialista em marketing que pretende supervisionar e planear várias atividades desempenha o papel. A tua função será lançar atividades de marketing como campanhas nos meios de comunicação social, eventos e email marketing.

Os gestores de marketing lideram equipas de marketing para garantir que os seus esforços são frutuosos. O teu trabalho é calcular a procura do mercado para os produtos ou serviços do teu empregador e desenvolver uma estratégia criativa para fomentar o interesse dos clientes através de múltiplos canais. A maioria das empresas desenvolve um processo de marketing para simplificar e assegurar que as estratégias se alinham com as políticas da empresa.

Como marketing manager, trabalhas em várias indústrias. Se estiveres interessado em serviços financeiros, poderás supervisionar os agentes de vendas de serviços financeiros e agentes de seguros. Em alternativa, podes trabalhar para empresas de comércio ou de fabrico e concentrar-te em encontrar grandes clientes para compras por atacado.

Com a indústria de marketing dinâmica, a maioria dos empregadores prefere gestores de marketing com experiência em técnicas de marketing digital. Não precisas de qualificações especializadas ou conhecimentos especializados no setor empresarial, mas deves adaptar-te à evolução das necessidades do consumidor para te manter a par da concorrência.

Será que trabalhar como marketing manager se adequaria às tuas competências pessoais? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de marketing manager.

empregos em marketing
empregos em marketing
2

salário médio de um marketing manager

De acordo com os dados avançados pela Talent, o salário médio de um marketing manager em Portugal ronda os 1.700 euros mensais, correspondentes a 20.400 euros anuais. Este valor pode, no entanto, ser mais reduzido em posições iniciais (cerca de 15 mil euros por ano) e ascender significativamente para profissionais com maior experiência no setor (até cerca de 32.500 euros anuais). Com o aumento de rendimento pressupõe-se um aumento nas responsabilidades e na exigência do trabalho. Vale a pena recordar que, além do salário, algumas empresas oferecem comissões e bónus aos seus gestores de marketing e/ou oferecem benefícios extra.

que fatores afetam o salário de um gestor de marketing?

Como marketing manager, o teu salário depende das tuas qualificações e experiência educacional. Um marketing manager com um mestrado poderá ganhar mais do que um gestor com uma licenciatura. As tuas qualidades também ajudam a melhorar o teu desempenho e aumentam as tuas perspetivas salariais. Assim, teres competências transferíveis adicionais aumenta o teu pacote de remuneração.

O setor empresarial e a dimensão da empresa influenciam as tuas perspetivas de remuneração. Por exemplo, os gestores de marketing no setor financeiro são suscetíveis de ganhar mais em comparação com os que trabalham em empresas comerciais. As grandes organizações também têm orçamentos de marketing ilimitados e podem, por isso, dar-se ao luxo de pagar mais em comparação com as empresas mais pequenas. As responsabilidades dos gestores de marketing nas grandes empresas são também mais complexas, o que garante salários mais elevados e melhores benefícios.

A localização também determina as perspetivas salariais de um marketing manager. Quando trabalhas numa grande cidade é provável que ganhes mais devido à elevada procura de gestores de marketing nestas regiões em comparação com as cidades de menor dimensão.

empregos em marketing
3

tipos de marketing managers

Alguns dos tipos de gestores de marketing incluem:

  • gestores de marketing de marca: como gestor de marketing de marca, constróis o conhecimento sobre a marca de uma empresa. Encontras estratégias de marketing que comercializam positivamente a tua empresa, destacando os benefícios de escolher esta marca em comparação com os seus concorrentes.
  • gestores de marketing de conteúdo: como gestor de marketing de conteúdo, supervisionas a criação e publicação de conteúdo. O teu trabalho é conduzir o tráfego para o website da organização e proporcionar conteúdos de valor e úteis aos clientes.
  • digital marketing manager: como digital marketing manager, desenvolves e implementas campanhas de marketing para canais online. Melhoras a publicidade nos meios de comunicação social e as classificações nos motores de busca para melhorar a visibilidade e a presença da empresa no meio online.
4

trabalhar como marketing manager

O trabalho do marketing manager é o de divulgar e melhorar a visibilidade de uma empresa nos canais de marketing online e offline. Vamos explorar as funções e deveres específicos de um marketing manager.

empregos em marketing
5

educação & qualificações

Algumas das qualificações educacionais necessárias nesta profissão incluem:

  • curso universitário: uma carreira como marketing manager está aberta a candidatos com qualquer curso superior ou um diploma nacional superior. No entanto, uma licenciatura num tema relevante aumenta as tuas hipóteses. Antes de entrares para um programa de pós-graduação em gestão de marketing, podes fazer uma licenciatura em marketing, publicidade, psicologia ou gestão empresarial. Com uma licenciatura, podes melhorar as tuas perspetivas de emprego.
  • estágio: o assistente de marketing e o diretor de marketing estão disponíveis para aqueles com as qualificações certas. Se tiveres qualificações superiores em marketing podes prosseguir um estágio como marketing manager.
  • prática profissional: para te tornares um marketing manager, precisas de praticar as tuas competências de marketing através de estágios e funções de vendas ou marketing de nível básico. Podes tornar-te um executivo de marketing ou um representante de vendas.

aptidões e competências de um marketing manager 

Algumas das competências de que necessitas como marketing manager são:

  • competências analíticas: como marketing manager, dependes de dados e métricas de estudos de mercado para tomar decisões. As competências analíticas ajudam-te a classificar e analisar dados para avaliares o sucesso de várias atividades de campanha. 
  • criatividade: como marketing manager, necessitas diariamente de oferecer novas ideias de marketing para melhorar o desempenho das campanhas de marketing. A criatividade ajuda-te a criar conteúdos convincentes e a construir uma estratégia de marketing sólida. 
  • competências de gestão de projetos: como marketing manager, acompanhas o processo de marketing, o que requer competências de gestão de projetos. Podes definir objetivos, planear, acompanhar o progresso e gerir equipas utilizando competências de gestão de projetos. 
  • competências técnicas: como marketing manager, necessitas de competências técnicas em email marketing, SEO e software de apresentação para completares tarefas de forma eficiente.
empregos em marketing
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como marketing manager.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.