manager
Quando és um manager, supervisionas projetos e equipas para assegurares que o seu trabalho cumpre os objetivos empresariais. Os gestores vestem várias funções e asseguram o bom funcionamento de cada parte de uma organização. Para além da planificação e organização, lideras equipas, motiva-las a cumprir as tarefas a tempo, e encoraja-las a contribuir para os objetivos da empresa.
ver oportunidadeso que é um manager?
Um manager é uma pessoa responsável por todas as funções de uma parte específica de uma empresa. Podes estar encarregue de um departamento ou de toda a empresa. Desempenhas todas as funções de gestão na tua qualidade de gerente, o que te dá o poder de despedir, contratar, promover e disciplinar os membros da tua equipa.
Dependendo da função, um manager pode ser referido como diretor geral ou supervisor. Por exemplo, os gestores de topo responsáveis pela formulação dos objetivos e estratégias da empresa são considerados diretores gerais. Como diretor geral, és o administrador delegado da missão e dos objetivos da empresa. Os gestores operacionais são também considerados diretores, uma vez que asseguram a eficiência em departamentos específicos de uma empresa.
Para seres um manager bem sucedido, precisas de qualidades de liderança fantásticas e de capacidades de resolução de problemas para gerir todas as questões que surgem na organização. Também precisas de carisma e de grandes capacidades de atendimento ao cliente para manteres a boa imagem da empresa que representas.
Será que trabalhar como manager se adequaria às tuas capacidades de resolução de problemas? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de gestor.
salário médio de um manager
Segundo a Talent, o salário médio de um gestor em Portugal ronda os 1.667 euros por mês, correspondentes a 20 mil euros anuais. Numa posição inicial, no entanto, um manager poderá receber 14.579 euros anuais, valor que, mediante o setor, as responsabilidades e a experiência adquirida, pode chegar aos 41.875 para os melhores trabalhadores. Esta remuneração, como é evidente, flutua em função das funções e do setor de atividade. Alguns setores pagam melhor aos seus gestores pela responsabilidade inerente ao cargo. Para além dos ordenados, os gestores recebem também frequentemente inúmeros benefícios, consoante a posição que ocupam. Um diretor geral pode ter um subsídio domiciliário, motoristas pessoais e outros privilégios executivos, enquanto os supervisores podem usufruir de seguro de saúde e férias pagas. Os gestores também recebem bónus generosos quando atingem as metas e objetivos da empresa.
que fatores afetam o salário de um gerente?
Se quiseres aumentar o teu salário como manager, podes mudar para um setor industrial que pague melhor. Por exemplo, um gestor no setor retalhista ganha menos em comparação com um manager no setor financeiro. A tua experiência também influencia a tua remuneração e, numa posição inicial, não podes comparar o teu salário com alguém que tenha vários anos de experiência de trabalho. Melhores qualificações educacionais e certificações também melhoram o teu rendimento. Por exemplo, um gestor com um mestrado e/ou doutoramento ganha mais em comparação com aqueles que possuem apenas uma licenciatura.
As pequenas empresas também oferecem um pacote de remuneração mais reduzido sendo, no entanto, imprescindíveis para te dar maior experiência. As grandes organizações pagam mais, devido à complexidade do trabalho e às maiores expetativas. Também poderás aumentar o teu rendimento se trabalhares em grandes cidades em vez de pequenas cidades.
tipos de gerentes
Podes tornar-te diretor geral ou concentrar-te em departamentos e campos específicos de uma organização. Alguns dos tipos de gestores incluem:
- gestor de desenvolvimento de negócios: como gestor, desenvolves planos e estratégias de expansão de negócios. Determinas formas de diversificar o negócio para aumentar os rendimentos e acelerar a expansão.
- gestor de marketing: como gestor ou diretor de marketing, supervisionas o departamento de marketing para assegurares que este atinge os seus objetivos. A tua função consiste em construir a visibilidade da marca da empresa.
- gestor de projeto: quando és um gestor de projeto, reúnes os recursos necessários para atingires um objetivo. Planeias todos os aspetos de um projeto, desde o seu início até à sua conclusão.
- gestor comercial: como gestor comercial ou de loja, supervisionas outros trabalhadores para assegurares um bom serviço de atendimento ao cliente. Também geres o inventário e asseguras o cumprimento dos objetivos de vendas.
trabalhar como manager
Os gerentes são líderes que inspiram outros trabalhadores a dar o seu melhor e que resolvem qualquer problema que possa surgir dentro de uma organização. Vamos explorar algumas das atividades e agendas diárias de um gestor.
descrição do trabalho de um manager
Como gestor, tens as seguintes funções e responsabilidades:
- assegurar o bom funcionamento das operações: quer estejas a trabalhar no setor da produção ou no setor comercial, és responsável por assegurar o bom funcionamento das operações quotidianas. Isso significa assegurares o cumprimento do orçamento e que o fluxo de caixa permanece positivo.
- definição de objetivos: como manager, precisas de um plano e de definir uma orientação que desejas que a empresa tome. Desenvolves objetivos de curto e longo prazo para te manteres motivado e no bom caminho com a visão da empresa. Também apresentas estratégias para manter a empresa em crescimento.
- trabalhar com recursos humanos: os gestores são responsáveis por todas as funções organizacionais, o que significa que podes ajudar a equipa de recursos humanos a identificar as necessidades de recrutamento. Estás também envolvido na contratação de pessoal e na avaliação de desempenho e formação para manteres os teus trabalhadores motivados.
- organizar e liderar: não basta planificar. Como manager, precisas de gerir as tuas equipas e de fornecer os recursos necessários para os ajudares a completar as tarefas. Como líder, comunicas e motivas os trabalhadores, e ajudas na resolução de problemas.
- verificações de desempenho: medir o desempenho faz parte do papel de um gestor. Após estabeleceres objetivos e atribuíres recursos, deves acompanhar o progresso dos projetos e assegurar que os objetivos são atingidos. É vital tomares medidas corretivas quando surgem problemas para te manteres num bom caminho.
-
ambiente de trabalho
Como manager, irás trabalhar em múltiplos setores e ambientes de trabalho diversos. Alguns gestores trabalham em hospitais, instituições financeiras, autoridades locais e indústrias transformadoras. Quer obtenhas um emprego no setor privado ou público, trabalharás num escritório. O ambiente de escritório varia de acordo com a posição que ocupas na hierarquia da empresa. Numa hierarquia tradicional, um director geral tem um amplo espaço criativo, enquanto os supervisores podem partilhar um escritório com membros da equipa. Além disso, muitas empresas hoje têm um espaço de coworking partilhado. Quando trabalhas numa empresa de comércio, é provável que trabalhes no back office, e por vezes tens de te deslocar para supervisionar.
-
quem são os teus colegas?
Dependendo do teu empregador e da indústria em que trabalhas, os teus colegas podem incluir profissionais de saúde no setor médico ou operadores de caixa, assistentes de armazém e vendedores no setor comercial. No setor da produção, poderás estar a trabalhar em estreita proximidade com engenheiros, operadores de produção e trabalhadores de montagem. Poderás ainda trabalhar de forma próxima com os gestores de recursos humanos da tua empresa. De facto, uma carreira como gestor tem um âmbito tão vasto, que não há realmente limites para as pessoas que poderás encontrar.
-
horário de trabalho
Os gestores trabalham de acordo com o horário de trabalho habitual das 9h às 17h, mas o teu trabalho não termina quando sais do escritório. Uma vez que és a figura destacada e o embaixador de marca da tua empresa, podes precisar de participar em eventos e conferências do ramo para manteres a tua rede profissional. Os cargos de direção são frequentemente posições a tempo inteiro que demoram mais de 40 horas por semana, e por vezes trabalharás à noite e aos fins-de-semana. Alguns cargos de gestão são por turnos, como por exemplo as funções de supervisão, que exigem que o supervisor esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, alguns supervisores podem trabalhar por turnos noturnos, especialmente na indústria fabril.
-
perspetivas de emprego
Tornares-te um manager é uma carreira promissora, uma vez que oferece oportunidades de emprego interessantes. Por exemplo, podes passar de gestor para diretor executivo ou outros altos cargos na empresa. Para além das perspetivas promissoras, as diversas funções disponíveis em vários setores dão-te múltiplas opções. É possível mudares de uma indústria para outra, e alguns gestores tornam-se também consultores ou empresários. No entanto, são necessários anos de experiência e qualificações excecionais para passares com sucesso para o trabalho por conta própria.
-
vantagens de encontrares o teu trabalho como manager através da Randstad
Encontrares o teu trabalho de gestor através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como manager é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e aptidões
Para te tornares um manager, deves começar em posições de nível inicial e ganhar experiência até atingires um cargo de gestão. Também precisas de qualificações educacionais como:
- licenciatura: os gestores precisam de uma licenciatura em qualquer área. Podes fazer uma licenciatura em administração de empresas ou obter uma licenciatura numa área relacionada. Por exemplo, se quiseres tornar-te gestor numa empresa de produção, uma licenciatura em engenharia irá aumentar as tuas perspetivas.
- mestrado: um mestrado em administração de empresas (MBA) não é obrigatório, mas aumenta a tua competitividade. Se quiseres trabalhar em grandes empresas, um MBA dá-te as competências relevantes. Algumas funções exigem também um doutoramento e outras certificações para melhorar as tuas capacidades de liderança.
- experiência profissional: para além das qualificações académicas, necessitas de experiência profissional relevante. Podes ganhar experiência em liderança através de estágios e aceitando empregos de nível básico à medida que sobes na hierarquia.
aptidões e competências
As posições de gestão requerem aptidões e competências técnicas. Algumas das aptidões de que necessitas incluem:
- conhecimentos específicos da indústria: como manager, precisas de compreender as melhores práticas para um bom funcionamento das operações. Isto significa que o conhecimento específico da indústria é importante para que possas sobressair. Por vezes é necessário dirigires empregados ou formulares estratégias, e a perícia na indústria ajuda-te a determinar se os objetivos são alcançáveis.
- capacidades de decisão: os gestores têm de ser decisivos para determinar a direção de um negócio. Terás de tomar decisões significativas com pouco tempo, e as capacidades de tomada de decisão asseguram uma liderança eficaz.
- competências de gestão do tempo: como manager, tens de lidar com múltiplas responsabilidades ao mesmo tempo, e sem competências de gestão do tempo, não podes cumprir as tuas tarefas. Também precisas de gerir o tempo da tua equipa e de apresentar estratégias eficientes para dar prioridade às tarefas.
- capacidade de liderança: quando és manager, as capacidades de liderança ajudam-te a motivar os funcionários e a conduzi-los para os objetivos da empresa. Também deves prestar apoio aos funcionários para os ajudar a atingir os seus objetivos.
- perspicácia financeira: quando és gestor, a gestão financeira permite-te criar orçamentos e desenvolver formas rentáveis de conduzir operações comerciais. Também deves rever a posição financeira da empresa e determinar problemas de tesouraria e como corrigi-los.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como manager.
-
o que é que os gestores fazem?
Um gestor é um líder que organiza e planeia os recursos da empresa para assegurar que as operações comerciais decorrem como esperado. Para além de organizarem, estão envolvidos na gestão de recursos humanos.
-
o que é um manager?
Um gestor é uma figura proeminente da empresa, que representa os seus interesses. Um gestor também lidera e gere os recursos dentro da organização.
-
quais são os quatro tipos de gestores?
Os quatro tipos de gestores são gestores de alto nível, de nível intermédio, de linha e de equipa. Os gestores de nível superior são executivos, enquanto os gestores de nível intermédio são responsáveis por departamentos específicos.
-
ser gestor é um bom trabalho?
Ser um gestor permite-te influenciar a mudança real numa organização e motivar os membros da equipa a melhorar o desempenho. Os cargos de chefia também proporcionam pacotes de remuneração lucrativos.
-
qual é o salário de um manager?
O salário médio de um gestor em Portugal ronda os 1.667 euros por mês, correspondentes a 20 mil euros anuais. Este valor pode ascender aos 41.875 para profissionais com maior experiência e qualificações educacionais superiores.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como manager?
Candidatares-te a um trabalho como manager é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!