marceneiro
Se gostas de utilizar tanto tecnologia tradicional como de ponta para criares um trabalho preciso e elegante, podes ter o que é preciso para ser um marceneiro. Uma carreira como marceneiro proporciona a satisfação de veres o teu trabalho valorizar as casas das famílias durante anos.
ver oportunidadeso que é um marceneiro
Um marceneiro é um artesão de madeira que desenha e cria os componentes de madeira de um edifício. Estes podem incluir caixilhos de janelas, portas, escadas e elementos ornamentais. Os seus produtos também incluem mobiliário, especialmente artigos maiores ou permanentes, tais como armários ou estantes de livros. Como marceneiro, utilizarás tanto ferramentas tradicionais de entalhe manual como software de design moderno para criares artigos feitos à medida. A marcenaria combina a habilidade técnica com a criatividade artística, fazendo dela uma grande carreira se quiseres pôr as tuas capacidades a trabalhar para criar algo bonito.
Como marceneiro, trabalhas em muitos projetos diferentes, mas a construção de casas está entre os mais comuns. Outros projetos comuns incluem a montagem ou remodelação de empresas, criando componentes como balcões, prateleiras ou vitrinas. Poderás mesmo trabalhar em projetos mais especializados, tais como cenários de teatro ou cenários de filmes. Mas ser marceneiro não se trata apenas de criar novos projetos. Para além de criares novos componentes para uma especificação de design, é frequente que sejas chamado a reparar ou substituir os existentes.
Trabalhares como marceneiro seria adequado para a tua paciência e atenção aos detalhes? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar no papel de marceneiro.
salário médio de um marceneiro
Num nível inicial poderás receber 14.375 euros por ano, valor que pode ascender a uma remuneração de 21.500 euros anuais, dependendo da tua experiência, formação e empregador. O salário médio de um marceneiro em Portugal é de 1667 euros mensais, correspondentes a 20 mil euros anuais.
fatores que influenciam a remuneração
Um fator que pode ajudar a aumentar o teu salário líquido como marceneiro é o teu horário de trabalho. Como marceneiro, receberás frequentemente um salário por hora e trabalharás com prazos apertados. No período anterior a um prazo importante, o seu horário de trabalho poderá ser mais longo, dando-lhe a oportunidade de ganhar algum dinheiro extra. Quanto mais técnicas e ferramentas dominares, mais empregos diferentes poderás aceitar e mais poderás cobrar pelos teus serviços.
tipos de marceneiro
Como marceneiro, trabalhas quer numa oficina, criando componentes, quer num lugar de obra, montando e instalando os mesmos. Se passares o teu dia de trabalho numa bancada de trabalho, a desenhar e construir componentes, és chamado de marceneiro de bancada. Se, pelo contrário, estiveres num local de trabalho, a instalar esses componentes, és um marceneiro de campo. Uma vez que as funções do marceneiro de campo e do carpinteiro se sobrepõem, este trabalho é muitas vezes chamado 'marceneiro e carpinteiro de campo'.
trabalhar como marceneiro
Desde a elaboração de planos técnicos até aos detalhes cuidadosamente entalhados à mão, como marceneiro, guiarás os projetos desde a conceção até à conclusão. Se gostares do desafio de criar belos trabalhos em madeira de forma rápida e segura, este poderá ser o trabalho para ti.
-
descrição do trabalho como marceneiro
O teu trabalho como marceneiro inclui todas as fases de criação de componentes e acessórios de madeira. Este trabalho começa mesmo antes do primeiro corte. Para prosseguires, é necessário que te certifiques de que tens os materiais certos, as ferramentas certas e um plano detalhado. Sem este nível de preparação cuidadosa, mesmo um projeto bem sucedido poderia ultrapassar o teu limite de tempo ou orçamento. A preparação pode incluir:
- conferenciar com designers e arquitetos
- inspecionar e avaliar o sítio
- leitura e avaliação de desenhos técnicos
- materiais de aprovisionamento e fornecimento de estimativas de custos
- criação de listas de materiais e planos de corte
O teu conhecimento dos diferentes tipos de madeira e das suas propriedades, juntamente com os teus conhecimentos técnicos e de design, asseguram o bom desenrolar deste processo. Uma vez terminados os preparativos, começas o trabalho da madeira propriamente dito. Aqui colocas os teus conhecimentos artesanais à disposição, utilizando tanto ferramentas manuais como elétricas para cortar, perfurar, esculpir e dar forma ao teu trabalho. As tuas responsabilidades aqui incluem:
- marcação de cortes de acordo com os planos
- corte da madeira à medida utilizando uma variedade de ferramentas
- perfuração, entalhe e outros trabalhos de pormenor
- verificação da qualidade das peças concluídas
Para além do planeamento e execução destes componentes, o teu trabalho como marceneiro pode também envolver a manutenção da tua oficina, a gestão do teu orçamento e muito mais. Se gostas de utilizar uma vasta gama de competências e técnicas diferentes, um trabalho como marceneiro proporciona muita diversidade.
-
ambiente de trabalho
Como marceneiro, trabalhas normalmente numa carpintaria, seja sozinho ou como parte de uma equipa. Este ambiente de trabalho pode ser muito barulhento e está cheio de equipamento potencialmente perigoso. A tua atenção e conhecimento dos procedimentos de segurança adequados serão muito importantes. Fora da oficina, visitas locais de trabalho para saberes mais sobre o projeto global. Também conferencias com designers, arquitetos ou outros membros da equipa num ambiente de escritório.
-
horário de trabalho
Como marceneiro, o teu horário de trabalho é flexível. A maior parte do tempo, trabalharás uma semana de trabalho normal. No entanto, os projetos de construção funcionam com prazos rigorosos, e à medida que um prazo se aproxima, o teu horário pode aumentar. Quando um grande projeto o exige, podes esperar trabalhar horas extra, incluindo à noite ou aos fins-de-semana. Um dos bons efeitos colaterais deste horário é que estas horas extra significam um pagamento extra. Como em qualquer outro trabalho na indústria da construção, uma carreira como marceneiro é um bom ajuste para ti se conseguires ser flexível com o teu horário.
-
perspetivas de emprego
Uma carreira como marceneiro oferece vários caminhos diferentes para o progresso. Podes especializar-te num tipo de trabalho em madeira ou levar as tuas capacidades de gestão de oficina para o nível seguinte. Se estás à procura de uma mudança em marcenaria, considera:
- transmitir as tuas competências no trabalho da madeira como conferencista ou formador
- especializar-te noutro tipo de trabalho da madeira, como por exemplo, tornares-te carpinteiro
- alargares as tuas funções ao trabalho geral de construção, assumindo papéis como supervisor de obra ou gestor de projeto.
Qualquer que seja o caminho escolhido, a experiência variada adquirida num papel marceneiro irá colocar-te em vantagem.
-
quem são os teus colegas
Enquanto marceneiro trabalharás com vários profissionais. Além de poderes ter uma equipa em que te enquadras, também irás trabalhar com carpinteiros, designers, arquitetos e outros trabalhadores do setor da construção.
-
vantagens de encontrares trabalho como marceneiro pela randstad
Encontrares o teu trabalho de marceneiro através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como marceneiro é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente aliciante. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Preparares-te para uma carreira como marceneiro significa certificares-te de que tens a formação certa para a função. Existem múltiplas formas de adquirir as competências e experiência necessárias. O caminho para o trabalho como marceneiro consiste em estudar a matéria numa instituição de formação. Qualificações como um diploma de um curso de marcenaria profissional irão dar-te as aptidões técnicas necessárias para o desempenho da função. Em alternativa, poderás prosseguir para um estágio de aprendizagem na área da marcenaria arquitetónica. Este tipo de estágio combina frequentemente a formação em sala de aula com a experiência no local de trabalho.
Se já tiveres experiência em outros setores da indústria da construção ou com o trabalho em madeira, poderás ganhar mais alguma experiência no trabalho como aprendiz de marceneiro. Este tipo de trabalho dá-te experiência de oficina e permite-te observar em primeira mão o trabalho de um marceneiro.
Para além da formação em marcenaria propriamente dita, é necessário que compreendas os procedimentos de segurança exigidos pelos estaleiros de construção, caso pretendas trabalhar num deles. Um passe de segurança relevante, tal como o Certificado de Saúde e Segurança no Trabalho, permite-te trabalhar em estaleiros de construção. Pode também ser necessário para a tua formação se visitares ou trabalhares num estaleiro de construção como funcionário.
aptidões e competências
A perícia no trabalho com madeira é importante, mas não é a única habilidade que faz um grande marceneiro. Ao trabalhares como um marceneiro, vais precisar de:
- comunicar com arquitetos e designers
- prestar atenção aos detalhes na confeção de peças
- fazer cálculos rapidamente
- manter as máquinas e outras ferramentas que utilizas
- trabalhar por conta própria sem supervisão direta
- ler e interpretar desenhos técnicos
- utilizar uma gama de sistemas informáticos e software de criação
As comunicações e as competências gerais de construção tornam-te não só um perito em trabalho da madeira, mas também uma parte inestimável da equipa global de construção. Ao trabalhares em conjunto com todos, desde o arquiteto até aos carpinteiros do local, simplificarás cada parte do processo, desde a fase de design até à instalação.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como marceneiro.
-
o que faz um marceneiro?
Das prateleiras às escadas e aos rodapés, um marceneiro é responsável pelos componentes de madeira de um edifício. Um marceneiro utiliza tanto ferramentas tradicionais como digitais para criar uma gama de diferentes artigos de madeira. Estes são, depois, montados e instalados por carpinteiros. Queres saber mais sobre como trabalhar como marceneiro? Então vê este artigo.
-
qual é a diferença entre um carpinteiro e um marceneiro?
Para a maioria das pessoas, cada marceneiro é um carpinteiro, fazendo pouca diferença entre os dois papéis. Dentro do ofício, porém, um marceneiro é alguém que projeta e constrói componentes de madeira, enquanto que um carpinteiro é alguém que os monta e instala. Os dois ofícios partilham muitas competências e, por vezes, a mesma pessoa faz ambos. Queres aprender mais sobre como trabalhar como marceneiro? Então consulta este artigo.
-
Porque é que os marceneiros (joiner, em inglês) têm esta denominação?
Marceneiro (joiner) é um nome tradicional que teve origem nas técnicas utilizadas para fazer mobiliário na Idade Média. O marceneiro unia (join) portas e outros artigos a partir de múltiplas peças individuais. Embora este não seja todo o papel de um marceneiro nos tempos modernos, o nome permaneceu. Indica a longa herança do artesanato em madeira. Queres saber mais sobre o trabalho como marceneiro? Então vê este artigo.
-
o que é um marceneiro no contexto do design de interiores?
Um marceneiro desempenha um papel vital no design de interiores. Trabalhando em conjunto com um designer de interiores, um marceneiro cria caraterísticas personalizadas tais como armários, prateleiras, rodapés, portas, unidades de iluminação e muito mais.
-
a função do marceneiro é diferente em Portugal?
A diferença entre carpinteiros e marceneiros existe em Portugal e noutras partes do mundo, como por exemplo na Austrália e no Reino Unido. Outros países, como os Estados Unidos e o Canadá, usam os termos como sinónimos. Os marceneiros ainda fazem as mesmas tarefas, mas o que seria chamado de marceneiro em Portugal é muitas vezes chamado de carpinteiro na América do Norte. Queres saber mais sobre como trabalhar como marceneiro? Então vê este artigo.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como marceneiro?
Candidatares-te a um trabalho como marceneiro é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!